[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante ====== Esta opção do sistema permite a inserção de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Inserir Registro de Atendimento**. Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir. Para a **CAGEPA**, a tela é visualizada com alguns campos diferentes e dois novos botões, conforme modelo **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante_cagepa|AQUI]]**. Um dos botões, o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}} é visualizado caso o //tipo de solicitação// e a //especificação// selecionadas na aba **[[inserir_registro_de_atendimento|Dados Gerais]]** tenham um tipo de serviço de geração automática com o parâmetro de **Manutenção de Rede** atualizado como //SIM// na **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. {{ :ajuda:x_inserir_ra_a_solicitante.jpg?nolink |}} Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas: * **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Dados Gerais]]**: Para que você informe os dados gerais do atendimento. * **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_local_ocorrencia|Local da Ocorrência]]**: Para que você informe os dados do local da ocorrência do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. * **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_anexo|Anexos]]**: Contém os anexos correspondentes ao [[:ajuda:Registro Atendimento]]. As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. **[[aqui|Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba]]**. Agora nós vamos ver a ajuda para a aba **Solicitante**, para que você informe os dados do solicitante do atendimento. ===== Preenchimento dos campos ===== ==== Cliente ==== Informe o código de um Cliente, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_cliente|pesquisa dos Clientes]]** cadastrados. **Regra associada**: após a informação do código de um cliente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema atualiza os seguintes campos na tela: - Nome do Cliente; - Endereço do Solicitante, com todos os endereços cadastrados para o cliente; - Telefones do Solicitante. Este campo é obrigatório, caso a //Especificação// do //Tipo de Solicitação// exija o cliente. Caso contrário, será opcional. Caso tenha informado o imóvel na aba **Local de Ocorrência**, o cliente deve ser um dos clientes do imóvel. O sistema verifica se o cliente já é um solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso não seja, será apresentada uma mensagem de erro correspondente. Após informar o Cliente, o sistema desabilita os seguintes campos da tela: - Unidade Solicitante - Funcionário Responsável - Nome do Solicitante - Endereço do Solicitante - Telefones do Solicitante, com exceção do botão {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}, que fica habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Para limpar o campo clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. Ao clicar neste botão o sistema limpa os demais campos relacionados ao cliente. \\ ==== Unidade Solicitante ==== Informe o código de uma **Unidade Organizacional** e tecle //Enter//, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|pesquisa das Unidades Organizacionais]]** cadastradas. **Regra associada**: após a informação do código de uma unidade organizacional, ou da seleção de uma unidade organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da **Unidade Organizacional** no campo correspondente. O sistema verifica se a //Unidade Solicitante// informada já é solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso seja, o sistema apresenta uma mensagem de erro correspondente. Após informar a **Unidade Solicitante**, o sistema desabilita os seguintes campos da tela: - Cliente; - Nome do Solicitante. E habilita os campos: - Funcionário Responsável; - Endereço do Solicitante; - Fone do Solicitante. Caso esteja adicionando um novo solicitante e a unidade //já seja// um solicitante do registro de atendimento, o sistema exibe a mensagem: //A Unidade «» já é um solicitante do Registro de Atendimento «»// e retorna para a tela. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. \\ ==== Funcionário Responsável ==== Informe a matrícula de um funcionário, e tecle //Enter//, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos //Funcionários// cadastrados. **Regra associada**: após a informação da matrícula de um //Funcionário//, ou da seleção de um //Funcionário// na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do //Funcionário// no campo correspondente. Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Para informar o //Funcionário// é obrigatório que a **Unidade Solicitante** já tenha sido informada. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. \\ ==== Nome do Solicitante ==== Informe o nome do responsável pela solicitação. **Regra associada**: caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Após informar o **Nome do Solicitante**, o sistema desabilita os seguintes campos da tela: - Cliente; - Unidade Solicitante; - Funcionário Responsável. \\ Caso o usuário não informe o cliente, nem a unidade solicitante, nem o **nome do solicitante** e a especificação do tipo da solicitação selecionada exija solicitante, o sistema exibe a mensagem: //É necessário informar o Cliente ou a Unidade Solicitante ou o Nome do Solicitante// e retorna para a tela. \\ === Enviar e-mail para Pesquisa de Satisfação === **Atenção: Este campo somente é exibido se o Tipo de Solicitação for: Vazamento no Morro; Estouramento de Distribuidor; Vazamento no Ramal**. **Regra associada**: - Caso o usuário informar //Sim//, indicando que pode ser enviado e-mail para pesquisa, tanto na inclusão quanto na manutenção dos registros de atendimento, o sistema valida o e-mail informado. Se o e-mail não for preenchido, ou seja inválido, o sistema informa a mensagem: **Campo de e-mail para envio da pesquisa de satisfação não preenchido ou inválido. Caso deseje adicioná-lo agora, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione Não**. - Caso o usuário escolha Sim, o sistema posiciona o cursor no campo de e-mail da aba do solicitante, para que seja informado um e-mail válido. Caso contrário, o sistema assume que o usuário não deseja informar o e-mail para pesquisa, e prossegue o fluxo normal de cadastramento. \\ ==== Motivo Atendimento Incompleto ==== Selecione o motivo do atendimento incompleto, caso tenha ocorrido algum problema durante o atendimento. \\ ==== Endereço de e-mail ==== Campo visualizado conforme parâmetro. Preencha este campo com um e-mail válido. Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo é exibido automaticamente pelo sistema. \\ ==== Endereço do Solicitante: ==== Este campo é obrigatório, caso o botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} esteja habilitado. Veja, abaixo, a **regra associada** para **Inserir**, **Atualizar** e **Remover** o endereço, caso o campo esteja habilitado. - Para **inserir** um endereço clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, que será aberta a tela Informar Endereço, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, ...). - Após informar os dados do endereço, clique no botão Inserir para voltar à aba Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com o endereço informado. - Caso deseje fechar a tela **[[:ajuda:Informar Endereço]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão Fechar. - Para **atualizar** as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, ...). - Após a atualização do endereço, clique no botão **Atualizar** para voltar à aba Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com as informações atualizadas. - Caso deseje fechar a tela Atualizar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão Fechar. - Para **remover** um endereço, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela. - Após clicar no botão o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. - Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do endereço. - Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba **Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento** sem efetuar nenhuma modificação na tabela. - Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba **Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento**, efetuando a remoção do endereço na tabela. \\ ==== Ponto de Referência ==== Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização do solicitante. **Regra associada**: este campo só será apresentado caso o campo **Endereço do Solicitante** esteja informado. \\ ==== Fones do Solicitante ==== Informe os telefones de contato do solicitante. É obrigatório informar pelo menos um telefone de contato. Você pode informar mais de um telefone. Veja, abaixo, os procedimentos para **Inserir** e **Remover** o telefone. - Para inserir um telefone clique no botão adicionar.jpg, que será aberta a tela (Fones do Solicitante) para você informar os dados referentes ao telefone que deseja adicionar (Tipo do Telefone, DDD, Número do Telefone e Ramal). - Após informar os dados do telefone, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} da tela Fones do Solicitante para voltar à tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com o telefone informado. - Caso deseje voltar para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}. - Para remover um telefone, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela. - Após clicar no botão o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. - Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do telefone. - Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento sem efetuar nenhuma modificação na tabela. - Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento**, efetuando a remoção do telefone na tabela. - Após a execução e encerramento da ordem de serviço de origem (a ordem de serviço gerada no Registro de Atendimento), caso tenha celular cadastrado para o cliente, é encaminhada uma mensagem SMS: //Prezado cliente: a COMPESA informa que sua Ordem de Serviço xxx, associada ao [[:ajuda:Registro Atendimento]] número YYYY foi concluída e encerrada com sucesso//. - Caso a Ordem de serviço seja encerrada com motivo diferente de Conclusão do Serviço, a mensagem não é encaminhada. - Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo é exibido automaticamente pelo sistema. {{ :ajuda:inserirregatend-abasolicitante2-fonessolicitante.png?nolink |}} **Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho**. ===== Tela de Sucesso ===== A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a inclusão do Registro de Atendimento tiver sido realizada com sucesso. Sem geração da Ordem de Serviço: - Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) inserido com sucesso. Com geração da Ordem de Serviço: - Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) e Ordem de Serviço de código (código da Ordem de Serviço) inseridos com sucesso. O sistema gera automaticamente a Ordem de Serviço caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço. O sistema apresentará quatro ou cinco opções após a inserção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: - Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema. - Inserir outro Registro de Atendimento --> Para inserir um outro **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. - Atualizar Registro de Atendimento inserido --> Para efetuar a atualização do Registro de Atendimento, recentemente, inserido. - Imprimir RA --> Para geração de um relatório com os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. - Imprimir OS --> Para geração do relatório com os dados da Ordem de Serviço. - Gerar OS --> Para geração da OS para o Registro de Atendimento, caso a Especificação permita a geração de alguma Ordem de Serviço. {{ :ajuda:inserirregatend-abasolicitante2-telasucesso.png?nolink |}} \\ ===== Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante CAGEPA ===== {{ :ajuda:1nserir_s.jpg?nolink |}} Note que, para a **CAGEPA**, a aba traz os novos campos **Cliente**, **Tipo de Pessoa**, **CNPJ** (como traria os campos **RG**, **Órgão Expedidor** e **Estado** no caso de pessoa física) apenas para a consulta. Além deles, temos o botão {{:ajuda:fgdhdh_manter_c.jpg?nolink|}}. Clicando sobre ele, o sistema acessa a funcionalidade **[[=ajuda:nome_e_tipo|Manter Cliente]]**, para que seja possível atualizar outros dados do cliente, retornando na sequência para a abertura do registro de atendimento sem perder os dados preenchidos. Além dele, temos o botão {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o tipo de serviço //associado// ao tipo de especificação do registro de atendimento tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Rede de Água** e **Instalação de Registro**), a funcionalidade exibe o botão {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}} para receber os dados de manutenção da rede. Clicando nele, é possível informar se haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando **SIM**, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Caso não tenha condições de informar os dados, pode deixar em branco. Caso seja possível informá-los, clique em {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}. Feito isso, o sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //webservice//, incluindo / atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**. {{ :ajuda:6ytororro.jpg?nolink |}} \\ \\ ===== Botões ===== O funcionamento dos botões da aba Solicitante é o mesmo descrito **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#funcionalidade_dos_botoes|aqui]]**. ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]** ==== Termos Principais ==== **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** ===== Vídeos ===== **[[=treinamentos:livre:video-aulas:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento]]** \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN ~~ODT~~ ~~NOSIDEBAR~~