[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Encerrar Registro de Atendimento ====== Esta opção do sistema permite o encerramento de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Sempre é acionada a partir de outras funcionalidades do sistema como, por exemplo, **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**; e recebe como parâmetro o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, que será encerrado: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:1025_era.jpg?nolink |}} Acima, o sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento** que, ao ser clicado, expande a tela, apresentando os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que será encerrado: {{ :ajuda:acre_era.jpg?nolink |}} Ao clicar, novamente, no //link//, o sistema omite a consulta aos dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e assim sucessivamente. Informe os dados do Encerramento e clique no botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. ===== Validações ===== O sistema efetua validações em três momentos: - Antes de solicitar os dados para encerramento do Registro de Atendimento: - O **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** não pode estar Encerrado; - Não pode existir Ordem de Serviço não encerrada e programada para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; - A Unidade de Lotação do usuário conectado ao sistema deve obedecer uma das condições abaixo: - Ser igual a Unidade Atual do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; - Corresponder a um dos dois níveis de Unidade Superior da Unidade Atual do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; - Corresponder à Unidade Central de Atendimento a Cliente; - Ser autorizada a operar com Tarifa Social; e o Tipo da Solicitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** seja referente a Tarifa Social; - Durante o preenchimento dos campos: - Veja no item Preenchimento dos Campos; - Após acionar o botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}}\; - Verificar se os campos obrigatórios foram preenchidos. \\ ==== Ajustes na funcionalidade Encerrar Registro de Atendimento ==== Criado o Meio de Solicitação o tipo CELULAR. Quando do encerramento da RA e o atendimento com sucesso da requisição, caso o Meio de Solicitação seja CELULAR, é enviado para o celular do reclamante uma mensagem informando que a solicitação foi atendida. Caso o e-mail do reclamante tenha sido informado na abertura da RA, é enviada uma avaliação do atendimento para o e-mail informado e, na mensagem enviada para o celular, é acrescentado que foi encaminhada uma avaliação do atendimento para o citado e-mail. \\ ====== Preenchimento dos campos ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |Motivo do Encerramento|Campo obrigatório. Selecione na lista apresentada ao lado do campo, o motivo do encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ **Regra associada**: Caso o Motivo do Encerramento selecionado seja relativo à //Duplicidade//, o sistema habilita o campo **Número do RA de Referência** para que você informe o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência.\\ Caso contrário, o campo Número do RA de Referência fica desabilitado. \\ Caso o **Motivo do Encerramento** não seja correspondente à execução, o sistema encerra as ordens de serviço em aberto para o registro de atendimento, passando as ordens de serviço em aberto para o registro de atendimento, o registro de atendimento que está sendo encerrado e o motivo de encerramento selecionado.| |Número do RA de Referência|**Regra associada**: Campo habilitado caso o **Motivo do Encerramento** seja relativo à //Duplicidade//. Neste caso, é obrigatório informá-lo. Para isso, informe o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo, para ativar a opção de **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]** cadastrados.\\ Após a informação do número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, ou da seleção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** na tela de pesquisa, o sistema apresenta a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** no campo correspondente.\\ O **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência não pode estar na situação de //Encerrado// e deve ser diferente do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que está sendo encerrado.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Data do Encerramento|Campo obrigatório. **Regra associada**: Campo já preenchido com a data corrente, podendo ser modificado, caso a sua //Unidade de Lotação// corresponda à //Unidade Central de Atendimento ao Cliente//. Caso contrário, não pode ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:\\ A data informada deve ser uma inferior, ou igual à data corrente, e posterior, ou igual à Data de Atendimento;\\ Caso existam Ordens de Serviço já encerradas para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, então a Data de Encerramento deve ser posterior, ou igual, à maior data de encerramento das Ordens de Serviço.\\ Ao digitar a data, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\ A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.\\ O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo; e selecione a data a partir do calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter informações mais detalhadas.| |Hora do Encerramento|Campo obrigatório. **Regra associada**: Campo já preenchido com a hora corrente, podendo ser modificado, caso a sua //Unidade de Lotação// corresponda à //Unidade Central// de Atendimento ao Cliente. Caso contrário, não pode ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:\\ A hora informada deve ser posterior à hora do atendimento, caso a Data do Encerramento seja igual à Data de Atendimento.\\ Caso existam Ordens de Serviço já encerradas para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e a Data de Encerramento seja igual a maior Data de Encerramento das Ordens de Serviço, então a Hora do Encerramento deve ser posterior à hora da Ordem de Serviço com a maior Data de Encerramento.\\ Ao digitar a hora, você não precisa preocupar-se com o ponto de separação, pois o sistema o coloca automaticamente.\\ A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH corresponde à hora, e MM corresponde aos minutos.\\ A hora e os minutos deverão ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.| |Parecer do Encerramento|Informe um parecer para o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.\\ **Regra associada**: Campo é obrigatório caso a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** exija parecer no encerramento. Caso contrário, opcional.| \\ ====== Tela de Sucesso ====== A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema efetua o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e apresenta a tela abaixo, quando o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** tiver sido realizada com sucesso. {{ :ajuda:xing_ts.jpg?nolink |}} O sistema apresenta três opções após o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: * Menu Principal - Para ir para a tela principal do sistema. * **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]** - Para ativar a opção de manutenção de **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. * Voltar - Para voltar para a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, posicionada com os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** recentemente atualizado. \\ ====== Funcionalidade dos botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize o botão para ativar a funcionalidade **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do Registro de Atendimento de referência a ser informado.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresenta a respectiva tela de pesquisa.\\ Botão habilitado caso o Motivo de Encerramento seja relativo à Duplicidade.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize o botão para limpar as informações relacionadas ao campo Número do RA de Referência.| |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar o botão, o sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.\\ Botão habilitado caso a sua Unidade de Lotação corresponda à Unidade Central de Atendimento ao Cliente.| |{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Utilize o botão para voltar para a tela anterior: **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize o botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| |{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Utilize o botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:ajuda:botao_encerrar.jpg?nolink|}}|Utilize o botão para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do Registro de Atendimento.\\ Ao ser acionado, o sistema efetua um conjunto de validações para verificar se o encerramento esta sendo realizado corretamente.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0435|Encerrar Registro de Atendimento]]** ==== Termos Principais ==== **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN