[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Reativar Registro de Atendimento ====== Esta opção do sistema permite a reativação de um **Registro de Atendimento**. Sempre será acionada a partir de outras funcionalidades do sistema como, por exemplo, **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, recebendo como parâmetro o **Registro de Atendimento**, que será reativado. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:garnier.jpg?nolink |}} Acima, o sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento** que, ao ser clicado, expande a tela, apresentando os dados do **Registro de Atendimento** que será reativado. Ao clicar novamente no //link//, o sistema omite a consulta aos dados do **Registro de Atendimento**, e assim sucessivamente. Informe os **Dados do Novo Registro de Atendimento** e clique em {{:ajuda:1423_rea.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a reativação do **Registro de Atendimento**. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:reativar_registro_de_atendimento#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. \\ ==== Validações ==== O sistema efetua validações em três momentos: - Antes de solicitar os dados para reativação do **Registro de Atendimento**: - A reativação deve ser realizada pela mesma unidade que abriu o **Registro de Atendimento**; - O **Registro de Atendimento** deve estar //Encerrado//; - O **Registro de Atendimento** não pode ser duplicidade de outro RA; - O **Registro de Atendimento** não pode ter sido já reativado; - Não pode existir outro **Registro de Atendimento**, com a mesma //Especificação//, pendente para o imóvel; - Caso a //Especificação// exija uma situação específica para o imóvel, o sistema verificará se a situação do imóvel atende à exigência da Especificação; - Durante o preenchimento dos campos: - Veja no item **Preenchimento dos Campos**; - Após acionar o botão {{:ajuda:1423_rea.jpg?nolink|}}; * Verificar se os campos obrigatórios foram preenchidos. \\ ====== Tela de Sucesso ====== {{ :ajuda:1302985_ts.jpg?nolink |}} A tela de sucesso é apresentada após clicar em {{:ajuda:1423_rea.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da reativação. O sistema efetua a reativação do **Registro de Atendimento** e apresenta a mensagem acima quando o procedimento tiver sido realizada com sucesso. Conforme podemos observar na mensagem de sucesso, a reativação consiste na inserção de um novo **Registro de Atendimento**, a partir dos dados informados na tela e dos dados do **Registro de Atendimento** encerrado. O sistema gera automaticamente uma Ordem de Serviço, caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço. O sistema apresenta duas opções após a reativação do **Registro de Atendimento**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: - Menu Principal - Para ir para a tela principal do sistema. - Voltar - Para voltar para a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, posicionada com os dados do **Registro de Atendimento** recentemente atualizado. \\ ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Tipo do Atendimento|Campo obrigatório. Selecione o tipo do atendimento entre ON-LINE ou MANUAL.\\ **Regra associada**: O sistema apresenta a tela com o Tipo de Atendimento ON-LINE previamente selecionado, mas permite que você o modifique. Dependendo do Tipo de Atendimento selecionado, o sistema habilita, ou desabilita os campos do //Momento da Reativação//, conforme a tabela **[[=ajuda:reativar_registro_de_atendimento#tabela_tipo_de_atendimento_x_momento_da_reativacao|AQUI]]**.| |Data do Atendimento|Campo obrigatório. No caso de atendimento manual, informe a data do atendimento.\\ **Regra associada**: Você tem duas opções para informar a data:\\ Digitando-a no campo. Neste caso, não precisa preocupar-se com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente. A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Pesquisando-a em um calendário. Neste caso, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter instruções mais detalhadas da tela. A **Data de Atendimento** deve ser anterior, ou igual, à data corrente. Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual. Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a data corrente.| |Hora do Atendimento|Campo obrigatório. No caso de atendimento manual, informe a hora e minutos do atendimento.\\ **Regra associada**: Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente. A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos. Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então a Hora do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente. Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual. Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a hora corrente.| |Tempo de Espera|Este campo tem o objetivo de registrar o tempo que o usuário esperou para ser atendido. Deve ser registrada a hora inicial e final em que o usuário ficou esperando pelo atendimento.\\ **Regra associada**: Tempo de Espera Inicial para Atendimento: Informe a hora e minutos do atendimento inicial. Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente. A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos. Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então o Hora Inicial do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente.\\ Tempo de Espera Final para Atendimento: No caso de atendimento manual, informe a hora e minutos do atendimento final. Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente. A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos. Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual. Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então a Hora Final do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente. Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a hora corrente, caso o Tempo de Espera Inicial para Atendimento tenha sido informado.| |Data Prevista|A Data Prevista para o atendimento é calculada a partir do critério definido na **Especificação do Tipo de Solicitação**, e não pode ser alterada.| |Meio de Solicitação|Campo obrigatório. Selecione, na lista apresentada ao lado campo, o //Meio de solicitação// utilizado pelo usuário para efetuar a abertura do Registro de Atendimento.\\ **Regra associada**: Este campo vem previamente preenchido com o Meio de Solicitação associado à Unidade de Atendimento informada no campo anterior. Veja a seguir alguns exemplos de Meios de Solicitação:\\ Balcão;\\ Fax;\\ Internet;\\ Telefone.| |Unidade de Atendimento|Campo obrigatório. Informe o código da Unidade Organizacional onde ocorre o atendimento e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro. Após a informação do código da Unidade Organizacional, ou da seleção da Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional, no campo correspondente.\\ **Regra associada**: Este campo vem previamente preenchido com a Unidade Organizacional do usuário que está efetuando o cadastramento do Registro de Atendimento. A Unidade de Atendimento informada deve ter autorização prévia para efetuar abertura de Registro de Atendimento. Para limpar o campo Unidade de Atendimento, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.| |Motivo da Reativação|Campo obrigatório. Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o motivo da reativação do Registro de Atendimento.| |Unidade Destino|Informe o código de uma Unidade Organizacional para encaminhamento do Registro de Atendimento, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas. Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ **Regra associada**: Este campo virá previamente preenchido, dependendo da conteúdo dos campos de Especificação, Localidade, e Divisão de Esgoto. Mas o sistema permitirá que você o modifique, se desejar. O sistema irá verificar se a Unidade de Destino informada pode, ou não, receber Registros de Atendimento. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Parecer para a Unidade Destino|Informe um parecer para a Unidade de Destino do Registro de Atendimento. \\ **Regra associada**: Este campo será obrigatório, caso a Unidade de Destino esteja preenchida. Caso contrário, será opcional.| |Observação|Caso seja necessário acrescentar alguma informação ao Registro de Atendimento, utilize este campo, que permite a digitação de um texto de até 400 (quatrocentos) caracteres.| \\ ==== Tabela Tipo de Atendimento X Momento da Reativação ==== ^Tipo de Atendimento^Data do Atendimento^Hora do Atendimento^Tempo de Espera Final para Atendimento^ |On-Line|Desabilitado\\ Atribuir valor correspondente à data corrente.|Desabilitado\\ Atribuir valor correspondente à hora corrente.|Desabilitado| |Manual|Habilitado|Habilitado|Habilitado| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da Unidade de Atendimento, ou da Unidade de Destino a serem informadas.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresentará a respectiva tela de pesquisa.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações relacionadas aos campos Unidade de Atendimento e Unidade de Destino.| |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema abrirá uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter instruções mais detalhadas da tela.\\ Este botão só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja MANUAL.| |{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para voltar para a tela anterior: **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**.| |{{:ajuda:cobranca:b_desfazer_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:ajuda:1423_rea.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a reativação do **Registro de Atendimento**.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a reativação esta sendo realizada corretamente.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0426|Reativar Registro de Atendimento]]** **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0424|Consultar Registro de Atendimento]]** ==== Termos Principais ==== **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** ===== Vídeos ===== **[[=treinamentos:livre:video-aulas:reativar_registro_de_atendimento|Reativar Registro de Atendimento]]** \\ \\ \\ Clique **[[:Ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN