[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Inserir Meio de Solicitação de RA ====== O objetivo desta funcionalidade é inserir um meio de solicitação de registro de atendimento. A opção foi criada para atender a uma solicitação da **CAGEPA** e pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Meio de Solicitação > Inserir Meio de Solicitação de RA**. Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir: \\ ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:645454_inserirmeio.jpg?nolink |}} Acima, preencha os campos obrigatórios, sinalizados ao lado por um asterisco vermelho e clique em {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **AQUI**. Antes de inserir o novo meio de solicitação, o sistema executa algumas validações: - Verificar preenchimento dos campos: - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do meio de solicitação, o sistema exibe a mensagem: //Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. - Verificar existência da descrição do meio de solicitação: - Caso a descrição do meio de solicitação já exista, o sistema exibe a mensagem: //Já existe meio de solicitação com a descrição informada// e retorna para o passo 2 do fluxo principal. - Verificar sucesso da operação: - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //«descrição da função» efetuada com sucesso//. Em qualquer caso, retorna para o passo dois do fluxo principal. \\ {{ :ajuda:urull_ts.jpg?nolink |}} \\ ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Descrição|Campo obrigatório. Informe por extenso a descrição do meio de solicitação (por exemplo: telefone, presencial, internet) sem números, com até 50 caracteres.| |Descrição Abreviada|Campo obrigatório. Informe por extenso a descrição abreviada do meio de solicitação (por exemplo: TEL, PRE, NET) sem números, com até 8 caracteres.| |Meio de Solicitação Interno|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema: //Sim// ou //Não//.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:arrecadacao:desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base do sistema.| \\ ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1807|Inserir Meio de Solicitação do RA]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:registro_atendimento|Registro de Atendimento]]** \\ \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN ~~ODT~~