Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração ou exclusão) das mensagens de contas existentes na base de dados. Além da alteração e exclusão, esta opção permite, também, a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizado pelo Menu do sistema: GSAN > Faturamento > Conta > Mensagem da Conta > Manter Mensagem Conta. |
Inicialmente, o sistema apresenta a tela Filtrar Mensagem Conta para que seja efetuado o filtro das mensagens que serão alteradas ou excluídas. Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela Manter Mensagem da Conta, com a relação das mensagens pesquisadas; ou irá direto para a tela Atualizar Mensagem Conta. O sistema apresentará a tela Manter Mensagem da Conta, com a relação das mensagens pesquisadas, quando o campo (check-box) Atualizar estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1. O sistema irá direto para a tela Atualizar Mensagem Conta, quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo Atualizar estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1. O quadro, abaixo, apresenta as alternativas; e a tela que deve ser apresentada em cada uma das alternativas.
Caso você deseje alterar as informações de uma mensagem da conta já existente, mantenha o campo Atualizar marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, se evitará a apresentação de uma tela intermediária. Caso a sua opção seja pela exclusão de mensagens da conta, ou pela emissão do relatório, então o campo Atualizar deverá ser desmarcado para que o sistema apresente a tela Manter Mensagem da Conta, independentemente da quantidade de registros selecionados. A tela Manter Mensagem da Conta da CAGEPA traz campos diferentes, e a possibilidade de serem visualizadas as mensagens na conta para um grupo de imóveis selecionados, cujas matrículas estejam informadas em um arquivo TXT, também visualizado, conforme modelo AQUI. |
O sistema apresenta uma tabela com a relação das mensagens selecionadas, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela Filtrar Mensagem Conta.
A relação das mensagens selecionadas estará classificada pelo mês/ano da Referência do Faturamento, que terá um link para que você possa selecionar a mensagem da conta que deseja alterar.
O sistema apresenta um link, também, na coluna Mensagem da Conta. Este link ativa uma janela para que você possa visualizar as três partes da mensagem, uma vez que a coluna Mensagem da Conta só apresenta a 1ª linha da mensagem. A tela Manter Mensagem da Conta permite que você escolha a opção de manutenção que deseja fazer:
Para alterar uma mensagem da conta, clique sobre o link existente no mês/ano da Referência do Faturamento, que o sistema irá apresentar a tela Atualizar Mensagem Conta, para que você efetue a atualização dos dados da mensagem que selecionou. Para efetuar a exclusão de mensagens, você deve efetuar os seguintes procedimentos:
Você pode selecionar mais de uma mensagem para exclusão, ou todas as mensagens da tela, clicando sobre o link Todos, existente no cabeçalho da tabela. Se clicar mais de uma vez sobre o link, o sistema irá selecionar, e desmarcar a seleção sucessivamente. Para solicitar a geração de um relatório com as informações das mensagens selecionadas, clique sobre o botão com a imagem de uma impressora , que fica no canto inferior direito da tela. O sistema apresentará uma tela solicitando que você escolha o formato de saída do relatório. Escolha o formato e clique no botão Gerar. Para instruções mais detalhadas de como gerar o relatório, clique em Informações - Como Gerar Relatório. |
A tela de sucesso da remoção de mensagens será apresentada após clicar no botão ; confirmar a remoção na caixa de diálogo; e não houver nenhuma inconsistência, ou impossibilidade da remoção. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a remoção da mensagem da conta tiver sido realizada com sucesso. (quantidade de mensagens da conta removidas) Mensagem(ns) da Conta removida(s) com sucesso. O sistema apresentará duas opções após a remoção da mensagem da conta. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
|
Acima, clique no ícone da coluna Arquivo para visualizar o arquivo com as matrículas dos imóveis, inseridas via arquivo TXT AQUI. |
Agora, para visualizar a mensagem inserida para estes imóveis, clique no link correspondente na coluna Mensagem. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.