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ajuda:adicionar_novo_solicitante_ao_registro_de_atendimento

Adicionar Solicitante a um Registro de Atendimento

Esta opção do sistema permite a adição de um novo solicitante para um Registro Atendimento existente. Sempre é acionada a partir de outras opções do sistema como, por exemplo, Inserir Registro de Atendimento; e recebe como parâmetro o Registro Atendimento, para o qual, se deseja efetuar a adição de solicitante:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

O sistema apresenta um link, denominado Dados Gerais do Registro de Atendimento. Clique sobre ele para expandir a tela, apresentando os dados do Registro Atendimento, para o qual se deseja efetuar a adição de mais um solicitante, contendo os seguintes dados:

  • Número;
  • Tipo de Solicitação;
  • Especificação;
  • Data e Hora do Atendimento;
  • Meio de Solicitação;
  • Unidade de Atendimento;
  • Data Prevista para o Atendimento;
  • Cliente Solicitante;
  • Unidade Solicitante;
  • Nome do Solicitante;
  • Endereço da Ocorrência;
  • Ponto de Referência para o Local de Ocorrência;
  • Bairro do Local de Ocorrência;
  • Área do Bairro do Local de Ocorrência;
  • Localidade, Setor Comercial e Quadra do Local de Ocorrência;
  • Unidade Atual do Registro de Atendimento.

Ao clicar, novamente, no link, o sistema omite a consulta aos dados do Registro Atendimento para o qual se deseja efetuar a adição de mais um solicitante; e assim sucessivamente.

Informe os dados do solicitante e clicar no botão para solicitar ao sistema sua adição ao Registro Atendimento.

Tela de Sucesso

A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.

O sistema efetua a adição do Solicitante ao Registro Atendimento, e volta para a tela que originou a chamada.

Preenchimento dos campos

BotãoDescrição da Funcionalidade
ClienteInforme o código de um Cliente, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde é possível Pesquisar Cliente cadastrado.
Após a informação do código de um Cliente, ou da seleção de um Cliente na tela de pesquisa, o sistema atualiza os seguintes campos na tela:
Nome do Cliente;
Endereço do Solicitante, com todos os endereços cadastrados para o cliente;
Telefones do Solicitante.
Este campo é obrigatório, caso a Especificação do Tipo de Solicitação exija o Cliente. Caso contrário, é opcional.
Caso tenha informado o imóvel na aba Local de Ocorrência, o cliente deve ser um dos clientes do imóvel.
O sistema verifica se o cliente já é um solicitante do Registro Atendimento. Caso não seja, é apresentada uma mensagem de erro correspondente.
Após informar o Cliente, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:
Unidade Solicitante;
Funcionário Responsável;
Nome do Solicitante;
Endereço do Solicitante;
Telefones do Solicitante, com exceção do botão , que fica habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do Registro Atendimento.
Para limpar o campo, clique no botão . Ao clicar neste botão, o sistema limpa os demais campos relacionados ao cliente.
Unidade SolicitanteInforme o código de uma Unidade Organizacional, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde é possível Pesquisar Unidade Organizacional cadastrada.
Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.
O sistema verifica se a Unidade Solicitante informada já é solicitante do Registro Atendimento. Caso seja, o sistema apresenta uma mensagem de erro correspondente.
Após informar a Unidade Solicitante, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:
Cliente;
Nome do Solicitante.
Para limpar o campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Funcionário ResponsávelInforme a matrícula de um Funcionário, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso, é apresentada uma tela de popup, onde é possível Pesquisar Funcionários cadastrados.
Após a informação da matrícula de um Funcionário, ou da seleção de um Funcionário na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do Funcionário no campo correspondente.
Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.
Para informar o Funcionário é obrigatório que a Unidade Solicitante já tenha sido informada.
Para limpar o campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Nome do SolicitanteInforme o nome do responsável pela solicitação.
Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.
Após informar o Nome do Solicitante, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:
Cliente;
Unidade Solicitante;
Funcionário Responsável.
Endereço do SolicitanteEste campo é obrigatório, caso o botão esteja habilitado.
Veja, abaixo, os procedimentos para Inserir, Atualizar e Remover o endereço, caso o campo esteja habilitado:
Para inserir um endereço clique no botão , que é aberta a tela Informar Endereço, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, …).
Após informar os dados do endereço, clique no botão para voltar à tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com o endereço informado.
Caso deseje fechar a tela Informar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão .
Para atualizar as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que é aberta a tela Atualizar Endereço, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro etc.).
Após a atualização do endereço, clique no botão para voltar à tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com as informações atualizadas.
Caso deseje fechar a tela Atualizar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão .
Para remover um endereço, clique no botão , que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Clique no botão para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do endereço.
Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
Ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, efetuando a remoção do endereço na tabela.
Ponto de ReferênciaCaso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização do solicitante.
Este campo só é apresentado, caso o campo Endereço do Solicitante esteja informado.
Telefones do SolicitanteInforme os telefones de contato do solicitante. Você pode informar mais de um telefone.
Veja, abaixo, os procedimentos para Inserir e Remover o telefone:
Para inserir um telefone clique no botão , que é aberta a tela (Fones do Solicitante) para você informar os dados referentes ao telefone que deseja adicionar (Tipo do Telefone, DDD, Número do Telefone e Ramal).
Após informar os dados do telefone, clique no botão da tela Fones do Solicitante para voltar à tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com o telefone informado.
Caso deseje voltar para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão .
Para remover um telefone, clique no botão , que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.
Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Clique no botão para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do telefone.
Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
Ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, efetuando a remoção do telefone na tabela.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar as funcionalidades:
Pesquisar Cliente,
Pesquisar Unidade Organizacional,
Pesquisar Funcionário.
Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da informação que deseja informar.
Ao clicar no botão, o sistema apresenta a respectiva tela de pesquisa.
Utilize este botão para limpar as informações existentes relacionadas aos campos Cliente, Unidade Solicitante e Funcionário Responsável.
Utilize este botão para informar os dados do Endereço do Solicitante, ou dos Telefones do Solicitante.
Ao ser acionado é apresentada a respectiva tela.
Clique neste botão efetuar a remoção do Endereço do Solicitante, ou do Telefone do Solicitante.
Ao ser acionado, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Utilize este botão para fechar a tela sem adicionar um novo solicitante ao Registro Atendimento.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da adição do solicitante ao Registro Atendimento.

Referências

Termos Principais

Registro Atendimento




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