[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Inserir Registro Atendimento Simplificado ======
O objetivo desta funcionalidade é inserir ou reiterar um registro de atendimento simplificado, referente às ocorrências de faltas de água e paralisações do sistema de coleta de esgotos, programadas ou não, em áreas ou regiões, cujo fato e previsão de normalização sejam conhecidos.
A funcionalidade (implementada por solicitação da **Caern**), pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Inserir Registro Atendimento Simplificado**.
Feito isso, o sistema visualiza as telas abaixo:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
==== TELA TIPO DE ATENDIMENTO: COMERCIAL ====
Quando o campo **Tipo de Atendimento** estiver marcado como COMERCIAL, o sistema exibe a tela normal do **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]** abaixo, com o mesmo número de protocolo, usando o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento.
{{ :ajuda:ir_as_comercial.jpg?nolink |}}
\\
==== TELA TIPO DE ATENDIMENTO: OPERACIONAL ====
Quando o campo **Tipo de Atendimento** estiver marcado como OPERACIONAL e a opção do tipo da ocorrência não for **Falta de Água** ou **Paralisação da Coleta de Esgotos**, o sistema exibirá a tela normal do **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]** abaixo, com o mesmo número de protocolo, e usando o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento.
{{ :ajuda:ir_as_operacional.jpg?nolink |}}
Acima, o sistema exibe os motivos específicos do tipo da ocorrência selecionada. Informe o município da ocorrência, opcionalmente, a localidade e/ou o bairro e o sistema, exibe todas as ocorrências cadastradas para o município sem data de regularização, bem como aquelas em que a data corrente seja menor ou igual à data de regularização, somada à quantidade de dias definida nos parâmetros do sistema.
O sistema exibirá todas as ocorrências, os campos de descrição da ocorrência, e as áreas afetadas serão exibidas de forma completa e sem uso de barra de rolagem, com seleção igual a //Não//, e o usuário deve indicar qual a ocorrência exibida que corresponde à reclamação do cliente, gravando-a para futuras consultas gerenciais. O tipo de especificação para gravação deve ser a que tem encerramento automático. Caso não tenha ocorrência registrada para a reclamação do cliente, o sistema exibe a tela normal do **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]** com o mesmo número de protocolo e usa o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento.
\\
==== TELA TIPO DE ATENDIMENTO: REITERAÇÃO ====
Quando o campo **Tipo de Atendimento** estiver marcado como REITERAÇÃO, o sistema libera a pesquisa do registro de atendimento pelo número do protocolo, matrícula do imóvel, ou número do registro de atendimento. O usuário deve informar uma //observação// e a reiteração do registro de atendimento será gravada.
{{ :ajuda:iirr_as_reiteracao.jpg?nolink |}}
\\
==== TELA TIPO DE ATENDIMENTO: INFORMAÇÃO ====
Quando o campo **Tipo de Atendimento** estiver marcado como INFORMAÇÂO, o usuário pode informar a localidade de origem e o conteúdo da informação solicitada. Esses dados serão gravados e atrelados ao registro de atendimento aberto.
{{ :ajuda:iirr_as_informacao.jpg?nolink |}}
De um modo geral, a funcionalidade de **Inserir Registro Atendimento Simplificado** permite que sejam informados e/ou alterados os dados da ocorrência, mantendo os registro sobre MUNICÍPIO; LOCALIDADE; BAIRRO; TIPO DA OCORRÊNCIA; MOTIVO DA OCORRÊNCIA; DESCRIÇÃO DA OCORRÊNCIA; DATA E HORA DA OCORRÊNCIA; ÁREAS AFETADAS; DATA E HORA PREVISTA DE REGULARIZAÇÃO; DATA E HORA PREVISTA DA REPROGRAMAÇÃO; DATA E HORA DA REGULARIZAÇÃO.
Inicialmente, o sistema exibe a tela para que sejam informados os campos necessários para realizar a inclusão do registro de atendimento simplificado. A tela é composta por dados comuns a todas as telas, e dados que dependem do **Tipo de Atendimento**:
- Dados Comuns:
- Data do Atendimento;
- Hora do Atendimento;
- Nome Solicitante;
- Tipo de Atendimento;
- Documento.
- Dados que dependem do Tipo de Atendimento:
- Operacional:
- Município;
- Localidade;
- Bairro;
- Tipo de Ocorrência;
- Comercial;
- Reiteração:
- Número do Protocolo;
- Número do Registro de Atendimento;
- Observação;
- Informação:
- Localidade;
- Descrição da Informação.
Após o preenchimento dos campos, clique em {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}. O sistema efetua algumas validações:
- Verificar preenchimento do documento:
- Caso o tipo de atendimento escolhido seja Operacional e o indicador obrigatoriedade seja Sim no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem //Informe o documento CPF//.
- Caso o tipo de atendimento escolhido seja Comercial e o indicador obrigatoriedade seja Sim no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem //Informe o documento CPF//.
- Caso o tipo de atendimento escolhido seja Reiteração, o indicador obrigatoriedade seja Sim no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem //Informe o documento CPF//.
- Caso o tipo de atendimento escolhido seja Informação e o indicador obrigatoriedade seja Sim no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem //Informe o documento CPF//.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à operação, será exibida a mensagem //Informe <>//.
- Nenhuma Ocorrência encontrada:
- Caso a busca não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem //A pesquisa não retornou nenhuma Ocorrência Operacional//.
- Verificar preenchimento dos dados do RA:
- Caso o usuário informe o Nº do Protocolo, o sistema bloqueia os campos do //Nº do Registro de Atendimento//;
- Caso o usuário informe o Nº do Registro de Atendimento, o sistema bloqueia o campo do //Nº do Protocolo//.
- Verificar existência RA para o Protocolo:
- Caso o Nº do Protocolo seja informado e não exista RA, o sistema exibe a mensagem //O número do protocolo informado não é válido//.
- Verificar existência da localidade:
- Caso o código da localidade não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem //Localidade inexistente//.
- Verificar preenchimento do dados do RG:
- Caso a Unidade da Federação ou o Órgão Expedidor tenha sido informado, e o RG não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem //O RG deve ser informado//.
- Caso o RG ou a Unidade de Federação tenha sido informada, e o Órgão Expedidor não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem //O Órgão Expedidor deve ser selecionado//.
- Caso o RG ou o Órgão Expedidor tenha sido informado e a Unidade de Federação não tenha sido informada, o sistema exibe a mensagem //A Unidade de Federação deve ser selecionada//.
\\
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Número do Protocolo|O sistema calcula o número do protocolo: (Ano corrente (AAAA) + Origem (1) + Sequencial do Protocolo. Não é permitida alteração.|
|Data do Atendimento|Campo obrigatório. Este campo é informado pelo sistema, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), e não permite alteração.|
|Hora do Atendimento|Campo obrigatório. Este campo é informado pelo sistema, no formato hh:mm (hora, minuto), e não permite alteração.|
|Nome do Solicitante|Campo obrigatório. Informe o nome do solicitante, com no máximo 60 (sessenta) caracteres.|
|Tipo do Atendimento|Campo obrigatório. As telas são compostas por informações, variando conforme o tipo de atendimento. Selecione uma das opções desejada: //Operacional// - Inicialmente o sistema posiciona nesta opção, mas permite alteração; //Comercial//; //Reiteração//; //Informação//. \\ **Regra associada**: Caso o tipo de atendimento seja //Operacional//, é preciso informar para consulta: //Município, Localidade, Bairro// e //Tipo de Ocorrência//. Caso o tipo de atendimento seja Comercial, é possível concluir o registro de atendimento simplificado. Caso o tipo de atendimento seja Reiteração, é preciso informar os dados necessários para a consulta do RA: //Número Protocolo, Número do RA//, com a opção de concluir o registro atendimento simplificado. Caso o tipo de atendimento seja Informação, informe os dados necessários para inserir o RA simplificado de informação: //Localidade, Descrição da Informação// com, no máximo, 400 caracteres, sendo possível concluir o registro atendimento simplificado.|
|**Documento:**| |
|CPF|Informe o número do CPF, com no máximo 11 (onze) dígitos. \\ **Regra associada**: O sistema faz a validação e, caso o número do CPF tenham todos os dígitos repetidos, é exibida a mensagem //Número do CPF inválido//.|
|RG|Informe o número do RG, com no máximo 13 (treze) dígitos.|
|Org.Expedidor|Caso o campo RG tenha sido informado, este campo será obrigatório. Selecione o Orgão Expedidor entre as opções disponibilizadas pelo sistema.|
|UF|Caso o campo RG tenha sido informado, este campo será obrigatório. Selecione a Unidade da Federação entre as opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Município|Caso o tipo de atendimento seja //Operacional// este campo é obrigatório. Informe o código do município, com no máximo 5 (cinco) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_municipio|Pesquisar Município]]**, para selecionar o município desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição. Caso o município informado não exista no sistema, será exibida a mensagem //Município inexistente//.|
|Localidade|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Bairro|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Tipo de Ocorrência|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Número do Protocolo|Quando o tipo de atendimento for //Reiteração//, informe o número do protocolo que deseja reiterar, com no máximo 14 (catorze) dígitos.|
|Número do Registro de Atendimento|Informe o número do registro de atendimento, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**, para selecionar o RA desejado. A descrição do Registro de Atendimento será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição.\\ **Regra associada**: Caso o Nº do Registro de Atendimento informado não seja válido, o sistema exibe a mensagem //Registro de Atendimento Inexistente//. Caso o usuário não informe o número do protocolo e o número do RA, o sistema exibe a mensagem //Informe o Registro de Atendimento para Reiteração//.|
|Observação|Campo obrigatório. Informe a observação desejada, com no máximo 365 (trezentos e sessenta e cinco) caracteres. Caso o usuário não informe a observação, é exibida a mensagem //Informe a observação//.|
|Localidade|Campo obrigatório. Caso a opção seleciona do tipo de atendimento seja //Informação//, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Descrição da Informação|Campo obrigatório. Informe a observação desejada, com no máximo 400 (quatrocentos) caracteres.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a conclusão dos procedimentos de inserir registro de atendimento simplificado.|
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:arrecadacao:consultar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar as ocorrências operacionais para o atendimento informado.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1530|Inserir Registro de Atendimento Simplificado]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]**
==== Termos Principais ====
**[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
\\
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN