[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Inserir Meio de Solicitação de RA ======
O objetivo desta funcionalidade é inserir um meio de solicitação de registro de atendimento. A opção foi criada para atender a uma solicitação da **CAGEPA** e pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Meio de Solicitação > Inserir Meio de Solicitação de RA**.
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
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==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:645454_inserirmeio.jpg?nolink |}}
Acima, preencha os campos obrigatórios, sinalizados ao lado por um asterisco vermelho e clique em {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **AQUI**.
Antes de inserir o novo meio de solicitação, o sistema executa algumas validações:
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do meio de solicitação, o sistema exibe a mensagem: //Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar existência da descrição do meio de solicitação:
- Caso a descrição do meio de solicitação já exista, o sistema exibe a mensagem: //Já existe meio de solicitação com a descrição informada// e retorna para o passo 2 do fluxo principal.
- Verificar sucesso da operação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //«descrição da função» efetuada com sucesso//. Em qualquer caso, retorna para o passo dois do fluxo principal.
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{{ :ajuda:urull_ts.jpg?nolink |}}
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====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Descrição|Campo obrigatório. Informe por extenso a descrição do meio de solicitação (por exemplo: telefone, presencial, internet) sem números, com até 50 caracteres.|
|Descrição Abreviada|Campo obrigatório. Informe por extenso a descrição abreviada do meio de solicitação (por exemplo: TEL, PRE, NET) sem números, com até 8 caracteres.|
|Meio de Solicitação Interno|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema: //Sim// ou //Não//.|
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====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:arrecadacao:desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base do sistema.|
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===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1807|Inserir Meio de Solicitação do RA]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:registro_atendimento|Registro de Atendimento]]**
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Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
~~ODT~~