[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Inserir Equipe ====== Esta funcionalidade que pertence ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**, tem a finalidade de inserir uma equipe e possibilitar o gerenciamento dos serviços executados e em andamento. A funcionalidade é acessada através do Menu: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Inserir Equipe.** Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:inserir_equipe.jpg?nolink |}} Acima, preencha os campos obrigatórios, sinalizados na tela por um asterisco vermelho e clique em {{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}} para que o sistema insira os dados da nova equipe. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique **[[=ajuda:inserir_equipe#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Feito isso, o sistema executa algumas **[[=ajuda:inserir_equipe#validacoes_do_sistema|validações]]**. Caso clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} do quadro **Componentes da Equipes**, o sistema acessa a tela **[[=ajuda:inserir_equipe#tela_para_adicionar_componentes_da_equipe|AQUI]]**, para o preenchimento dos dados dos componentes. Caso clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} do quadro **Inclusão de Equipamentos Especiais**, o sistema visualiza a tela **[[=ajuda:inserir_equipe#tela_para_adicionar_equipamentos_da_equipe|AQUI]]**, para o preenchimento. ==== GSANAS ==== Para o acompanhamento de ordens de serviço comerciais e operacionais, denominado **GSANAS**, alguns pontos são importantes. - É através da opção **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico|Manter Tipo de Serviço]]**, que o usuário informa ao sistema quais os tipos de serviço que farão parte da programação automática e o tempo de execução para cada serviço. Este campo será importante para que a carga de trabalho diário por equipe não seja ultrapassada. - É na funcionalidade acima que o usuário cadastra o **IMEI** do aparelho e o número do celular. Preenchidos estes campos, as ordens de serviço programadas serão transmitidas de forma online. - É na funcionalidade acima que o usuário também cadastra o **Id do aparelho Android** com 16 dígitos alfa-numéricos. Essa informação está disponível na tela do celular ligado no aplicativo **GSANAS**, conforme modelo **[[=ajuda:mobile:gsanas#acompanhamento_das_ordens_de_servico_operacionais_-_equipes_em_campo|AQUI]]** e precisa ser cadastrada para as versões 8, 9 e 10 do Android. - Uma vez configurada a equipe, o sistema fará diariamente a geração dos arquivos de roteiro contendo as ordens de serviço automáticas, levando em consideração as configurações para priorização das ordens de serviço. Para que isso ocorra, é cadastrado o processo **[[=ajuda:batch:programacao_automatica_roteiro_acompanhamento_servico-processo_263|263 – PROGRAMAÇÃO AUTO. ROTEIRO]]**, através da opção do **GSAN** **[[=ajuda:batch:inserir_processo|Inserir Processo]]**. - As ordens de serviço não finalizadas no dia anterior, são priorizadas para a programação do dia seguinte para a mesma equipe, desde que o campo **Indicador de Manter Programação com OS do dia anterior** esteja marcado como //Sim//. - No dia seguinte, a ordem de serviço não executada por falta do equipamento necessário é programada para uma equipe do mesmo local que tenha o equipamento. Caso nenhuma equipe do mesmo local da ordem de serviço tenha o equipamento, a programação deve ser feita manualmente. - São aplicadas regras de priorização parametrizadas no **GSAN**, para a geração das ordens de serviço para as equipes. - Nas opções **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir]]/[[=ajuda:manter_tipo_de_servico|Manter Tipo do Serviço]]**, o usuário informa se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário poderá trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. \\ ==== Validações do Sistema ==== - Verificar existência da unidade organizacional: - Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: //Unidade Organizacional inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar existência do tipo de perfil serviço: - Caso o código do tipo de perfil serviço, não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do Perfil Serviço inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar equipe componente já existente: - Caso o identificador do funcionário informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Componente da Equipe já foi informado// e retorna para o passo correspondente do fluxo principal. - Verificar a existência do funcionário: - Caso o código do funcionário não exista, o sistema exibe a mensagem: //Código do Funcionário inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar preenchimento dos campos: - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da equipe, o sistema exibe a mensagem: //Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar quantidade de componentes da equipe em **Tipo Perfil Serviço**: - Caso o usuário informe a quantidade de componentes da equipe diferente da quantidade de componentes da equipe do tipo de perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de componentes da equipe diferente do permitido em Tipo Perfil Serviço// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar quantidade de indicador de responsável: - Caso o usuário informe mais de um responsável, o sistema exibe a mensagem: //Equipe só pode possuir um responsável// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar sucesso da operação: - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem //«descrição da função» efetuada com sucesso//. Em qualquer caso, retorna em seguida para o passo dois do fluxo principal. - Verificar existência do DDD: - Caso o código do DDD não exista para o município informado, o sistema exibe a mensagem: //DDD informado não está cadastrado no sistema// e retorna para o passo correspondente no fluxo. - Verificar existência do IMEI: - Caso o usuário já tenha informado um IMEI, o sistema exibe a mensagem: //IMEI já cadastrado// e retorna para o passo correspondente do fluxo principal. - Verificar equipamentos da equipe já existente: - Caso o equipamento informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: // Este Equipamento da Equipe já foi informado// e retorna para o passo correspondente do fluxo principal. - Verificar existência de dados: - Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção// e cancela a operação. - Verificar existência de usuário: - Caso o código do usuário não exista, o sistema exibe a mensagem: //Usuário inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar Obrigatoriedade do Tipo Perfil de Serviço: - Caso o indicador de programação automática tenha sido informado como SIM e não tenha sido informado o tipo perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Tipo Perfil de Serviço é Obrigatório// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar Obrigatoriedade do Agrupamento Bairro Repavimentadora: - Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora e não tenha sido informado o Agrupamento Bairro Repavimentadora, o sistema exibe a mensagem: //Foi informado uma Unidade Repavimentadora. Informe o Agrupamento de Bairros da Repavimentadora// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Habilitar/Desabilitar Agrupamento Bairro Repavimentadora: - Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, o sistema habilita o campo **Agrupamento Bairro Repavimentadora**. Caso contrário, o campo permanece desabilitado. \\ ==== Tela para Adicionar Componentes da Equipe ==== {{ :ajuda:1408_inserir_equipe_adicionar_componentes.jpg?nolink |}} ==== Tela para Adicionar Equipamentos da Equipe ==== {{ :ajuda:1408_inserir_equipe_adicionar_equipamentos.jpg?nolink |}} ===== Tela de Sucesso ===== Quando acionado, o botão {{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}}, o sistema fará todas as validações necessárias, como por exemplo, verificar se os campos obrigatórios e o preenchimento dos campos foram informados corretamente. E se tudo estiver correto, o sistema exibe a mensagem abaixo: {{ :ajuda:3010_ts.jpg?nolink |}} ===== Preenchimento dos Campos ===== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Nome da Equipe|Campo obrigatório. Informe o nome da equipe com no máximo 20 (vinte) caracteres.| |Placa do Veículo|Informe a placa do veículo, alfanumérico com no máximo 8 (oito) caracteres.| |Carga do Trabalho Dia (hora)|Campo obrigatório. Informe a carga de trabalho dia, em horas, com 2 caracteres, sendo o conteúdo limitado a 24 horas.| |Código DDD do Município|Informe o código do DDD do município, com no máximo dois dígitos.| |Número do Telefone|Campo obrigatório. Informe o número do telefone com até 8 (oito) caracteres.| |Número do IMEI do Aparelho|Campo obrigatório. Informe o número do IMEI do aparelho com até 15 (quinze) dígitos.| |Android ID do Aparelho|Informe o ID do aparelho Android com 16 dígitos alfa-numéricos.| |Unidade Organizacional|Campo obrigatório. Informe o código da unidade organizacional com até quatro dígitos, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**, ao lado do campo. O nome da unidade será exibido ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra sob o campo. \\ **Regra associada**: caso a unidade organizacional informada seja do tipo //unidade repavimentadora//, e não tenha sido informado o //Agrupamento Bairro Repavimentadora//, o sistema informa a obrigatoriedade do preenchimento. \\ Caso a unidade organizacional informada seja do tipo //unidade repavimentadora//, o sistema habilita o campo **Agrupamento Bairro Repavimentadora**. Caso contrário, desabilita o campo.| |Agrupamento Bairro Repavimentadora|**Regra associada**: este campo só será disponibilizado quando houver agrupamento de bairro para unidade repavimentadora. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Neste caso, a unidade repavimentadora, é um atributo necessário para programação das ordens de serviço de repavimentação por unidade e bairro do município. Este atributo só poderá ser informado quando a unidade organizacional informada for uma unidade do tipo repavimentadora.| |Natureza da Equipe|Campo obrigatório. Informe uma das opções disponibilizada pelo sistema.| |Tipo Perfil Serviço|Informe o tipo perfil Serviço com até três dígitos, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O nome do perfil será exibido ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra sob o campo. \\ **Regra associada**: caso o indicador de programação automática tenha sido informado como //SIM//, o campo se torna de preenchimento obrigatório. \\ Caso você informe a quantidade de componentes da equipe //diferente// da quantidade de componentes da equipe em parametrizado para o tipo perfil serviço, o sistema exibe mensagem de crítica.| |Usuário Responsável pela Execução do Serviço|Informe o usuário responsável pela execução do serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O nome do usuário será exibido ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra ao lado do campo. \\ **Regra associada**: caso o indicador de programação automática tenha sido informado como **SIM**, o campo se torna de preenchimento obrigatório.| |Indicador de Programação Automática|Selecione a opção //Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: caso a opção escolhida seja //Sim//, os campos //Usuário Responsável pela Execução do Serviço//, //Tipo Perfil Serviço//, serão obrigatórios.| |Indicador de Manter Programação com OS do Dia Anterior|Campo visualizado conforme parametrização. \\ **Regra associada**: informe a opção //Sim// para o sistema considerar a programação da Ordem de Serviço do dia anterior; caso contrário, informe //Não//. O sistema exibe a opção //Não// como padrão, podendo ser modificada. Marcando //Sim//, é possível que as ordens de serviço não finalizadas no dia anterior sejam priorizadas para a programação do dia seguinte para a mesma equipe.| |Componentes da Equipe|Campo obrigatório. Para adicionar um componente da equipe, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e surgirá a tela abaixo **Adicionar Componentes da Equipe**. Não existe limitação para adição de componentes de equipe. //Responsável//: selecione obrigatoriamente a opção //Sim// ou //Não//. //Funcionário//: informe o código (mátricula), ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O nome do funcionário será exibido.  Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que se encontra ao lado do campo. //Nome do Componente//: Informe o nome do componente da equipe.\\ Para concluir o procedimento, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Para fechar a tela de popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}. Para excluir um componente da equipe, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} no campo //Remover//.| |Inclusão de Equipamentos Especiais|Para incluir equipamentos especiais para a equipe, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e surgirá a tela abaixo **Adicionar Equipamentos da Equipe**. //Responsável//: selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. //Quantidade//: informe, obrigatoriamente, a quantidade de equipamento para a equipe. Para concluir o procedimento, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Para fechar a tela de popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.\\ Para excluir um equipamento cadastrado para a equipe, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} no campo //Remover//.| |Tipo de Equipe| Campo visualizado conforme parametrização. Permite indicar se a equipe inserida é terceirizada ou própria. Sendo esta informação de grande importância para controlar as equipes em operação. **Este campo é exibido apenas para empresa Manaus Ambiental.**| ==== Funcionalidade dos Botões ===== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo na base de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.| |{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema abre a tela para adicionar registros.| |{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir o item cadastrado.| |{{:ajuda:cobranca:b_desfazer_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos realizados, referente a última inclusão.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela o processo e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo de inserção nas bases de dados.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0371|Inserir Equipe]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** **[[=ajuda:u#unidade_de_negocio|Unidade de Negócio]]** **[[=ajuda:mobile|Mobilidade]]** **[[=postgres:propostas:caern:mobile:23038|Proposta Nº: 20170323038 – Implantação do GSANAS]]** ===== Vídeos ===== **[[=treinamentos:livre:video-aulas:inserir_equipe|Inserir Equipe]]** \\ \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN ~~ODT~~