[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-faturamento.png?nolink&200|}}]]
====== Cancelar Débito a Cobrar ======
O objetivo desta funcionalidade é cancelar um ou mais débitos a cobrar de um determinado imóvel. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Faturamento]] > [[:ajuda:Débito a Cobrar]] > Cancelar Débito a Cobrar**.
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:cancelar_dac.jpg?nolink |}}
Inicialmente, você deve informar, obrigatoriamente, a **Matrícula do Imóvel** para o qual deseja cancelar os débitos a cobrar. O campo **Número do RA**, também obrigatório, só é visualizado quando existe registro de atendimento para cancelamento de débito e o usuário tem autorização para acessá-lo. Nesse caso, o sistema disponibiliza para o usuário a opção de consultar os dados pelo registro de atendimento.
Após informar a matrícula do imóvel e/ou o número do RA, o sistema apresenta as seguintes informações:
- **Dados do Imóvel**:
- Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel;
- Nome do Cliente Usuário;
- Descrição da Situação da Ligação de Água;
- Descrição da Situação da Ligação de Esgoto;
- Tabela com a relação dos **Débitos a Cobrar do Imóvel**, que estiverem na situação **Normal**.
- Mês e Ano de Referência;
- Tipo do Débito (descrição);
- Grupo Contábil (código);
- Tipo de Finaciamento (código);
- Valor do Débito;
- Número de Prestações;
- Prestações Cobradas;
- Valor dos Juros.
Neste momento, para cancelar o(s) débitos(s) a cobrar, você deve selecioná-los no **check-box** que fica ao lado do débito e clicar no botão {{:ajuda:y_cancelar_debito_x.jpg?nolink|}}.
O sistema apresenta uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação do cancelamento do(s) débitos(s) a cobrar:
- OK - Confirma o Cancelamento.
- Cancelar - Desiste do Cancelamento.
**Atenção**: o sistema só efetuará o cancelamento do **débito a cobrar**, caso o usuário conectado possua **permissão especial** para isso.
**Atenção**: para a **CASAL**, quando o usuário tem permissão especial para //cancelar débito a cobrar de um parcelamento ativo//, o sistema verifica se existe um //crédito a realizar// do mesmo parcelamento, cancelando o crédito com o mesmo motivo do cancelamento do débito. Nesse caso, o sistema verifica na ação de cancelamento de um débito a cobrar, se este é de parcelamento. Caso seja, verifica se existem outros débitos a cobrar do mesmo parcelamento. Neste caso, é possível apenas cancelar //todos// os débitos de um parcelamento. Além disso, se o mesmo parcelamento tiver um ou mais créditos a realizar, o sistema cancela também todos os créditos, exibindo a mensagem: //Todos os débitos e créditos do parcelamento realizado em dd/mm/aaaa foram cancelados com sucesso//.
Antes de cancelar os débitos a cobrar selecionados, o sistema realiza algumas validações dos parâmetros informados:
- Verificar existência da matrícula do imóvel:
- Caso a matrícula do imóvel não conste na tabela, o sistema exibe a mensagem **Matrícula inexistente** e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso o imóvel esteja excluído, o sistema exibe a mensagem **Imóvel excluído** e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar existência de débito a cobrar:
- Caso não exista nenhum débito a cobrar para o imóvel, o sistema exibe a mensagem **O imóvel de matrícula «matrícula do imóvel» não possui nenhum débito a cobrar para ser cancelado** e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar usuário com débito em cobrança administrativa:
- Caso o usuário esteja com débito em cobrança administrativa e o usuário não possua permissão especial para cancelá-lo, o sistema exibe a mensagem **Imóvel com débito em cobrança administrativa** e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Validar valor total do serviço:
- Caso o valor total do serviço seja superior ao valor limite para o tipo de débito e o usuário não possua permissão especial, o sistema exibe a mensagem **Valor Total do Serviço é superior ao valor limite para o tipo de débito (valor limite). Cancelamento só pode ser realizado com senha especial** e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno e encerra o caso de uso.
- Validar senha especial:
- Caso o usuário não possua senha especial , o sistema exibe a mensagem **Tipo de financiamento do Débito a Cobrar não permite cancelamento**.
- Verificar existência de auto de infração associado:
- Caso exista auto de infração associado a algum dos débitos a cobrar selecionados para cancelamento, o sistema exibe a mensagem **Existe Auto de Infração associado a algum Débito a Cobrar selecionado. Confirma Cancelamento? OK ou Cancelar**:
- Caso o usuário confirme, o sistema prossegue na execução do fluxo principal;
- Caso contrário, o sistema retorna para o passo anterior do fluxo principal.
- Verificar existência do registro de atendimento:
- Caso não exista registro de atendimento com o número informado:
- O sistema exibe a mensagem **Registro de atendimento inexistente**.
- Caso O tipo de solicitação do registro de atendimento não possa cancelar débitos, o sistema apresenta a mensagem **O tipo de solicitação do registro de atendimento «numero do registro de atendimento» não permite cancelamento de débito**.
- Verificar obrigatoriedade do registro de atendimento:
- Caso o usuário possua permissão especial para cancelamento de débitos, o preenchimento do RA será opcional.
- Caso contrário o usuário é obrigado a informar o RA, segundo mensagem do sistema: **É obrigatório o preenchimento do RA para o cancelamento do débito**.
\\
====== Tela de Sucesso ======
A tela de sucesso é visualizada após clicar no botão {{:ajuda:y_cancelar_debito_x.jpg?nolink|}} não havendo inconsistência no conteúdo dos campos da tela e confirmação do cancelamento, na caixa de diálogo. O sistema apresenta a seguinte mensagem, quando o cancelamento do(s) débitos(s) a cobrar tiver sido realizado com sucesso: **(quantidade dos débitos a cobrar cancelados) Débitos(s) a Cobrar do Imóvel (matrícula do imóvel) cancelado(s) com sucesso**.
O sistema apresenta duas opções, após o cancelamento dos débitos a cobrar. Escolha a opção desejada clicando em algum dos **hyperlinks** existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal - Para voltar à tela principal do sistema.
- Realizar outro Cancelamento de Débito a Cobrar - Para ativar, novamente, a opção //Cancelar Débito a Cobrar//.
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====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Número do RA**|Campo obrigatório. Informe o número do RA, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível efetuar a pesquisa do RA.\\ Caso o indicador de exigência de solicitar RA para **Cancelar Débito a Cobrar** seja SIM, e o usuário NÃO POSSUA PERMISSÃO ESPECIAL, a funcionalidade de cancelar débito a cobrar, obrigatoriamente, solicita um RA e a informação do imóvel deve ser preenchido com RA correspondente. Caso contrário, a funcionalidade permanece inalterada.\\ Para limpar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Matrícula do Imóvel**|Campo obrigatório. Informe a matrícula de um imóvel e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]** no cadastro. Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:\\ Inscrição do Imóvel;\\ Nome do Cliente Usuário;\\ Situação de Água;\\ Situação de Esgoto;\\ Relação dos Débitos a Cobrar do Imóvel.\\ Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão //Limpar Campo// {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Tabela de Débitos a Cobrar do Imóvel**|Campos obrigatórios - Após informar o imóvel, o sistema irá atualizar esta tabela com os //Débitos a Cobrar// do imóvel que estejam com a situação igual a Normal:\\ Mês e Ano de Referência;\\ Tipo do Débito (descrição);\\ Grupo Contábil (código);\\ Tipo de Finaciamento (código);\\ Valor do Débito;\\ Número de Prestações;\\ Prestações Cobradas;\\ Valor dos Juros.\\ Você deverá selecionar os **Débitos a Cobrar** que deseja cancelar e clicar no botão {{:ajuda:y_cancelar_debito_x.jpg?nolink|}}.|
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====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades:\\ **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**; e\\ **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é a matrícula do imóvel, para o qual, você deseja cancelar débitos a cobrar; ou o número do Registro de Atendimento.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo **Matrícula do Imóvel**, e nos demais campos relacionados.|
|{{:ajuda:gerencial:desfazer.png?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre a tela sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
|{{:ajuda:y_cancelar_debito_x.jpg?150|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação do cancelamento dos //Débitos a Cobrar// selecionados.\\ Após o clique neste botão, o sistema irá solicitar a confirmação do cancelamento através da apresentação de uma caixa de diálogo.|
===== Referências =====
**[[=postgres:faturamento:uc0184|Manter Débito A Cobrar]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:credito|Crédito]]**
**[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]**
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