[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Manter Ordem de Serviço Concluída ====== O objetivo desta funcionalidade é consultar e atualizar a situação de fiscalização das ordens de serviços seletivas concluídas. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter Ordem de Serviço Concluída**. Feito isso, o sistema acessa a tela de atualização a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:2808_atualizar_dados_fiscalizacao.jpg?nolink |}} Inicialmente o sistema exibe a tela acima. Informe o número da ordem de serviço, com no máximo 9 (nove) dígitos, e clique no botão {{:ajuda:botaopesquisar.jpg?nolink|}}: O sistema exibe os dados da ordem de serviço selecionada, com todos os campos protegidos. - Número da Ordem; - Data de Emissão no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano); - Data de Encerramento no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano); - Matrícula do Imóvel; - Local de Instalação; - Indicador de Troca de Proteção, de acordo com o indicador: Sim, ou Não; - Indicador de Troca de Registro, de acordo com o indicador: Sim, ou Não; - Situação da Fiscalização. De acordo com o código de fiscalização: - Não fiscalizado, - Aprovado, - Reprovado. - Data da 1º Fiscalização no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano); - Data da 2º Fiscalização no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano); - Data da 3º Fiscalização no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano); - Matrícula do Funcionário responsável pela fiscalização. \\ ==== Atualização ==== Caso o usuário tenha permissão de atualizar, o sistema permite alterar os seguintes campos: - Situação da Fiscalização: - Aprovado, - Reprovado. \\ Caso o usuário informe o campo anterior (aprovado ou reprovado), é obrigatório informar: - Data da Fiscalização no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano); - Matricula do funcionário responsável pela fiscalização. \\ Em seguida, o sistema executa algumas validações antes da atualização: - Verificar existência de dados: - Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem //Tabela <> inexistente// e cancela a operação. - Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem //Tabela <> sem dados para seleção// e cancela a operação. - Verificar boletim encerrado: - Caso a data de enceramento do boletim esteja preenchida só é permitido atualizar as ordens reprovadas ou não fiscalizadas. - Verificar datas: - Caso a data da 1º fiscalização esteja preenchida, o sistema habilita a 2º data de fiscalização. - Caso a data da 2º fiscalização esteja preenchida, o sistema habilita a 3º data de fiscalização. - Caso as três datas estejam preenchidas, o sistema desabilita as três datas. - Verificar preenchimento dos campos: - Situação da Fiscalização: aprovado ou reprovado. Só pode ser alterada caso a situação da fiscalização seja igual a //não fiscalizado// ou //reprovado//. - Situação da Fiscalização: //não fiscalizado//. Limpa os campos de //Datas// e //Funcionário//. - Data da Fiscalização: deve ser anterior à data corrente e posterior à data de encerramento. - Matricula do funcionário: Caso o funcionário informado não exista no sistema, é exibida a mensagem: //Funcionário inexistente//. - Atualização realizada por outro usuário: - Caso o usuário tente atualizar uma ordem que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem //Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//. - Verificar sucesso da transação: - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe as seguintes mensagens, na atualização: //OS de código <> atualizada com sucesso//. \\ ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Número da O.S|Informe o número da ordem de serviço com no máximo 9 (nove) dígitos e clique no botão {{:ajuda:botaopesquisar.jpg?nolink|}}.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:botaopesquisar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema pesquisa a ordem de serviço na base de dados e exibe o conteúdo na tela.| |{{:ajuda:micromedicao:desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da atualização dos dados na base de dados.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0753|Manter Ordem de Serviço Concluída]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** \\ \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN