[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Consultar Arquivo Texto das Ordens de Serviço de Visita ====== Esta funcionalidade tem como objetivo consultar os arquivos textos das ordens de serviço de visitas. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > [[:ajuda:Inspeção de Anormalidade]] > Consultar Arquivo Texto das Ordens de Serviço de Visita**. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:1408_consultar_arquivo_texto_os.jpg?nolink |}} Acima, informe, obrigatoriamente, o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a localidade desejada e tecle **Enter**. O nome da localidade será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Opcionalmente, são fornecidos outros campos para consulta (para detalhes sobre o preenchimento dos demais campos clique **[[=ajuda:consultar_arquivo_texto_das_ordens_de_servico_de_visita#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Para comandar a execução da consulta, clique no botão {{:ajuda:selecionar.png?nolink|}}. O sistema exibe a tela a seguir: {{ :ajuda:sem_consultar_atosv2.jpg?nolink |}} Caso queira consultar as informações das ordens de serviço de visitas geradas para cada arquivo texto, clique sobre o //link// **Nome do Agente Comercial**, e o sistema exibirá a tela em duas abas: * Anormalidade; * Fotos. {{ :ajuda:atend_-_os_inspanorm-consultarqtxtosvisitas-aba_anormalidade.png?nolink |}} {{ :ajuda:atend_-_os_inspanorm-consultarqtxtosvisitas-aba_fotos.png?nolink |}} Para atualizar, clique no checkbox apresentado e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:atualizaros.png?nolink|}}. Para alterar o **Agente Comercial**, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema e clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}. {{ :ajuda:atend_-_os_inspanorm-consultarqtxtosvisitas-alteraagentcomerc.png?nolink |}} Antes das atualizações, o sistema executa algumas **[[=ajuda:consultar_arquivo_texto_das_ordens_de_servico_de_visita#validacoes_do_sistema|validações]]**. Na funcionalidade **Consultar Arquivo Texto das Ordens de Serviço de Visita**, caso seja identificada a existência de movimento para atualização dos dados do cliente usuário do imóvel, deverá ser chamada uma nova funcionalidade para a execução da atualização destes dados. Com base no arquivo de retorno do dispositivo móvel, serão considerados apenas os dados listados a seguir, para atualização do cliente: * CPF ou CNPJ; * Nome do cliente; * RG (número, órgão expedidor e unidade federativa); * Fone (DDD, número e ramal). São aplicadas as regras a seguir quanto à atualização dos dados do cliente: * Se o __Nome__ e o __CPF/CNPJ__ foram alterados: * Pesquisar um cliente na base com CPF/CNPJ alterado: * Caso encontre um cliente com o CPF/CNPJ alterado com o mesmo nome alterado do cliente, então finaliza a relação do cliente anterior com o imóvel e cria uma nova relação entre o cliente encontrado e o imóvel. * Caso exista um cliente com o CPF/CNPJ alterado, mas não tenha o mesmo nome do nome do cliente alterado, então finaliza a relação do cliente anterior com o imóvel. O cliente que tem esse CPF/CNPJ alterado é atualizado para que não mais tenha esse CPF/CNPJ. Um novo cliente é inserido na base com o nome e CPF/CNPJ alterados. Uma nova relação é criada entre esse novo cliente e o imóvel. * Caso não exista cliente com o CPF/CNPJ alterado, então finaliza a relação do cliente anterior com o imóvel e cria uma nova relação entre o novo cliente e o imóvel. * Se só o __Nome__ foi alterado: * Finaliza a relação do cliente anterior com o imóvel e cria uma nova relação entre o novo cliente e o imóvel. * Se só o __CPF/CNPJ__ foi alterado: * Pesquisa um cliente na base com CPF/CNPJ alterado: * Caso encontre um cliente com o CPF/CNPJ alterado com o mesmo nome do cliente, então finaliza a relação do cliente anterior com o imóvel e cria uma nova relação entre o cliente encontrado e o imóvel. * Caso encontre um cliente com o CPF/CNPJ alterado, mas não tenha o mesmo nome do nome do cliente, então atualiza o campo CPF/CNPJ para nulo e atualiza o CPF/CNPJ do cliente para o valor alterado. * Caso não encontre um cliente com o CPF/CNPJ alterado, então atualiza o campo CPF/CNPJ do cliente para o valor alterado. No arquivo contendo o movimento para atualização dos dados do cliente, a partir do dispositivo móvel, serão marcados os que efetivamente tiveram a atualização realizada com sucesso, bem como são registradas qualquer ocorrência de erro, inconsistência, entre outras, que tenham impedido a referida atualização. As mesmas validações realizadas nas funcionalidades de **[[=ajuda:inserir_cliente|Inserir Cliente]]** e **[[=ajuda:manter_cliente|Manter Cliente]]** serão executadas nesta nova funcionalidade. A funcionalidade foi alterada para ser gerada uma situação especial de faturamento para o imóvel, quando forem atendidos os critérios a seguir: * A anormalidade encontrada estiver associada a uma identificação de situação especial de faturamento; * Ter havido ações de substituição / instalação de hidrômetro para o imóvel em período recente (nos últimos NN meses, conforme parâmetro cadastrado no sistema parâmetros); * Ter ocorrido pelo menos XX vezes a mesma anormalidade de hidrômetro para o imóvel em período recente (ocorrência de XX vezes nos últimos NN meses, conforme parâmetros cadastrados no sistema parâmetros). ==== Validações do Sistema ==== * Verificar existência da localidade: * Caso o código da localidade informada não exista na tabela LOCALIDADE com indicador de uso igual a ativo, o sistema exibe a mensagem: //Localidade inexistente//. * Verificar existência do setor comercial: * Caso o código do setor comercial informado não exista no sistema com indicador de uso igual a ativo, o sistema exibe a mensagem: //Setor Comercial inexistente//. * Caso o código do setor comercial informado não pertença à localidade informada, o sistema exibe a mensagem: //Setor Comercial não pertence à localidade informada <>//. * Verificar existência da quadra: * Caso o código da quadra informada não exista na tabela QUADRA com indicador de uso igual a ativo, o sistema exibe a mensagem: //Quadra inexistente//. * Caso o código da quadra informado não pertença ao setor comercial informado, o sistema exibe a mensagem: //Quadra não pertence ao setor comercial informado <>//. * Verificar atributos iniciais e finais: * Caso seja informado o atributo inicial e não seja informado o atributo final, o sistema exibe a mensagem: //Informe <> final//. * Caso seja informado o atributo final e não seja informado o atributo inicial, o sistema exibe a mensagem: //Informe <> inicial//; * Caso o conteúdo do atributo final seja menor (inferior, anterior) ao conteúdo do atributo inicial, o sistema exibe a mensagem: //<> Final é menor que o <> Inicial//. * Nenhum registro encontrado: * Caso a seleção não encontre nenhum registro com os filtros selecionados, o sistema exibe a mensagem: //Nenhum Arquivo Texto para o Roteiro Empresa foi encontrado para a solicitação informada//. * Verificar situação das ordens de serviço: * Caso alguma das ordens de serviço associadas não esteja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Existem ordens de serviço não encerradas associada ao arquivo texto, confirma a mudança de situação do arquivo para finalizado? Sim ou Não// . Caso //Sim//, continuar o processamento. * Verificar situação do arquivo: * Caso algum dos arquivos selecionados esteja na situação //Disponível// e não exista //Agente Comercial Informado// e o usuário solicita //Liberar Arquivo//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado sem agente comercial informado//. * Caso algum dos arquivos selecionados esteja na situação //Disponível// e o usuário solicita a //Não Liberação do Arquivo//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado na situação de disponível//. * Caso algum dos arquivos selecionados esteja na situação //Disponível// e o usuário solicita a //Colocar Arquivo em Campo//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado na situação de disponível, não pode ser colocado em campo//. * Caso algum dos arquivos selecionados esteja na situação //Disponível// e o usuário solicita a //Não Liberação do Arquivo//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado na situação de disponível//. * Caso algum dos arquivos selecionados esteja na situação //Liberado// e o usuário solicita a //Colocar Arquivo em Campo//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado na situação de liberado, não pode ser colocado em campo. Usar a funcionalidade de transmissão do Arquivo//. * Caso o arquivo esteja na situação //Liberado// e o usuário solicita a //Liberar Arquivo//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado já liberado//. * Caso o arquivo esteja na situação //Finalizado// e o usuário solicita a //Finalizar Arquivo//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado já Finalizado//. * Caso o arquivo esteja na situação //Finalizado// e o usuário solicita a //Não Liberar Arquivo//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado já Finalizado//. * Caso o arquivo esteja na situação //Em Campo// e o usuário solicita a //Colocar Arquivo Em Campo//, o sistema exibe a mensagem: //Arquivo selecionado já em campo//. * Caso o arquivo esteja na situação //Em Campo// e o usuário solicita a //Liberar Arquivo//, o sistema exibe a mensagem: //Arquivo selecionado já em campo e não pode ser liberado//. * Caso o arquivo esteja na situação //Em Campo// e o usuário solicita a //Não Liberar Arquivo//, o sistema exibe a mensagem: //Arquivo selecionado em campo e não pode ser não liberado//. * Caso o arquivo esteja na situação //Em Campo// e o usuário solicita //Informa Agente Comercial//, o sistema exibe a mensagem: //Arquivo selecionado em campo, não é permitido alterar Agente Comercial//. * Caso o arquivo esteja na situação //Finalizado// e o usuário solicita //Informa Agente Comercial//, o sistema exibe a mensagem: //Existe arquivo selecionado já Finalizado//. \\ ====== Tela de Sucesso ====== {{ :ajuda:atend_-_os_inspanorm-consultarqtxtosvisitas-tela_sucesso.png?nolink |}} \\ ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Localidade|Campo obrigatório - Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada, tecle Enter, e o nome da localidade será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Setor Comercial Inicial|Informe o código do setor comercial, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_setor_comercial|Pesquisar Setor Comercial]]**, para selecionar o setor desejado, o nome do setor será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Setor Comercial Final|Informe o código do setor comercial, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_setor_comercial|Pesquisar Setor Comercial]]**, para selecionar o setor desejado, o nome do setor será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Quadra Inicial|Informe a quadra inicial.| |Quadra Final|Informe a quadra final.| |Agente Comercial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Situação Arquivo Texto|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**: Caso já exista um arquivo texto para o comando, a localidade, o intervalo do setor comercial //maior// ou //igual// ao setor comercial inicial informado, e o intervalo da quadra //menor// ou //igual// à quadra final informada; e se no intervalo informado existe alguma ocorrência nos campos seelcionados, o sistema exibe mensagem de crítica.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:selecionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema executa a seleção com base dos parâmetros informados para consulta.| |{{:ajuda:liberar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema libera o arquivo.| |{{:ajuda:naoliberar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema não libera o arquivo.| |{{:ajuda:emcampo.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema disponibiliza o arquivo para o campo.| |{{:ajuda:finalizar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema finaliza o arquivo.| |{{:ajuda:informaragentecom.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite atualizar o agente comercial.| |{{:ajuda:setaadireitaavancar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte.| |{{:ajuda:atualizaros.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processamento de atualização de OS.| |{{:ajuda:relatorios:2botao_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela de popup.| |{{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processamento de atualização.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1220|Gerar Arquivo Texto para as Ordens de Serviço de Visita]]** **[[=ajuda:mobile|Mobilidade]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** \\ \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN