[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-faturamento.png?nolink&200|}}]] ====== Inserir Crédito a Realizar ====== Esta opção do sistema permite a inserção de um **Crédito a Realizar** para um imóvel. Apenas usuários com permissão especial podem efetuar esta operação. O acesso a esta funcionalidade pode ser feito via **Menu** do sistema: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Faturamento]] > [[:ajuda:Crédito a Realizar]] > Inserir Crédito a Realizar**. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:z_inserir_cr.jpg?nolink |}} Inicialmente, você deverá selecionar o imóvel, seja através de um **Registro de Atendimento**, ou de uma **Ordem de Serviço**. Feito isso, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente. Em seguida, preencha os demais campos; e, finalmente, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação da inserção do **Crédito a Realizar** para o imóvel. Depois de selecionar o imóvel, você deverá, obrigatoriamente, informar todos os campos **[[=ajuda:inserir_credito_a_realizar#preenchimento_dos_campos|AQUI]]** para selecionar o imóvel. Apenas usuários com **senha especial** podem inserir o **Crédito a Realizar** para imóveis em cobrança administrativa. ====== Tela de Sucesso ====== A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} e não houver inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do Crédito a Realizar estiver realizada com sucesso. **Crédito a Realizar do imóvel (matrícula do imóvel) inserido com sucesso**. O sistema apresentará três opções após a inserção do **Crédito a Realizar**. Escolha a opção, clicando em algum dos **links** apresentados na tela de sucesso: * Menu Principal - Para voltar à tela principal do sistema. * Inserir outro Crédito a Realizar - Para inserir outra crédito. * Cancelar Crédito(s) a Realizar do Imóvel (matrícula do imóvel) - Para ativar a opção **[[:ajuda:Cancelar Crédito a Realizar]]** \\ ====== Preenchimento dos campos ====== ^Campo^Preenchimento dos Campos^ |**Registro de Atendimento**|Informe o número do Registro de Atendimento e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível efetuar a pesquisa de registros de atendimento.\\ Após a informação do número do Registro de Atendimento, ou da seleção de um Registro de Atendimento na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:\\ Descrição do tipo do Registro de Atendimento;\\ Matrícula do Imóvel;\\ Inscrição do Imóvel (Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote);\\ Nome do Cliente Usuário;\\ Descrição da Situação da Ligação de Água;\\ Descrição da Situação da Ligação de Esgoto.\\ Para limpar os campos relacionados ao Registo de Atendimento, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ O Registro de Atendimento, obrigatoriamente, deverá estar ativo; associado a um imóvel; e ser do tipo que permita a geração de Crédito a Realizar.\\ Ao informar um Registro de Atendimento, o campo Ordem de Serviço ficará desabilitado.| |**Ordem de Serviço**|Informe o número da Ordem de Serviço e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível efetuar a pesquisa de ordens de serviço.\\ Após a informação do número da Ordem de Serviço, ou da seleção de uma Ordem de Serviço na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:\\ Número e Descrição do Registro de Atendimento;\\ Descrição da Ordem de Serviço;\\ Matrícula do Imóvel;\\ Inscrição do Imóvel (Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote);\\ Nome do Cliente Usuário;\\ Descrição da Situação da Ligação de Água;\\ Descrição da Situação da Ligação de Esgoto.\\ Para limpar os campos relacionados à Ordem de Serviço, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ A Ordem de Serviço, obrigatoriamente, deverá estar associada a um Registro de Atendimento vinculado a um imóvel.\\ Ao informar uma Ordem de Serviço, o campo Registro de Atendimento ficará desabilitado.| |**Tipo de Crédito**|Campo obrigatório - Selecione, na lista apresentada ao lado campo, o Tipo de Crédito a ser realizado.\\ O sistema não permitirá a inserção de mais de um crédito para o mesmo Tipo de Crédito, e o mesmo Registro de Atendimento.\\ Caso tenha sido informada uma Ordem de Serviço, e o Tipo de Serviço da Ordem de Serviço esteja associado ao um Tipo de Crédito; então o sistema selecionará este Tipo de Crédito e não permitirá que seja alterado.| |**Origem do Crédito**|Campo obrigatório - Selecione, na lista apresentada ao lado campo, a Origem do Crédito a ser realizado.| |**Número de Prestações**|Campo obrigatório - Informe a quantidade de prestações em que o crédito será realizado.\\ Apenas usuários que possuírem senha especial é que poderão informar um Número de Prestações superior ao número máximo de parcelas permitidas para o crédito.\\ O número máximo de parcelas para o crédito é parametrizável. Caso deseje modificá-lo, procure a sua gerência.| |**Valor do Crédito**|Campo obrigatório - Informe o Valor do Crédito que será realizado.\\ Apenas usuários que possuírem senha especial é que poderão informar um Valor do Crédito superior ao valor limite permitido para o Tipo do Crédito.\\ O valor limite para o Tipo de Crédito é parametrizável. Caso deseje modificá-lo, procure a sua gerência.| |**Referência do Crédito**|Campo obrigatório - Neste campo deve ser informado o mês/ano , no formato mm/aaaa, da conta a que se refere o crédito.| |**Mês/Ano Inicial do Crédito**|Campo obrigatório - Para atender à solicitação da CAEMA, a funcionalidade foi alterada para permitir que seja informada uma referência inicial de faturamento (Mês/Ano), correspondente ao início da realização do Crédito.\\ A contabilização da inclusão do Crédito a Realizar só ocorrerá quando coincidir com o ano/mês de faturamento. O crédito só será considerado no Contas a Receber da CAEMA a partir do mês em que tiver sido contabilizado.\\ O módulo de Faturamento do GSAN só processará os Créditos a Realizar que tiverem referência contábil menor ou igual à referência do faturamento.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**; ou\\ **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do Registro de Atendimento, ou o número da Ordem de Serviço.| |{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes nos campos Registro de Atendimento e Ordem de Serviço; e demais campos relacionados.| |{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição, limpando todos os campos.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?100|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre a tela sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do Crédito a Realizar na base de dados.\\ É necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| ===== Referências ===== **[[=postgres:faturamento:uc0194|Inserir Crédito a Realizar]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]** \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN.