[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Inserir Tipo de Serviço ======
O objetivo desta funcionalidade é inserir um tipo de serviço. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Inserir tipo de Serviço**.
Para a **SAAE-Sorocaba** e **CAGEPA**, o caminho de acesso é diferente: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Serviço > Tipo de Serviço > Inserir tipo de Serviço**. Suas telas também possuem alguns campos diferentes, visualizados de acordo com a parametrização, conforme modelos respectivos **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico#inserir_tipo_de_servico_-_saae_sorocaba|AQUI]]** e **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico#inserir_tipo_de_servico_-_cagepa|AQUI]]**.
Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:jimbanda.jpg?nolink |}}
Acima, informe os campos obrigatórios, sinalizados por um asterisco para a inserção do tipo de serviço. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Em seguida clique no botão {{:ajuda:seguranca:botao_inserir2.jpg?nolink|}}.
**Atenção**: para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível cadastrar e estabelecer a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. A opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado, o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Esses campos também são visualizados nas funcionalidades **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico|Manter Tipo de Serviço]]**. Na opção **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**, a data de validade da ordem de serviço será visualizada.
Também para a **CAERN**, os campos **Permitido para imóvel condomínio** e **Permitido para imóvel vinculado a condomínio** são visualizados. Neles, você identifica se o tipo de serviço que está sendo inserido é permitido ou não para imóvel //cadastrado// como condomínio ou //vinculado// a um imóvel condomínio.
Além destes, usuários da **CAERN** visualizam ainda o campo obrigatório **Indicador Realizar Serviço de Sondagem**. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo inserido compreende a realização do serviço de sondagem de //georadar//, //manual// ou //mecânica//, considerando, no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.
No que se refere ao **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**, na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade: **[[=ajuda:informar_calibragem|Informar Calibragem]]**.
Nos campos: **Retornar Dados de Esgoto** e **Tipo de conserto de esgoto** informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto ou para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. Se informado //Sim// neste último, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.
No campo **Tempo Médio de Execução**, informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**, após o clique no ícone {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}.
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==== Inserir Tipo de Serviço - SAAE Sorocaba =====
{{ :ajuda:5713_inserir_ts.jpg?nolink |}}
Na tela da **SAAE-Sorocaba** acima:
- No campo **Indicador de Pagamento Antecipado**, informe se a ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço só será gerada após o pagamento. Em caso afirmativo, a ordem de serviço é gerada com a situação **Aguardando Liberação para Execução**, visualizada no campo **Situação da O.S.** quando consultada **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|AQUI]]**. Além disso, a tela de sucesso visualizada no final do processo de inserção de tipo de serviço, exibirá um //link// para a impressão da guia de pagamento.
- No campo **Pode gerar O.S. de Pé de Cavalete** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Pé de Cavalete//.
- No campo **Pode gerar O.S. de Aterro** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Aterro/Limpeza//.
- No campo **Pode gerar O.S. de Limpeza** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Limpeza//.
- No campo **Pode gerar O.S. de Reparo na Rua** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Reparo na Rua//.
- No campo **Pode gerar O.S. de Reparo na Calçada** selecione entre //Sim// ou //Não// se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Reparo na Calçada//.
- No campo **Tipo de Débito para Cobrança Adicional** selecione um tipo de débito adicional, que será gerado no encerramento da ordem de serviço com o tipo de serviço associado.
Já no quadro **Valor do Serviço**:
- Informe a **Localidade** e tecle //Enter//, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, que fica ao lado do campo.
- Informe o **Valor** com, no máximo, 8 números //inteiros// e duas casas //decimais//.
- Informe o **Número de Prestações Sugerido** com, no máximo, 3 dígitos.
- Informe o **Número de Prestações Máximo** com, no máximo, 3 dígitos.
- Informe o **Percentual de Juros** com, no máximo, 3 números //inteiros// e duas casas //decimais//.
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==== Inserir Tipo de Serviço - CAGEPA =====
{{ :ajuda:its.jpg?nolink |}}
Na tela da **CAGEPA** acima, temos o campo obrigatório **Manutenção de Rede**. É através dele que é possível controlar a programação e o envio das informações das ordens de serviço geradas pelo tipo de serviço em questão, para o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Marcando //SIM// a integração entre **GSAN** e **SIGO** é efetivada com o envio de informações sobre a possibilidade de interrupção de serviços na rede de água: tanto na programação do serviço quanto no encerramento dos dados da execução do serviço que está sendo inserido.
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Após o preenchimento dos campos, o sistema efetua algumas validações:
- Verificar existência da descrição:
- Caso a descrição informada já exista como um tipo de serviço na situação de ativa, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço com esta descrição já existe//.
- Verificar existência da descrição abreviada:
- Caso a descrição abreviada informada já exista como um tipo de serviço na situação de ativa, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço com esta descrição abreviada já existe//.
- Validar Tipo de Débito:
- Caso o código do tipo de débito informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Débito inexistente//.
- Validar Perfil do Serviço:
- Caso o código do tipo do perfil do serviço informado não exista na tabela, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do Perfil inexistente//.
- Validar Tipo de Serviço de Referência:
- Caso o código do tipo de serviço de referência informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do tipo de serviço de referência inexistente//.
- Validar Ordem de Execução:
- Caso o usuário informe valores repetidos, o sistema exibe a mensagem: //Valor informado na Ordem de Execução já existe na tabela//.
- Caso o usuário informe um valor não sequencialmente maior que o maior último valor informado, o sistema exibe a mensagem: //Valor informado na Ordem de Execução está fora de sequência//.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de solicitação com especificação e tipos de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Informe << Campo não informado ou selecionado>>//.
- Verificar sucesso da operação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Tipo de Serviço inserido com sucesso//.
- Validar Atividade:
- Caso o código da atividade não exista, o sistema exibe a mensagem: //Atividade inexistente//.
- Validar Material:
- Caso o código do material informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Material inexistente//.
- Validar indicador de existência x Situação da Os de referência:
- Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Sim//, a situação da OS de referência antes deverá estar com a situação igual à pendente ou encerrada; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da OS de referência antes//.
- Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Sim//, a situação da OS de referência posterior deverá estar com a situação igual à encerrada ou pendente; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da OS de referência após//.
- Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Não//, a situação da OS de referência anterior não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Situação da OS de referência antes não permitido para o indicador de existência informado//.
- Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Não//, a situação da OS de referência posterior não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Situação da OS de referência após não permitido para o indicador de existência informado//.
- Verificar existência do tipo de serviço:
- Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço inexistente//.
- Não Permitir Tipo de Serviço de Referência:
- Caso seja selecionado //SIM// para o indicador de vistoria, o sistema não deve permitir a inclusão de um tipo de serviço de referência.
- Parametrizar valores para a constante da funcionalidade:
- São atribuídas as constantes que representarão as aplicações na pesquisa de cada valor:
- 11 - FUNCIONALIDADE ENCERRAR OS;
- 22 - FUNCIONALIDADE EMITIR SEGUNDA VIA DE CONTA.
- Validar Motivo Encerramento:
- Caso o código do motivo de encerramento informado já exista para o serviço tipo, o sistema exibe a mensagem: //Motivo de Encerramento já existente para o tipo de serviço informado//.
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==== Tela de Sucesso ====
{{ :ajuda:atend_-_inserirtiposervico_-_telasucesso.png?nolink |}}
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==== Preenchimento dos Campos ====
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Descrição do Tipo de Serviço|Campo obrigatório. Informe a descrição do tipo de serviço que deseja cadastrar. \\ **Regra associada**: Campo alfanumérico, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.|
|Descrição do Tipo de Serviço Abreviado|Informe a descrição abreviada do tipo de serviço que deseja cadastrar. \\ **Regra associada**: Campo alfanumérico, com no máximo 20 (vinte) caracteres.|
|Subgrupo|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**: Escolha obrigatoriamente entre as descrições dos subgrupos de serviços que estão ativos.|
|Indicador Atualização Comercial|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Automática//; //Não Atualiza// ou //Posterior//. \\ **Regra associada**: Caso marque //Não atualiza//, o tipo de serviço selecionado não atualizará os arquivos do sistema comercial.|
|Indicador de Pavimento de Rua|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//, informando se o tipo de serviço de rua e calçada tem pavimentação após sua conclusão. \\ **Regra associada**: Caso o indicador de conserto do pavimento de rua, por outros órgãos ou não, após a execução do tipo de serviço da ordem de serviço, esteja indicado como //Sim//, o sistema abre um //popup//, exibindo a tela com as informações necessárias para o encerramento deste tipo, solicitando: \\ Pavimento de Rua, obrigatório. \\ Metragem do pavimento da rua, obrigatório. \\ Quantidade (6 inteiros e 2 decimais) em m² de área para reposição do pavimento da rua, a ser consertado; \\ Unidade Repavimentadora (opcional) \\ Exibir a tela com a unidade repavimentadora responsável pelo município e permitir que o usuário selecione outra.|
|Indicador de Pavimento de Calçada|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//, informando se o tipo de serviço de rua e calçada tem pavimentação após sua conclusão.|
|Indicador de Quantidade de Economia|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não, informando se o tipo de serviço pode ser terceirizado.|
|Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Operacional// ou //Comercial//. \\ **Regra associada**: Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|Manutenção de Rede| Campo obrigatório, visualizado para a **CAGEPA**. Informe //SIM// para enviar ao sistema **SIGO** as ordens de serviços da **CAGEPA** direcionadas para serviços de manutenção em rede de água.|
|Valor do Serviço|Campo obrigatório. Informe o valor do serviço. \\ **Regra associada**: Campo preenchido caso deseje informar o campo **Tipo de Débito**. Informe o valor com, no máximo, 8 inteiros e duas casas decimais. Campo obrigatório caso a **Unidade Fiscal** não tenha sido informada. Não deve ser preenchido preenchido em caso contrário.|
|Tempo Médio de Execução (em minutos)|Campo obrigatório. Informe o tempo médio (em minutos) de execução do serviço. \\ **Regra associada**: Caso o **Tempo Médio do Tipo de Serviço** seja informado, esse campo é obrigatório, convertido de horas para minutos, multiplicando o valor informado por 60.|
|Tipo de Débito|Informe o código do tipo de débito que será gerado adcionalmente no encerramento da ordem de serviço com o tipo de serviço associado, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição. \\ **Regra associada**: Este campo será desabilitado quando o campo **Tipo de Crédito** for informado. Caso o código do tipo de débito informado não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|Tipo de Crédito|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ **Regra associada**: Este campo será desabilitado quando o campo **Tipo de Débito** for informado.|
|Prioridade de Serviço|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Perfil do Tipo de Serviço|Campo obrigatório. Informe o código do perfil do tipo de serviço, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o perfil do tipo desejado. A descrição do perfil do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição.\\ **Regra associada**: É possível adicionar um ou mais perfis de tipo de serviço, clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. Este campo serve para a programação das ordens de serviço que tenham o tipo de serviço.|
|Tipo de Serviço de Referência|Informe o código do tipo de serviço referência, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo de serviço referência desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado campo em exibição. \\ **Regra associada**: Caso o código do tipo de serviço de referência informado não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso seja selecionado SIM para o **Indicador de Vistoria**, o sistema não permite a inclusão de um tipo de serviço de referência.|
|Prazo de validade em dias|Informe a quantidade de dias para o encerramento da ordem de serviço por decurso de prazo. \\ **Regra associada**: o sistema considera dias úteis e corridos. Caso você informe o prazo de validade, o sistema permite que sejam selecionados os dias entre ÚTEIS ou CORRIDOS, iniciando com CORRIDOS.|
|Contar o prazo de validade em dias:|Selecione se o prazo de validade informado levará em conta dias úteis ou corridos. \\ **Regra associada**: Campo habilitado após preenchimento do campo **Prazo de validade em dias**.|
|Indicador de Vistoria|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: Caso seja selecionado SIM para o **Indicador de Vistoria**, o sistema não permite a inclusão de um tipo de serviço de referência.|
|Indicador de Fiscalização de Infração|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//, indicando se o tipo de serviço é de fiscalização de infração.|
|Indicador Permitir Alteração Valor|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Informações de Boletim de Medição|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: Quando informado **Sim**, o sistema passa a indicar os dados da atividade para o //Boletim de Medição//: //Indicativo de Pavimento//, //Indicativo de Reposição de Asfalto//, //Indicativo de Reposição de Paralelo/PedraTosca// e //Indicativo de Reposição de Calçada//.|
|Indicador de Ordem Seletiva|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Pavimento|Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Reposição de Asfalto|Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Reposição de Paralelo \ Pedra Tosca|Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Reposição de Calçada|Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Liberação Para Empresa de Cobrança Gerar O.S|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador para Gerar OS de Inspeção por Anormalidade|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Programação Automática|Campo obrigatório. Selecione uma das opções. //Sim// indica que o tipo de serviço entra para programação automática, caso contrário, informe a opção //Não//.\\ **Regra associada**: Não há associação com o indicador de obrigatoriedade de informação da atividade.|
|Indicador de Obrigatoriedade de Informação da Atividade|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Encerramento Automático do RA no Encerramento de sua Última/Única O.S Pendente|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador Correção da Anormalidade|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador Incluir Débitos|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador Cobrar Juros|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Atividade Única|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.|
|Indicador de Serviço de Cobrança|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.\\ **Regra associada**: No **Indicador de Geração de O.S. Empresa Cobrança**, você deve informar a opção //Sim// se o tipo de serviço pode ser disponibilizado para geração de O.S. para empresa de cobrança.|
|Indicador Visita Instalação de Hidrômetro|Campo obrigatório. Permite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para instalação de hidrômetro, sendo o serviço de instalação executado por uma empresa contratada. \\ **Regra associada**: Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de //Gestão de Micromedição//, e quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.|
|Indicador Visita de Substituição de Hidrômetro|Campo obrigatório. Permite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para substituição de hidrômetro, sendo o serviço de substituição executado por uma empresa contratada. \\ **Regra associada**: Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de //Gestão de Micromedição//, gerando assim ordens de serviço de visita de Substituição. E quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.|
|Retorno da Visita de Medição|Campo obrigatório. Permite indicar que no encerramento da ordem de serviço de visita, o tipo de serviço gerará possivelmente um retorno, para a execução do serviço de instalação ou substituição de hidrômetro por uma empresa contratada. \\ **Regra associada**: Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a solicitar, no encerramento da ordem, o motivo de retorno da visita de medição (**Menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/Manter Motivo de retorno da visita de medição**). E quando indicado **Não**, o sistema não considera esta informação. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:livre:processos:processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.|
|Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.|
|Tipo de conserto de esgoto|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. \\ **Regra associada**: Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.|
|Permitido para imóvel condomínio|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel condomínio.|
|Permitido para imóvel vinculado a condomínio|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel vinculado a condomínio.|
|Indicador Serviço Bloqueado para Imóvel Pré-Faturado|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço bloqueia ou não a implantação de hidrômetro quando o imóvel estiver na condição de pré-faturado. Campo visualizado inicialmente para a **DESO**. \\ **Regra associada**: Caso o imóvel esteja na condição de pré-faturado e esse indicador esteja informado como //SIM//, é apresentada a seguinte mensagem de crítica durante o **[[=ajuda:encerrar_ordem_de_servico|encerramento da ordem de serviço]]**: //Encerramento da O.S bloqueado, imóvel se encontra na condição de pré-faturado//.|
|Indicador Realizar Serviço de Sondagem| Campo obrigatório. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo inserido compreende a realização do serviço de sondagem de //georadar//, //manual// ou //mecânica//, considerando, no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.|
|Atividades do Tipo de Serviço|Campo obrigatório. Podem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} do item desejado.|
|Materiais do Tipo de Serviço|Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.|
|Descrição do Motivo do Encerramento|Podem ser incluídas várias descrições do motivo do encerramento. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do(s) item(ns desejado(s). \\ **Regra associada**: Para selecionar mais de um item, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique com mouse sobre um ou mais item e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção. O sistema também permite remover uma descrição do motivo do encerramento já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.|
|Indicador de Criação de Novas Etapas no Celular|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: A opção //Sim// indica que o tipo de serviço permite que novas etapas sejam informadas no celular.|
\\
==== Funcionalidade dos Botões ====
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para consultar um dado na base de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para apagar o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:cobranca:adicionar.png?nolink|}}|Utilize este botão para adicionar um item à base de dados.|
|{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para remover um item da base de dados.|
|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção na base de dados de um tipo de serviço.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_desfazer.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para desfazer o último procedimento realizado e que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0410|Inserir Tipo de Serviço]]**
**[[=postgres:geral:pesquisa:uc0413|Pesquisar Tipo de Serviço]]**
**[[=ajuda:cadastro|Cadastro]]**
**[[=ajuda:mobile|Mobilidade]]**
**[[=ajuda:mobile:gsanas|Manual do Sistema de Acompanhamento de Ordens de Serviços]]**
**[[=postgres:propostas:caern:mobile:23038|Proposta Nº: 20170323038 – Implantação do GSANAS]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**
\\
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\\
Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
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