[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Inserir Equipe - MANAM ====== Esta funcionalidade, que pertence ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**, tem a finalidade de inserir uma equipe e possibilitar o gerenciamento dos serviços executados e em andamento, de uma equipe cadastrada na **MANAM**. Para acessar a funcionalidade relacionada a outras empresas clique **[[=ajuda:inserir_equipe|AQUI]]**. A opção da **MANAM** pode ser acessada via **Menu do Sistema**, através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Equipe > Inserir Equipe**. Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:i_equipe.jpg?nolink |}} Acima, preencha os campos obrigatórios, sinalizados na tela por um asterisco vermelho e clique em {{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}} para que o sistema insira os dados da nova equipe. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique **[[=ajuda:inserir_equipe_-_manam#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Feito isso, o sistema executa algumas **[[=ajuda:inserir_equipe#validacoes_do_sistema|validações]]**. Caso clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} do quadro **Componentes da Equipes**, o sistema acessa a tela **[[=ajuda:inserir_equipe_-_manam#tela_para_adicionar_componentes_da_equipe|AQUI]]**, para o preenchimento dos dados dos funcionários cadastrados. Caso queira vincular um veículo à equipe, informe a **Placa do Veículo** com até sete caracteres ou clique em {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para pesquisar no //popup// a seguir: \\ {{ :ajuda:87757575575konsulta_v.jpg?nolink |}} \\ Acima, pesquise o veículo para vinculá-lo à equipe cadastrada, lembrando que, nem sempre, as equipes saem com um veículo fixo. Nesse caso, é possível, no momento da roteirização, informar veículos diferentes para a equipe, através da funcionalidade **Exibir Calendário Para Acompanhamento de Roteiro** **[[=ajuda:exibir_calendario_para_acompanhamento_de_roteiro|aqui]]**. **Atenção**: um veículo poderá ser utilizado por mais de uma equipe. \\ ==== Validações do Sistema ==== - Verificar existência da unidade organizacional: - Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: //Unidade Organizacional inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar existência do tipo de perfil serviço: - Caso o código do tipo de perfil serviço, não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do Perfil Serviço inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar equipe componente já existente: - Caso o identificador do funcionário informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Componente da Equipe já foi informado// e retorna para o passo correspondente do fluxo principal. - Verificar a existência do funcionário: - Caso o código do funcionário não exista, o sistema exibe a mensagem: //Código do Funcionário inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar preenchimento dos campos: - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da equipe, o sistema exibe a mensagem: //Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar quantidade de componentes da equipe em **Tipo Perfil Serviço**: - Caso o usuário informe a quantidade de componentes da equipe diferente da quantidade de componentes da equipe do tipo de perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de componentes da equipe diferente do permitido em Tipo Perfil Serviço// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar quantidade de indicador de responsável: - Caso o usuário informe mais de um responsável, o sistema exibe a mensagem: //Equipe só pode possuir um responsável// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar sucesso da operação: - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem //«descrição da função» efetuada com sucesso//. Em qualquer caso, retorna em seguida para o passo dois do fluxo principal. - Verificar equipamentos da equipe já existente: - Caso o equipamento informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: // Este Equipamento da Equipe já foi informado// e retorna para o passo correspondente do fluxo principal. - Verificar existência de dados: - Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção// e cancela a operação. - Verificar existência de usuário: - Caso o código do usuário não exista, o sistema exibe a mensagem: //Usuário inexistente// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar Obrigatoriedade do Tipo Perfil de Serviço: - Caso o indicador de programação automática tenha sido informado como SIM e não tenha sido informado o tipo perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Tipo Perfil de Serviço é Obrigatório// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar Obrigatoriedade do Agrupamento Bairro Repavimentadora: - Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora e não tenha sido informado o Agrupamento Bairro Repavimentadora, o sistema exibe a mensagem: //Foi informado uma Unidade Repavimentadora. Informe o Agrupamento de Bairros da Repavimentadora// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Habilitar/Desabilitar Agrupamento Bairro Repavimentadora: - Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, o sistema habilita o campo **Agrupamento Bairro Repavimentadora**. Caso contrário, o campo permanece desabilitado. \\ ==== Tela para Adicionar Componentes da Equipe ==== {{ :ajuda:y_ace.jpg?nolink |}} ===== Tela de Sucesso ===== Quando acionado, o botão {{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}}, o sistema fará todas as validações necessárias, como por exemplo, verificar se os campos obrigatórios e o preenchimento dos campos foram informados corretamente. E se tudo estiver correto, o sistema exibe a mensagem abaixo: {{ :ajuda:15191919191ts.jpg?nolink |}} ===== Preenchimento dos Campos ===== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Nome da Equipe|Campo obrigatório. Informe o nome da equipe com no máximo 20 (vinte) caracteres.| |Carga de Trabalho Dia (hora)| Campo obrigatório. Informe a carga diária de trabalho da equipe(em horas). Conteúdo limitado a 24 horas.| |Placa do Veículo|Informe a placa do veículo, alfanumérico, com no máximo 7 (sete) caracteres ou clique em {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para pesquisar.| |Unidade Organizacional|Campo obrigatório - Informe o código da unidade organizacional, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**, ao lado do campo. O nome da unidade será exibido ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra sob o campo.| |Tipo Perfil Serviço|Campo obrigatório. Informe o tipo perfil Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo para acessar **[[=ajuda:pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**. O nome do perfil será exibido ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra sob o campo.| |Tipo de Equipe| Campo obrigatório. Informe se a equipe inserida é terceirizada ou própria. Esta informação é de grande importância para controlar as equipes em operação.| |Componentes da Equipe|Campo obrigatório. Para adicionar um componente da equipe, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e surgirá a tela //Adicionar Componentes da Equipe//. Não existe limitação para adição de componentes de equipe.\\ //Responsável//: Selecione obrigatoriamente a opção //Sim// ou //Não//.\\ //Funcionário//: Informe o código (mátricula), ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O nome do funcionário será exibido.  Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que se encontra ao lado do campo.\\ //Nome do Componente//: Informe o nome do componente da equipe.\\ Para concluir o procedimento, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.\\ Para fechar a tela de popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.\\ Para excluir um componente da equipe, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} no campo //Remover//.| \\ ==== Funcionalidade dos Botões ===== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo na base de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.| |{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema abre a tela para adicionar registros.| |{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir o item cadastrado.| |{{:ajuda:cobranca:b_desfazer_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos realizados, referente a última inclusão.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela o processo e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo de inserção nas bases de dados.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0371|Inserir Equipe]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** **[[=ajuda:u#unidade_de_negocio|Unidade de Negócio]]** \\ \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN ~~ODT~~