[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-relatorio.png?nolink&200|}}]]
====== Relatório de Materiais Utilizados ======
O objetivo desta funcionalidade é emitir o relatório de materiais utilizados na execução de uma ordem de serviço para a **MANAM**. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Relatório]] > [[:ajuda:relatorios:atendimento| Atendimento ao Público]] > Relatório de Materiais Utilizados**.
Feito isso, o sistema exibe a tela de filtro com várias opções de geração do relatório:
\\
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:relatorios:materiais_utilizados_rela.jpg?nolink |}}
\\
Note que o campo **Período de Geração da O.S** já vem preenchido com a data de geração do período. Quando a data inicial logo abaixo for informada, deve-se replicar o mesmo valor na data final (caso não esteja preenchida ou esteja preenchida com o mesmo valor), permitindo sua alteração para valor maior que o inicial. Quando a data inicial for limpa, a data final deve ser limpa.
Já o campo **Número Reserva SAP** deve ser informado com até dez dígitos, caso você queira selecionar as ordens de serviço que possuem o número da reserva **[[https://www.impacta.com.br/blog/2018/03/12/aprenda-o-que-e-o-sistema-sap/|SAP]]** informado. Em seguida, no quadro **Equipes** utilize as setas para selecionar as equipes relacionadas às ordens de serviço.
Feito isso, clique em {{:ajuda:relatorios:1046_b.jpg?nolink|}}. O sistema executa algumas **validações** antes de gerar o relatório conforme exemplo **[[=ajuda:relatorios:relatorio_de_materiais_utilizados#modelorelatorio_acompanhamento_de_execucao_de_ordem_de_servico|AQUI]]**:
- Verificar existência de dados:
- Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela «nome da tabela» inexistente// e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção// e cancela a operação.
- Verificar existência da equipe:
- Caso a equipe informada não exista, o sistema exibe a mensagem: //Equipe inexistente// e retorna para a tela.
- Validar data:
- Caso a data seja inválida, o sistema exibe a mensagem: //Data inválida// e retorna para a tela.
- Verificar data final menor que data inicial:
- Caso a data final seja anterior à data inicial, o sistema exibe a mensagem: //Data Final do Período é anterior à Data Inicial do Período// e retorna para a tela.
- Validar Ordem de Serviço
- Caso a ordem de serviço informada não exista, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente// e retorna para a tela.
- Caso a ordem de serviço informada não esteja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço não encerrada// e retorna para a tela.
- Caso a ordem de serviço informada esteja encerrada por motivo diferente de conclusão de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço não foi encerrada por conclusão de serviço// e retorna para a tela.
- Verificar Número da Reserva SAP:
- Caso o número da reserva SAP não exista, o sistema exibe a mensagem: //Não foi localizada ordem de serviço para o número da reserva SAP informado// e retorna para a tela.
- Nenhum registro encontrado:
- Caso a busca não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem: //A pesquisa não retornou nenhum resultado// e retorna para a tela.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso não tenha sido informada nenhuma opção de filtro, o sistema exibe a mensagem: //Informe pelo menos uma opção de seleção// e retorna para a tela.
\\
===== Modelo: Relatório Acompanhamento de Execução de Ordem de Serviço =====
{{ :ajuda:relatorios:hhjj_r.jpg?nolink |}}
\\
===== Preenchimento dos Campos =====
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Número O.S**|Informe com até oito dígitos ou clique em {{:ajuda:relatorios:botao_lupa.jpg?nolink|}} para selecionar **[[=ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|AQUI]]**.|
|**Número Reserva SAP**|Informe com até dez dígitos o número de reserva **SAP**.|
|**Quadro Equipes**|Selecione uma ou mais equipes disponibilizadas pelo sistema. Para selecionar uma equipe, clique sobre a equipe desejada e, em seguida, clique em {{:ajuda:relatorios:seta_ida.jpg?nolink|}}, para que a equipe seja transferida para o quadro ao lado **Selecionados**. Caso deseje desfazer, selecione a equipe e clique em {{:ajuda:relatorios:seta_volta.jpg?nolink|}} que o item retornará para o quadro original **Disponíveis**. Para selecionar todos os itens da tabela **Disponíveis**, clique em {{:ajuda:relatorios:setadupla_ida.jpg?nolink|}} e todos os itens serão transportados para a tabela **Selecionados**. Caso deseje desfazer, clique em {{:ajuda:relatorios:setadupla_volta.jpg?nolink|}} e todos os itens retornarão para o quadro original.|
|**Período de Geração da O.S**|Informe, no formato DD/MM/AAAA ou clique em {{:ajuda:relatorios:calendario.jpg?nolink|}} para pesquisar **[[=ajuda:pesquisar_calendario|AQUI]]**. Quando a data inicial logo abaixo for informada, deve-se replicar o mesmo valor na data final (caso não esteja preenchida ou esteja preenchida com o mesmo valor), permitindo sua alteração para valor maior que o inicial. Quando a data inicial for limpa, a data final deve ser limpa.|
|**Período de Programação da O.S:**|Informe, no formato DD/MM/AAAA ou clique em {{:ajuda:relatorios:calendario.jpg?nolink|}} para pesquisar **[[=ajuda:pesquisar_calendario|AQUI]]**. Quando a data inicial for informada, deve-se replicar o mesmo valor na data final (caso não esteja preenchida ou esteja preenchida com o mesmo valor), permitindo sua alteração para valor maior que o inicial. Quando a data inicial for limpa, a data final deve ser limpa.|
|**Período de Encerramento da O.S:**|Informe, no formato DD/MM/AAAA ou clique em {{:ajuda:relatorios:calendario.jpg?nolink|}} para pesquisar **[[=ajuda:pesquisar_calendario|AQUI]]**. Quando a data inicial for informada, deve-se replicar o mesmo valor na data final (caso não esteja preenchida ou esteja preenchida com o mesmo valor), permitindo sua alteração para valor maior que o inicial. Quando a data inicial for limpa, a data final deve ser limpa.|
\\
===== Funcionalidade dos Botões =====
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:relatorios:arrecadacao:botao_limpar.jpg?nolink|}}| Clique aqui para limpar o conteúdo de todos os campos preenchidos.|
|{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?nolink|}}| Clique aqui para cancelar a operação e retornar para a tela inicial.|
|{{:ajuda:relatorios:1046_b.jpg?110|}}|Clique aqui para gerar o relatório de materiais utilizados, de acordo com os parâmetros de filtro informados.|
|{{:ajuda:relatorios:seta_ida.jpg?nolink|}}| Utilize este botão para transferir um item do quadro **Disponíveis** para o quadro ao lado **Selecionados**.|
|{{:ajuda:relatorios:seta_volta.jpg?nolink|}}|Utilize este botão caso deseje desfazer, o item retornará para o quadro original **Disponíveis**.|
|{{:ajuda:relatorios:setadupla_ida.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para selecionar todos os itens da tabela **Disponíveis** e transferir para o quadro **Selecionados**.|
|{{:ajuda:relatorios:setadupla_volta.jpg?nolink|}}|Utilize este botão caso deseje desfazer a seleção e todos os itens retornarão para o quadro original.|
|{{:ajuda:relatorios:botao_lupa.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para consultar o campo desejado na base de dados.|
|{{:ajuda:relatorios:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para apagar o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:relatorios:calendarrio.jpg?nolink|}}| Utilize este botão para selecionar uma data no calendário, no formado DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), link **Pesquisar Datas**.|
\\
===== Referências =====
**[[=postgres:gerar_relatorio_de_materiais_utilizados:manam|Gerar Relatório de Materiais Utilizados]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:relatorio|Relatórios]]**
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
~~ODT~~