[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-relatorio.png?nolink&200|}}]] ====== R0990 - Relatório Documentos A Receber ====== O objetivo desta funcionalidade é fornecer um relatório com a posição, mensal e consolidada das contas a receber, a vencer e vencidas, sendo os vencidos por faixa de dias de atraso. Os valores são gerados após o processamento dos encerramentos do faturamento e arrecadação, fornecendo, dessa forma, uma posição referente ao final do mês de referência com os valores que já foram contabilizados. Esta opção pode ser acessada via **Menu do Sistema**, através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Relatório]] > [[:ajuda:relatorios:cobranca| Cobrança]] > R0990 - Relatório Documentos A Receber**. **Atenção**: Para utilizar essa funcionalidade, é preciso ser rodado a rotina (**Processo**) que gera os dados na tabela. Para inserir ou consultar o Processo ver o módulo **[[=ajuda:batch|Batch]]**. Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir: \\ ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:relcobranca:r0990.jpg?nolink |}} As informações do relatório são abertas por categoria (RESIDENCIAL, COMERCIAL, INDUSTRIAL e PUBLICO) e por tipo de documento (CONTA, DEBITO A COBRAR, GUIA DE PAGAMENTO e CRÉDITO A REALIZAR). As faixas de dias em atraso podem ser alteradas, sendo que, na solicitação do relatório, as faixas definidas como padrão são apresentadas e é permitido ao usuário solicitante adicionar e/ou remover faixas. Este relatório é bastante utilizado pela área financeira das empresas de saneamento, uma vez que permite analisar o perfil dos créditos a receber dos usuários por categoria e por dias de atraso, podendo também ser usado para definição de políticas de cobrança, pois, como se sabe, quanto mais antigo um débito, mais difícil é o seu recebimento. Além disso, algumas categorias de imóveis são mais difíceis de negociar, como por exemplo, imóveis enquadrados na categoria pública. No filtro para solicitação do relatório, é possível selecionar uma ou mais categorias, um ou mais perfis de imóvel e também uma ou mais esferas de poder, permitindo que a análise seja focada em um universo específico de imóveis com débito. Ainda no filtro, é possível que o solicitante informe vários níveis de totalização, permitindo a visualização do relatório pelo **Total do Estado, Gerência Regional, Unidade de Negócio ou Localidade**. Antes de gerar o relatório, o sistema efetua algumas validações: - Caso não exista a tabela na base de dados, é exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> inexistente** e a operação é cancelada. - Caso a tabela esteja sem dados, é exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção** e a operação é cancelada. - Caso o mês ou o ano de referência informado esteja inválido, é exibida a mensagem **Mês ou Ano de Referência do Resumo inválido**. - Caso o mês/ano referência informado não seja menor que o mês/ano do faturamento corrente, é exibida a mensagem **Mês/Ano de Referência do Resumo deve ser inferior a << mês/ano do faturamento corrente >>**. - Caso o código da localidade não exista no sistema, é exibida a mensagem **Localidade inexistente**. - Caso não exista nenhuma faixa de dias vencidos informada para a geração do relatório, é exibida a mensagem **Informe faixa de dias vencidos para a geração do relatório**. - Caso o valor informado esteja contido em algum intervalo de faixa já cadastrado, é exibida a notificação, identificando a faixa de referência, com a mensagem **Valor << inicial/final >> informado está contido em outra faixa já cadastrada. Faixa << xxxxxxxxx >>**. - Caso o valor da faixa final seja menor que o valor da faixa inicial informado, é exibida a mensagem **Valor da faixa final informado é menor que o valor inicial da faixa informado**. Dito isso, preencha os campos obrigatórios **Mês e ano de referencia do Resumo** e **Opções de Totalização**. Clique agora no botão {{:ajuda:relcobranca:botao_aadicionar.jpg?nolink|}}. O sistema visualiza a tela a seguir: \\ {{ :ajuda:relcobranca:adicionar_faixa_dias_vencidos_documentos_vencer.jpg?nolink |}} Nela, adicione obrigatoriamente a faixa de dias vencidos e preencha os campos obrigatórios: **Descrição da Faixa, Valor Inicial da Faixa e Valor Final da Faixa**. **Observação**: Se o valor informado na faixa estiver contido em algum intervalo de faixa já cadastrado, o sistema notificará, informando que o valor informado está contido em outra faixa já cadastrada. Ex: Se já existir uma faixa 1-15, você não poderá criar uma faixa 10-20 (pois o valor 10 está contido na faixa já criada). Depois de inserir a faixa, a tela retorna com os campos **Faixas de dias vencidos** preenchidos: \\ {{ :ajuda:relcobranca:faixa_de_dias.jpg?nolink |}} Ao clicar em {{:ajuda:relcobranca:botaoo_gerar_resumo.jpg?nolink|}}, o relatório será criado com base no que foi solicitado: \\ ====== Modelo do Relatório - R0990 - Relatório Documentos A Receber ====== {{ :ajuda:relcobranca:re75656565.jpg?nolink |}} Lembrando que os campos com os **totais**, exibem a quantidade de documentos e o valor dos documentos acumulados para as categorias Privadas (**Residencial Comercial e Industrial**). Além disso, a coluna **Total** traz a soma dos valores da //Categoria Particular// (//residencial+comercial+industrial//) com os valores da //Categoria Pública//. No final do quadro, onde são apresentados os valores vencidos de //CONTA// e //GUIA DE PAGAMENTO//, distribuidos por faixa de valores, é incluído o total de valores vencidos da //CONTA// (//somatório dos valores das faixas//) e o total de valores vencidos de //GUIAS DE PAGAMENTO// (//somatório dos valores das faixas//). **Observação**: todos os filtros informados constam no cabeçalho. O relatório gerado é um acumulado dos documentos até o ano/mês de referência; porém, não será apresentado o posicionamento de referência do mês anterior ao especificado. ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Preenchimento dos Campos^ |**Mês/Ano de Referência**|Campo obrigatório. Informe o período para a geração do relatório no formato DD/AAAA.| |**Tipo de Categoria**|Selecione o tipo de categoria, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Categoria**|Selecione a categoria, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Perfil do Imóvel**|Selecione o perfil do imóvel, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Esfera de Poder**|Selecione a esfera de poder, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Opção de Totalização**|Campo obrigatório. Selecione a opção de totalização, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Ger. Regional**|Selecione a gerência regional, entre as opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Unidade de Negócio**|Selecione uma das empresas disponibilizadas pelo sistema.| |**Localidade**|Selecione a localidade, entre as opções disponibilizadas pelo sistema ou clique em {{:ajuda:relatorios:botao_lupa.jpg?nolink|}} para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique em {{:ajuda:relatorios:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo de exibição.| |**Descrição da Faixa**|Campo obrigatório. Informe a faixa de dias de atraso do documento a receber.| |**Valor Inicial da Faixa**|Campo obrigatório. Informe o valor inicial da faixa de dias de atraso do documento a receber.| |**Valor Final da Faixa**|Campo obrigatório. Informe o valor final da faixa de dias de atraso do documento a receber.| ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:relcobranca:botao_aadicionar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar faixas de dias vencidos para geração do relatório.| |{{:ajuda:relatorios:botao_lupa.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.| |{{:ajuda:relatorios:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar_relatorio.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal..| |{{:ajuda:relcobranca:botaoo_gerar_resumo.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório resumo, com base nos parâmetros informados.| |{{:ajuda:relcobranca:botao_fechar.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite fechar a tela de popup.| |{{:ajuda:relcobranca:botao_inserir.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite inserir a faixa de dias vencidos para documentos a vencer.| ===== Referências ===== **[[=postgres:cobranca:uc0990|Gerar Relatório Documentos A Receber]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:relatorio|Relatórios]]** ===== Vídeos ===== **[[=treinamentos:livre:video-aulas:r0990_-_relatorio_documentos_a_receber|R0990 - Relatório Documentos A Receber]]** \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN ~~ODT~~