[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Filtrar Registro de Atendimento ======
A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > [[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]**.
Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo. Para a **MANAM**, a tela é visualizada com um número menor de campos, conforme exemplo **[[=ajuda:filtrar_registro_de_atendimento#filtrar_registro_de_atendimento_-_manam|AQUI]]**.
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:bbb_filtrar_ra.jpg?nolink |}}
Inicialmente o sistema exibe a tela acima. Nela, informe os campos que julgar necessários para filtrar os registros de atendimento que deseja manter ou atualizar. Em seguida, clique em {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:filtrar_registro_de_atendimento#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**).
**Atenção**: para a **CAERN** o campo **Priorizar a Apresentação das RAs Abertas pela Agência Reguladora** é visualizado. A função deste filtro é ordenar os registros, trazendo para o início da pesquisa os registros de atendimento abertos pela **[[=ajuda:agencia_reguladora|Agência Reguladora]]**. Esses registros retornam da pesquisa destacados na cor **verde**, na tela **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]**.
Na funcionalidade **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, foi criada a opção de //e-mail// para envio da pesquisa de satisfação. Para ser exibido, é necessário que o **Tipo de Solicitação** seja referente a:
* Estouramento de Distribuidor;
* Vazamento no Ramal;
* Vazamento no Morro.
Foi criado ainda o indicador no **Inserir Registro de Atendimento**; caso o usuário informe //sim//, indicando que pode ser enviado e-mail para pesquisa, tanto na inclusão quanto na manutenção dos registros de atendimento, o sistema validará o e-mail informado. Se o e-mail não for preenchido, ou seja inválido, o sistema informará a mensagem: //Campo de e-mail para envio da pesquisa de satisfação não preenchido ou inválido. Caso deseje adicioná-lo agora, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione Não//.
Caso o usuário escolha //Sim//, o sistema posiciona o cursor no campo de e-mail da **Aba do Solicitante** (**[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante]]**), na tela de manter, para que seja informado um e-mail válido. Caso contrário, o sistema assumirá que o usuário não deseja informar o e-mail para pesquisa, e prosseguirá o fluxo normal de cadastramento.
Após a execução do filtro, o sistema executa algumas validações:
* Caso tenham sido selecionados mais de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, o sistema apresenta a tela **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]**, com a relação dos **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** pesquisados, para que você selecione qual deles deseja manter.
* Caso tenha sido selecionado apenas um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; o sistema irá, direto, para a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**.
* Após o filtro e seleção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, o sistema ativa a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, que apresentará os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, colocando à sua disposição as seguintes opções de manutenção:
* Atualizar o Registro de Atendimento
* Reiterar o Registro de Atendimento
* Tramitar o Registro de Atendimento
* Encerrar o Registro de Atendimento
* Reativar o Registro de Atendimento
* Imprimir o Registro de Atendimento
* Gerar O.S. para o Registro de Atendimento
* Consultar Solicitantes do Registro de Atendimento
* Consultar Trâmites do Registro de Atendimento
* Consultar O.S. do Registro de Atendimento
* Imprimir via do cliente do Registro de Atendimento
====== Tela de Sucesso ======
A tela de sucesso vai depender da quantidade de registros de atendimento selecionados no filtro:
* **Nenhum**: Apresentação da tela com a mensagem: //A pesquisa não retornou nenhum resultado//.
* **Um**: Apresentação da tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, com os dados do registro e as opções de manutenção e outras consultas.
* **Mais de um**: Apresentação da tela **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]**, com a relação de registros de atendimento selecionados.
A tela **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]** contém uma tabela com a relação dos registros encontrados na base de dados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados.
A relação virá classificada pelo número do registro de atendimento, que será apresentado com um //link//. Clique no //link// do **Número do RA** desejado, para que o sistema ative a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]** para o registro selecionado.
