[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Efetuar Restabelecimento Ligação Água com Instalação de Hidrômetro ======
Esta funcionalidade tem como objetivo registrar os remanejamentos do cadastro de hidrômetros com base em uma ordem de serviço (OS) para imóveis suprimidos. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação de Água]] > Efetuar Restabelecimento Ligação Água Instalação Hidrômetro**.
Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_de_hidrometro|AQUI]]**.
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:brocolis_hidrometro.jpg?nolink |}}
Caso o procedimento tenha sido chamado pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, o número da OS é exibido, não sendo permitida sua alteração. A funcionalidade permite ainda que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: **Alterar Dados da Cobrança de Serviços**.
Dito isso, informe acima o número da ordem de serviço e demais campos obrigatórios (sinalizados ao lado por um asterisco vermelho) e clique no botão {{:ajuda:efetuar.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique **[[=ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Feito isso, o sistema executa algumas validações:
* Validar ordem de serviço:
* Caso não exista a ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço inexistente//.
* Caso o serviço associado à ordem de serviço não corresponda a //Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro//, o sistema exibe a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro//.
* Caso a ordem de serviço tenha sido informada via **Menu** e a situação da ordem de serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está //.
* Caso a RD associada à ordem de serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: //O RD associado a ordem de serviço informada não tem imóvel associado//.
* Caso a ordem de serviço tenha sido informada via **Menu** e a situação da ordem de serviço esteja encerrada sem ser por execução e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada//.
* Verificar situação do imóvel:
* Caso a situação do imóvel não seja ativo, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel associado a ordem de serviço não está ativo//.
* Verificar a Situação de Água:
* Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de SUPRIMIDO, SUP. PARC. PEDIDO, o sistema exibe a mensagem: //Situação da Ligação de Água do Imóvel <> está inválida para efetuar a Restabelecimento de Água com instalação de hidrômetro, a situação de Água deve ser Suprimido ou Suprimido Parcial//.
* Verificar existência de dados:
* Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> inexistente// e cancela a operação.
* Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <> sem dados para seleção// e cancela a operação.
* Verificar sucesso da transação:
* Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Restabelecimento da Ligação de Água para o imóvel efetuado com sucesso//.
* Atualização realizada por outro usuário:
* Caso o usuário tente atualizar um imóvel ou uma ligação de água que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
* Verificar existência do tipo de débito:
* Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
* Validar motivo da não cobrança:
* Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Motivo da não cobrança não deve ser selecionado//.
* Validar percentual de cobrança:
* Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de //100%// e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%//.
* Validar quantidade de parcelas:
* Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a //.
* Verificar situação do hidrômetro:
* Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro Inexistente//.
* Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro com situação <> não pode ser instalado//.
* Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel//.
* Verificar a existência de hidrômetro na ligação de água:
* Caso já exista hidrômetro instalado na ligação de água, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel já tem hidrômetro instalado no imóvel para o tipo de medição LIGAÇÃO DE ÁGUA//.
* Verifica situação do tombamento:
* Caso o tombamento informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: //Tombamento do Hidrômetro Inexistente//.
* Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro com situação <> não pode ser instalado//.
* Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel//.
\\
===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Restabelecimento Ligação Água com Instalação de Hidrômetro =====
{{ :ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_de_hidrometro.jpg?nolink |}}
Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
\\
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Ordem de Serviço|Campo obrigatório. Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, ao lado do campo em exibição. O nome do serviço será exibido ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ **Regra associada**: caso exista tipo de débito associado ao tipo de serviço da ordem de serviço, o sistema gera o débito da ordem de serviço. Caso não exista a ordem, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o serviço associado à ordem não corresponda a //Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro//, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem tenha sido informada via **Menu** e sua situação não esteja encerrada por execução, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a RD associada à ordem não tenha um imóvel informado, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem tenha sido informada via **Menu** e sua situação esteja encerrada sem ser por execução, e o tipo de encerramento da ordem esteja com o indicador diferente de //execução//, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|Matrícula do Imóvel|A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.|
|Cliente Usuário|O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.|
|CPF ou CNPJ|O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.|
|Situação da Ligação de Água|A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.|
|Situação da Ligação de Esgoto|A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.|
|Data do Restabelecimento|Campo obrigatório. A data do restabelecimento é recebida da data de execução da Ordem de Serviço. Não é permitida alteração.|
|Matrícula Funcionário|Informe o número da matrícula do funcionário responsável pelo restabelecimento ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_funcionario|Pesquisar Funcionário]]**, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Número do Hidrômetro / Tombamento do Hidrômetro|Campo obrigatório. Caso seja //Micromedidor//, deverá ser informado o número do hidrômetro, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} ao lado campo. Caso seja //Macromedidor//, informe o número do tombamento do hidrômetro, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Data da Instalação|Campo obrigatório. Esta data é a de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.|
|Local de Instalação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Proteção|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Leitura Instalação|Informe a leitura registrada no hidrômetro na instalação. Campo numérico. |
|Número do Selo|Informe o número do selo. Campo alfanumérico.|
|Número do Lacre|Campo obrigatório. Informe o número do lacre. Campo alfanumérico.|
|Cavalete|Campo obrigatório. Selecione a opção COM que indica o hidrômetro instalado em cavalete, caso contrário, informe SEM.|
|Telemedido|Campo obrigatório, visualizado conforme parametrização - Informe a opção //Sim// para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção //Não//. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.|
|**Quadro Dados da Geração do Débito**:| |
|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.|
|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.|
|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
\\
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo.|
|{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.|
|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos de restabelecimento de ligação de água com instalação de hidrômetro.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna a tela principal.|
|{{:ajuda:efetuar.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, comanda o processo para efetivação do restablecimento de ligação de água com instalação de hidrômetro.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1893|Efetuar Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0368|Atualizar Instalação do Hidrômetro]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:h#hidrometro|Hidrômetro]]**
**[[=ajuda:m#macromedidor|Macromedidor]]**
**[[=ajuda:m#micromedidor|Micromedidor]]**
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
~~ODT~~