[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
====== Aba Nome e Tipo ======
Esta tela faz parte do processo **[[:ajuda:Manter Cliente]]**, e permite que você atualize as informações do cliente, menos o campo código do cliente, que não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente.
Para a **DESO**, a funcionalidade pode ser acessada direto pela **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**, por meio das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**. Ou pela **[[=ajuda:pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**, caso a tela de pesquisa tenha sido acionada através da **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**.
Também para a **DESO** visualizamos o campo **Usar Nome Abreviado na Conta**. A tela de atualização já abre com ele selecionado com valor padrão igual a **NÃO**. Caso você selecione **SIM** o preenchimento do campo **Nome Abreviado** passa a ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome abreviado figurando nas próximas faturas.
Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //Pendente//, e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:ajuda:Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
Assim, no caso da **CAERN**, O **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** é solicitado ainda que a **Atualizar Cliente** tenha sido chamada a partir da **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**, através da seleção das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**.
O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração.
Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
Se você selecionou o cliente correto, efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
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==== Aba Nome e Tipo ====
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:hac1.jpg?nolink |}}
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em cinco abas:
- **[[:ajuda:Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente.
- **[[:ajuda:Pessoa]]**: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica).
- **[[:ajuda:Endereço]]**: Para informar os endereços do cliente.
- **[[:ajuda:Sócio]]**: Para informar os sócios do cliente. (Disponível apenas para Pessoa Jurídica).
- **[[:ajuda:Telefone]]**: Para informar os telefones/emails do cliente.
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Foi ajustada a funcionalidade do sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com até 100 (cem) caracteres, retirando a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres, ainda permitindo caracteres especiais no nome.
O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema, já que esse controle está parametrizado, no indicador **Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições: ([[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Cadastro]] > [[:ajuda:Sistema Parâmetro]] > [[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]])**, como também existe uma permissão especial de nome INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES, que pode ser dada a usuários específicos.
Por solicitação da **CAEMA**, o sistema faz restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade **Inserir Cliente** quanto na tela **[[:ajuda:Atualizar Cliente]]**, a qual é chamada pela funcionalidade **[[:ajuda:Manter Cliente]]**.
Os caracteres permitidos serão apenas: letras do alfabeto de A a Z. Algarismos de 0 a 9.
Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continua não sendo permitida.
No caso da **Compesa**, foi ajustada a funcionalidade **[[:ajuda:Manter Cliente]]** para tratar a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL, de modo a permitir nova consulta à base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN:
Será habilitado o novo botão **{{:ajuda:excluircpf_cnpj.png?nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, é excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.
Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial **ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.
O sistema foi alterado para habilitar o cliente a receber mensagens enviadas por **E-Mail** ou **SMS**, no caso dos usuários da **CAEMA**. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de **Inserir** e **Manter Cliente** para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular ou e-mail. O usuário deve selecionar, na aba **[[:ajuda:Telefone]]**, o número de telefone para o qual será enviado o SMS e para qual email serão enviadas as informações pelo Gsan.
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Caso o cliente tenha passado pelo processo de **[[=ajuda:gerar_arquivo_de_envio_para_higienizacao|Higienização Cadastral]]**, será exibido um texto contendo a última data de realização da higienização dos dados desse cliente, conforme imagem abaixo:
{{ :ajuda:atualizar_cliente_hig.png?nolink |}}
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====== Tela de Sucesso ======
A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:ajuda:Manter Cliente]]**. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso.
**Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso**.
O sistema apresenta três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema.
- Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente.
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====== Preenchimento dos campos ======
^Campo^Descrição do Preenchimento^
|**Nome**|Campo obrigatório. Informe o nome completo do cliente. \\ **Regra associada**: Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //Pesquisar// {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de popup onde você pode efetuar a pesquisa do cliente por diversos parâmetros. Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:ajuda:Pesquisar Cliente]]**. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.|
|**Nome Abreviado/Social**|Informe por extenso um nome social abreviado para o cliente. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql, este campo suporta caracteres especiais.|
|**Tipo de Pessoa**|Campo obrigatório. Selecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do cliente que você está inserindo. \\ **Regra associada**: A partir da informação existente neste campo é que o sistema formata a aba de **Pessoa** para pessoa física jurídica.|
|**Tipo do Cliente**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. \\ **Regra associada**: Caso o tipo de cliente selecionado pertença à esfera de poder FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL e você não possua permissão especial para manter cliente público, o sistema exibe uma mensagem de crítica. |
|**E-mail**|Informe por extenso um endereço de e-mail válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.|
|**Dia do Vencimento da Conta**|Informe o dia do vencimento da conta. \\ **Regra associada**: Campo desabilitado caso você não tenha permissão especial. Caso o vencimento seja para o mês seguinte ao faturamento, o campo também é desabilitado.|
|**Vencimento para Mês Seguinte?**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**.|
|**Indicador de Uso**|Selecione uma das opções, entre **Ativo** ou **Inativo**. |
|**Acréscimo por Impontualidade**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
|**Permite Geração de Fatura Antecipada**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
|**Indicador de Ação de Cobrança**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
|**Cliente Bloqueado para Negativação**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
|**Negativação por Período**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
|**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. \\ **Regra associada**: Caso marque //Sim//, e o tipo do telefone não seja celular, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.|
|**Usar Nome Social nos Documentos e Consultas do GSAN**|Campo obrigatório. A tela já abre com ele selecionado com valor padrão igual a **NÃO**. Caso você selecione **SIM** o preenchimento do campo **Nome Abreviado/Social** passa a também ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome social figurando nas próximas faturas depois da atualização.|
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:hint.png?nolink|}}|Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do cliente que está sendo atualizado. Basta posicionar o //mouse// sobre o botão, que o sistema apresenta a janela com o resumo.|
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para consultar um dado nas bases de dados.|
|{{:ajuda:excluircpf_cnpj.png?nolink&300}}|Este botão é habilitado quando o usuário tiver permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, é excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro.|
|{{:ajuda:setaadireitaavancar.png?nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba, o sistema verifica se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente e não avança para a próxima aba.|
|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso, será a tela **[[:ajuda:Manter Cliente]]** ou a tela **[[:ajuda:Filtrar Cliente]]**.|
|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.|
|{{:ajuda:micromedicao:cancelar_1.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
|{{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emite a mensagem de crítica correspondente.|
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===== Referências =====
**[[=postgres:cadastro:uc0009|Manter Cliente]]**
**[[=ajuda:cadastro|Cadastro]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:c#cliente|Cliente]]**
**[[=ajuda:i#imovel_condominio|Imóvel]]**
\\
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