Manter Mensagem da Conta

Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração ou exclusão) das mensagens de conta já existentes na base de dados.

Além da alteração e exclusão, esta opção permite, também, a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado.

Inicialmente, o sistema apresenta a tela “Filtrar Mensagem Conta” para que seja efetuado o filtro das mensagens a serem alteradas ou excluídas.

Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela “Manter Mensagem da Conta”, com a relação das mensagens pesquisadas; ou irá, direto, para a tela “Atualizar Mensagem Conta”.

O sistema apresentará a tela “Manter Mensagem da Conta”, com a relação das mensagens pesquisadas, quando o campo (check-box) “Atualizar” estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1.

O sistema irá, direto, para a tela “Atualizar Mensagem Conta”, quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo “Atualizar” estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1.

O quadro, abaixo, apresenta as alternativas; e a tela que deve ser apresentada em cada uma das alternativas.

Campo Atualizar Qtd. Registros Selecionados Tela Apresentada
Marcado1 registroAtualizar Mensagem da Conta
Marcadomais de 1 registroManter Mensagem da Conta
Desmarcado1 registroManter Mensagem da Conta
DesmarcadoMais de um registroManter Mensagem da Conta

Portanto, caso você deseje alterar as informações de uma mensagem da conta já existente, mantenha o campo “Atualizar” marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, se evitará a apresentação de uma tela intermediária.

Caso a sua opção seja pela exclusão de mensagens da conta, ou pela emissão do relatório, então o campo “Atualizar” deverá ser desmarcado para que o sistema apresente a tela “Manter Mensagem da Conta”, independentemente da quantidade de registros selecionados.

Tela Manter Mensagem da Conta

O sistema apresenta uma tabela com a relação das mensagens selecionadas, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela Filtrar Mensagem Conta.

A relação das mensagens selecionadas estará classificada pelo mês/ano da “Referência do Faturamento”, que terá um “hyperlink” para que você possa selecionar a mensagem da conta que deseja alterar.

O sistema apresenta um “hyperlink”, também, na coluna “Mensagem da Conta”.

Este “hyperlink” ativa uma janela para que você possa visualizar as três partes da mensagem, uma vez que a coluna “Mensagem da Conta” só apresenta a 1ª linha da mensagem.

Esta tela permite que você escolha a opção de manutenção que deseja fazer:

Para alterar uma mensagens da conta, clique sobre o “hyperlink” existente no mês/ano da “Referência do Faturamento”, que o sistema irá apresentar a tela “Atualizar Mensagem Conta”, para que você efetue a atualização dos dados da mensagem que selecionou.

Para efetuar a exclusão de mensagens, você deve efetuar os seguintes procedimentos:

Você pode selecionar mais de uma mensagem para exclusão, ou todas as mensagens da tela, clicando sobre o “hyperlink” “Todos”, existente no cabeçalho da tabela.

Se clicar mais de uma vez sobre o “hyperlink”, o sistema irá selecionar, e desmarcar a seleção sucessivamente.

Para solicitar a geração de um relatório com as informações das mensagens selecionadas, clique sobre o botão com a imagem de uma impressora , que fica no canto inferior direito da tela.

O sistema apresentará uma tela solicitando que você escolha o formato de saída do relatório.

Escolha o formato e clique no botão “Gerar”.

Para instruções mais detalhadas de como gerar o relatório, clique em Como Gerar Relatório.

VISUALIZAR MENSAGEM DA CONTA

MODELO DO RELATÓRIO: MENSAGENS DE CONTA CADASTRADAS

A tela de sucesso da remoção de mensagens será apresentada após clicar no botão ; confirmar a remoção na caixa de diálogo; e não houver nenhuma inconsistência, ou impossibilidade da remoção.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a remoção da mensagem da conta tiver sido realizada com sucesso.

“(quantidade de mensagens da conta removidas) Mensagem(ns) da Conta removida(s) com sucesso.”.

O sistema apresentará duas opções após a remoção da mensagem da conta.

Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso: