[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Inserir Registro de Atendimento - Aba Local Ocorrência ======
Esta opção do sistema permite a inserção de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho **[[:ajuda:pagina_inicial|Gsan]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Inserir Registro de Atendimento**.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida nas demais abas:
- **[[inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais]]**
- **[[Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante]]**
- **[[Inserir Registro de Atendimento - Aba Anexo]]**
O sistema visualiza a tela na aba **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Dados Gerais]]**. Aqui, veremos os campos de inserção referentes à aba **Local Ocorrência**.
**Atenção**: para a **CAGEPA**, caso o //tipo de solicitação// e a //especificação// selecionadas na aba **[[inserir_registro_de_atendimento|Dados Gerais]]** tenham um tipo de serviço de geração automática com o parâmetro de **Manutenção de Rede** atualizado como //SIM// na **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**, a tela é exibida com um botão a mais, o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}, conforme exemplo **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_local_ocorrencia#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_local_de_ocorrencia_cagepa|AQUI]]**.
{{ :ajuda:7775_lo_ccr.jpg?nolink |}}
As telas do tipo **Aba** têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada.
Foram realizados os seguintes ajustes no **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**, aba **Local Ocorrência** (para informações sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_local_ocorrencia#preenchimento_dos_campos|aqui]]**).
Caso o **Incluir Coordenadas do PROGIS no RA**, associada ao tipo de especificação, estiver com a opção **SIM**, será obrigatório adicionar as coordenadas através do PROGIS (preencher os campos **Coordenada Norte** e **Coordenada Leste**). Caso o usuário tente passar para a próxima aba, sem ter adicionado as coordenadas, será apresentada a seguinte mensagem de crítica: **Informe as Coordenadas para o Endereço da Ocorrência**.
A alteração que inclui o atributo **Incluir Coordenadas do ProGIS no RA** para a localidade é combinada com o novo tipo de especificação do registro de atendimento, ou seja, o usuário terá que, obrigatoriamente, adicionar as coordenadas através do PROGIS (preencher os atributos **Coordenada Norte** e **Coordenada Leste**), quando os dois atributos (da localidade e do tipo de especificação), estiverem com o valor **SIM**.
Ao clicar em {{:ajuda:enriquez_ccr.jpg?nolink|}}, o sistema visualiza a tela de //popup// a seguir:
{{ :ajuda:revy_b_ccr.jpg?nolink |}}
Acima, é possível selecionar as contas do imóvel, para colocá-las em revisão. Nesse sentido, antes de selecionar as contas, é preciso identificar o imóvel vinculado ao registro de atendimento, através do campo **Imóvel**. Nele, informe a matrícula do imóvel e tecle **Enter**, ou clique no botão **Pesquisar** {{:ajuda:ampulheta_manter_comando_negativacao_tela_filtro.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_imovel|pesquisa de imóveis no cadastro]]**.
As informações referentes à repavimentação são incluídas na funcionalidade de **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]** e na funcionalidade de gerar ordem de serviço. Essas informações serão obrigatórias para os serviços de recomposição de pavimento.
Na funcionalidade de encerrar ordem de serviço, quando o serviço for de recomposição de pavimento, as informações de recomposição não serão sugeridas, e sim as do retorno da execução do serviço.
Serão solicitados os dados abaixo para recomposição do pavimento de rua:
- Tipo de Pavimento da Rua
- Metragem em M2
- Unidade Repavimentadora - o sistema exibe a lista com as unidades repavimentadoras, a qual correspondente ao bairro do local de ocorrência que foi informado para o registro de atendimento, que deverá está selecionada na lista como sugestão, mas o usuário poderá selecionar uma outra da lista apresentada.
Quando for selecionada uma especificação na **Aba Dados Gerais**, onde o tipo de serviço seja **Recomposição de Pavimento**, na **Aba Local de ocorrência** serão obrigatórias as informações de recomposição.
Por solicitação da Compesa, a funcionalidade foi alterada para permitir que o RA de Devolução possa colocar contas em aberto, selecionadas pelo usuário, em revisão.
Em **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]** e **Atualizar Registro de Atendimento** foram alteradas para atender aos três casos de Especificação, para o Tipo de Solicitação **Devolução**:
- Dev. de Valores Pag. em Duplic;
- Devolução por Pagamento A Maior; e
- Devolução Pagamento Não Conforme.
Após a seleção do imóvel, o sistema exibe as contas em aberto para a seleção do usuário com os seguintes dados:
- Mês/Ano;
- Vencimento;
- Situação;
- Acres. Impont.;
- Valor.
Criado de um novo motivo de revisão **Solicitação de Devolução**, a ser colocado nas contas selecionadas para revisão no momento da inclusão/atualização do RA. As contas ficam associadas ao RA.
Foi alterada a funcionalidade **Devolução de Valores**, para exibir a lista das contas em aberto que estiverem em revisão, com esse motivo e associadas ao RA. Após a devolução efetuada ou caso o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** seja encerrado sem a devolução, essas contas serão retiradas de revisão, no **Encerrar Registro de Atendimento**.
\\
====== Preenchimento dos campos ======
Na aba **Local de Ocorrência**, você deve informar os dados do local de ocorrência do atendimento. Existem duas formas para informar o **Local de Ocorrência**:
- (a) Identificar o Local de Ocorrência;
- (b) Descrever o Local de Ocorrência.
Você deve escolher uma delas para informar o **Local da Ocorrência**. Dependendo da **Especificação** informada na aba **Dados Gerais**, o sistema irá exigir que você utilize uma das formas de identificação do **Local da Ocorrência**.
O sistema fará um conjunto de validações sobre os campos da aba, antes de **Concluir**, ou de passar para a próxima aba:
* O sistema verificará se já existem **Registros de Atendimento**, com a mesma **Especificação**, **abertos** para o **Local de Ocorrência** informado.
* A **Especificação** não deve ser relativa à **Falta de Água**.
* Caso exista, o sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará o botão{{:ajuda:adicionarsolicitantera.png?nolink|}} para que você adicione um novo solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que está pendentes para o **Local de Ocorrência**.
* **[[:ajuda:adicionar_novo_solicitante_ao_registro_de_atendimento|Clique aqui para ver a ajuda para adicionar um novo solicitante ao Registro de Atendimento]]**.
* Após adicionar um novo solicitante, o sistema irá reiniciar a funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.
* O sistema verificará se já existem **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, com a mesma **Especificação**, **encerrados** numa quantidade de dias pré-definida nos parâmetros do sistema, para o **Local de Ocorrência** informado.
* A **Especificação** não deve ser relativa à **Falta de Água**.
* Caso exista, o sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você **[[:ajuda:Consultar os Registros de Atendimento Encerrados]]** para o **Local de Ocorrência**.
* Caso você esteja abrindo um **Registro de Atendimento** de **Falta de Água**, então o sistema verificará a programação de abastecimento e manutenção para a Área de Bairro informada.
* O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará um botão para você **[[:ajuda:Consultar Programação de Abastecimento e Manutenção]]**, na Data do Atendimento e para a Área do Bairro informada.
* Caso você esteja abrindo um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de **Falta de Água Generalizada**, então o sistema verificará se já existe **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de **Falta de Água Generalizada**, em **aberto**, para a Área de Bairro informada.
* O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará o botão{{:ajuda:adicionarsolicitante.jpg?nolink|}} para você adicionar um novo solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de Falta de Água generalizada.
* Caso você opte por adicionar um novo solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de **Falta de Água Generalizada**, então o sistema disponibilizará uma tela para você informar os dados do novo solicitante.
* **[[:ajuda:adicionar_novo_solicitante_ao_registro_de_atendimento|Clique aqui para ver a ajuda para adicionar um novo solicitante ao Registro de Atendimento]]**.
* Após informar os dados no novo solicitante, o sistema reiniciará a funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.
* Caso contrário, o sistema reiniciará a funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.
* Caso você esteja abrindo um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de **Falta de Água no Imóvel**, então o sistema verificará:
* Se já existe **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de **Falta de Água** **generalizada**, em **aberto**, para a **Área de Bairro** informada.
* O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará o botão {{:ajuda:adicionarsolicitante.jpg?nolink|}} para você adicionar um novo solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de **Falta de Água** generalizada.
* Caso você opte por adicionar um novo solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de **Falta de Água** generalizada, então o sistema disponibilizará uma tela para você informar os dados do novo solicitante.
* **[[:ajuda:adicionar_novo_solicitante_ao_registro_de_atendimento|Clique aqui para ver a ajuda para adicionar um novo solicitante ao Registro de Atendimento]]**.
* Após informar os dados no novo solicitante, o sistema reiniciará a funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.
* Caso contrário, o sistema reiniciará a funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.
* Se já existe **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de Falta de Água no imóvel, em aberto, para a Área de Bairro informada.
* O sistema apresentará uma mensagem de crítica correspondente; e disponibilizará duas opções para você
* O botão {{:ajuda:consultarras.jpg?nolink|}} para você **[[:ajuda:Consultar os Registros de Atendimento de Falta de Água no Imóvel]]**, abertos para Área de Bairro
* O botão {{:ajuda:abrirradefaltaaguageral.jpg?nolink|}} para você abrir um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de Falta de Água generalizada.
* Neste caso, o sistema reiniciará a funcionalidade **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**, com os campos do Tipo da Solicitação e da Especificação pré-determinados.
Veja, abaixo, as instruções para o preenchimento dos campos desta aba.
==== Matrícula do Imóvel ====
Informe a matrícula de um imóvel e tecle **Enter**, ou clique no botão **Pesquisar** {{:ajuda:ampulheta_manter_comando_negativacao_tela_filtro.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_imovel|pesquisa de imóveis no cadastro]]**.
**Regra associada**:
- Caso a //especificação// informada na aba **Dados Gerais** exija a matrícula do imóvel, o campo se torna de preenchimento obrigatório. Uma vez informada, o //município// e o //bairro// não podem ser alterados, ficando associados à //localidade// do imóvel informado.
- No campo **Endereço da Ocorrência**, o botão para adicionar o endereço da ocorrência é habilitado, caso a matrícula não seja informada.
- Os campos **Localidade**, **Setor Comercial**, **Quadra** e **Divisão de Esgoto** são habilitados para preenchimento caso a matrícula não seja informada, bem como os campos **Pavimento da Rua**, **Pavimento da Calçada** e **Descrição do Local da Ocorrência**.
- Caso exista registro de atendimento pendente para o imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Atenção! Existe Registro de Atendimento pendente para o imóvel «Matrícula do Imóvel»//, disponibilizando a opção de **Consultar os Registros de Atendimento Pendentes para o Imóvel**.
- Caso o imóvel possua ordem de serviço na situação //pendente//, cujo serviço impeça a abertura de **RA** com a especificação informada, o sistema exibe a seguinte mensagen: //Não é possível abrir RA do tipo «» para o Imóvel «Matrícula do imóvel» pois existem as seguintes ordens na situação PENDENTE: «» Para prosseguir com a abertura do RA, encerre primeiramente as ordens de serviço em aberto//.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:
- Inscrição do Imóvel;
- Endereço da Ocorrência;
- Município, caso o Tipo de Solicitação seja relativo à Falta de Água;
- Bairro, caso o Tipo de Solicitação seja relativo à Falta de Água;
- Localidade;
- Setor Comercial;
- Quadra;
- Divisão de Esgoto;
- Pavimento de Rua;
- Pavimento da Calçada;
- Descrição do Local da Ocorrência;
- Pavimento Rua;
- Unidade Repavimentadora;
- Aba Solicitante:
- Código e Nome do Cliente;
- Endereço do Solicitante;
- Fones do Solicitante.
\\
Este campo será obrigatório, caso a //Especificação do Tipo de Solicitação// exija a Matrícula do Imóvel. Caso contrário, será opcional.
- Caso a Matrícula do Imóvel seja obrigatória e o endereço do imóvel seja descritivo; então o sistema:
- Atualizará a Descrição do Local da Ocorrência com o Endereço Descritivo do Imóvel;
- Desabilitará os Dados da Identificação do Local da Ocorrência;
- Habilitará o campo Descrição do Local da Ocorrência
- Exibirá uma mensagem de advertência informando que o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** ficará bloqueado até que seja informado um logradouro para o imóvel
Caso exista **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** pendente para o imóvel com a mesma Especificação do Tipo de solicitação informada na aba Dados Gerais; então o sistema exibirá uma mensagem informando esta ocorrência.
Você poderá consultar os **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** pendentes, clicando no botão {{:ajuda:raspendentes.jpg?nolink|}}. Você poderá, também, consultar os débitos associados ao imóvel, clicando no botão{{:ajuda:consultardebitos.jpg?nolink|}}
Por solicitação da **Caerd**, o sistema passará a verificar a existência de OS com serviço impeditivo para Especificação do RA.
Caso o imóvel possua ordem de serviço, na situação **pendente**, cujo serviço impeça a abertura de RA com a especificação informada, o sistema exibe as seguintes mensagens:
**Não é possível abrir RA com a ESPECIFICAÇÃO INFORMADA para o Imóvel EM QUESTÃO pois existem as seguintes OS na situação pendente: N
Para prosseguir com a abertura do RA, encerre primeiramente as OS em aberto.”**
Caso o atributo Incluir Coordenadas do ProGIS no RA, associada à Localidade, estiver marcada como **SIM**, o usuário terá que, obrigatoriamente, adicionar as coordenadas, através do ProGIS (preencher os atributos Coordenada Norte e Coordenada Leste).
Caso o usuário tente passar para a próxima aba sem adicionar as coordenadas, o sistema apresenta a seguinte mensagem de crítica: Informe as Coordenadas para o Endereço da Ocorrência.
Caso a Especificação do Tipo de Solicitação exija uma situação específica para o imóvel; então o sistema fará a verificação, e, caso exista divergência, apresentará a mensagem de erro correspondente.
Veja na tabela abaixo, o comportamento dos demais campos, em função da Matrícula do Imóvel.
{{ :ajuda:tabela999.jpg?nolink |}}
A consulta da conta poderá ser feita através do campo **Conta**, clicando em {{:ajuda:pesquisa.gif|}}. Em caso de retificação será exibido o botão {{:ajuda:pesquisarconta.png?nolink|}} que exibirá a seguinte tela:
{{ :ajuda:peaqctasimovel.png?nolink |}}
Após o preenchimento dos campos de pesquisa acima, caso haja necessidade de modificar a opção escolhida, clique no botão {{:ajuda:relfinanceiro:b_x_limpar.jpg?nolink|}}. Para continuar, clique no botão {{:ajuda:botaopesquisar.jpg?nolink|}}. Feito isso, o sistema exibirá a tela contendo as contas possíveis de serem retificadas, permitindo a seleção de múltiplas contas de uma só vez, conforme tela abaixo:
{{ :ajuda:pesqcontaimovpararetif.png?nolink |}}
Clicando no botão {{:ajuda:voltarpesquisa.png?nolink|}} o sistema retorna a tela pesquisa conta do imóvel, ou selecione no checkbox uma ou mais contas a serem retificadas e, em seguida click no botão {{:ajuda:selecionarcontas.png?nolink|}}.
Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão Limpar Campo {{:ajuda?borracha.gif?nolink|}}.
\\
==== Endereço da Ocorrência ====
Este campo será obrigatório, caso o botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} esteja habilitado e o campo **Área do Bairro** desabilitado. Ao clicar no botão, o sistema visualiza a tela para **[[=ajuda:informar_endereco|Informar Endereço]]**.
**Regra associada** para **Inserir**, **Atualizar** e **Remover** o endereço, caso o campo esteja habilitado:
- Para **inserir** um endereço clique no botão{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} , que será aberta a tela **[[:ajuda:Informar Endereço]]**, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, ...).
- Após informar os dados do endereço, clique no botão {{:ajuda:hinserir.jpg?nolink|}} para voltar à aba **Local da Ocorrência** com o endereço informado.
- Caso deseje fechar a tela **[[:ajuda:Informar Endereço]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.
- Para **atualizar** as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, ...).
- Após a atualização do endereço, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}} para voltar à aba **Local da Ocorrência** com as informações atualizadas.
- Caso deseje fechar a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão **Fechar**.
- Para **remover** um endereço, clique no botão Remover {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
- Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
- Clique no botão **Cancelar** para desistir da remoção, ou no botão **OK** para confirmar a remoção do endereço.
- Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba Local da Ocorrência sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
- Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba **Local da Ocorrência**, efetuando a remoção do endereço na tabela.
- Caso a matrícula do imóvel seja //obrigatória//, o endereço da ocorrência será o do imóvel e não pode ser alterado. Caso o endereço do imóvel não seja descritivo, o endereço da ocorrência será o do imóvel e pode ser alterado.
- Caso informe a **Descrição do Local da Ocorrência**, o sistema exibe a mensagem: // O Registro de Atendimento ficará bloqueado até que seja informado o endereço da ocorrência//.
\\
==== Ponto de Referência ====
Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização da ocorrência.
\\
==== Coordenada Norte ====
Este campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM X para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Nos casos em que a coordenada UTM X é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS. Este campo permite a digitação de até 12 (doze) caracteres.
**Regra associada**: esse campo só deve ser preenchido caso tenha havido integração com o sistema de geoprocessamento, atribuindo o valor da Coordenada Norte passada para o **GSAN**.
\\
==== Coordenada Leste ====
Este campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM Y para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Os casos em que a coordenada UTM Y é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS. Este campo permite a digitação de até 12 (doze) caracteres.
**Regra associada**: esse campo só deve ser preenchido caso tenha havido integração com o sistema de geoprocessamento, atribuindo o valor da Coordenada Leste passada para o **GSAN**.
\\
==== Município ====
Informe o código de um município e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:pesquisa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_municipio|pesquisa de Municípios]]** no cadastro. Após a informação do código do município, ou da seleção de um município na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Município no campo correspondente.
**Regra associada**: caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. Ele fica desabilitado nos casos em que o município esteja associado à localidade, ou se o tipo de solicitação do serviço não é relativo à falta de água.
\\
==== Bairro ====
Informe o código de um Bairro e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:pesquisa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa de Bairros no cadastro. Após a informação do código do Bairro, ou da seleção do Bairro na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Bairro no campo correspondente.
Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo.
**Regra associada** para informar o **Bairro**, é obrigatório que o campo do **Município** já tenha sido informado anteriormente. Para limpar o campo, clique no botão{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. O campo **Bairro** fica desabilitado caso o tipo de solicitação do serviço não corresponda à falta de água.
\\
==== Área do Bairro ====
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a Área do Bairro da ocorrência do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.
**Regra associada**: para selecionar a Área do Bairro é obrigatório que os campos de **Município** e **Bairro** já tenham sido informados anteriormente. Caso o campo **Área do Bairro** esteja desabilitada, é obrigatório informar o **Endereço da Ocorrência**. Informada a área, o sistema verifica a programação de abastecimento e/ou de manutenção prevista para a área do bairro. Caso esteja abrindo um registro de atendimento de falta de água generalizada, o sistema informa já haver registro de atendimento aberto e oferece de opção de //adicionar// um novo solicitante ao registro de atendimento de falta de água generalizada. Caso escolha adicionar, informe os dados do solicitante; caso contrário, o sistema reinicia a funcionalidade **Inserir Registro de Atendimento**.
O sistema exibe ainda os registros de atendimento de falta de água no imóvel da área do bairro. Nesse cenário, as opções disponíveis são: abrir um registro de atendimento de falta de água generalizada ou consultar um registro de atendimento.
\\
==== Localidade ====
Informe o código de uma localidade, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:pesquisa.gif?nolink|}} , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_localidade|pesquisa das localidades]]** cadastradas.
Após a informação do código de uma localidade, ou da seleção de uma localidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome da localidade no campo correspondente.
**Regra associada**: caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Caso a **Especificação** não esteja associada a uma **Unidade Organizacional** e, caso o **Tipo de Solicitação** não seja relativo à **Área de Esgoto**, a **Unidade de Destino** é definida a partir da **Localidade** informada. Mas caso a **Unidade Destino** definida esteja vinculada a uma unidade centralizadora, então a **Unidade Destino** é definida a partir da unidade centralizadora.
Para limpar o campo, clique no botão{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. Ao limpar o campo Localidade, os campos Setor Comercial e Quadra, também, serão limpos.
\\
==== Setor Comercial ====
Informe o código do setor comercial, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:pesquisa.gif?nolink|}} , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_setor_comercial|pesquisa dos setores]]** comerciais cadastrados para a localidade informada.
**Regra associada**: o setor comercial só deve ser informado, após a localidade já ter sido informada. Após a informação do código de um setor comercial, ou da seleção de um setor comercial na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do setor comercial no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. Ao limpar o campo Setor Comercial, o campo Quadra, também, será limpo.
Caso tenha informado o setor comercial sem a quadra e o setor comercial não pertença à divisão de esgoto informada, o sistema exibe a mensagem: //Divisão de Esgoto informada não abrange o Setor Comercial informado// e retorna para a tela principal. Caso tenha informado a localidade sem o setor comercial e a localidade não pertença à divisão de esgoto informada, o sistema exibe a mensagem: //Divisão de Esgoto informada não abrange a Localidade informada// e retorna para a tela principal.
\\
==== Quadra ====
Informe com até três dígitos o código da quadra onde está localizada a ocorrência.
**Regra associada**:
- Caso o **Tipo de Solicitação** seja relativo à **Área de Esgoto**, e a Quadra esteja preenchida, o sistema obtém a //Divisão de Esgoto// e desabilita o campo.
- Caso a matrícula do imóvel seja informada, o campo também é desabilitado.
\\
==== Divisão de Esgoto ====
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a **Divisão de Esgoto** responsável pela ocorrência.
**Regra associada**:
- Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.
- O sistema verifica se a **Divisão de Esgoto** informada está compatível com a //Localidade//, o //Setor Comercial// e a //Quadra//.
- Caso a **Especificação** não esteja associada a uma **Unidade Organizacional** e, caso o **Tipo de Solicitação** seja relativo à **Área de Esgoto**; a **Unidade de Destino** é definida a partir da **Divisão de Esgoto** informada.
- Caso a **Unidade Destino** definida esteja vinculada a uma unidade centralizadora, a **Unidade Destino** é definida a partir da unidade centralizadora.
- Quando o tipo de solicitação de serviço é relativo à área de esgoto, o campo também é habilitado.
\\
==== Unidade Destino ====
Informe o código de uma Unidade Organizacional, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:pesquisa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|pesquisa das Unidades Organizacionais]]** cadastradas.
**Regra associada**:
- Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.
- Este campo pode ser atualizado após a informação de outros campos da tela (Especificação, Localidade, ou Divisão de Esgoto), mas você poderá modificá-lo, se desejar.
- O sistema irá verificar se a Unidade de Destino informada pode, ou não, receber [[:ajuda:Registro Atendimento]]. Caso não possa, o sistema apresenta uma mensagem de erro correspondente. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}.
\\
==== Parecer ====
Informe um parecer para a Unidade de Destino do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Este campo é obrigatório, caso a **Unidade de Destino** seja informada. Caso contrário, será opcional.
\\
==== Local da Ocorrência ====
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o local da ocorrência. Este campo é opcional. Você pode selecionar entre as seguintes opções: //Rua//, //Calçada//, //Jardim//, entre outras.
**Regra associada**:
- Quando o tipo de solicitação de serviço é relativo à área de esgoto, o campo é habilitado.
- Quando a matrícula do imóvel é informada, o campo é desabilitado.
- Caso exista registro de atendimento em aberto para o local da ocorrência com a mesma especificação e que não seja relativo à falta de água, o sistema exibe a mensagem: //Existe Registro de Atendimento de «» em aberto para este endereço «Endereço da Ocorrência»//. Nesse cenário, o sistema disponibiliza a opção de **Consultar os registros de atendimento pendentes** para o local da ocorrência.
\\
==== Pavimento da Rua ====
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimentação da rua onde está localizada a ocorrência.
**Regra associada**: este campo será obrigatório, caso a //Especificação// informada na aba **Dados Gerais** exiba a informação do Pavimento da Rua, ou o campo **Local de Ocorrência** esteja selecionado com a opção **RUA**. Caso contrário, será opcional.
\\
==== Pavimento da Calçada ====
Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimentação da calçada onde está localizada a ocorrência.
**Regra associada**: este campo será obrigatório, caso a //Especificação// informada na aba **Dados Gerais** exija a informação do Pavimento da Calçada, ou o campo **Local de Ocorrência** esteja selecionado com a opção **CALÇADA**. Caso contrário será opcional.
\\
==== Descrição do Local da Ocorrência ====
Caso esteja habilitado, informe a descrição do local a ocorrência. Entretanto, o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** ficará bloqueado, até que seja informado o **Endereço da Ocorrência**.
**Regra associada**:
- Caso a //Descrição do Local da Ocorrência// seja informada, os campos da **Identificação do Local da Ocorrência** ficarão com conteúdo nulo e desabilitados.
- Foi alterada a descrição do botão de AcquaGIS para ProGIS:
- Caso o atributo //Incluir Coordenadas do ProGIS no RA//, associado à Localidade, esteja marcado com a opção **SIM**, o usuário terá que, obrigatoriamente, adicionar as coordenadas através do ProGIS (preencher os atributos Coordenada Norte e Coordenada Leste).
- Caso o usuário tente passar para a próxima aba sem ter adicionado as coordenadas, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Informe as Coordenadas para o Endereço da Ocorrência//.
\\
==== Motivo Atendimento Incompleto ====
Selecione o motivo do atendimento incompleto, caso tenha ocorrido algum problema durante atendimento.
\\
===== Inserir Registro de Atendimento - Aba Local de Ocorrência CAGEPA =====
Para a **CAGEPA**, a tela de **Inserir Registro de Atendimento** é visualizada com um botão novo na **Aba Local de Ocorrência**:
{{ :ajuda:0nserir_lo.jpg?nolink |}}
Esse botão é o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o tipo de serviço //associado// ao tipo de especificação do registro de atendimento tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Rede de Água** e **Instalação de Registro**), a funcionalidade exibe o botão {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}} para receber os dados de manutenção da rede.
Clicando nele, é possível informar se haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando **SIM**, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Caso não tenha condições de informar os dados, pode deixar em branco. Caso seja possível informá-los, clique em {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}. Feito isso, o sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //webservice//, incluindo / atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**.
{{ :ajuda:6ytororro.jpg?nolink |}}
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==== Botões ====
O funcionamento dos botões da aba Local Ocorrência é o mesmo descrito **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#funcionalidade_dos_botoes|aqui]]**.
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]**
==== Termos Principais ====
**[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento]]**
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Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
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