[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Manter Meio de Solicitação de RA ====== O objetivo desta funcionalidade é manter, alterar ou excluir um meio de solicitação de registro de atendimento. A opção foi criada para atender a uma solicitação da **CAGEPA** e pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Meio de Solicitação > Manter Meio de Solicitação de RA**. Feito isso, o sistema exibe a tela de filtro a seguir: \\ ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:098_filtrar_meio.jpg?nolink |}} Acima, informe os campos para a pesquisa e clique em {{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:inserir_meio_de_solicitacao_de_ra#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. O sistema acessa a tela com o resultado do filtro: \\ {{ :ajuda:qrwdw_manter.jpg?nolink |}} Agora, para excluir um meio de solicitação, clique no //checkbox// referente ou no //link// **Todos**. Em seguida, clique em {{:ajuda:batch:reremover.jpg?nolink|}}. Para atualizá-lo, clique no //link// correspondente no campo **Descrição**. O sistema visualiza a tela de atualizações: \\ {{ :ajuda:phia_atualizar.jpg?nolink |}} Aqui faça as atualizações necessárias (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **AQUI**) e clique em {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}. O sistema executa algumas validações: - Nenhum Registro Encontrado: - O sistema faz pesquisa com os filtros informados: - Caso a pesquisa não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem: //A pesquisa não retornou nenhum resultado// e retorna para o item dois do fluxo principal. - Validar Descrição: - Pesquisa se já existe registro semelhante ao que está sendo alterado, com descrição igual à descrição informada. - Caso encontre meio de solicitação com a descrição informada, o sistema exibe a mensagem: //Já existe meio de solicitação com a descrição informda// e retorna para o item dois do fluxo principal. - Verificar preenchimento dos campos: - Caso algum dado obrigatório não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem solicitando preenchimento do campo não informado e retorna para o item dois do fluxo principal. - Verificar Seleção para Remoção: - Caso não tenha sido selecionado nenhuma meio de solicitação para remoção, o sistema exibe a mensagem: //Selecione pelo menos um meio de solicitação para remoção// e retorna para o item dois do fluxo principal. - Meio de Solicitação possui vínculos no sistema: - Caso o usuário tenha selecionado um meio de solicitação que possua outros vínculos no sistema (por exemplo: meio de solicitação associado a um registro de atendimento), o sistema exibe a mensagem: //Não é possível excluir o(s) meio(s) de solicitação selecionada(s) devido a vínculos com outras informações//. - Verificar sucesso da transação: - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno e retorna para o passo dois do fluxo principal. ====== Tela de Sucesso ====== {{ :ajuda:ws_ts.jpg?nolink |}} \\ ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Descrição|Campo obrigatório. Informe por extenso a descrição do meio de solicitação (por exemplo: telefone, presencial, internet) sem números. \\ **Regra associada:** Preencher com no máximo 50 caracteres.| |Descrição Abreviada|Campo obrigatório. Informe por extenso a descrição abreviada do meio de solicitação (por exemplo: TEL, PRE, NET) sem números. \\ **Regra associada:** Preencher com no máximo 8 caracteres.| |Indicador de Uso|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema: //Ativo// ou //Inativo//.| |Meio de Solicitação Interno|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema: //Sim// ou //Não//.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo da tela.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema filtra o conteúdo dos campos na tela.| |{{:ajuda:batch:reremover.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o meio de solicitação selecionado.| |{{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema atualiza os dados na base do sistema.| \\ ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1808|Manter Meio de Solicitação do RA]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:registro_atendimento|Registro de Atendimento]]** \\ \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do **GSAN**. ~~ODT~~