[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Manter Equipe - MANAM ====== Esta funcionalidade, que pertence ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**, tem a finalidade de alterar, manter ou remover uma equipe cadastrada na **MANAM**. Para acessar a funcionalidade relacionada a outras empresas clique **[[=ajuda:manter_equipe|AQUI]]**. A opção da **MANAM** pode ser acessada via **Menu de Sistema**, através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Equipe > Manter Equipe**. Feito isso, o sistema exibe a tela de filtro a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:f_e.jpg?nolink |}} Acima, informe no mínimo uma das opções de preenchimento de campo e clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}. Para limpar o conteúdo de toda tela de filtro, clique no botão {{:ajuda:relfinanceiro:b_x_limpar.jpg?nolink|}}. Clicado no botão de filtro, o sistema visualiza a tela abaixo: {{ :ajuda:m_e.jpg?nolink |}} As funcionalidades de **[[:ajuda:Inserir Equipe]]** e **[[:ajuda:Manter Equipe]]** foram alteradas para permitir informar o agrupamento de bairros da unidade organizacional selecionada; neste caso, a unidade repavimentadora, como novo atributo necessário para programação das ordens de serviço de repavimentação por unidade e bairro do município. Este atributo só poderá ser informado quando a unidade organizacional em questão for uma unidade do tipo repavimentadora. Agora, para remover uma equipe, clique no checkbox da equipe desejada e, em seguida no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}. Para remover todas as equipes, clique no //link// **__Todos__** e, em seguida no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}. Para atualizar uma equipe, clique no //link// correspondente no campo **Código** (referente ao número da equipe desejada), e o sistema exibirá a tela abaixo: {{ :ajuda:za_e.jpg?nolink |}} Use a tela acima para alterar ou complementar as informações na base de dados. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique **[[=ajuda:manter_equipe_-_manam#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). O sistema efetua algumas **[[=ajuda:manter_equipe_-_manam#validacoes_do_sistema|validações]]**. Ao clicar no //link// do campo **Nome do Componente**, o sistema exibe uma tela de pop-up, que permite atualizar os dados do componente da equipe cadastrada. Ao clicar em {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, o sistema exibe a tela para adição de componentes ou equipes. **Atenção**: o sistema permite a adição de até um quarto componente não responsável, para um único registro de equipe. ==== Tela para Adicionar Componentes da Equipe ==== {{ :ajuda:808080adi_ce.jpg?nolink |}} ==== Tela para Atualizar Componentes da Equipe ==== {{ :ajuda:kjfgfgfgfatu_ce.jpg?nolink |}} \\ ==== Validações do Sistema ==== Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações: * Verificar existência da unidade organizacional: * Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: //Unidade Organizacional inexistente//. * Verificar existência do tipo de perfil serviço: * Caso o código do tipo de perfil serviço não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do Perfil Serviço inexistente//. * Verificar equipe componente já existente: * Caso o identificador do funcionário informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Componente da Equipe já foi informado//. * Verificar a existência do funcionário: * Caso o código do funcionário, não exista, o sistema exibe a mensagem: //Código do Funcionário inexistente//. * Verificar preenchimento dos campos: * Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da equipe, o sistema exibe a mensagem: //Informe //. * Verificar quantidade de componentes da equipe em Tipo Perfil Serviço: * Caso o usuário informe a quantidade de componentes da equipe diferente da quantidade de componentes da equipe em tipo perfil serviço, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de componentes da equipe diferente do permitido em Tipo Perfil Serviço//. * Verificar quantidade de indicador de responsável: * Caso o usuário informe mais de um responsável, o sistema exibe a mensagem: //Equipe só pode possuir um responsável//. * Atualização realizada por outro usuário: * Caso o usuário esteja tentando atualizar uma equipe que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Essa equipe foi atualizada por outro usuário. Realize uma nova atualização//. * Verificar sucesso da transação: * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem // efetuada com sucesso//. * Verificar existência do DDD: * Caso o código do DDD não exista, o sistema exibe a mensagem: //DDD informado não está cadastrado no sistema//. * Verificar existência do IMEI: * Caso o usuário já tenha informado um IMEI, o sistema exibe a mensagem: //IMEI já cadastrado//. * Verificar equipamentos da equipe já existente: * Caso o equipamento informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Equipamento da Equipe já foi informado//. * Verificar existência de dados: * Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela sem dados para seleção// e cancela a operação. * Verificar existência de usuário: * Caso o código do usuário não exista, o sistema exibe a mensagem: //Usuário inexistente//. * Verificar Obrigatoriedade do Tipo Perfil de Serviço: * Caso o indicador de programação automática tenha sido informado como //SIM// e não tenha sido informado o tipo perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Tipo Perfil de Serviço é Obrigatório//. * Habilitar/Desabilitar Agrupamento Bairro Repavimentadora: * Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, o sistema habilita o campo Agrupamento Bairro Repavimentadora. Caso contrário, o campo é desabilitado. \\ ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Código da Equipe|Este campo é exibido e não é permitida alteração.| |Nome da Equipe|Campo obrigatório - Informe o nome da equipe no máximo 20 (vinte) caracteres.| |Placa do Veículo|Informe a placa do veículo, alfanumérico com no máximo 8 (oito) caracteres.| |Carga do Trabalho Dia (hora)| Campo obrigatório - Informe a carga de trabalho dia, em horas, com 2 (dois) caracteres, sendo o conteúdo limitado a 24 (vinte e quatro).| |Unidade Organizacional|Campo obrigatório - Informe o código da unidade organizacional, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**, ao lado do campo. O nome da unidade será exibido ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra sob o campo.| |Tipo Perfil Serviço|Informe o tipo perfil Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O nome do perfil será exibido ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra sob o campo.| |Tipo de Equipe|Selecione, entre //Própria// ou //Terceirizada//.| |Indicador de Uso|Selecione a opção //Ativo// ou //Inativo//.| |Componentes da Equipe|Quadro onde é possível atualizar ou adicionar o responsável pela equipe. Para atualizar, clique no //link// do **Nome do Componente**. Para adicionar, clique em {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. Depois de inseridos, os dados são visualizados no mesmo quadro, com a opção de exclusão, clicando em {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} no campo **Remover**.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo na base de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.| |{{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema executa o comando de filtro com base nos parâmetros informados.| |{{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o registro selecionado.| |{{:ajuda:micromedicao:botaoo_voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela de filtro.| |{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema abre a tela para adicionar registros.| |{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir o registro.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizados referente a última atualização.| |{{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema atualiza o registro na base de dados.| |{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.| |{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela o processo e retorna a tela principal.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo de inserção dos dados na base de dados.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup.| |{{:ajuda:relfinanceiro:b_x_limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0372|Manter Equipe]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** **[[=ajuda:u#unidade_de_negocio|Unidade de Negócio]]** \\ \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN ~~ODT~~