Esta opção do sistema permite cancelar ou emitir uma ou mais Guias de Pagamentos de um determinado imóvel ou cliente. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizado via Menu do sistema: GSAN > Faturamento > Guia de Pagamento > Manter Guia de Pagamento. |
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes. |
---|
Inicialmente, você deverá informar o código da matrícula do Imóvel ou do Cliente, para o qual deseja cancelar Guias de Pagamentos. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Essas guias de pagamento compreendem documentos de arrecadação de serviços diversos. Caso tenha optado por informar o Imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações:
Caso tenha optado por informar o Cliente, o sistema apresentará as seguintes informações:
Após informar o Imóvel, ou o Cliente, o sistema apresentará a tabela com a relação das Guias de Pagamentos, associadas ao Imóvel, ou ao Cliente, que estiverem na situação Normal.
Neste momento, para cancelar a(s) Guias(s) de Pagamento, você deve selecioná-las no check-box que fica ao lado da guia e clicar no botão . O sistema apresenta uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação do cancelamento da(s) guias(s) de pagamento.
O sistema não efetuará o cancelamento da Guia de Pagamento, quando o usuário conectado não possuir senha especial, e ocorrerem uma das situações relacionadas abaixo:
Você poderá, também, solicitar a emissão de Guias(s) de Pagamento. Para isso basta selecioná-las no check-box que fica ao lado da guia e clicar no botão . Atenção: na CAERN, os agentes arrecadadores não estão autorizados a receber documentos de cobrança com valor acima do máximo permitido pela empresa para a cobrança em guia de pagamento. Para estes valores, são emitidos EXTRATOS DE DÉBITOS e GUIAS DE PAGAMENTO, no formato de BOLETO BANCÁRIO REGISTRADO, ou seja, pela Carteira 17, deixando de existir a Carteira 18. Neste caso, a guia de pagamento é impressa conforme modelo AQUI. Caso queira alterar o vencimento da guia, selecione-a no check-box e clique em . O sistema visualiza a tela de alteração: |
Acima, informe o único campo habilitado para preenchimento: Data de Vencimento e clique em O sistema foi adequado para que as funcionalidades de cancelar e emitir guia de pagamento, não permita cancelar ou emitir uma guia de pagamento de Parcelamento Judicial, que é tratado por uma funcionalidade específica. |
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , não houver inconsistência no conteúdo dos campos da tela, e você confirmar o cancelamento, na caixa de diálogo. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando o cancelamento da(s) Guias(s) de Pagamento tiver sido realizado com sucesso: Quando tiver informado o Imóvel:
Quando tiver informado o Cliente:
O sistema apresentará duas opções, após o cancelamento das Guias de Pagamento. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
No caso de você ter optado pela impressão das Guias de Pagamento, a tela de sucesso será a apresentação da imagem das Guias de Pagamento na tela, após o clique no botão . |
Você deverá, excludentemente, informar um dos campos abaixo para selecionar o Imóvel, ou o Cliente:
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Matrícula do Imóvel | Informe a matrícula de um imóvel e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Imóvel no cadastro. Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela: Inscrição do Imóvel; Nome do Cliente Usuário; Situação de Água; Situação de Esgoto; Relação das Guias de Pagamento do Imóvel. Para limpar os campos relacionados ao Imóvel, clique no botão Limpar Campo . Ao informar o Imóvel, o campo Código do Cliente ficará desabilitado. |
Código do Cliente | Informe o código de um cliente, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Cliente no cadastro. Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela. Número do Documento do Cliente; CPF - Caso seja Pessoa Física; CNPJ - Caso seja Pessoa Jurídica; Nome do Cliente; Profissão - Caso seja Pessoa Física; Ramo de Atividade - Caso seja Pessoa Jurídica; Relação das Guias de Pagamento do Cliente. Para limpar os campos relacionados ao Cliente, clique no botão Limpar Campo . Ao informar o Cliente, o campo Matrícula do Imóvel ficará desabilitado. |
Guias de Pagamento | Após informar o Imóvel, ou o Cliente, o sistema irá atualizar esta tabela com as Guias de Pagamento do Imóvel, ou do Cliente, que estejam com a situação igual a Normal. Mês e Ano de Referência; Tipo do Débito (descrição); Grupo Contábil (código); Tipo de Finaciamento (código); Valor do Débito; Data de Vencimento; Localidade (código). Você deverá selecionar as Guias de Pagamentos que deseja Cancelar, ou Imprimir e clicar nos respectivos botões, de acordo com a sua opção: . |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
Utilize este botão para ativar as funcionalidades: Pesquisar Imóvel, ou Pesquisar Cliente. Deve ser utilizado quando você não souber qual é a matrícula do imóvel, ou o código do cliente, para o qual, você deseja cancelar, ou imprimir guias de pagamento. |
|
Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo Matrícula do Imóvel, ou Código do Cliente; e nos demais campos relacionados. | |
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. | |
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre a tela sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. | |
Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação do cancelamento das Guias de Pagamento selecionadas. Após o clique neste botão, o sistema irá solicitar a confirmação do cancelamento através da apresentação de uma caixa de diálogo. |
|
Utilize este botão para solicitar ao sistema a impressão das Guias de Pagamento selecionadas. | |
Ao clicar neste botão, o sistema visualiza uma tela de atualização de data da guia de pagamento selecionada. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.