[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Consultar Ordens de Serviços do Arquivo Texto ====== Esta funcionalidade tem como objetivo consultar as ordens de serviços do arquivo texto. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > [[:ajuda:Inspeção de Anormalidade]] > Consultar Ordens de Serviço do Arquivo Texto**. O sistema exibe as informações do arquivo texto: * Tipo da Ordem de Serviço - É recebido um parâmetro informando qual tipo de ordem de serviço será gerado no arquivo. Os tipos possíveis são: * OS DE INSPEÇÃO DE ANORMALIDADE; * OS DE CORREÇÃO DE ANORMALIDADE; * OS DE COBRANÇA. * Descrição do comando de Inspeção; * Código e Descrição da Localidade; * Código do Setor Comercial Inicial; * Código do Setor Comercial Final; * Código da Quadra Inicial; * Código da Quadra Final; * Agente Comercial. Caso o tipo da ordem de serviço seja **OS DE CORREÇÃO DE ANORMALIDADE**: * Ordem de Serviço - O sistema disponibiliza um LINK no caso de a ordem de serviço estar pendente, já tendo retorno disponível. Caso o usuário selecione o LINK disponível (Consultar/Atualizar Dados da Ordem de Serviço de Execução): * Matrícula. Caso o usuário selecione o HINT disponível na matrícula do imóvel (Informações do Imóvel): * Situação: * Pendente; * Encerrada. * Data/Hora Recebimento * Conferida: * Sim; * Não; Caso o tipo da ordem de serviço seja **OS DE INSPEÇÃO DE ANORMALIDADE**: * O sistema exibe a lista das ordens de serviço associadas ao arquivo texto: * Ordem de Serviço. * O sistema disponibilizar um LINK no caso de a ordem de serviço estar pendente, já tendo retorno disponível; * Matrícula (IMOV_ID da tabela ORDEM_SERVICO com ORSE_ID = ORSE_ID). Caso o usuário selecione o HINT disponível na matrícula do imóvel (Informações do Imóvel): * Situação: * Pendente; * Encerrada; * Data/Hora Recebimento. * Conferida: * Sim; * Não. O usuário poderá selecionar uma ou mais ordens de serviço: * Caso todas as ordens de serviço estejam **Pendentes**, o sistema disponibiliza o botão de **Atualizar Ordem de Serviço**. Consultar/Atualizar Dados da Ordem de Serviço - O sistema exibe os campos: * Matrícula; * Anormalidade Registrada; * Anormalidade Encontrada; * Tipo de Pavimento de Calçada; * Tipo de Pavimento de Rua; * Ações para Correção da Anormalidade - Caso existam ações retornadas: * O sistema exibe todas as ações para correção das anormalidades encontradas Caso exista situação especial de faturamento informado na anormalidade encontrada, e tenha havido ações de substituição/instalação de hidrômetro em período recente, ou ocorrido repetições consecutivas da anormalidade após a instalação/substituição do hidrômetro, o sistema inclui a situação especial de faturamento: * Atualiza na tabela as bases de dados de IMÓVEL, com o identificação do tipo de situação especial de faturamento encontrado na anormalidade de hidrômetro; * Inclui os dados nas bases de FATURAMENTO. Caso contrário, o usuário gera as ordens de serviço informadas em campo. Caso o usuário selecione uma, mais de uma, ou todas as ações descritas, o sistema gera as ordens de serviços para cada uma das opções assinaladas. Em todos os casos, o sistema encerra a ordem de serviço da visita em campo (Com motivo de encerramento **Conclusão de Serviço**). Caso o usuário deseje consultar as fotos enviadas de campo para a ordem de serviço de visita de campo, o sistema disponibiliza uma aba com as fotos recepcionadas. Informações do Imóvel: * Inscrição; * Endereço Abreviado; * Categoria Principal; * Quantidade de Economias; * Grupo de Faturamento; * Situação da Ligação de Água; * Consumo Médio; * Situação da Ligação de Esgoto; * Consumo Fixo de Esgoto; * Última Alteração. Atualizar Ordens de Serviço: * O sistema considera que todas as ações informadas no retorno da visita estarão selecionadas. Consulta/Atualiza Dados da Ordem de Serviço de Execução - os dados abaixo será visíveis para o usuário: * Ordem de Serviço; * Matrícula; * Motivo de Encerramento; * Data e Hora Execução; * Caso a ordem de serviço seja do tipo SUPRESSAO: * Motivo da Supressão; * Tipo de Supressão; * Leitura da Supressão; * Numero Selo Supressão; * Caso a ordem de serviço seja do tipo REMOCAO DE HIDROMETRO: * Tipo de Medição; * Local de Instalação; * Proteção; * Cavalete; * Caso a ordem de serviço seja do tipo SUBSTITUICAO DE HIDROMETRO: * Numero da Leitura; * Situação do Hidrômetro; * Local de Armazenagem; * Tipo de Hidrômetro; * Numero do Hidrômetro Novo; * Data de Instalação; * Tipo de Medição; * Local de Instalação; * Proteção; * Troca de Proteção; * Troca de Registro; * Leitura de Instalação; * Número do Selo; * Cavalete. * Caso o usuário deseje consultar as fotos enviadas de campo para a ordem de serviço de visita de campo, o sistema disponibiliza uma aba com as fotos recepcionadas: * Ordem de serviço de visita; * Ordem de serviço de correção. Em todos os casos, o sistema encerra a ordem de serviço da visita em campo (Com os dados de encerramento de acordo com que foi informado em campo). Obtem Consumo Água: * O sistema obtém o consumo médio de água, passando o imóvel, mês/ano referência, indicador de água, e o consumo fixo cadastrado no sistema parâmetro; * Caso o consumo médio de água seja maior que o consumo fixo cadastrado, será considerado o consumo médio de água, caso contrário, prevalece o consumo fixo. Verifica ordem de serviço pendente selecionada: * Caso o usuário não selecione pelo menos uma ordem de serviço pendente, o sistema exibe a mensagem: //Selecione alguma ordem de serviço pendente//. Verifica ordem de serviço selecionada: * Caso o usuário não selecione pelo menos uma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Selecione pelo menos uma ordem de serviço//. \\ \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN