[[ajuda:cadastro|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
====== Manter Entidade Beneficente ======
O objetivo desta funcionalidade é manter, excluir ou atualizar as entidades beneficentes cadastradas no sistema. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Cadastro]] > [[:ajuda:Entidade Beneficente]] > Manter Entidade Beneficente**.
Feito isso, o sistema exibe a tela de filtro a seguir:
==== Observação: ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:beneficente_filtro.jpg?nolink |}}
Inicialmente o sistema exibe a tela de filtro acima, para que sejam informados os parâmetros sobre as entidades beneficentes, que podem ser filtradas pelas seguintes opções:
* Cliente;
* Tipo de Débito;
* Empresa;
* Inicio de Adesão;
* Fim de Adesão;
* Indicador de Uso.
Informe os campos que julgar necessários e clique em {{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}. Com base nos parâmetros informados, o sistema exibe a tela resultante do filtro, conforme modelo abaixo:
{{ :ajuda:entidade_manter.jpg?nolink |}}
Para excluir um ou mais itens, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para remover todos os itens, clique no //link// __**Todos**__. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:remover_1509.jpg?nolink|}}. O sistema exibe a mensagem: //Confirma remoção?//. Caso confirme, o sistema verifica se possui vínculos no sistema. Se não existir, a exclusão da(s) entidade(s) beneficente(s) selecionada(s) é efetuada e a transação da exclusão é registrada.
Para atualizar os dados de uma entidade beneficente, clique no //link// do campo **Código** relacionado à entidade que deseja atualizar. Feito isso, o sistema exibe a tela abaixo:
{{ :ajuda:q_entidade_beneficente_atualizar.jpg?nolink |}}
Faça as modificações que julgar necessárias (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:manter_entidade_beneficente#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}. O sistema efetua algumas validações:
* Verificar existência do cliente:
* Caso o código do cliente não exista no sistema, é exibida a mensagem: //Cliente inexistente//.
* Verificar se cliente é pessoa jurídica:
* Caso o cliente não seja pessoa jurídica, é exibida a mensagem: //Cliente não está cadastrado como pessoa jurídica//.
* Verificar existência do tipo de débito:
* Caso o tipo de débito não exista, é exibida a mensagem: //Tipo de Débito inexistente//.
* Verificar se não é gerado automaticamente:
* Caso o tipo de débito não seja geração automática, é exibida a mensagem: //Tipo de Débito só deve ser gerado pelo sistema//.
* Verificar preenchimento dos campos obrigatórios:
* Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da entidade beneficente, é exibida a mensagem: //Informe <>//.
* Atualização realizada por outro usuário:
* Caso o usuário tente atualizar uma entidade beneficente que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
* Verificar se possui vínculos no sistema:
* Caso o usuário tenha selecionado uma entidade beneficente que possua outros vínculos no sistema (por exemplo: entidade beneficente com doações do imóvel), é exibida a mensagem: //Não é possível excluir o(s) registro(s) selecionado(s) devido a restrições do sistema//.
* Validar formato Mês/Ano - Regra para formato:
* Devem ser informados apenas valores inteiros (números), com exceção de uma barra **/** entre o Mês e o Ano, por exemplo: 01/2010;
* Caso o usuário informe o Mês/Ano que não esteja seguindo a regra acima, o sistema emite a seguinte mensagem: //Formato inválido. Por favor, insira um formato válido, por exemplo: 01/2010//.
* Validar Mês / Ano fim de contrato - Para Mês/Ano de Fim de contrato:
* Caso o usuário informe um Mês/Ano menor que o Mês/Ano do inicio do contrato, o sistema apresenta a seguinte mensagem: //O Mês/Ano informado é menor que o Mês/Ano do inicio do contrato. Por favor, informe um Mês/Ano maior que o Mês/Ano do inicio do contrato//.
* Verificar sucesso da transação:
* Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, são exibidas as seguintes mensagens:
* Na atualização: //Entidade Beneficente de código <> atualizada com sucesso//.
* Na remoção: //<> Entidade(s) Beneficente(s) removida(s) com sucesso//.
====== Tela de Sucesso ======
{{ :ajuda:sssucesso_t.jpg?nolink |}}
\\
====== Preenchimento dos campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Código|Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.|
|Cliente|Campo obrigatório - Informe a matrícula do cliente, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} para selecionar o cliente desejado. O nome do cliente será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Tipo de Débito|Campo obrigatório - Informe o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo desejado. O nome do tipo de débito será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Empresa|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Inicio de Adesão|Informe a data válida de inicio de adesão do contrato entre a empresa e a entidade beneficente, no formato MM/AAAA (mês, ano).|
|Fim de Adesão|Informe a data válida de fim de adesão do contrato entre a empresa e a entidade beneficente, no formato MM/AAAA (mês, ano).|
|Indicador de Uso|Selecione uma das opções **Ativo**, ou **Inativo**, ou **Todos**.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.|
|{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.|
|{{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.|
|{{:ajuda:arrecadacao:remover_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove da base de dados o(s) item(ns) selecionado(s) no checkbox.|
|{{:ajuda:voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.|
|{{:ajuda:cobranca:b_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.|
|{{:ajuda:arrecadacao:desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
|{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:cadastro:uc0916|Manter Entidade Beneficente ]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:entidade_beneficente|Entidade Beneficente]]**
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