[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Informar Retorno Ordem de Serviço de Fiscalização ======
Esta funcionalidade tem como objetivo informar o retorno da ordem de serviço de fiscalização, com ocorrência de corte na ligação de água. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > [[:ajuda:Fiscalização]] > Informar Retorno Ordem de Serviço de Fiscalização**.
Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:x_informar_retorno_of.jpg?nolink |}}
Acima, temos a tela onde é possível informar o retorno da ordem de serviço de fiscalização. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_retorno_ordem_de_servico_de_fiscalizacao#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Durante o preenchimento dos campos, o sistema efetua algumas **[[=ajuda:informar_retorno_ordem_de_servico_de_fiscalizacao#validacoes_do_sistema|validações]]**.
Foi atribuído o valor DEFAULT da opção **Não**, para alteração da situação da ligação de água para //Ligado//, quando o imóvel estiver com a situação atual de água como //Cortado// ou //Suprimido//.
No retorno da fiscalização de imóveis cortados e suprimidos, quando for detectada a situação de //ligado à revelia// ou //clandestino//, o imóvel só deverá mudar a situação da ligação de água para //ligado//, caso não tenha débitos além da última fatura emitida para o imóvel. Caso tenha, o sistema ativará um indicador na ordem de serviço de fiscalização informada no retorno e não alterará a situação da ligação de água.
Os Dados referentes à Ligação de Esgoto deverão ser disponibilizados para digitação somente se a opção de Documento Entregue estiver marcada com //Notificação de Esgoto//, e situação da ligação igual a LIGADO.
Após a validação dos dados, será modificada a situação de ligação de esgoto do imóvel para LIGADO, e serão gerados os dados referentes à Ligação de Esgoto, como data da ligação, ou notificação, e dados obrigatórios referente a esgoto.
Caso a ligação seja informada DISPONÍVEL deverá ser criada uma situação especial de faturamento para não cobrar nos próximos 30 dias corridos e, caso a ligação seja informada EFETIVADO, deverá cobrar a ligação de esgoto de imediato.
Caso a opção de Documento Entregue esteja marcada com //Notificação de Esgoto// deverá obrigatoriamente informar os dados de encerramento da Ordem de Serviço.
Realizado ajuste na funcionalidade //Informar Retorno Ordem de Fiscalização//, para permitir ao usuário armazenar as fotos retiradas durante a fiscalização no imóvel, relativa a Ordem de Fiscalização.
Quando ocorrer a informação no sistema GSAN de cometimento das infrações previstas nos incisos, do Art. 77 do Regulamento Geral do Fornecimento de Água e Coleta de Esgoto, Decreto 18.251 de 21 de dezembro de 1994 e suas alterações, poderá haver, caso esteja parametrizado, a suspensão automática do contrato de demanda:
* Retirada ou avarias no hidrômetro;
* Falta de pagamento da fatura mensal ou de parcelas advindas da composição de débito;
* Colocação de bombas ou outros dispositivos que succione água diretamente na rede de distribuição;
* Fornecimento regular de água a terceiros;
* Intervenção no hidrômetro ou no ramal predial visando fraudar a medição do efetivo consumo;
* Violação dos lacres do hidrômetro ou da interrupção do fornecimento.
As funcionalidades de informação destas infrações que são as de //Informar Retorno da Ordem de Fiscalização// e //Informar Ocorrência/Anormalidade do Imóvel//, foram alteradas, para nestes casos, colocar o contrato de demanda residencial na situação suspenso.
Criados parâmetros nas tabelas de Situação Encontrada na Fiscalização, Ocorrências de Imóvel e Anormalidades de Imóvel para indicar se haverá suspensão do contrato de demanda.
\\
==== Validações do Sistema ====
* Validar Ordem de Serviço:
* Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//.
* Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a um serviço de fiscalização de infração, o sistema exibe a mensagem: //O serviço associado a esta ordem de serviço não corresponde a fiscalização de infração//.
* Caso a Ordem de Serviço esteja na situação de encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está <>//.
* Validar Autorização:
* Caso a opção de geração de débito informado for //não// e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Usuário não autorizado a não inclusão de débitos//.
* Verificar Valor do Débito:
* Caso o valor do débito calculado não seja maior que zero, o sistema não deve gerar o débito a cobrar.
* Verificar sucesso da transação:
* Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem: conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem //Ordem de Serviço <> atualizada com sucesso//.
* Verificar se existe leitura para data informada:
* Caso não exista data de leitura para o imóvel com a data de mês/ano de faturamento informada, o sistema considera a data anterior como data atual e considera como data anterior, o ano mês de faturamento - 2.
* Validar data de emissão:
* Caso a data de emissão esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: //Data de Emissão inválida//.
* Caso a situação do auto seja //Auto em Prazo de Recurso// e a data de emissão seja menor que a data corrente menos os dias de prazo para o recurso, o sistema exibe a mensagem: //Data de Emissão deve ser maior ou igual a //.
* Caso a situação do auto seja //Auto com Prazo de Recurso Vencido// e a data de emissão seja maior ou igual que a data corrente menos os dias de prazo para o recurso, o sistema exibe a mensagem: //Data de Emissão deve ser menor que //.
* Caso a situação do auto seja //Auto com Recurso em Análise/Julgamento// ou //Auto com Recurso Julgado Procedente// ou //Auto com Recurso Julgado Improcedente// ou //Auto Cancelado//, e a data de emissão seja maior que a data corrente, o sistema exibe a mensagem: //Data de Emissão deve ser menor ou igual à data corrente - //.
* Validar data de início do recurso:
* Caso o indicador da data de início do recurso associado à situação do auto seja //Obrigatório// e a data de início do recurso não seja informada, o sistema exibe a mensagem: //Informe Data de Início do Recurso//.
* Caso a data de início do recurso esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: //Data de Início do Recurso inválida//.
* Caso a data de início do recurso seja menor que a data de emissão do auto ou a data de início do recurso seja maior que a data de emissão do auto mais os dias de prazo para o recurso, o sistema exibe a mensagem: //Data de Início do Recurso deve ser maior ou igual a , e menor ou igual a //.
* Validar data de término do recurso:
* Caso o indicador da data de término do recurso associado à situação do auto seja //Obrigatório// e a data de término do recurso não seja informada, o sistema exibe a mensagem: //Informe Data de Término do Recurso//.
* Caso a data de término do recurso esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: //Data de Término do Recurso inválida//.
* Caso a data de término do recurso seja menor que a data de início do recurso, o sistema exibe a mensagem: //Data de Término do Recurso deve ser maior ou igual à Data de Início do Recurso - //.
* Verificar opção de geração do débito:
* Caso a situação selecionada para o auto de infração possua indicador de geração de débito ativo:
* Caso nenhuma das situações da fiscalização selecionadas tenha indicação de gerar débito a cobrar, o sistema exibe a mensagem: //A situação selecionada para o auto de infração está incompatível com a opção de geração do débito informada//.
* Verificar Quantidade de Parcelas:
* Caso a quantidade de parcelas não seja maior ou igual a 1 (um) e menor ou igual ao número máximo de parcelas para autos de infração, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de parcelas deve ser maior ou igual a 1 e menor ou igual a <>//.
* Verificar imóvel sem data de corte informada:
* Caso o imóvel não possua data de corte informada, considera o número ao máximo de meses para cálculo de consumo de autos de infração informado no sistema parâmetro.
* Verificar situação já existente na lista:
* Caso a Situação da Fiscalização já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Esta Situação da Fiscalização já foi selecionada//.
* Verificar seleção de situação:
* Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel fiscalizado, o sistema exibe a mensagem: //Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel//.
* Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel fiscalizado, o sistema exibe a mensagem: //Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel//.
* Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização com indicação de alterar a data da ligação do imóvel fiscalizado, o sistema exibe a mensagem: //Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação de alterar a data da ligação do imóvel//.
* Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização com indicação de validar a capacidade do hidrômetro do imóvel fiscalizado, o sistema exibe a mensagem: //Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação de validar a capacidade do hidrômetro do imóvel//.
* Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização com indicação do controle dos autos de infração, o sistema exibe a mensagem: //Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação do controle dos autos de infração//.
* Caso o usuário selecione uma situação de fiscalização com indicação de notificação de esgoto; e
* Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível selecionar situação de fiscalização, só é possível selecionar uma situação de fiscalização com indicação de notificação de esgoto//.
* Verificar remoção de situação:
* Caso o usuário desmarque uma situação de fiscalização anteriormente selecionada para a ordem de serviço, e
* Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel fiscalizado:
* Caso a atualização da situação da ligação de água do imóvel já tenha sido realizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível desmarcar essa situação porque a situação da ligação de água do imóvel <> já foi alterada//.
* Caso contrário:
* Caso não exista seleção de situação de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel fiscalizado, retira da tela a exibição do campo //Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto//.
* Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel fiscalizado:
* Caso a atualização da situação da ligação de esgoto do imóvel já tenha sido realizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível desmarcar essa situação porque a situação da ligação de esgoto do imóvel <> já foi alterada//.
* Caso contrário:
* Caso não exista seleção de situação de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel fiscalizado, retirar da tela a exibição do campo //Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto//.
* Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação do controle dos autos de infração:
* Caso já existam dados do auto de infração,o sistema exibe a mensagem: //Não é possível desmarcar essa situação porque os dados do auto de infração já foram informados//.
* Retira da tela a exibição dos campos referentes ao auto de infração.
* Habilita as opções do campo //Documento Entregue//.
* Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação da obrigatoriedade de informar a opção de medição, retira da tela a exibição do campo //Tipo de Medição//.
* Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação de gerar débito a cobrar, e
* Caso já tenha sido gerado o débito para a situação desmarcada:
* Exibe a mensagem //Não é possível desmarcar essa situação porque já houve a geração do débito a cobrar para essa situação//.
* Caso contrário, ou seja, não existe débito a cobrar gerado para a situação desmarcada:
* Caso nenhuma das situações da fiscalização selecionadas tenha a indicação de geração de débito a cobrar:
* Retira da tela a exibição do campo //Gerar Débito a Cobrar//.
* Caso contrário, ou seja, alguma das situações da fiscalização selecionadas tem a indicação de geração de débito a cobrar):
* Caso já tenha sido gerado o débito para essas situações:
* Retira da tela a exibição do campo //Gerar Débito a Cobrar//.
* Verificar mais de um tipo de motivo de encerramento da ordem de serviço:
* Caso existam situações diferentes informadas nas situações de fiscalização encontradas, o sistema solicita ao usuário qual a situação que deverá ser usada no encerramento da ordem de serviço de fiscalização.
* Verificar consumo médio:
* Caso o consumo médio do imóvel seja maior que o valor parametrizado para não inclusão do débito, o sistema não inclui os débitos automaticamente.
* Verificar existência de dados:
* Caso não exista a tabela na base de dados, exibe a mensagem //Tabela <> inexistente// e cancelar a operação.
* Caso a tabela esteja sem dados, exibe a mensagem //Tabela <> sem dados para seleção// e cancelar a operação.
* Validar Percentual de Coleta:
* Caso o usuário informe o valor do percentual de coleta maior que 100%, o sistema exibe a mensagem: //Percentual de Coleta deve ser no máximo 100,00%//.
* Verificar existência da ligação de esgoto:
* Caso já exista ligação de esgoto para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de esgoto existente.
====== Tela de Sucesso ======
{{ :ajuda:atend_-_os_-_informarretornofiscalizacao_-_telasucesso.png?nolink |}}
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Ordem de Serviço|Campo obrigatório. Informe o número da ordem de serviço, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, para selecionar a O.S desejada. A descrição será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Matrícula do Imóvel|O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados. \\ **Regra associada**: o sistema obtém o consumo médio como //não medido// para o imóvel, passando sua matrícula e o ano/mês de referência do faturamento.|
|Cliente Usuário|O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados.|
|CPF ou CNPJ|O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados.|
|Situação da Ligação de Água|O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados.|
|Situação da Ligação de Esgoto|O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados.|
|Ocorrência|O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados.|
|Situação Encontrada|Selecione uma ou mais entre as opções disponibilizadas pelo sistema. A cada situação escolhida, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. Para //Remover// uma opção adicionada, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}. \\ **Regra associada**: o sistema não efetua o retorno da ordem de fiscalização caso a situação da ligação de água do imóvel seja //incompatível// com a situação encontrada no retorno. O sistema calcula os valores de água e esgoto de acordo com os indicadores de verificação da situação encontrada.|
|Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto|Informe uma das opções //Sim// ou //Não//. **Regra associada**: este campo somente é habilitado para preenchimento caso a situação da fiscalização informada implique alteração da situação da ligação de água/esgoto do imóvel, com possibilidade de informar mais de uma situação de fiscalização para a mesma ordem de serviço, e possibilidade de alteração dos dados de retorno enquanto a ordem de serviço esteja em aberto (não encerrada). Caso a atualização da situação da ligação de esgoto do imóvel ainda não tenha sido realizada, este campo é exibido com a opção //Sim// selecionada, permitindo alteração. Caso não exista seleção de situação de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de água ou esgoto do imóvel fiscalizado, este campo não é exibido.|
|Tipo de Medição|Informe uma das opções //Ligação de água// ou //Poço//. **Regra associada**: campo exibido dependendo da situação da ordem de serviço. Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação da obrigatoriedade de informar a opção de medição, por exemplo, o campo não é exibido.|
|Documento Entregue|Campo obrigatório. Selecione uma das opções, correspondente ao documento entregue:\\ //Sol. Comparecimento//, ou\\ //Auto de Infração//, ou\\ //Nenhum//, ou\\ //Notificação de Esgoto//,\\ O checkbox de //Notificação de Esgoto// somente será disponibilizado quando a //Situação Encontrada// estiver relacionada a esgoto. **Regra associada**: opções disponíveis dependendo de a ordem de serviço já ter situação de fiscalização informada.|
|Encerrar O.S|Campo obrigatório. Selecione uma das opções:\\ //Sim// - quando se tratar de enceramento da O.S., os campos //Motivo Encerramento// e //Parecer Encerramento// serão desbloqueados; ou\\ //Não// - quando não se tratar de encerramento da O.S., os campos //Motivo Encerramento// e //Parecer Encerramento// serão bloqueados.|
|Motivo Encerramento|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao motivo de encerramento da O.S.|
|Parecer Encerramento|Este campo é livre para informar o parecer sobre o encerramento da O.S.|
|CADASTRAMENTO DAS FOTOS:|O sistema permite incluir vários arquivos de fotos, informando os dados sobre:\\ O tipo da foto,\\ O arquivo contendo a foto, e\\ As informações complementares.\\ Em seguida, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}.|
|Tipo da Foto|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Arquivo|Selecione o arquivo de foto a ser anexado ao sistema.\\ **Regra associada**: caso a resolução da imagem tenha parâmetros (altura, largura) superiores ao informado no sistema parâmetro, o sistema faz o redimensionamento da resolução da imagem conforme parâmetros definidos. Caso o arquivo tenha formato diferente do permitido (.doc, .jpg ou .pdf) o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
|Observação|Campo livre para complementar as informações com até 200 caracteres.|
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a informações na base de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo da tela em exibição.|
|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar uma ou mais //Situação Encontrada//, referente ao Retorno da Fiscalização.|
|{{:ajuda:selecionararquivo.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo de foto para adicionar a funcionalidade.|
|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite limpar o conteúdo da tela em exibição.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela o procedimento e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização das informações nas bases de dados.|
|{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite Remover o item das bases de dados, referente a //Situação Encontrada//.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0488|Informar Retorno Ordem de Fiscalização]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:informar_retorno_de_ordem_de_servico_de_fiscalizacao|Informar Retorno de Ordem de Serviço de Fiscalização]]**
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Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
~~ODT~~