[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
====== Aba Endereço ======
Esta tela faz parte do processo **[[:ajuda:Manter Cliente]]**, e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //Pendente//, e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:ajuda:Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
\\
==== Aba Endereço ====
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:eendereco_ac.jpg?nolink |}}
O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados.
Efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas:
* **[[:ajuda:Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente
* **[[:ajuda:Pessoa]]**: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica)
* **[[:ajuda:Endereço]]**: Para informar os endereços do cliente
* **[[:ajuda:Telefone]]**: Para informar os telefones do cliente
Na aba de **Endereço** você deve informar todos os endereços do cliente e selecionar o endereço, para o qual serão enviadas as correspondências.
É obrigatório que seja informado, pelo menos, um endereço. Nesta aba você poderá adicionar novos endereços, atualizar os endereços já adicionados e remover aqueles endereços que foram inseridos indevidamente. Todos os endereços informados serão apresentados na tabela **Endereço(s) do Cliente**.
Para atualizar o endereço para o envio de contas, clique no //link// do campo **Endereço**. O sistema acessa a tela a seguir:
\\
{{ :ajuda:10_03_informar_endereco.jpg?nolink |}}
Acima, faça as atualizações necessárias (preenchendo os campos obrigatórios sinalizados por um asterisco vermelho) e clique em {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}.
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada.
Alterada a rotina de endereços para que o campo número de endereço, composto de cinco posições, caso tenha formato numérico e as posições não estejam preenchidas, são preenchidas com 0 (zeros) à esquerda, completando assim as cinco posições.
\\
====== Tela de Sucesso ======
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:ajuda:Manter Cliente]]**.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do cliente tiver sido realizada com sucesso.
**Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso**.
O sistema apresentará duas opções após a atualização do cliente.
Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
* Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema.
* Realizar outra manutenção de cliente --> Para efetuar a atualização de um outro cliente.
\\
====== Preenchimento dos campos ======
^Campo^Orientações pra preenchimento^
|Inserir Endereço|Para inserir um endereço clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, que será aberta a tela **[[:ajuda:Informar Endereço]]**, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, etc.). Esta tela ficará ativa até que você efetue a inserção de todos os endereços que desejar. Após a inclusão dos endereços, clique no botão **Fechar** para voltar à aba de **Endereço**. Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[Informar Endereço]]**.|
|Atualizar Endereço|Para atualizar as informações de um endereço já inserido, clique sobre o //link// existente na descrição do endereço inserido, que será aberta a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, etc.). Após a atualização do endereço, clique no botão **Atualizar** para voltar à aba de **Endereço** com as informações atualizadas. Caso deseje fechar a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}. Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**.|
|Remover Endereço|Para remover um endereço da tabela **Endereço(s) do Cliente**, clique no botão //Remover// {{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}}da tabela, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela. Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. Clique no botão {{:ajuda:cobranca:b_cancelar_manam.jpg?nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão //OK// para confirmar a remoção do endereço. Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de endereço sem efetuar nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de endereço efetuando a remoção do endereço na tabela.|
|Endereço de Correspondência|Na coluna **End. de Corresp.**, existente na tabela **Endereço(s) do Cliente**, você deverá informar ao sistema em que endereço o cliente deseja receber as correspondências. Marque o endereço que deseja definir como de correspondência. |
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:hint.png?nolink|}}|Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do imóvel que esta sendo atualizado.\\ Basta posicionar o //mouse// sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo.|
|{{:ajuda:relatorios:botao_adicionar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para adicionar endereços na tabela //Endereço(s) do Cliente//.\\ Ao ser acionado, será apresentada a tela //Informar Endereço//, onde você deverá informar os dados do(s) endereço(s) do cliente.|
|{{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}}|Clique neste botão efetuar a remoção de um endereço da tabela //Endereço(s) do Cliente//.\\ Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.|
|{{:ajuda:setavoltar.png?200|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.|
|{{:ajuda:setaadireitaavancar.png?200|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual.\\ No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.|
|{{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.|
|{{:ajuda:desfazer.png?200|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará na aba //Nome e Tipo//.|
|{{:ajuda:micromedicao:cancelar_1.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela **[[:ajuda:Manter Cliente]]** ou a tela **[[:ajuda:Filtrar Cliente]]**.|
===== Referências =====
**[[=postgres:cadastro:uc0009|Manter Cliente]]**
**[[=postgres:cadastro:uc0007|Inserir Cliente]]**
**[[=ajuda:cadastro|Cadastro]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:c#cliente|Cliente]]**
**[[=ajuda:i#imovel_condominio|Imóvel]]**
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.