[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Efetuar Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro ======
Esta funcionalidade tem como objetivo efetuar uma ligação de água com instalação de hidrômetros com base em uma ordem de serviço. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação de Água]] > Efetuar Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro**.
Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro|AQUI]]**.
\\
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:efetuar_h.jpg?nolink |}}
\\
Além do caminho via **Menu de Sistema**, a tela acima pode ser chamada pela funcionalidade que encerrou a ordem de serviço. Neste caso, o número da ordem é exibido e não é permitida alteração. A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: //Alterar Dados da Cobrança de Serviços//.
Atenção: para a **CAERN**, o quadro **Dados da Sondagem** é visualizado em duas situações: os dados da sondagem foram informados no encerramento da ordem de serviço (não podem ser alterados), ou quando parametrizado. Nesse caso é possível informar opcionalmente os campos: //Tipo de Sondagem// (lista contendo as opções Manual, Mecânica e Georadar); //Profundidade// (campo numérico com duas casas decimais) e //Distância do Imóvel Vizinho à Esquerda// (campo numérico com duas casas decimais).
Dito isso, informe os campos obrigatórios, sinalizados na tela por um asterisco vermelho (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}} para comandar o processo de efetivação da ligação de água com instalação de hidrômetro na base de dados. Antes disso, o sistema efetua algumas validações:
- **Validar Ordem de Serviço**:
- Caso a ordem de serviço não exista, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso o serviço associado à ordem de serviço não corresponda a //Ligação de Água com instalação de hidrômetro//, o ssitema exibe a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Ligação de Água com instalação de hidrômetro// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso a ordem de serviço tenha sido informada via **Menu** e sua situação não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação »// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso o RA associado à ordem de serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: //O RA «número do RA» associado a ordem de serviço informada não tem imóvel associado// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso a ordem de serviço tenha sido informada via **Menu** e sua situação esteja encerrada sem ser por execução, e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Validar Situação de Água do Imóvel**:
- Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL, FACTÍVEL e EM FISCALIZAÇÃO, o sistema exibe a mensagem: //Situação da Ligação de Água do Imóvel «descrição» está inválida para efetuar a ligação, a situação da água deve ser Potencial, Factível ou Em Fiscalização// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Verificar existência de dados**:
- Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela «nome da tabela» inexistente// e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção// e cancela a operação.
- **Verificar preenchimento dos campos**:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, o sistema exibe a mensagem: //Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Verificar sucesso da transação**:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Ligação de Água com instalação de hidrômetro do imóvel «IMOV_ID» efetuada com sucesso//.
- **Verificar situação do imóvel**:
- Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel «IMOV_ID» associado a ordem de serviço não está ativo// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Verificar situação rede de água da quadra**:
- Caso a empresa não utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na quadra do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Não existe rede de água na quadra do imóvel «descrição»// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso a empresa utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na face de quadra do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Não existe rede de água na face de quadra do imóvel «descrição»// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Atualização realizada por outro usuário**:
- Caso o usuário tente atualizar um imóvel que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
- **Verificar Existência do Tipo de Débito**:
- Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
- **Validar Motivo da Não Cobrança**:
- Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Validar Percentual de Cobrança**:
- Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de //100%// e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Validar Quantidade de Parcelas**:
- Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «número de parcelas»// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Verificar Situação do Hidrômetro**:
- Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro Inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro com situação « descrição» não pode ser instalado// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Verificar a Existência de Hidrômetro na Ligação de água**:
- Caso já exista hidrômetro instalado na ligação de água, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel já tem hidrômetro instalado no imóvel para o tipo de medição LIGAÇÃO DE ÁGUA// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Verificar existência da matrícula do imóvel**:
- Caso a matrícula do imóvel informada não exista na tabela, o sistema exibe a mensagem: //Matrícula inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Verificar tarifa de consumo associada**:
- Caso exista tarifa de consumo associada ao perfil da ligação selecionado:
- Caso a tarifa de consumo do imóvel seja diferente da tarifa de consumo associada ao perfil, o sistema exibe a mensagem: //Tarifa de consumo do imóvel é diferente da tarifa permitida para o perfil selecionado// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- **Verificar existência da ligação de água**:
- Caso já exista ligação de água para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de água existente.
\\
===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro =====
{{ :ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_instalacao_de_hidro.jpg?nolink |}}
Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
\\
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Ordem de Serviço|Campo obrigatório. Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, ao lado do campo. O nome do serviço será exibido ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo. \\ **Regra associada**: preenchimento obrigatório caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu; caso contrário, o número da Ordem de Serviço dé exibido sem permitir alteração. Caso não exista ordem de serviço, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o serviço associado à ordem não corresponda à //Ligação de Água com instalação de hidrômetro//, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem tenha sido informada via //Menu// e sua situação não esteja encerrada por execução, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o **RA** associado à ordem não tenha um imóvel informado, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem tenha sido informada via //Menu// e sua situação esteja encerrada sem ser por execução, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|Imóvel|Informe a matrícula do imóvel ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**, ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo.|
|Matrícula do Imóvel|A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.|
|Cliente Usuário|O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.|
|CPF ou CNPJ|O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.|
|Situação da Ligação de Água|A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.|
|Situação da Ligação de Esgoto|A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.|
|Data da Ligação|Campo obrigatório - A data da ligação é originada da data de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.|
|Diâmetro da Ligação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Material da Ligação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Perfil da Ligação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Local de Instalação do Ramal|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Ligação Origem|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Existe Lacre?|Informe //Sim// caso o hidrômetro exista lacre, caso contrário marque a opção //Não//.|
|Número do Lacre|Este campo só será disponibilizado caso no hidrômetro exista lacre. Informe com até dez dígitos.|
|Matrícula Funcionário|Informe o número da matrícula do funcionário responsável pela ligação de água ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_funcionario|Pesquisar Funcionário]]**, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Tipo Hidrômetro|Campo obrigatório. Marque em //Micromedidor// ou //Macromedidor// de acordo com o tipo que será instalado.|
|Número do Hidrômetro / Tombamento|Campo obrigatório. Caso seja //Micromedidor//, Informe o número do hidrômetro ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Caso seja //Macromedidor// informe o número do tombamento, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}. O hidrômetro para ser instalado é necessário que esteja na situação de //Disponível//, caso contrário, o sistema emite uma mensagem. Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo. \\ **Regra associada**: Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|Data da Instalação|Campo obrigatório. Esta data é a de instalação do hidrômetro que consta na Ordem de Serviço. Não é permitida alteração.|
|Local de Instalação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**: Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde este está sendo instalado, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|Proteção|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Leitura Instalação|Informe a leitura que consta no hidrômetro no momento da instalação. Campo deve ser numérico.|
|Número do Selo|Informe o número do selo. Campo alfanumérico, com até doze caracteres.|
|Cavalete|Campo obrigatório. Selecione uma das opções //COM//, indicando que o hidrômetro está instalado em cavalete, caso contrário,informe //SEM//.|
|Número do Lacre|Informe o número do lacre.|
|Telemedido|Campo obrigatório, visualizado dependendo da parametrização da empresa. Informe a opção //Sim// para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção //Não//. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.|
|Dados da Sondagem|Informe opcionalmente os campos: **Tipo de Sondagem** (lista contendo as opções Manual, Mecânica e Georadar); **Profundidade** (campo numérico com duas casas decimais) e **Distância do Imóvel Vizinho à Esquerda** (campo numérico com duas casas decimais).|
|**Quadro Dados da Geração do Débito**:| |
|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.|
|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.|
|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo.|
|{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.|
|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos de efetuar ligação limpando o conteúdo da tela.|
|{{:ajuda:micromedicao:cancelar_1.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna a tela principal.|
|{{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, comanda o processo para efetivação da ligação de água com instalação de hidrômetro nas bases de dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0498|Efetuar Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0368|Atualizar Instalação do Hidrômetro]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:h#hidrometro|Hidrômetro]]**
**[[=ajuda:m#macromedidor|Macromedidor]]**
**[[=ajuda:m#micromedidor|Micromedidor]]**
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
\\
~~ODT~~
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN