É o fornecimento de água aos usuários da Empresa, obedecendo-se os padrões recomendados.
Valor cobrado em função da falta de pagamento ou de pagamento realizado após o vencimento. Engloba multa, juros de mora, atualização monetária etc.
Todas as ações desenvolvidas com o objetivo de recuperar créditos de clientes e reduzir a inadimplência, tais como: cobrança administrativa, cobrança judicial, negativação de créditos, suspensão dos serviços de fornecimento de água e de coleta de esgotos.
Situação em que o cliente se mantém em dia com as obrigações financeiras junto a empresa prestadora de um serviço e ou fornecedora de um produto.
Operação que consiste em conduzir água, por gravidade ou recalque, entre as unidades de um sistema de abastecimento de água (SAA).
Conjunto de canalizações, peças especiais, conexões, obras de arte e aparelhos destinados a conduzir água bruta ou água tratada entre as diversas unidades que precedem a rede de distribuição nos sistemas de abastecimento de água.
Adutora responsável por transportar a água captada em fontes ou mananciais até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do sistema a que pertence.
Adutora responsável por transportar a água após o recebimento de tratamento adequado nas ETA´s até os reservatórios de água tratada.
Adutora em que o transporte do líquido se faz pela ação da gravidade.
Adutora em que o transporte do líquido se faz mediante a utilização de meios mecânicos (conjunto motor-bomba e acessórios).
Testes realizados no medidor de água, para identificar possíveis defeitos.
É o nome dado aos cursos d´água, rios ou riachos que deságuam em um rio maior ou em um lago.
Empresas credenciadas pela Companhia de abastecimento, para recebimento dos pagamentos das faturas emitidas.
É a água in natura, isenta de qualquer tipo de tratamento. Pode ser a água de um rio, fonte, poço, barragem, etc.
Água que possui organismos patogênicos, substâncias químicas, tóxicas e/ou radioativas em teores prejudiciais à saúde do ser humano.
Água que ocorre naturalmente, com reduzida concentração de sais (geralmente inferior a 1000 ppm), cuja composição química é considerada adequada para consumo humano.
É aquela obtida através do processo de destilação de água que contém outras substâncias dissolvidas. É geralmente utilizada em laboratórios ou industrialmente como reagente ou solvente nas soluções.
Toda a água, no seu estado original ou após tratamento, destinada a ser bebida, a cozinhar, à preparação de alimentos ou para outros fins domésticos, independentemente da sua origem e de ser ou não fornecida a partir de uma rede de distribuição, através de carro-pipa, em garrafas ou outros recipientes com ou sem fins comerciais que não oferecem riscos à saúde do homem.
Corresponde à água que atinge o solo a partir das chuvas e escoa sobre a superfície terrestre e se acumula em lagos, lagoas, rios, represas, renovando-se em períodos curtos. O volume de água superficial está diretamente relacionado com a quantidade de água que cai por precipitação à superfície terrestre e com as perdas ocasionadas pela evapotranspiração.
Água que contém quantidades relativamente elevadas de minerais dissolvidos, principalmente sais de cálcio e de magnésio. Identifica-se facilmente por dificultar a formação de espuma nas lavagens com sabão.
São aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas, consideradas bacteriologicamente próprias para consumo humano, com características físico-químicas que se distinguem das águas comuns pela sua pureza original e pela sua natureza.
O mesmo que perdas de água.
É aquela em cuja composição há material orgânico em decomposição ou inorgânico, geralmente constituído de restos de alimentos, sabões, detergentes, esgoto doméstico, produtos agropecuários ou resíduos industriais.
Água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendem ao padrão de potabilidade, estabelecido pela Norma de Potabilidade 518/2004 do Ministério da Saúde, e que não oferece riscos à saúde.
Água pluvial é a água oriunda das chuvas, que é coletada pelos sistemas de saneamento básico nas chamadas galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais e que, posteriormente, são lançadas nos cursos d'água, lagos, lagoas, baías ou no mar.
Água depois de utilizada para fins diversos, vulgarmente denominada de esgoto.
Águas descartadas de instalações residenciais e serviços, essencialmente provenientes do metabolismo humano e de atividades domésticas.
Todas as águas residuais provenientes de qualquer tipo de atividade, que não sejam domésticas e não sejam águas pluviais.
São todas as águas descartadas resultantes da utilização para diversos processos, como, por exemplo, as provenientes de banhos, cozinhas, lavagens de pavimentos domésticos ou resultantes de processos industriais.
É a água constituinte dos mares, oceanos, lagos tectônicos em climas áridos ou semi-áridos e que apresenta alto índice de sais, geralmente superior a 30%. No Planeta, 97% de toda água existente são salgadas.
É a água típica dos manguezais e lagunas e resulta da mistura da água do rio com a água do mar, apresentando assim um gosto suave de sais e salinidade entre 5 a 30%. Pode também ter origem a partir de certos aquíferos associados a rochas salinas.
É aquela que após precipitação atmosférica, infiltra-se no solo e acumula-se na zona inferior deste conhecido como zona de saturação.
É aquela que contém substâncias dissolvidas a base de enxofre.
O mesmo que água residual ou residuária.
Água tornada potável por um processo de tratamento e que deve atender aos padrões estabelecidos para consumo humano pela Organização Mundial de Saúde.
Parâmetro de qualidade de água que representa a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar ácidos sem perturbar de forma extrema as atividades biológicas que nele decorrem (efeito tampão natural da água). A alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia. A alcalinidade total é a soma da alcalinidade produzida por todos esses íons.
Distância vertical de um ponto na superfície da Terra até uma superfície de referência, geralmente o nível médio da água do mar.
Altura de uma coluna de água medida num piezômetro, que corresponde à pressão hidrostática no local de medição. O mesmo que carga piezométrica e carga hidráulica.
Processo ou método de recolha de uma quantidade de amostras representativas de um sistema.
Procedimento laboratorial que identifica e quantifica as bactérias eventualmente presentes numa amostra de água. É um tipo de análise que dá indicações relativas à potabilidade de uma água, sob o ponto de vista bacteriológico. O fator determinante neste tipo de análise é a presença de coliformes totais e coliformes fecais que, não devem existir nas águas potáveis, por serem indicadores da potencial presença de bactérias patogênicas.
Procedimento laboratorial que visa caracterizar a água segundo os parâmetros físico-químicos da mesma. Em termos físicos faz-se a determinação das características físicas da água como a cor, turbidez, sabor, odor, temperatura, etc. As características químicas são determinadas pela presença de substâncias químicas provenientes dos terrenos por onde a água passou, como por exemplo o cálcio, ferro, magnésio, cloreto, nitratos, etc.
Um ânion é um ion com carga negativa. Eles são ametais que se ligam a metais formando a ligação iônica, quando em ligação, esses ametais, por terem alta eletronegatividade, tendem a atrair elétrons do metal com o qual está se ligando, então esse metal se transforma num cátion (carga positiva), pois perde elétrons e esse ametal se transforma num ânion(carga negativa), pois ganha elétrons.
Anormalidade detectada durante ou após a leitura do hidrômetro, normalmente identificada quando a diferença entre a leitura atual e a anterior apresenta distorções em relação ao consumo esperado, como por exemplo, consumo fora de faixa, baixo consumo, estouro de consumo, alto consumo etc.
Anormalidade detectada durante a realização da leitura do hidrômetro, podendo ser motivada pela impossibilidade de acesso ao local de instalação do hidrômetro ou pela impossibilidade de coleta da leitura como por exemplo, imóvel fechado, tampa pesada, hidrômetro não localizado etc..
Anormalidade de leitura relacionada com situação em que é identificado que o hidrômetro não apresenta condições adequadas de funcionamento, como por exemplo, hidrômetro parado por defeito, hidrômetro quebrado, hidrômetro embaçado etc.
Estrato ou formação geológica que permite a circulação da água através dos seus poros ou fraturas, de modo que o homem possa aproveitá-la em quantidades economicamente viáveis tendo em vista um determinado uso. É o mesmo que reservatório de água subterrânea.
É o mesmo que aquífero confinado. Muitas vezes, este termo é utilizado como sinônimo de um aquífero onde a água tem pressão suficiente para atingir a superfície e jorrar devido ao artesianismo (aquífero artesiano repuxante).
Aquífero limitado superior e inferiormente por formações impermeáveis ou praticamente impermeáveis. Nos aquíferos confinados, a água está submetida a uma pressão superior à pressão atmosférica e todos os poros ou outros espaços estão completamente saturados de água.
O mesmo que aquífero livre.
Aquífero onde existe uma superfície livre de água que está em contato direto com o ar, ou seja, à pressão atmosférica. Estes tipos de aquíferos são superficiais ou subsuperficiais, o que facilita a sua exploração, recarga e contaminação. É o mesmo que aquífero não confinado e aquífero freático.
Cobrança de débito(s) anterior(es) na conta.
Conjunto de valores recebidos referentes aos valores cobrados(faturas, parcelamentos e guias de pagamento), decorrentes dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento. ARRECADAÇÃO TOTAL
Valor efetivamente arrecadado de todas as receitas operacionais, diretamente nos caixas do prestador de serviços ou por meio de terceiros autorizados (bancos e outros).
Fenômeno observado em nascentes naturais ou captações quando a água emerge, sob pressão natural, acima do aquífero que a contém, ou seja, quando o nível piezométrico ultrapassa o teto do aquífero. Algumas vezes, verifica-se que o nível da água pode mesmo ultrapassar a superfície do terreno. Nestas circunstâncias, este fenômeno passa a designar-se artesianismo repuxante.
Fenômeno observado em nascentes naturais ou captações, quando o nível piezométrico ultrapassa o nível topográfico. É o mesmo que artesianismo surgente.
É o mesmo que artesianismo repuxante.
Comunicação ao cliente do seu débito com a Companhia de Abastecimento, objetivando a sua regularização, sob pena de interrupção do fornecimento de água.
Comunicação de débito ao cliente cujo imóvel utiliza apenas os serviços de esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento, objetivando a devida regularização, sob pena de tamponamento no ramal predial de esgoto.
Para retornar, clique no link RETORNAR
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN