[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Informar Retorno para Agência Reguladora ======
O objetivo desta funcionalidade é informar o retorno dos registros de atendimentos acompanhados pela Agência Reguladora. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Agência Reguladora]] > Informar Retorno para Agência Reguladora**.
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:informar_retorno_ar.jpg?nolink |}}
Acima, é possível informar o retorno para a **Agência Reguladora**, com possibilidade de mudar o //status// do RA na **Agência** e cadastrar uma observação. Tanto o retorno quanto o status e a observação são exibidos nas funcionalidades **[[=ajuda:manter_registro_de_atendimento|Manter Registro de Atendimento]]** e na **[[=ajuda:consultar_ra_dados_agencia_reguladora|Consultar RA dados Agência Reguladora]]**.
Para isso, informe o campo **Número do RA** e clique em {{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}} para que o sistema acesse a tela a seguir:
{{ :ajuda:www.jpg?nolink |}}
Aqui a tela é visualizada expandida, com os dados do link //Dados do Registro de Atendimento// e dos campos do quadro **Dados da Reclamação na Agência Reguladora**, visíveis. Opcionalmente, informe os **Dados do Contato para a Agência** e clique no botão {{:ajuda:micromedicao:inserir.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_retorno_para_agencia_reguladora#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
O sistema executa algumas validações:
- Verificar existência do registro de atendimento:
- Caso não exista o Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //Registro de Atendimento inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar existência do DDD:
- Caso o código do DDD não exista, o sistema exibe a mensagem: //DDD informado não está cadastrado no sistema// e retorna para o passo correspondente no fluxo.
- Validar E-mail:
- Caso o usuário informe e-mail faltando o caractere //@//, contendo espaço em branco e sem informação antes e/ou após do //@// e sem pelo menos um //caractere//, o sistema exibe a mensagem: //E-mail inválido// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar se retorno já informado:
- Caso o RA já possua dados de retorno informado, o sistema exibe a mensagem: //RA com dados de retorno já informados// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
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===== Tela de Sucesso =====
{{ :ajuda:retorno_sucesso.jpg?nolink |}}
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====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Número do RA|Campo obrigatório. Informe o número do registro de atendimento e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}. \\ **Regra associada:** Caso a funcionalidade tenha sido acionada diretamente pelo **Menu**. Caso contrário, o número é exibido automaticamente e não é possível alterá-lo.|
|**Dados do Registro de Atendimento**|Este é um //link// que permite ao usuário expandir ou recolher uma lista com os dados do registro de atendimento, que ficam no modo recolhido.|
|**Dados do Retorno para Agência**|
|Motivo do Retorno|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Motivo de Encerramento|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Situação na Agência Reguladora|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Observação|Informe por extenso uma observação sobre o retorno.|
|**Dados do Contato para Agência**|
|Nome|Informe por extenso o nome do contato com até 50 (cinquenta) caracteres.|
|E-mail|Informe por extenso o e-mail do contato com até 40 (quarenta) caracteres.|
|Nome do Órgão|Informe por extenso o nome do órgão de contato com até 40 (quarenta) caracteres.|
|DDD|Informe o DDD do contato com até 2 (dois) dígitos.|
|Telefone|Informe o número de telefone do contato com até 9 (nove) dígitos.|
|Ramal|Informe o número de ramal do telefone do contato com até 4 (quatro) dígitos.|
|Fax|Informe o número de fax do contato com até 9 (nove) dígitos.|
|**Telefones do Reclamante**| Campos para consulta. Dados informados na funcionalidade **[[=ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora|Informar Dados da Agência Reguladora]]**.|
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da pesquisa dos dados referentes ao Registro de Atendimento - RA.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.|
|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1801|Informar retorno RA para Agência Reguladora]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0537|Consultar RAs Acompanhadas pela Agência Reguladora]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0459|Informar Dados da Agência Reguladora]]**
==== Termos Principais ====
**[[http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/agencias-reguladoras|Agências Reguladoras]]**
**[[=ajuda:r#registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]**
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