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Efetuar Remanejamento de Hidrômetro

Esta funcionalidade tem como objetivo registrar no sistema os remanejamentos do cadastro de hidrômetros com base em uma Ordem de Serviço (OS). A funcionalidade pode ser acessada via Menu de Sistema por dois caminhos:

  1. GSAN > Atendimento ao Público > Hidrômetro > Efetuar Remanejamento de Hidrômetro.
  2. GSAN > Micromedição > Hidrômetro > Efetuar Remanejamento de Hidrômetro.


Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos AQUI. Já para a MANAM, a tela é visualizada com campos diferentes, conforme vemos AQUI.

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.

Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço. Feito isso, os campos do quadro Dados do Imóvel são preenchidos automaticamente, bem como os campos Número do Hidrômetro e Data do Remanejamento. Por solicitação da Casal, os hidrômetros cadastrados possuem um novo formato de numeração: 5×7.

Preencha os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique AQUI) e clique em . Antes de o sistema comandar o processo de remanejamento do hidrômetro na base de dados, são efetuadas algumas validações:

  • Validar Ordem de Serviço:
    • Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente.
    • Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a Remanejamento de Hidrômetro, o sistema exibe a mensagem: Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Remanejamento de Hidrômetro.
    • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está <xxxxx>.
    • Caso a resolução da diretoria (RD) associada à Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: A RD <xxxxx> associado à ordem de serviço informada não tem imóvel associado.
    • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada, sem ser por execução, e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução Sim, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada.
  • Verificar situação do imóvel:
    • Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: Imóvel <xxxxx> associado à ordem de serviço não está ativo.
  • Verificar a Existência de Hidrômetro no Imóvel/Ligação de água:
    • Caso o tipo de medição seja Poço, o sistema verifica se não existe hidrômetro instalado no imóvel, exibindo a mensagem: Não existe hidrômetro instalado no Poço para este imóvel.
    • Caso o tipo de medição seja Ligação de Água, o sistema verifica se não existe hidrômetro instalado na ligação de água, exibindo a mensagem: Não existe hidrômetro instalado na Ligação de Água para este imóvel.
  • Verificar Sucesso da Transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Remanejamento do Hidrômetro para <xxxx> no imóvel <xxxx> efetuada com sucesso.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar uma instalação de hidrômetro ou ligação de água e ambas já tenham sido atualizadas durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Verificar Existência do Tipo de Débito:
    • Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
  • Validar Motivo da Não Cobrança:
    • Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado.
  • Validar Percentual de Cobrança:
    • Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%.
  • Validar Quantidade de Parcelas:
    • Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a « xxxxx ».

A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial Alterar Dados da Cobrança de Serviços.

O procedimento pode ser chamado pela funcionalidade que encerra Ordem de Serviço. Neste caso, o número da OS é exibido e não é permitida alteração.

Por solicitação da Caern, a funcionalidade de Efetuar Remanejamento de Hidrômetro foi alterada, para ser incluída a possibilidade de remanejar o hidrômetro para medir esgoto, e as regras necessárias para este fim. O sistema valida qual o tipo de referência do registro de atendimento para o hidrômetro a ser remanejado.

Efetuar Remanejamento de Hidrômetro - MANAM

Acima, temos a funcionalidade para a MANAM, com o acréscimo dos campos:

  1. Número do Selo de Hidrômetro: Informe o selo, com até doze dígitos.
  2. Existe Lacre: Informe, entre Sim ou Não.
  3. Número do Lacre da Ligação: Caso selecione Sim, informe o número do lacre, com até doze dígitos.


Atenção: Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita campos obrigatórios para inclusão do débito a cobrar: Tipo de Débito, Valor do Débito, Motivo da Não Cobrança, Percentual de Cobrança, Quantidade de Parcelas e Valor da Parcela.


Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Remanejamento de Hidrômetro

Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o Valor Sugerido do serviço tenha sido informada na Inserir Registro de Atendimento, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro Dados da Geração do Débito visualizados, com destaque para o campo Quantidade de Parcelas, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, ao lado do campo. O nome do serviço será exibido ao lado do campo.
Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ao lado do campo em exibição. Ao ser informada a ordem de serviço, os campos do quadro Dados do Imóvel são preenchidos automaticamente. Além deles, são preenchidos automaticamente os campos Número do Hidrômetro e Data do Remanejamento.
Matrícula do ImóvelA matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.
Cliente UsuárioO cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.
CPF ou CNPJO CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.
Situação da Ligação de ÁguaA Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.
Situação da Ligação de EsgotoA Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.
Tombamento do HidrômetroCampo visualizado dependendo da empresa.
Caso seja Micromedidor, será exibido o número do hidrômetro e não é permitida alteração.
Caso seja Macromedidor, será exibido o tombamento do hidrômetro e não é permitida alteração.
Número do HidrômetroEste número corresponde ao hidrômetro tratado na execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.
Data do RemanejamentoEsta data é a de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.
Tipo de MediçãoO sistema seleciona o tipo de medição para instalação do hidrômetro de acordo com o indicativo da especificação do registro de atendimento - RA, associado à OS - Ordem de Serviço (Ligação de Água, ou Poço, ou Ligação de Esgoto).
Local de InstalaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
ProteçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Cavalete Campo obrigatório - Selecione a opção COM que indica que o hidrômetro está instalado em cavalete, caso contrário, informe SEM.
Número Lacre Campo obrigatório - Informe, com até 10 dígitos.
Quadro Dados da Geração do Débito:
Tipo do DébitoCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor do DébitoCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Motivo da Não CobrançaSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.
Percentual de CobrançaSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.
Quantidade de ParcelasCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Taxa de JurosCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor TotalCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor da ParcelaCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo, link Pesquisar Ordem de Serviço.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os últimos procedimentos de remanejamento do hidrômetro.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo para remanejamento do hidrômetro na base de dados.

Referências

Efetuar Remanejamento de Hidrômetro

Gerar Ordem de Serviço

Termos Principais

Hidrômetro

Macromedidor

Micromedidor

Ordem de Serviço


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