Caso não tenha encontrado o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** desejado, clique no botão {{:ajuda:micromedicao:botaoo_voltar_filtro.jpg?nolink|}} para retornar à tela **[[:ajuda:Filtrar Registro de Atendimento]]** e informar um novo conjunto de parâmetros.
Quando a quantidade de registros encontrados ultrapassar 10 (dez) registros, o sistema montará um mecanismo de paginação no rodapé da página. Serão geradas tantas páginas, quanto forem necessárias, considerando o limite de 10 (dez) registros por página.
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===== Filtrar Registro de Atendimento - MANAM =====
{{ :ajuda:emanuel_filtrar_ra.jpg?nolink |}}
Acima, além de ter menos campos, o campo **Situação** para a **MANAM** contém quatro opções que definem a situação do filtro do registro de atendimento: //Todos//, //Pendentes//, //Encerrados// e //Sem local de ocorrência//.
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====== Preenchimento dos campos ======
Informe pelo menos um dos parâmetros de pesquisa relacionados abaixo.
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|Número do RA|Informe o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ Caso informe este parâmetro, não precisa informar nenhum outro.|
|Número Manual|Informe o **Número do Atendimento Manual**. \\ Caso informe este parâmetro, não precisa informar nenhum outro.|
|RA Reiteradas|RA reiterada é a solicitação de cliente para atendimento a uma demanda já cadastrada no GSAN e não cumprido o prazo previamente estabelecido para conclusão do serviço. O sistema controla o quantitativo de reiteração por dia.\\ Informe o intervalo quantitativo de reiteração de registros de atendimentos a serem filtrados.|
|Matrícula do Imóvel|Para filtrar os registros vinculados a um imóvel, informe a matrícula do imóvel e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]** no cadastro.\\ Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção do imóvel na tela de pesquisa, o sistema apresentará a inscrição do imóvel, no campo correspondente.\\ Para limpar o campo da matrícula do imóvel, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.|
|Usuário|Para filtrar os registros vinculados ao Usuário responsável pelo cadastramento, informe a matrícula do Usuário e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa do Usuário no cadastro.\\ Após a informação da matrícula de um Usuário, ou da seleção do Usuário na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Usuário, no campo correspondente.\\ Para limpar o campo do Usuário, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.|
|Código do Cliente Solicitante| Para filtrar os registros vinculados ao cliente que solicitou a abertura do registro de atendimento, informe seu código e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível pesquisar o cliente no cadastro.|
|Login do usuário| Informe o login do usuário e tecle Enter ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível pesquisar o login no cadastro.|
|Situação|Informe este campo, se desejar que o sistema ative o filtro pela Situação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ As opções disponíveis são:\\ **Todos** = Filtrar os registros sem restrição quanto à situação;\\ **Pendentes** = Filtrar, apenas, os registros pendentes;\\ **Encerrados** = Filtrar apenas os registros encerrados;\\ **Sem Local de Ocorrência** = Filtrar, apenas, os registros sem local de ocorrência.\\ Este campo vem com a opção **Todos**, previamente selecionada.\\ Dependendo da opção selecionada, o sistema irá habilitar/desabilitar os campos do **Período de Atendimento** e do **Período de Encerramento**. Veja a tabela **[[=ajuda:filtrar_registro_de_atendimento#tabela_situacao|AQUI]]**.|
|Ordem de Serviço Gerada:| Selecione, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Gerada pela Unidade Atual:| Selecione, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Apenas RAs com coordenadas sem logradouro identificado:|Selecione, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Processo Adm./Jud. ?|Selecione, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Priorizar apresentação das RAs abertas pela Agência Reguladora|Selecione, entre as opções disponibilizadas pelo sistema. Campo visualizado pela **CAERN**, com a função de ordenar os registros, trazendo para o início da pesquisa os registros de atendimento abertos pela Agência Reguladora. |
|Grupo de Atendimento|Caso deseje efetuar o filtro pelo Grupo de Atendimento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, selecione-os na caixa de apresentada ao lado do campo.\\ Você pode selecionar mais de um Grupo de Atendimento para configurar o filtro.\\ Para selecionar mais de um Grupo de Atendimento, utilize as teclas //Ctrl// e //Shift//, concomitantemente com o clique do mouse sobre a descrição do Grupo de Atendimento que deseja selecionar.\\ A tecla Ctrl seleciona uma linha na caixa; e a tecla Shift seleciona um conjunto de linhas.\\ Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla Ctrl pressionada, o Grupo de Atendimento será, sucessivamente, marcado e desmarcado.|
|Tipo de Solicitação|Caso deseje efetuar o filtro pelo Tipo da Solicitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** e selecione-os na caixa apresentada ao lado do campo.\\ Você pode selecionar mais de um Tipo de Solicitação para configurar o filtro.\\ Para selecionar mais de um Tipo de Solicitação, utilize as teclas Ctrl e Shift, concomitantemente com o clique do Mouse sobre a descrição do Tipo de Solicitação que desejar selecionar.\\ A tecla Ctrl seleciona uma linha na caixa; e a tecla Shift seleciona um conjunto de linhas.\\ Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla Ctrl pressionada, o Tipo de Solicitação será, sucessivamente, marcado e desmarcado.\\ O campo Especificação será populado em função do campo Tipo de Solicitação.\\ Caso você selecione mais de um Tipo de Solicitação, o campo Especificação ficará vazio.|
|Especificação|Caso deseje efetuar o filtro pela Especificação do Tipo da Solicitação do [[:ajuda:Registro Atendimento]], então selecione-as na caixa apresentada ao lado do campo.\\ Este campo será populado em função do campo Tipo de Solicitação.\\ Caso você selecione mais de uma Tipo de Solicitação, o campo Especificação ficará vazio.\\ Você pode selecionar mais de uma Especificação para configurar a pesquisa.\\ * Para selecionar mais de uma Especificação, utilize as teclas Ctrl e Shift, concomitantemente com o clique do Mouse sobre a descrição da Especificação que desejar selecionar.\\ A tecla Ctrl seleciona uma linha na caixa; e a tecla Shift seleciona um conjunto de linhas.\\ Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla Ctrl pressionada, a Especificação será, sucessivamente, marcada e desmarcada.|
|Período de Atendimento|Para filtrar pelo Período de Atendimento, informe a data inicial e final do período.\\ Ao digitar a informação nos campos das datas, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\ As datas devem ser informadas no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.\\ O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, que fica ao lado dos campos das datas; e selecione a data a partir do calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter informações mais detalhadas.\\ Ao informar a data inicial, o sistema a repetirá na data final. Mas você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial.\\ Ao limpar a data inicial, o sistema, automaticamente, limpará a data final.|
|Período de Encerramento|Para filtrar pelo Período de Encerramento, informe a data inicial e final do período.\\ Ao digitar a informação nos campos das datas, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\ As datas devem ser informadas no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.\\ O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, que fica ao lado dos campos das datas; e selecione a data a partir do calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter informações mais detalhadas.\\ Ao informar a data inicial, o sistema a repetirá na data final. Mas você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial.\\ Ao limpar a data inicial, o sistema, automaticamente, limpará a data final.|
|Unidade de Atendimento|Para filtrar os registros que foram abertos, ou registrados, em uma determinada Unidade de Atendimento, informe o código da unidade e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro.\\ Após a informação do código da unidade, ou da seleção da unidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da unidade, no campo correspondente.\\ Para limpar o campo Unidade de Atendimento, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.|
|Unidade Atual|Para filtrar os registros de atendimento que estão em uma determinada Unidade, informe o código da unidade e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro.\\ Após a informação do código da unidade, ou da seleção da unidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da unidade, no campo correspondente.\\ Para limpar o campo //Unidade Atual//, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.|
|Unidade Superior|Para filtrar os registros que estão em uma determinada Unidade Superior, e nas suas Unidades Subordinadas, informe o código da Unidade Superior e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro.\\ Após a informação do código da unidade, ou da seleção da unidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Superior, no campo correspondente.\\ Para limpar o campo Unidade Superior, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.\\ O sistema só ira efetuar a pesquisa, se existirem unidades subordinadas à Unidade Superior informada.|
|Município|Para filtrar os registros, cujos locais de ocorrência estejam relacionados com o Município; informe o código do Município e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_municipio|Pesquisar Município]]** no cadastro.\\ Após a informação do código do município, ou da seleção do município na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Município, no campo correspondente.\\ Para limpar o campo Município, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.\\ O sistema selecionará os registros, com local de ocorrência no Município informado, a partir:\\ * do local de ocorrência do registro de atendimento;\\ * do local de ocorrência do imóvel do registro de atendimento;\\ * da área do bairro do registro de atendimento.|
|Bairro|Para filtrar os registros, cujos locais de ocorrência estejam relacionados com o Bairro; informe o código do Bairro e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_bairro|Pesquisar Bairro]]** no cadastro.\\ Após a informação do código do bairro, ou da seleção do bairro na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Bairro, no campo correspondente.\\ Para informar o Bairro, é obrigatório que o Município já esteja informado.\\ Para limpar o campo Bairro, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.\\ O sistema selecionará os Registros de Atendimento, com local de ocorrência no Bairro informado, a partir:\\ * do local de ocorrência do registro de atendimento;\\ * do local de ocorrência do imóvel do registro de atendimento;\\ * da área do bairro do registro de atendimento.|
|Área do Bairro|Caso deseje filtrar os registros por Área do Bairro, selecione-a na lista apresentada ao lado do campo.\\ Para informar a Área do Bairro, é obrigatório que o Município e o Bairro já estejam informados; pois a lista de Áreas do Bairro só será preenchida, após o Bairro já ter sido informado.|
|Logradouro|Para filtrar os registros, cujos locais de ocorrência estejam relacionados a um determinado Logradouro; informe o código do Logradouro e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_logradouro|Pesquisar Logradouro]]** no cadastro.\\ Após a informação do código do logradouro, ou da seleção do logradouro na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Logradouro, no campo correspondente.\\ Para limpar o campo Logradouro, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.\\ O sistema selecionará os Registros de Atendimento, com local de ocorrência no Logradouro informado, a partir do local de ocorrência do:\\ Registro de atendimento;\\ Imóvel do registro de atendimento.|
==== Tabela Situação ====
Quanto ao atributo **Situação**, dependendo da opção selecionada, o sistema irá habilitar/desabilitar os campos do **Período de Atendimento** e do **Período de Encerramento**, conforme a tabela abaixo:
^Situação^Período de Atendimento^Período de Encerramento^
|Todos|Habilitado|Habilitado|
|Pendentes|Habilitado|Desabilitado|
|Encerrados|Desabilitado|Habilitado|
|Sem Local de Ocorrência|Habilitado|Habilitado|
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades:\\ **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**,\\ **[[:ajuda:Pesquisar Usuário]]**,\\ **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**,\\ **[[:ajuda:pesquisar_municipio|Pesquisar Município]]**,\\ **[[:ajuda:pesquisar_bairro|Pesquisar Bairro]]**, e\\ **[[:ajuda:pesquisar_logradouro|Pesquisar Logradouro]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é a chave identificadora das informações.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes nos respectivos campos.|
|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.|
|{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?80|}}|Utilize este botão para cancelar a operação e retornar à tela principal do sistema.|
|{{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a realização do filtro dos Registros de Atendimento, de acordo com os argumentos de informados.|
|{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para limpar todos os campos da tela.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0405|Manter Registro de Atendimento]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]**
==== Termos Principais ====
**[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
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