[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]]
====== Manter Solicitação de Acesso ======
O objetivo desta funcionalidade é permitir a manutenção (alteração ou exclusão) dos dados cadastrados dos funcionários da empresa ou prestadores de serviços que solicitaram acesso ao sistema **GSAN**.
Ela pode ser acessada via **Menu do Sistema** através do caminho:**[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Manter Solicitação de Acesso**. Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:
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==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:seguranca:segurancaacesso_-_filtro_manter3.png?nolink |}}
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Marque o checkbox do campo **Atualizar** para que o sistema exiba a tela **Atualizar Solicitação de Acesso**, caso só exista um registro que atenda aos parâmetros de pesquisa informados. Caso o checkbox esteja desmarcado e mais de um registro atenda aos parâmetros de pesquisa, será exibida a tela **Manter Solicitação de Acesso**, onde será possivel escolher qual o registro deve ser atualizado, clicando no //link// do campo **Usuário**.
Dito isso, informe os campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique **[[=ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos_-_filtro|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:relatorios:arrecadacao:botao_filtrar.jpg?nolink|}}. Com base nos parâmetros informados nos campos, é exibida a tela abaixo, contendo os registros que atenderam ao filtro de pesquisa:
{{ :ajuda:seguranca:segurancaacessomantersolicitacaoacessosol.png?nolink |}}
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Para excluir um ou mais itens da tela acima, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s) ou selecione todos os itens clicando no //link// **Todos**. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}.
Para atualizar os dados da solicitação de acesso, clique no //link// correspondente do campo **Usuário**. Feito isso, o sistema acessa a tela para atualização:
{{ :ajuda:seguranca:segurancaacessoatualizar3.png?nolink |}}
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Agora, faça as modificações que julgar necessárias (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos_atualizar|AQUI]]**). Em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}. O sistema efetua algumas validações:
Quando o usuário é cadastrado no **GSAN**, ele recebe uma senha padrão chamada //gcom//. Quando o usuário acessar pela primeira vez as funcionalidades do sistema, é necessário mudar a senha inicialmente disponibilizada. Quando o novo usuário for autorizado pelo seu superior, ele deve receber um e-mail padrão, enviado para o e-mail cadastrado no inserir solicitação de acesso, informando que o acesso já está cadastrado no GSAN.
Na funcionalidade de **Atualizar Solicitação de Acessos**, o usuário é pesquisado pela matrícula do funcionário. Caso exista, todos os dados cadastrados do usuário aparecem na tela e podem ser alterados, inclusive os campos: **Grupo** e **Abrangência**. Quando esses dados do usuário forem atualizados na solicitação de acesso, ele terá a situação alterada para: //Aguardando Autorização//, precisando ser autorizado novamente pelo funcionário responsável (o acesso do cliente permanece o mesmo até a autorização ser confirmada).
O **Usuário responsável** deve revalidar o acesso de todos os usuários subordinados. Ao clicar no //link// que contém o nome do **Usuário**, o sistema exibe a tela acima, que permite fazer alterações das informações exibidas.
O sistema exibe as informações cadastradas, permitindo que sejam alterados os dados da solicitação de acesso, excetuando os **dados do solicitante** e do **responsável pela autorização**.
Na funcionalidade de **Inserir/Atualizar** solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (por //nível// ou //grupo// especial), aparecem apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.
Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema faz o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas.
Por exemplo, no e-mail será acrescentada: //O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE//.
Será enviado email para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso. O sistema realiza uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial; sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo **Especial Segurança** e emite email, informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.
Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial são habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso. O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança; caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.
Foi alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 (doze) meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.
Os acessos às funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** não são limitados, apenas, para funcionário. O solicitante pode ser um usuário do sistema. Foram alteradas para validar se o tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir e Manter solicitação de acesso.
Exemplo: se o tipo de usuário correspondente a **prestador de serviços** for parametrizado com indicador = //Sim//, o sistema disponibiliza as funcionalidades **Inserir** e **Manter** solicitação de acesso para todo usuário do tipo **prestador de serviços**, vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.
A funcionalidade **Manter Solicitação de Acesso** permite que os novos usuários autorizados sejam criados no banco de dados, e que só sejam liberados no sistema quando esses novos usuários estiverem com o //Login// e a //Senha// individuais para acesso (o //Login// e a //Senha// do banco de dados são idênticos ao //Login// e //Senha// do usuário do sistema).
=== Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso: ===
- Verificar se o funcionário informado como responsável da autorização tem permissão para esse tipo de operação;
- Verificar se o usuário informado para revalidar senha de acesso tem permissão para esse tipo de operação;
- Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA), para os quais só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais;
- Solicitar um novo cadastramento de senha, quando o tipo do usuário informado na solicitação de acesso for diferente do tipo existente para o usuário da solicitação de acesso que está sendo atualizada. (Ex. alterar o tipo de estagiário para prestador de serviço).
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====== Preenchimento dos Campos - Filtro ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|Atualizar|Este checkbox é para controle do fluxo de **Manter Solicitação de Acesso**. Quando selecionado e existir apenas um registro a ser atualizado, o sistema direciona para a tela de **Atualizar Solicitação de Acesso**. Caso contrário, o sistema exibe uma lista para seleção do(s) registro(s) a ser(em) atualizado(s).|
|**Solicitante:**| |
|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário solicitante do acesso, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Período de Solicitação|Informe a data de solicitação, no formato dd/mm/aaaa, correspondente a data de inicio e fim do período de solicitação de acesso, ou selecione a data desejada clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.|
|**Responsável pela Autorização:**| |
|Matrícula do Funcionário|O sistema já exibe a matrícula do funcionário responsável pela autorização, podendo ser alterada pelo usuário. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Caso deseje alterar a matrícula exibida pelo sistema, informe a nova matrícula, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado campo e o novo nome será exibido ao lado da matrícula. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Dados do Funcionário:**| |
|Empresa|Selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, a empresa a qual o solicitante está vinculado.|
|Matrícula do Funcionário|Caso não seja prestador de serviço, informe a matrícula do funcionário, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário prestador de serviço. Caso a matrícula do funcionário seja informado este campo não deverá ser preenchido.|
|Unidade de Lotação|Informe a unidade administrativa a qual o usuário solicitante estará lotado, ou selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe a unidade de lotação correspondente a código selecionado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Situação Solicitação de Acesso|Campo obrigatório - Escolha uma das situações exibidas a serem filtradas.|
|Abrangência do Acesso|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Gerência Regional|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Unidade Negócio|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Localidade|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Login|Informe o //Login// que deverá ser informado no acesso.|
|Data de Nascimento|Informe a data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, para selecionar a data desejada.|
|Tipo de Usuário|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Número do CPF|Informe o número do CPF válido.|
|Situação do Usuário|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Nível|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
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====== Preenchimento dos Campos Atualizar ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Funcionário Solicitante:**| |
|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**| |
|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Notificar Responsável por E-mail|Caso a opção informada seja //Sim//, o sistema encaminha um e-mail automático para o autorizador, caso seja //Não//, o e-mail não é encaminhado.|
|**Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido:**| |
|Matrícula/CPF|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos**| |
|Matrícula/CPF|Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Dados do Usuário**| |
|Tipo de usuário|Campo obrigatório - Deve ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema. Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = //Sim//, e o tipo de usuário seja **Prestador de Serviço**, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado. Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem é dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.|
|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e fica disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for //Prestador de Serviço//. Quando o usuário for **funcionário**, o campo é exibido, mas não permite alteração.|
|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário quando o **Tipo de Usuário** for prestador de serviço. Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo fica indisponível.|
|Número do CPF|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.|
|Data de Nascimento|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.|
|Unidade de Lotação|Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Este campo pode ser modificado pelo usuário.|
|Login|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja //Prestador de Serviço// deve ser preenchido com o **CPF do solicitante de acesso**. Caso seja funcionário, deve ser preenchido com a matrícula.|
|E-mail|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com um e-mail válido. Este campo pode ser modificado pelo usuário.|
|Período de Cadastramento|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com as datas de **inicio** e **fim** do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). Opcionalmente pode ser escolhida a data clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo. Este campo pode ser modificado pelo usuário.|
|Competência para Retificação|Este campo deve ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.|
|**Acesso do Usuário:**| |
|Abrangência do Acesso|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Gerência Regional|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **GERÊNCIA REGIONAL** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Unidade de Negócio|Caso a //Abrangência de Acesso// selecionada seja **UNIDADE DE NEGÓCIO** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Localidade|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **LOCALIDADE** este campo é habilitado. Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Nível|Selecionar uma das opções de **Grupo de Acesso** ao qual o solicitante fica vinculado.|
|Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Permissões Especiais|Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiais que podem ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).|
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====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.|
|{{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.|
|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.|
|{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?100|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.|
|{{:ajuda:arrecadacao:remover_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) item(ns) selecionado(s) da base de dados.|
|{{:ajuda:arrecadacao:voltar_f_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.|
|{{:ajuda:arrecadacao:xb_voltar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.|
|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
|{{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.|
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===== Referências =====
**[[=postgres:seguranca:uc1093|Manter Solicitação de Acesso]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:seguranca:solicitacao_de_acesso|Solicitação de Acesso]]**
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Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN