[[:ajuda|{{:ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-micromedicao.png?nolink&200|}}]]
====== Efetuar Substituição de Hidrômetro ======
Esta funcionalidade tem como objetivo registrar as informações relativas à substituição de hidrômetros, com base em uma Ordem de Serviço (OS). Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema** por dois caminhos:
- **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Hidrômetro]] > Efetuar Substituição de Hidrômetro**.
- **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Micromedição]] > [[:ajuda:Hidrômetro]] > Efetuar Substituição de Hidrômetro**.
\\
Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_substituicao_de_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_substituicao_de_hidrometro|AQUI]]**.
Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
\\
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:cron_efetuar_substituicao_hidrometro.jpg?nolink |}}
O procedimento de substituir os hidrômetros do cadastro pode ser chamado pela funcionalidade que encerra a Ordem de Serviço. Neste caso, o número da ordem de serviço é exibido e não é permitida alteração. Caso tenha acessado a funcionalidade direto pelo **Menu**, informe obrigatoriamente o número da ordem e os demais campos que julgar necessários. Alguns campos além do campo **Ordem de serviço** são de preenchimento obrigatório e estão sinalizados por um asterisco vermelho (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:efetuar_substituicao_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**).
**Atenção**: informado o número da ordem de serviço, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente, bem como os campos **Número do Hidrômetro Atual**, **Tipo da Medição**, **Data da Retirada** e **Data de Instalação**. Por solicitação da **CASAL**, os hidrômetros cadastrados possuem um novo formato de numeração: 5×7.
Preenchidos os campos, clique em {{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}. O sistema realiza algumas **[[=ajuda:efetuar_substituicao_de_hidrometro#validacoes_do_sistema|validações]]**.
Ajustes nas opções **Efetuar Substituição de Hidrômetro** e **[[:ajuda:Efetuar Retirada de Hidrômetro]]**:
- Criado o indicador **Bloquear Situação para Encerramento OS Seletiva de Substituição/Retirada Hidrômetro**, para que o usuário possa definir as situações que serão disponibilizadas para a lista do atributo **Situação de Hidrômetro**.
- O objetivo é tornar indisponível (não aparecer na lista), a situação de hidrômetro **DISPONÍVEL**.
- Se for escolhida a opção **EM MANUTENÇÃO** para o atributo **Situação do Hidrômetro**, o **Local de Armazenagem** ficará protegido e será selecionado o local **LABORATORIO DE HIDROMETRO**.
- Quando o tipo da Ordem de Serviço for **Substituição de Hidrômetro**, os atributos **Local de Instalação**, **Proteção**, **Troca de Proteção** e **Troca de Registro** serão protegidos (não serão informados).
- Quando o tipo da Ordem de Serviço for **Instalação de Caixa de Proteção**, os atributos **Tipo Hidrômetro**, **Número do Hidrômetro Novo**, **Data da Instalação**, **Tipo de Medição**, **Leitura Instalação**, **Número do Selo**, e **Cavalete** serão protegidos (não devem ser informados).
- A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial **Alterar Dados da Cobrança de Serviços**.
- A funcionalidade permite a geração opcional de ordem de serviço de **Instalação de Caixa de Proteção** ou **Remoção de Hidrômetro**, quando do encerramento de uma ordem de serviço de **Substituição de Hidrômetro**.
\\
Na funcionalidade **Efetuar Substituição de Hidrômetro**, no encerramento de uma ordem de **Substituição de Hidrômetro**, a tela de sucesso exibe dois links: **Gerar OS de Instalação Caixa Proteção** e **Gerar OS de Remoção de Hidrômetro**, permitindo clicar em um dos links.
Caso seja acionado o link **Gerar OS de Instalação Caixa Proteção**, o sistema gera a ordem de serviço de **Instalação de Caixa de Proteção**, com as informações herdadas da ordem de serviço de **Substituição de Hidrômetro**, que será encerrada posteriormente pela empresa executora do serviço.
Após gerar a ordem de serviço de **Instalação de Caixa de Proteção**, o sistema exibe a tela de sucesso.
Caso seja acionado o link **Gerar OS de Remoção de Hidrômetro**, o sistema gera a ordem de serviço de **Remoção de Hidrômetro**, com as informações herdadas da ordem de serviço de **Substituição de Hidrômetro**, que será encerrada posteriormente pela empresa executora do serviço.
Após gerar a ordem de serviço de **Remoção de Hidrômetro**, o sistema exibe a tela de sucesso.
Foi alterada a funcionalidade **Emissão de Ordens Seletivas** para retirar a trava de 30 (trinta) dias para emissão de ordens seletivas para os tipos de OS de **Instalação de Caixa de Proteção de Hidrômetro** e **Remoção de Hidrômetro**, somente quando a OS com menos de 30 (trinta) dias de encerrada for de Substituição de Hidrômetro. O período neste caso é zerado, ou seja, emite a ordem de serviço de **Instalação de Caixa de Proteção** e **Remoção de Hidrômetro** a qualquer momento após o encerramento da ordem de serviço de **Substituição de Hidrômetro**.
Foi alterada a funcionalidade **Efetuar Substituição de Hidrômetro**, para que seja incluída a possibilidade de substituir o hidrômetro para medir esgoto e as regras necessárias para este fim. O sistema valida qual o tipo de referência do registro de atendimento para o hidrômetro a ser substituído.
Por solicitação da **Casal**, os hidrômetros cadastrados possuem um novo formato de numeração: **5×7**. Eles podem ser visualizados no campo **Formato da Numeração do Hidrômetro**, ao clicar em **[[:ajuda:Pesquisar Hidrômetro]]**.
\\
==== Validações do Sistema ====
- Validar Ordem de Serviço:
- Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//.
- Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda à **Substituição de Hidrômetro**, o sistema exibe a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde à Substituição de Hidrômetro//.
- Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está //.
- Caso a Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado e, existindo Registro de Atendimento (RA) associado que não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço informada não tem imóvel associado//.
- Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via **Menu** e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada//.
- Verificar Situação do Hidrômetro:
- Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro Inexistente//.
- Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro com situação << xxxxxxx >> não pode ser instalado//.
- Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde este está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel//.
- Verificar Existência de Dados:
- Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela inexistente// e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela sem dados para seleção// e cancela a operação.
- Verificar Preenchimento dos Campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de esgoto, o sistema exibe a mensagem: //Informe //.
- Verificar Sucesso da Transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zeros, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Instalação do Hidrômetro para no imóvel efetuada com sucesso//.
- Verificar situação do imóvel:
- Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel associado à ordem de serviço não está ativo//.
- Verificar existência de hidrômetro no tipo de medição:
- Caso o tipo de medição seja **Poço** e não exista hidrômetro instalado, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel não tem hidrômetro instalado no Poço//.
- Caso o tipo de medição seja **Ligação de Água** e não exista hidrômetro instalado, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel não tem hidrômetro instalado na Ligação de Água//.
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar uma instalação de hidrômetro ou ligação de água e ambas já tenham sido atualizadas durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
- Verificar Existência do Tipo de Débito:
- Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
- Validar Motivo da Não Cobrança:
- Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado//.
- Validar Percentual de Cobrança:
- Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de **100%** e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%//.
- Validar Quantidade de Parcelas:
- Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a << xxxxxxx >>//.
- Verificar se local selecionado é oficina:
- Caso o local de armazenagem seja **OFICINA** e a situação do hidrômetro atual selecionado for diferente de **EM MANUTENÇÃO**, o sistema exibe a mensagem: //Local de armazenagem é oficina, situação do hidrômetro deve ser //.
- Verificar Situação do Tombamento:
- Caso o tombamento informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: //Tombamento do Hidrômetro Inexistente//.
- Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de **DISPONÍVEL**, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro com situação não pode ser instalado//.
- Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde este está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel//.
- Verificar Finalidade do Hidrômetro:
- Caso o usuário tenha selecionado o tipo de medição **Ligação de Esgoto** e a finalidade do hidrômetro selecionado seja igual a Água, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível informar um hidrômetro de água para medir esgoto//.
- Caso o usuário tenha selecionado o tipo de medição **Ligação de Água** ou **Poço** e a finalidade do hidrômetro selecionado seja igual a **Esgoto**, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível informar um hidrômetro de esgoto para medir água//.
\\
===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Substituição de Hidrômetro =====
{{ :ajuda:efetuar_substituicao_de_hidrometro.jpg?nolink |}}
Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
\\
===== Efetuar Substituição de Hidrômetro: CAGEPA =====
{{ :ajuda:esh_56606.jpg?nolink |}}
\\
Para a **CAGEPA**, o campo **Situação do Hidrômetro** exibe as opções **RETIRADO** e **EXTRAVIADO**. Já o campo **Local de Armazenagem do Hidrômetro** é exibido preenchido e bloqueado, caso o local de armazenagem da unidade organizacional da matrícula do usuário esteja preenchido. Caso contrário, o campo exibe o local onde o hidrômetro está registrado.
**Atenção**: também para a **CAGEPA**, de acordo com a parametrização, pode acontecer de o sistema só permitir efetuar a substituição do hidrômetro quando a localidade do imóvel for //igual// ao local de armazenamento. Nesse caso, se forem diferentes, o sistema exibe a seguinte mensagem: //O local de armazenagem do hidrômetro não é compatível com a localidade do imóvel//.
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} link **[[Pesquisar Ordem de Serviço]]** ao lado do campo. O nome do serviço será exibido ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Ao ser informada a ordem de serviço, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente. Além deles, são preenchidos automaticamente os campos **Número do Hidrômetro Atual**, **Tipo da Medição**, **Data da Retirada** e **Data da Instalação**.|
|Matrícula do Imóvel|A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.|
|Cliente Usuário|O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.|
|CPF ou CNPJ|O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.|
|Situação da Ligação de Água|A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.|
|Situação da Ligação de Esgoto|A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.|
|Número do Hidrômetro Atual|Campo preenchido automaticamente conforme número da ordem de serviço; não é permitida alteração.|
|Tipo de Medição|O tipo de medição é exibido e não é permitida alteração.|
|Data da Retirada|A data de retirada é exibida e não é permitida alteração.|
|Número da Leitura|Campo obrigatório - Informe a leitura registrada no hidrômetro no momento da substituição.|
|Situação do Hidrômetro|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Local de Armazenagem|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Número do Hidrômetro Novo|Campo obrigatório - Caso seja **Micromedidor**, informe o número do hidrômetro ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} link **[[:ajuda:Pesquisar Hidrômetro]]** ao lado do campo.\\ Caso seja **Macromedidor**, informe o número do tombamento, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo.|
|Data da Instalação|Campo obrigatório - Esta data é a de instalação do hidrômetro que consta na Ordem de Serviço.|
|Tipo de Medição|Campo obrigatório - O sistema seleciona o tipo de medição de acordo com a instalação anterior. Não é permitida alteração.|
|Local de Instalação| Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Proteção|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Troca de Proteção|Marque **Sim** para indicar que se trata de troca de proteção, caso contrário marque **Não**.|
|Troca de Registro|Marque **Sim** para indicar que se trata de troca de registro, caso contrário marque **Não**.|
|Leitura Instalação|Campo obrigatório - Informe a leitura que consta no hidrômetro no momento da instalação. O Campo deve ser numérico.|
|Número do Selo de Hidrômetro|Informe o número do selo. Campo alfanumérico.|
|Existe lacre?|Informe, entre //Sim// ou //Não//. Caso positivo, o campo **Número do Lacre da Ligação** é habilitado para preenchimento.|
|Número do Lacre da Ligação| Informe o número do lacre da ligação.|
|Cavalete|Campo obrigatório - Selecione uma das opções **COM** que indica que o hidrômetro está instalado em cavalete, caso contrário informe **SEM**.|
|Matrícula Funcionário| Informe a matrícula do funcionário responsável pela substituição do hidrômetro ou clique {{:ajuda:cobranca:lupa.jpg?nolink|}} para **[[=ajuda:pesquisar_funcionario|pesquisar o funcionário]]**.|
|Telemedido|Campo obrigatório, visualizado conforme a empresa - Informe a opção **Sim** para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção **Não**. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.|
|**Quadro Dados da Geração do Débito**:| |
|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.|
|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.|
|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo dos campos, **[[:ajuda:Pesquisar Ordem de Serviço]]** e **[[:ajuda:Pesquisar Hidrômetro]]**.|
|{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.|
|{{:ajuda:b_desfazer_x.jpg?77|}}| Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os últimos procedimentos de substituição de hidrômetro.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo para efetivação da substituição do hidrômetro na base de dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0364|Efetuar Substituição de Hidrômetro]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:h#hidrometro|Hidrômetro]]**
**[[=ajuda:m#macromedidor|Macromedidor]]**
**[[=ajuda:m#micromedidor|Micromedidor]]**
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:efetuar_substituicao_de_hidrometro|Efetuar Substituição de Hidrômetro]]**
\\
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
~~ODT~~