[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]] ====== Manter Usuário ====== Esta funcionalidade permite manter os dados de acesso (restrições e permissões) do usuário. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, através do caminho ** [[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[=ajuda:pesquisar_usuario|Usuário]] > Manter Usuário**. Feito isso, o sistema exibe a tela abaixo para que os dados do usuário sejam informados: \\ ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:seguranca:tela_filtrarr_usuario.jpg?nolink |}} \\ ==== Verificando a existência de dados ==== Depois de preenchidos os campos (veja a descrição e o preenchimento dos campos **[[=ajuda:seguranca:manter_usuario&#preenchimento_dos_campos_-_aba_dados_gerais|aqui]]** e **[[=ajuda:seguranca:manter_usuario#preenchimento_dos_campos_-_aba_acessos_do_usuario|aqui]]**), o sistema fará a validação dos dados informados. - Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> inexistente** e a operação será cancelada. - Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção** e a operação será cancelada. \\ ==== Verificando a existência da unidade ==== - Caso o código da unidade não exista no sistema, será exibida a mensagem **Unidade inexistente**. \\ ==== Verificando o nível da unidade de lotação ==== - Caso o usuário que estiver efetuando a atualização não esteja associado ao grupo de administradores: - Caso a unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização seja diferente da Unidade de Lotação informada: - Caso o nível da unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização seja maior ou igual ao nível da Unidade de Lotação informada, ou a unidade superior da Unidade de Lotação informada, no nível da unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização, seja diferente desta, exibir a mensagem **Usuário << login do usuário que estiver efetuando a atualização >> não tem permissão para atualizar o usuário << login do usuário que esteja sendo atualizado >>**. Nesse caso, nenhum procedimento será realizado. \\ ==== Verificando a existência do funcionário ==== - Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, será exibida a mensagem **Funcionário inexistente**. \\ ==== Validando a data ==== - Caso o indicador de **Rotina Batch** ou **Internet** estejam selecionados como **SIM**, nenhum procedimento será realizado. - Caso a data esteja inválida, será exibida a mensagem **Data inválida**. - Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 15 anos de idade, será exibida a mensagem **O usuário terá que possuir, no mínimo, 15 anos de idade**. - Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha entre 15 e 17 anos de idade, será exibida a mensagem **Confirma inclusão de usuário com idade inferior a 18 anos de idade?**; **SIM** - Continua com a inclusão do usuário; **NÃO** - nenhum procedimento será realizado. \\ ==== Verificando a data inicial ==== - Caso a data inicial seja posterior à data corrente, será exibida a mensagem **Data Inicial do Período é posterior a << Data Corrente >>**. \\ ==== Verificando a data final ==== - Caso a data final seja anterior à data inicial, será exibida a mensagem **Data Final do Período é anterior à Data Inicial do Período**. - Caso a data final seja anterior à data corrente, será exibida a mensagem **Data Final do Período é anterior a << Data Corrente >>**. \\ ==== Verificando a permissão para atualização ==== - Caso o usuário que estiver efetuando a atualização não esteja associado ao grupo de administradores: - Caso a unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização: - Caso o nível da unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização, ou a unidade superior da Unidade de Lotação do usuário a ser atualizado, no nível da unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização, seja diferente desta, será exibida a mensagem **Usuário << login do usuário que estiver efetuando a atualização >> não tem permissão para atualizar o usuário << login do usuário que esteja sendo atualizado >>**. \\ ==== Verificando existência do e-mail ==== - Caso o e-mail já exista no sistema, será exibida a mensagem: **O e-mail << E-mail >> já existe para outro usuário. Informe outro**. \\ ==== Verificando a validade do e-mail ==== - Caso o e-mail esteja fora do padrão de codificação, será exibida a mensagem: **E-mail inválido. Informe outro**. \\ ==== Verificando existência do elo ==== - Caso o código do elo não exista, será exibida a mensagem **Elo inexistente**. - Caso o código informado não seja um elo, será exibida a mensagem **Localidade informada não é um Elo**. \\ ==== Verificando existência da localidade ==== - Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem **Localidade inexistente**. \\ ==== Verificando eliminação de todas as operações ==== - Caso o usuário desmarque todos os acessos às operações da funcionalidade, o sistema retira o check list da Funcionalidade. \\ ==== Verificando preenchimento dos campos ==== - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à atualização do usuário, será exibida a mensagem **Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>**. \\ ==== Verificando se usuário possui vínculos no sistema ==== - Caso o usuário tenha selecionado um usuário que possua outros vínculos no sistema, exceto com as tabelas USUÁRIO GRUPO, USUÁRIO GRUPO RESTRIÇÃO, e USUÁRIO PERMISSÃO ESPECIAL, o sistema exibe a mensagem **Não é possível excluir o(s) usuário(s) selecionado(s) devido a vínculos com outras informações**. \\ ==== Verificando atualização realizada por outro usuário ==== - Caso o usuário esteja tentando atualizar/excluir um usuário e ele já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem **Esse usuário foi atualizado por outro usuário. Realize uma nova atualização**. \\ ==== Verificando sucesso da transação ==== - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem **<< descrição da função >> efetuada com sucesso**. \\ ==== Verificando situação do usuário ==== - Caso o usuário não esteja ATIVO, será exibida a mensagem **O usuário << login do usuário que esteja sendo atualizado >> está com situação correspondente a << xxxxxxxxx da tabela USUÁRIO SITUAÇÃO com xxxxxxx da tabela USUÁRIO >>. Não é possível efetuar a atualização**. \\ ==== Verificando seleção de apenas um usuário ==== - Caso selecione mais de um usuário, será exibida a mensagem **Só é possível selecionar um usuário para efetuar o controle de acessos**. \\ ==== Verificando grupos de acesso para o usuário ==== - Caso o usuário não esteja associado a nenhum grupo de acesso, será exibida a mensagem **Usuário não está associado a nenhum grupo de acesso. Não é possível efetuar o controle de acessos**. - Caso não existam acessos autorizados para os grupos associados ao usuário, será exibida a mensagem **Os grupos de acessos do Usuário não têm autorização para nenhuma funcionalidade. Não é possível efetuar o controle de acessos**. \\ ==== Verificando seleção de pelo menos um acesso ==== - Caso o usuário desmarque o acesso a todas as funcionalidades (todas as funcionalidades no Menu de Acesso sem o check list), será exibida a mensagem **É necessário permitir o acesso a pelo menos um das operações das funcionalidades**. \\ ==== Validando CPF ==== - Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, será exibida a mensagem **Dígito verificador do CPF não confere**. - Caso exista outro usuário cadastrado no sistema com o mesmo número do CPF, será exibida a mensagem **CPF já informado para usuário << xxxxxxxxxx >>**. - Caso o número do CPF estejam com todos os dígitos repetidos, será exibida a mensagem **Número do CPF inválido**. - Caso o indicador de Rotina **Batch** ou **Internet** estejam selecionados como **SIM**, nenhuma ação será executada. \\ ==== Verificando existência do usuário Batch ==== - Caso já exista um usuário indicado como **Usuário Batch**, será exibida a mensagem **O usuário << nome do usuário >> já está indicado como Rotina Batch**. \\ ==== Verificando existência do usuário internet ==== - Caso já exista um usuário indicado como **Usuário Internet**, será exibida a mensagem **O usuário << nome do usuário em >> já está indicado como Internet**. \\ ==== Verificando bloqueio funcionalidade ==== - Caso o indicador de bloquear funcionalidade do usuário seja sim, será exibida a mensagem **Não é possível manter o usuário por essa funcionalidade. Necessário a utilização da funcionalidade manter solicitação de acesso**. Em seguida, a operação é cancelada. Preenchidos os campos necessários da tela **Filtrar Usuário** clique no botão: {{:ajuda:seguranca:1filtrar.jpg?nolink|}}. Feito isso, o sistema acessa a tela de **Manter Usuário**: \\ {{ :ajuda:seguranca:tela_manter_usuario.jpg?nolink |}} Para atualizar os dados do usuário, clique no hiperlink do campo **Nome do Usuário**. Em seguida é visualizada a tela de **Atualizar Usuário** em duas abas: **Dados Gerais**, e **Acessos do Usuário**: \\ {{ :ajuda:seguranca:tela_atualizar_usuario_aba_acessos_usuario.jpg?nolink |}} {{ :ajuda:seguranca:tela_atualizar_usuario_aba_dados_gerais.jpg?nolink |}} Faça as modificações que julgar necessárias, de acordo com as orientações para preenchimento dos campos, e clique no botão {{:ajuda:seguranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}. Na tela **Manter Usuário** selecione um usuário, e clique no botão {{:ajuda:seguranca:botao_controlar_acesso.jpg?nolink|}}. Serão exibidas as telas de controle de acessos do usuário. Selecione a funcionalidade e clique no botão {{:ajuda:seguranca:botao_avancar.jpg?nolink|}}. O sistema visualiza a próxima tela: \\ {{ :ajuda:seguranca:tela_controlar_acesso_usuario.jpg?nolink |}} Selecione o módulo que deseja liberar para o usuário mantido e, em seguida, escolha a funcionalidade. Ao lado direito da tela aparecerá as operações da funcionalidade clicada. Marque uma ou mais operações da funcionalidade, a(s) qual(is) o usuário terá o acesso permitido e depois salve as alterações clicando no botão **Salvar**. Caso necessite, repita o processo para outras funcionalidades. Clique na aba **Acessos do Usuário**, para liberar as permissões especiais para cada usuário: \\ {{ :ajuda:seguranca:tramitar_ra.jpg?nolink |}} Agora, é possível definir permissões especiais para o usuário. No exemplo acima, permitir que ele gere/encerre ordem de serviço quando sua unidade for diferente da unidade do registro de atendimento (RA). Marque as opções que deseja e clique no botão {{:ajuda:seguranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}. O sistema atualiza os dados do usuário: \\ ====== Tela de Sucesso ====== {{ :ajuda:seguranca:tela_zucesso2.jpg?nolink |}} **Atenção:** caso o usuário possa ter alguns privilégios de sistema, marcar as permissões especiais. Permissão especial é uma ação, no sistema, que só determinados usuários poderão efetuar. Exemplo: em parcelamento, na primeira aba, é perguntado se é para considerar os débitos a cobrar. Caso o usuário, que está fazendo esse parcelamento tenha permissão para parcelar sem incluir débito a cobrar, marca //Sim// ou //Não// no parcelamento; caso o usuário não tenha permissão especial, esse campo vem desabilitado. Na tela **Manter Usuário**, caso queira gerar o relatório de **Usuários Cadastrados**, clique no ícone {{:ajuda:seguranca:impressa.jpg?nolink|}}, e será exibido o relatório conforme modelo abaixo: \\ {{ :ajuda:seguranca:relatorio.jpg?nolink |}} \\ ====== Preenchimento dos Campos - Aba Dados Gerais ====== ^Campo^Preenchimento dos Campos^ |**Tipo do Usuário**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao tipo de usuário.| |**Empresa**|Campo obrigatório. Selecione a empresa do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário, o campo empresa desabilita, selecionando a empresa principal.| |**Matricula do Funcionário**|Informe a matrícula do funcionário, ou clique no ícone {{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no ícone {{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Caso o campo tipo de usuário selecionado não seja do tipo funcionário, o campo matrícula do funcionário será desabilitado.| |**Nome do Usuário**|Campo obrigatório. Informe o nome do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário, o campo nome do usuário será desabilitado, informando o nome do funcionário.| |**Número do CPF**|Campo obrigatório. Informe o número do CPF válido.| |**Data de Nascimento**|Campo obrigatório. Informe a data de nascimento, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), ou clique no ícone {{:ajuda:seguranca:calendario.jpg?nolink|}}, link **[[=ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data]]**, para selecionar a data desejada.| |**Unidade Organizacional**|Campo obrigatório. Informe o código da unidade organizacional ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}}, link **Pesquisar Unidade Organizacional**, para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade organizacional será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |**Período de Cadastramento**|Campo obrigatório. Informe as datas inicial e final, referente ao período de cadastramento do usuário, ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.jpg?nolink|}}, link **[[=ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data]]**, para selecionar as datas desejadas. A data final do período de cadastramento será a data de expiração do sistema. A data de expiração do sistema será a atual **+** a quantidade de dias de expiração parametrizada pela empresa, caso a data atual **+** a quantidade de dias seja menor que a data final de cadastramento.| |**Login**|Campo obrigatório. Informe o login do usuário. Caso seja funcionário, a matrícula será preenchida pelo sistema, caso contrário, informe o CPF.| |**E-mail**|Campo obrigatório. Informe o e-mail do usuário.| |**Confirmação E-mail**|Campo obrigatório. Informe o mesmo e-mail informado no campo E-mail, para a confirmação.| |**Indicador de Usuário para Rotina Batch**|Campo obrigatório. Informe **Sim** para indicar usuário para rotina batch, caso contrário, marque a opção **Não**.| |**Indicador de Usuário para Internet**|Campo obrigatório. Informe **Sim** para indicar o usuário para rotina Internet, caso contrário, marque a opção **Não**.| \\ ====== Preenchimento dos Campos - Aba Acessos do Usuário ====== ^Campo^Preenchimento dos Campos^ |**Abrangência de Acesso**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à abrangência de acesso do usuário.| |**Gerência**|Selecione a gerência do usuário, caso a abrangência de acesso seja de gerência.| |**Unidade Negócio**|Selecione a unidade de negócio do usuário, caso a abrangência de acesso seja de unidade de negócio.| |**Localidade Pólo**|Informe o código do elo polo, ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}}, link **Pesquisar Elo Polo**, para selecionar o elo desejado, caso a abrangência de acesso seja de elo polo. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |**Localidade**|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}}, link **Pesquisar Localidade**, para pesquisar a localidade desejada, caso a abrangência de acesso seja de localidade. O nome da localidade será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |**Grupo**|Campo obrigatório. Para selecionar um grupo, clique sobre o item desejado, para selecionar mais de um grupo, mantenha a tecla **Ctrl** pressionada e clique sobre os demais itens desejados.| |**Situação**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| \\ ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:seguranca:calendario.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data desejada, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), link Pesquisar Data.| |{{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.| |{{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:seguranca:botao_avancar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite avançar para próxima aba, após preenchimento dos campos obrigatórios.| |{{:ajuda:seguranca:woltar_ceta.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior.| |{{:ajuda:seguranca:1filtrar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.| |{{:ajuda:seguranca:botao_desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.| |{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:seguranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema conclui a inserção dos dados nas bases de dados.| |{{:ajuda:seguranca:botao_limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.| |{{:ajuda:seguranca:bbotao_remover.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a remoção do item selecionado.| |{{:ajuda:seguranca:botao_controlar_acessos.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema exibe a tela com as funcionalidades para liberação do acesso.| |{{:ajuda:seguranca:botao_hint.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema exibe o //Hint// contendo as informações: Tipo, Abrangência, Nome, e Código.| |{{:ajuda:seguranca:bobotao_voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.| |{{:ajuda:seguranca:impressora.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório de Usuários Cadastrados.| ===== Referências ===== **[[=postgres:controle_acesso:uc0231|Manter Usuário]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:seguranca|Segurança]]** ===== Vídeos ===== **[[=treinamentos:livre:video-aulas:manter_usuario|Manter Usuário]]** \\ \\ \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN ~~ODT~~