[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Manter Ordem de Serviço Concluída ======
O objetivo desta funcionalidade é consultar e atualizar a situação de fiscalização das ordens de serviços seletivas concluídas. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter Ordem de Serviço Concluída**.
Feito isso, o sistema acessa a tela de atualização a seguir:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:2808_atualizar_dados_fiscalizacao.jpg?nolink |}}
Inicialmente o sistema exibe a tela acima. Informe o número da ordem de serviço, com no máximo 9 (nove) dígitos, e clique no botão {{:ajuda:botaopesquisar.jpg?nolink|}}:
O sistema exibe os dados da ordem de serviço selecionada, com todos os campos protegidos.
- Número da Ordem;
- Data de Emissão no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano);
- Data de Encerramento no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano);
- Matrícula do Imóvel;
- Local de Instalação;
- Indicador de Troca de Proteção, de acordo com o indicador: Sim, ou Não;
- Indicador de Troca de Registro, de acordo com o indicador: Sim, ou Não;
- Situação da Fiscalização. De acordo com o código de fiscalização:
- Não fiscalizado,
- Aprovado,
- Reprovado.
- Data da 1º Fiscalização no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano);
- Data da 2º Fiscalização no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano);
- Data da 3º Fiscalização no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano);
- Matrícula do Funcionário responsável pela fiscalização.
\\
==== Atualização ====
Caso o usuário tenha permissão de atualizar, o sistema permite alterar os seguintes campos:
- Situação da Fiscalização:
- Aprovado,
- Reprovado.
\\
Caso o usuário informe o campo anterior (aprovado ou reprovado), é obrigatório informar:
- Data da Fiscalização no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano);
- Matricula do funcionário responsável pela fiscalização.
\\
Em seguida, o sistema executa algumas validações antes da atualização:
- Verificar existência de dados:
- Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem //Tabela <> inexistente// e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem //Tabela <> sem dados para seleção// e cancela a operação.
- Verificar boletim encerrado:
- Caso a data de enceramento do boletim esteja preenchida só é permitido atualizar as ordens reprovadas ou não fiscalizadas.
- Verificar datas:
- Caso a data da 1º fiscalização esteja preenchida, o sistema habilita a 2º data de fiscalização.
- Caso a data da 2º fiscalização esteja preenchida, o sistema habilita a 3º data de fiscalização.
- Caso as três datas estejam preenchidas, o sistema desabilita as três datas.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Situação da Fiscalização: aprovado ou reprovado. Só pode ser alterada caso a situação da fiscalização seja igual a //não fiscalizado// ou //reprovado//.
- Situação da Fiscalização: //não fiscalizado//. Limpa os campos de //Datas// e //Funcionário//.
- Data da Fiscalização: deve ser anterior à data corrente e posterior à data de encerramento.
- Matricula do funcionário: Caso o funcionário informado não exista no sistema, é exibida a mensagem: //Funcionário inexistente//.
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário tente atualizar uma ordem que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem //Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe as seguintes mensagens, na atualização: //OS de código <> atualizada com sucesso//.
\\
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Número da O.S|Informe o número da ordem de serviço com no máximo 9 (nove) dígitos e clique no botão {{:ajuda:botaopesquisar.jpg?nolink|}}.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:botaopesquisar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema pesquisa a ordem de serviço na base de dados e exibe o conteúdo na tela.|
|{{:ajuda:micromedicao:desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da atualização dos dados na base de dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0753|Manter Ordem de Serviço Concluída]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
\\
\\
\\
Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN