[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Manter Retorno da OS Referida ======
O objetivo desta funcionalidade é alterar, manter ou excluir o tipo de retorno da ordem de serviço referida. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter Retorno da OS Referida**.
Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:
===== Observação =====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:1408_filtrar_tipo_retorno_os_referida.jpg?nolink |}}
Acima, caso o checkbox do campo **Atualizar** esteja marcado e só exista um registro de retorno que atenda aos parâmetros informados, o sistema exibe a tela **Atualizar Retorno da OS Referida**. Caso o checkbox esteja desmarcado, é exibida a tela **Manter Retorno da OS Referida**, onde será possível escolher qual registro deve ser atualizado, clicando no link do campo **Código**.
Dito isso, informe na tela de filtro acima os campos que julgar necessários e clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}.
Com base nos parâmetros informados, é exibida a tela com os registros que atenderam ao filtro:
{{ :ajuda:1408_manter_tipo_retorno_os_referida.jpg?nolink |}}
Para excluir um ou mais itens, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s) ou, para marcar todos os itens, clique no //link// **Todos**. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}. Para atualizar um item, clique sobre o //link// correspondente no campo **Tipo de Retorno**. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
{{ :ajuda:y_1408_atualizar_tipo_retorno_os_referida.jpg?nolink |}}
Acima, faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}. Para orientações sobre o preenchimento dos campos, clique **[[=ajuda:manter_retorno_da_os_referida#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
O sistema efetua algumas validações:
* Verificar existência de dados:
* Caso não exista a tabela na base de dados, é exibida a mensagem: //Tabela <> inexistente// e cancelada a operação.
* Caso a tabela esteja sem dados, é exibida a mensagem: //Tabela <> sem dados para seleção// e cancelada a operação.
* Solicitar o Indicador de Troca de Serviço, Situação e Motivo de Encerramento:
* Caso a referência do tipo serviço escolhido possua o indicador de existência da referência preenchido com //Não//, estas informações ficam desabilitadas para preenchimento.
* Validar atendimento do motivo de encerramento:
* Caso o indicador de deferimento esteja preenchido com //Não//, o indicador de execução do motivo de encerramento informado fica igual a //Não//; caso contrário, é exibida a mensagem: //Motivo de encerramento do atendimento incompatível com o indicador de deferimento informado//.
* Verificar preenchimento dos campos:
* Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de retorno da ordem de serviço referida, é exibida a mensagem: //Informe <>//.
* Validar indicador de deferimento:
* Apenas uma das descrições dos tipos de retorno da ordem referida, por referência do tipo de serviço cujo identificador de uso esteja ATIVO, pode ter este indicador com o valor UM; o restante possue o valor igual a DOIS; caso contrário, é exibida a mensagem: //Existe mais de um indicador de deferimento com situação de deferido para a mesma referência do tipo de serviço informado//.
* Validar indicador do deferimento x indicador de troca de serviço:
* Caso o indicador de deferimento esteja marcado como deferido, o indicador da troca de serviço deve estar marcado com //Não//; caso contrário, é exibida a mensagem: //Indicador de troca de serviço incompatível com o indicador do deferimento informado//.
* Verificar sucesso da operação:
* Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem //Tipo de Retorno da OS Referida de código <> inserido com sucesso//.
* Atualização realizada por outro usuário:
* Caso o usuário esteja tentando atualizar uma equipe que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem: //Essa equipe foi atualizada por outro usuário. Realize uma nova atualização//.
* Verificar sucesso da transação:
* Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //<> efetuada com sucesso//.
====== Tela de Sucesso ======
{{ :ajuda:1408_ts_tipo_retorno_os_referida.jpg?nolink |}}
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Código do Tipo de Retorno|Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.|
|Descrição|Campo obrigatório - Informe por extenso a descrição do tipo de retorno da OS referida, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.|
|Abreviatura|Informe por extenso a descrição abreviada do tipo de retorno da OS referida, com no máximo 8 (oito) caracteres.|
|Referência do Tipo de Serviço|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, cujo indicador de uso esteja //Ativo//.|
|Indicador de Deferimento|Campo obrigatório - Informe apenas uma das descrições dos tipos de retorno da OS referida, por referência do tipo de serviço, cujo identificador de uso esteja ATIVO; caso contrário, será exibida a mensagem: //Existe mais de um indicador de deferimento com situação de deferido para a mesma referência do tipo de serviço informado//.|
|Indicador de Troca de Serviço|Campo obrigatório - Caso o indicador de deferimento esteja marcado como //Deferido//, o **Indicador da Troca de Serviço** deve ser marcado com //Não//; caso contrário, é exibida a mensagem: //Indicador de troca de serviço incompatível com o indicador do deferimento informado//.|
|Código da Situação|O código da situação indica o tipo de retorno que está sendo cadastrado, que pode ser: //Pendente// ou //Encerrada//.|
|Motivo de Encerramento do Atendimento|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, cujo indicador de uso esteja //Ativo//.|
|Indicador de Uso|O indicador //Ativos// indica que o tipo de retorno da ordem de serviço referida está disponível para uso, enquanto que o //Inativos// indica que não está em uso.|
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo do campo na tela.|
|{{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.|
|{{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove um ou mais itens marcados nos checkboxs.|
|{{:ajuda:voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.|
|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.|
|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados na base de dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0398|Manter Tipo de Retorno da OS Referida]]**
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0396|Inserir Tipo de Retorno da OS Referida]]**
**[[=postgres:geral:filtro:uc0397|Filtrar Tipo de Retorno da OS Referida]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
\\
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN