[[ajuda:mobile|{{ :ajuda:gsan-mobile.png?nolink&150|}}]]
====== Guia Geral de Processos de Negócios - GSANAS ======
===== Introdução ao Guia Geral de Processos =====
Para que as implantações do //Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento// (**[[=ajuda:mobile:atucad|GSAN]]**) sejam cada vez mais eficientes e eficazes, é necessário que o conhecimento de todas as funcionalidades oferecidas pela ferramenta esteja disponível de uma maneira geral, em uma abordagem de processos de negócios.
A eficiência e a eficácia dos processos nas organizações têm como premissa o fácil acesso ao conhecimento dos seus requisitos, processos, subprocessos e configurações essenciais. Nesse contexto, este **Guia Geral de Processos** abordará as etapas de gestão do **GSANAS**. Partiremos de uma visão macro de modelagem de processos com vista ao alcance de resultados.
Estimamos que esses resultados alcançados sejam um conhecimento macro das normas e dos conhecimentos mediante os quais um processo é realizado no **[[=ajuda:pagina_inicial|GSAN]]**; um conhecimento geral do processo, capaz de identificar suas sequências no fluxo do **[[=ajuda:pagina_inicial|GSAN]]**, bem como os cadastros e as configurações que influenciam cada etapa, além de um conhecimento geral da entrada e saída de cada processo, e sua dependência ou relacionamento com outros processos do **[[=ajuda:pagina_inicial|GSAN]]**.
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===== O que é um processo de negócio? =====
É um conjunto de atividades realizadas em uma sequência específica. Tem como objetivo viabilizar a produção de um bem ou serviço que agregue valor ao cliente. Além disso, um conjunto de processos de negócio representa de que modo a empresa funciona e produz seus resultados.
Nesse sentido, nosso **Guia Geral de Processos** apresenta uma visão orientada a processos, direcionada à realidade externa e apresentando uma visão geral de todas as partes da empresa, com fins de atender às necessidades do cliente. É uma visão funcional orientada a atividades colaborativas, mas sem a necessidade de interação de todas as partes relacionadas à atividade.
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===== Organização do Guia Geral de Processos =====
O **[[=ajuda:pagina_inicial|GSAN]]** foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar operações comerciais de empresas de distribuição de água e saneamento. É dividido em treze módulos de funcionalidades: **[[=ajuda:financeiro|Contábil]], [[=ajuda:cadastro|Cadastro]]**, **[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]**, **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**, **[[=ajuda:arrecadacao|Arrecadação]]**, **[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]**, **[[=ajuda:financeiro|Financeiro]]**, **[[=ajuda:relatorio|Relatórios]]**, **[[=ajuda:micromedicao|Micromedição]]**, **[[=ajuda:seguranca|Segurança]]**, **[[=ajuda:batch|Batch]]**, **[[=ajuda:operacional|Operacional]]**, **[[=ajuda:mobile|Mobile]]** e **[[=ajuda:gerencial|Gerencial]]**.
Nossos guias gerais de processos contêm a descrição das seis principais macrofunções do **[[=ajuda:pagina_inicial|GSAN]]**: **Contábil**, **Arrecadação**, **Micromedição**, **Faturamento**, **Cobrança**, **Atendimento ao Público** e **Mobile**, cada qual com um guia específico.
Assim, cada guia geral de processos descreve um único fluxo de funcionalidades conforme as seguintes etapas: apresentação dos conceitos, cadastros básicos, **[[=ajuda:manter_parametro_sistema|parâmetros]]**, modelagem do processo (que é a exibição do mapa do processo) e seu descritivo (ou detalhamento do mapa do processo através da descrição do fluxo visualizado). O descritivo deve conter quais ações são automatizadas no **[[=ajuda:pagina_inicial|GSAN]]** e quais são executadas manualmente.
Outros itens podem ser adicionados sempre que a execução do processo e suas configurações necessitarem. Neste guia é abordado o módulo: **GSANAS** separado do módulo de **[[=ajuda:mobile|Mobilidade]]** por se tratar de um processo à parte.
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===== Metodologia dos modelos de processo =====
A metodologia adotada para a modelagem dos processos do guia geral de processos é a **Business Process Management** (BPM). O BPM é uma abordagem disciplinar que identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e otimiza processos de negócio, sejam eles automatizados ou não. A meta é alcançar resultados consistentes, alinhados aos objetivos estratégicos da organização.
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===== Notação padrão utilizada neste módulo =====
//Notação// é uma representação gráfica das etapas de trabalho de um processo. A notação padrão que adotaremos é a **Business Process Modeling Notation** (BPMN), uma linguagem padrão internacional utilizada para o mapeamento de processos, na intenção de facilitar seu entendimento geral por meio de uma comunicação visual acessível a qualquer pessoa. A intenção é diminuir as lacunas entre a instituição dos processos de negócio e sua implementação, permitindo que processos sejam executados sem abstrações que gerem múltiplas interpretações sobre seu funcionamento.
No módulo de **GSANAS**, utilizaremos a notação a seguir:
^ **Símbolo** ^ **Elemento** ^ **Descrição** ^
|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:inicio_processo.jpg?nolink|}}|Evento.| Evento que ocorre, dando início ao processo.|
|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:eventointermediario.jpg?nolink|}}|Evento.|Evento intermediário, indicando uma etapa que ocorre durante o processo e que pode afetar seu fluxo.|
|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:passo.jpg?nolink|}}| Atividade.| Passo do processo.|
|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:sequencia_processo.jpg?nolink|}}| Conexão sequencial.| Identifica a ordem em que as atividades do fluxo serão executadas.|
|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:sequencia_pontilhada_processo.jpg?nolink|}}| Conexão sequencial.| Identifica uma segunda atividade, acionada por uma atividade principal dentro do fluxo.|
|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:documento.jpg?nolink|}}| Artefato.| Elemento que produz mais informações sobre o processo, não necessariamente estando associado ao fluxo principal. Exemplo: um documento produzido em determinada etapa do processo.|
|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:decisao.jpg?nolink|}}| Decisão.| Indica o controle dos pontos de convergência e divergência no fluxo, indicando duas ou mais direções possíveis.|
|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:fim_processo.jpg?nolink|}}| Evento.| Evento que finaliza o processo.|
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===== GSANAS =====
O **GSANAS** é o módulo para **Acompanhamento de ordens de serviço comerciais e operacionais**, desenvolvido para equipamento Smartphone, que alimenta (e é alimentado) com dados do movimento das ordens de serviço a partir do sistema //GSAN Web//, visando à atualização das bases de dados do GSAN.
O módulo ANDROID, denominado de **GSANAS**, foi desenvolvido para ser executado em //Smartphone//. Sua função é acompanhar a execução das ordens de serviços comerciais e operacionais.
O sistema //GSAN Web// está apto a gerar e transmitir o movimento das ordens de serviço correspondentes para o //Smartphone//, permitindo à equipe de campo efetuar o acompanhamento e o registro da execução, retornando ao GSAN Web o resultado da execução das respectivas O.S., para que sejam efetuadas as atualizações cabíveis nas bases de dados corporativas. É requisito que o //Smartphone// possua instalado o Sistema Operacional **ANDROID**, para o qual foi modelado o ambiente do banco de dados relacional.
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===== Modelo Macro do Processo =====
Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de acompanhamento de ordens de serviço comerciais e operacionais. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho.
{{ :treinamentos:livre:processos:mobile:gsaneos:2_macro_gsanas.jpg?1600 |}}
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===== Descrição do processo =====
Agora vamos detalhar o fluxo das etapas do processo macro visualizado acima, com seus respectivos //links// na documentação.
- O //primeiro// passo é **Informar Calibragem**, que pertence ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**. Neste passo, informamos a calibragem para a priorização de ordem de serviços na programação automática, conforme detalhamento **[[=ajuda:informar_calibragem|AQUI]]**.
- No //segundo// passo, **Informar Importância do Logradouro**, também pertencente ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**, definimos a importância do logradouro bairro para as equipes em campo, conforme detalhamento **[[=ajuda:mobile:gsanas#manter_importancia_logradouro_bairro|AQUI]]**.
- O //terceiro// passo é **Tipo de Serviço Inserir/Manter**, que pertence ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**. Neste passo, inserimos, mantemos, excluímos ou atualizamos os serviços que farão parte da programação automática das equipes em campo, conforme detalhamento **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|AQUI]]** e **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico|AQUI]]**.
- O //quarto// passo é **Definir Importância do Serviço**, que pertence ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**. Neste passo, para cada tipo de serviço, definimos um grau de importância, em uma escala de 1 a 4. A informação do grau de importância é essencial para o acompanhamento em campo das ordens de serviço, uma vez que define a prioridade do logradouro, conforme detalhamento **[[=ajuda:mobile:gsanas#importancia_tipo_de_servico|AQUI]]**.
- No //quinto// passo, **Inserir/Manter Equipe**, também pertencente ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**, inserimos ou mantemos as equipes, possibilitando o gerenciamento dos serviços executados e em andamento, conforme detalhamento **[[=ajuda:inserir_equipe|AQUI]]** e **[[=ajuda:manter_equipe|AQUI]]**.
- O //sexto// passo é **Definir Usuários para Acompanhamento Equipes**, que pertence ao módulo **[[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]]**. Neste passo, definimos, para cada usuário, as equipes que ele acompanhará no atendimento e distribuição das ordens de serviço, conforme detalhamento **[[=ajuda:definir_usuarios_para_acompanhamento_de_equipes|AQUI]]**.
- Os seis primeiros passos acima têm a função de **configurar o sistema** com os dados necessários para as equipes trabalharem em campo. Agora, no //sétimo// passo, damos início ao processo do módulo **[[=ajuda:batch|BATCH]]**, depois que todas as configurações tiverem sido realizadas. Este processo é o de geração dos arquivos via //programação automática// dos roteiros de acompanhamento de serviço. Seu objetivo é estabelecer uma rotina que automatize a distribuição de ordens de serviço entre as equipes em campo, conforme detalhamento **[[=ajuda:mobile:gsanas#iniciar_processo|AQUI]]**.
- Caso o arquivo de programação precise de atualização, seguimos os passos do //subsistema// **Acompanhar Arquivo da Programação de Roteiro** definidos **[[=treinamentos:livre:processos:mobile:gsanas:processo-macro#acompanhar_arquivo_da_programacao_de_roteiro|AQUI]]**.
- Caso o arquivo de programação não precise de atualização, baixamos o arquivo em campo, conforme detalhamento **[[=ajuda:mobile:gsanas#carregamento_do_arquivo|AQUI]]**.
- Em seguida, executamos os serviços programados automaticamente, conforme detalhamento **[[=ajuda:mobile:gsanas#acompanhamento_dos_roteiros|AQUI]]**.
- Quando formos //encerrar o roteiro//, conforme modelo **[[=ajuda:mobile:gsanas#encerramento_de_roteiro|AQUI]]**, o sistema verifica se temos sinal de internet. Caso afirmativo, as ordens de serviço são encerradas automaticamente e o roteiro é finalizado. Caso contrário, o usuário tem condições de encerrar o roteiro de forma //offline//, gerando um arquivo compactado (extensão .zip) que deve ser enviado ao **GSAN**. Por sua vez, o **GSAN** se encarrega de efetuar a importação do arquivo e proceder com o encerramento das ordens da equipe, finalizando o roteiro.
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==== Acompanhar Arquivo da Programação de Roteiro ====
{{ :treinamentos:livre:processos:mobile:gsanas:subprocesso.jpg?1600 |}}
Os passos acima correspondem ao subprocesso que descreve os passos necessários quando o arquivo de programação necessitar de atualização:
- Caso seja preciso incluir a ordem de serviço na programação da equipe, podemos incluir a ordem de serviço, clicando no botão {{:ajuda:incluiros.png?nolink|}} visualizado **[[=ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro|AQUI]]**.
- Caso seja preciso remanejar a ordem de serviço, podemos remanejá-la clicando no botão {{:ajuda:remanejaros.png?nolink|}} visualizado **[[=ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro|AQUI]]**.
- Caso seja preciso atualizar a ordem de serviço, podemos atualizá-la, clicando no botão {{:ajuda:atualizaros.png?nolink|}} visualizado **[[=ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro|AQUI]]**.
- Caso seja necessário informar a situação da ordem de serviço, clicamos no botão {{:ajuda:informarsitosprogram.png?nolink|}} visualizado **[[=ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro|AQUI]]**.
- Caso seja necessário excluir a ordem de serviço, clicamos no botão {{:ajuda:excluir_os.png?nolink|}} visualizado **[[=ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro|AQUI]]**.
- Caso seja necessário consultar o mapa do roteiro da ordem de serviço, clicamos no botão {{:ajuda:consultar_mapa_botao.jpg?nolink|}} visualizado **[[=ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro|AQUI]]**.
- Caso seja necessário reordenar o sequencial da ordem de serviço, clicamos no botão {{:ajuda:reordenarsequencial.png?nolink|}} visualizado **[[=ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro|AQUI]]**.
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Após a conclusão do subprocesso, o sistema retoma o passo de baixar o arquivo do roteiro em campo, conforme detalhamento **[[=ajuda:mobile:gsanas#carregamento_do_arquivo|AQUI]]**, seguindo o fluxo normal até sua finalização.
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E com a descrição do subprocesso de **Acompanhar Arquivo da Programação de Roteiro** concluímos o **Guia Geral de Processos de Negócios - GSANAS**. Para mais detalhes sobre o módulo, clique **[[=ajuda:mobile|aqui]]**, ou consulte o **Manual do Sistema de Acompanhamento de Ordens de Serviços**, completo e disponível **[[=ajuda:mobile:gsanas|AQUI]]**.
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===== Referências =====
**[[=postgres:mobile|Mobile]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:mobile|Mobile]]**
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