Nome do cliente, com 50 (cinquenta) caracteres;
Complemento do endereço;
Número do CPF, com 11 (onze) dígitos;
Dados do RG:
Número do RG, com 9 (nove) dígitos;
Data de Emissão, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano);
Órgão Expedidor;
Unidade da federação do órgão expedidor do RG.
Atenção: para a MANAM, o sistema não permite a inclusão de dados da tarifa social ou recadastramento de imóveis sem hidrômetro medido, e que não estejam na tarifa MEDIDO. Assim, a inclusão da tarifa social deve atender aos critérios já existentes, adicionando à exigência o imóvel ser medido, isto é, ter hidrômetro instalado. Além disso, a vigência da tarifa social não poderá ser superior ao parâmetro definido pelo sistema. Nas operações de retirada e supressão de hidrômetro de imóveis com tarifa social, a vigência tarifa social deve ser suspensa.
Dito isso, preencha os campos necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique em . O sistema executa algumas validações:
Caso o imóvel possua apenas uma economia:
O sistema analisa os dados do imóvel, verificando o(s) cliente(s) proprietário(s) do imóvel, o cliente usuário do imóvel, e os pré-requisitos para cadastramento na tarifa social.
O sistema apresenta os dados do cliente usuário:
Nome do cliente, com 50 (cinquenta) caracteres;
Número do CPF, com 11 (onze) dígitos;
Dados do RG:
Número do RG, com 9 (nove) dígitos;
Data de Emissão, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano);
Órgão Expedidor;
Unidade da federação do órgão expedidor do RG.
Caso seja um recadastramento, o sistema apresenta os dados da tarifa social, permitindo a atualização. Caso contrário, o usuário informa/seleciona os dados necessários para efetuar a inclusão do imóvel na tarifa social:
Cartão do Programa Social (opcional), verificar a duplicidade do Cartão do Programa Social:
Número, no máximo, 11 (onze) dígitos (obrigatório);
Tipo do Cartão, (obrigatório);
Data de validade no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), obrigatório, caso o tipo de cartão selecionado possua validade;
Número de parcelas, com 2 dígitos (obrigatório, caso o tipo de cartão selecionado possua um número máximo de meses para adesão na tarifa social, limitando-se a esta quantidade, e não informado caso contrário);
Número de moradores (opcional);
Número de contrato da companhia de energia elétrica (obrigatório) - Caso não seja informado, o sistema apresenta a mensagem de crítica Número do Contrato da Companhia de Eletricidade deve ser informado.
Consumo médio da companhia de energia elétrica, com 5 (cinco) dígitos, (obrigatório) - Caso não seja informado, o sistema apresenta a mensagem de crítica Consumo Médio de Energia deve ser informado.
Número de IPTU;
Área construída do imóvel;
Renda Familiar (obrigatório, caso os dados do cartão do programa social não seja informado);
Valor com, no máximo, 7 (sete) dígitos sendo 2 decimais;
Tipo (obrigatório).
Caso o cliente usuário esteja vinculado na tarifa social a outro imóvel, ou economia, e exista motivo de revisão informado que permita o recadastramento em outro imóvel e não possua motivo de exclusão, será solicitado, obrigatoriamente, os campos:
Exibir texto: Cliente é usuário da Tarifa Social;
Imóvel: Matrícula do imóvel (sem permitir alteração);
Motivo Revisão;
Motivo de Exclusão no Imóvel Anterior.
Usuário confirma a inclusão ou recadastramento do imóvel na tarifa social.
Inclui os novos dados da tarifa social do imóvel, por economia, excluindo os dados anteriores.
Atualiza o perfil do imóvel com o valor correspondente à tarifa social.
Atualiza a situação especial de faturamento do imóvel com o valor correspondente a PARALISAR FATURAMENTO DE ESGOTO;
Inclui os dados da tarifa social no historico.
Caso o imóvel só possua uma economia, coloca o indicador de nome da conta vinculado ao usuário.
Caso seja uma inclusão, o sistema efetua a inclusão e encerra o Registro de Atendimento.
Inclui os dados da tarifa social.
Atualiza o perfil do imóvel com o valor correspondente à tarifa social.
Atualiza a situação especial de faturamento do imóvel com o valor correspondente a PARALISAR FATURAMENTO DE ESGOTO.
Inclui os dados da tarifa social no historico de faturamento.
Caso o imóvel só possua uma economia, o sistema coloca o indicador de nome da conta vinculado ao usuário. Encerra o Registro de atendimento como executado.
Valida Registro de Atendimento - Caso não exista o Registro de Atendimento, será exibida a mensagem RA inexistente.
Caso exista o Registro de Atendimento, porém não existe um imóvel associado, será exibida a mensagem Registro de Atendimento não está associado a um imóvel.
Caso o Registro de Atendimento esteja encerrado, exibe a mensagem Registro de Atendimento está encerrado.
Caso o Registro de Atendimento não permita a inclusão de imóvel na tarifa social, exibe a mensagem Tipo de Solicitação do registro de atendimento não permite a inclusão na tarifa social.
Verifica imóvel na tarifa social - Caso o imóvel vinculado ao RA já esteja na tarifa social, exibe a mensagem O imóvel «matrícula do imóvel associado ao Registro de Atendimento informado já está na tarifa social.
Verifica possibilidade de recadastramento - Caso o usuário não possua senha especial e Caso o imóvel vinculado ao RA possua cliente usuário nele próprio, ou em alguma de suas economias que já esteve vinculado a algum imóvel, ou economia já excluída da tarifa social por um motivo que não permita recadastramento, exibe a mensagem Cliente usuário do imóvel ou de alguma de suas economias já foi excluído da Tarifa Social em um outro imóvel por um motivo que não permite recadastramento do imóvel na Tarifa Social.
Caso o imóvel vinculado ao RA ou em alguma de suas economias já tenha sido excluído da tarifa social por um motivo que não permita recadastramento, exibe a mensagem Imóvel ou alguma de suas economias já foi excluído da Tarifa Social por um motivo que não permite recadastramento do imóvel na Tarifa Social.
Caso o cliente seja Pessoa Física e não existam as informações de CPF ou RG para o(s) cliente(s) proprietário(s) da economia do imóvel, exibe a mensagem Para o cadastramento do imóvel na tarifa social é obrigatório que todos os proprietários do imóvel que sejam Pessoa Física tenham CPF, RG.
Caso o cliente seja Pessoa Jurídica e não exista a informação de CNPJ para o(s) cliente(s) proprietário(s) da economia do imóvel, exibe a mensagem Para o cadastramento do imóvel na tarifa social é obrigatório que todos os proprietários do imóvel que sejam Pessoa Jurídica tenham CNPJ.
Verificar o cliente usuário do imóvel - Caso não existam as informações de CPF ou RG para o cliente usuário do imóvel, exibe a mensagem Para o cadastramento na tarifa social é obrigatório que o usuário do imóvel seja Pessoa Física e tenha CPF ou RG.
Caso o cliente esteja relacionado como usuário a algum outro imóvel ou economia na tarifa social e não exista motivo de revisão informado para o imóvel ou economia ao qual o cliente está vinculado na tarifa social, ou exista motivo de revisão, mas este não permita recadastramento, o sistema exibe a mensagem: Cliente já é usuário do imóvel de matrícula «IMOV_ID» na tarifa social. Esta situação exige a tramitação do Registro de Atendimento. Confirma Tramitação? Voltar ou Confirmar:
Caso não Confirme, o sistema retorna à tela original.
Caso Confirme, o sistema tramita Registro de Atendimento, passando-o como parâmetro e não permitindo que seja alterado.
Verificar pré-requisitos para cadastramento na tarifa social (E- encerra RA, T-Tramita RA):
|