Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:alterar_situacao_da_ligacao

Essa é uma revisão anterior do documento!


Alterar Situação de Ligação

O objetivo desta funcionalidade é alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto, de acordo com o indicador de rede na quadra e Ordem de Serviço gerada, podendo ser acessada no caminho GSAN > Atendimento ao Público > Ligação > Alterar Situacao de Ligacao.

Informe o número da Ordem de Serviço, obrigatoriamente, e demais dados para alteração. Ao clicar no botão , o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel; Verifica Existência de Débitos; Verifica Existência de Hidrômetro; Atualiza Situação do Imóvel; Atualiza Ordem de Serviço; Verifica o preenchimento dos campos; Verifica o sucesso da transação; Verifica se Atualização está sendo realizada por outro usuário; e Registra a transação de alteração da situação da ligação.

Atualiza Situação do Imóvel

  • Caso o usuário tenha selecionado a opção ÁGUA, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada;
  • Caso o usuário tenha selecionado a opção ESGOTO, o sistema atualiza o registro do imóvel selecionado;
  • Caso o usuário tenha selecionado a opção AMBOS, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada e o registro do imóvel selecionado;
  • O sistema atualiza o campo a data da última alteração com data e hora correntes.

Atualiza Ordem de Serviço

  • É executado o encerramento da Ordem de Serviço, passando o número da Ordem de Serviço Gerada, a data e hora correntes, e o motivo de conclusão do serviço “Conclusão do Serviço“.

Valida Ordem de Serviço

  • Caso não exista a Ordem de Serviço, será exibida a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”;
  • Caso a constante do serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a “Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto”, será exibida a mensagem “Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Alterar Situação da Ligação de Água/Esgoto”;
  • Caso a Ordem de Serviço esteja com a situação “Encerrada”, será exibida a mensagem “Esta Ordem de Serviço está Encerrada”.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da situação da ligação, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o sistema não tenha retornado nenhum erro, será exibida a mensagem “A Alteração da Situação da Ligação do Imóvel «xxx» efetuada com sucesso”.

Verifica situação do imóvel

  • Caso a situação do imóvel não seja ativa, será exibida a mensagem “Imóvel «xxx» associado a ordem de serviço não está ativo”.

Atualização realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.

Verifica existência de hidrômetro

  • Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de água do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, será exibida a mensagem “O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado na ligação de água, não é possível alterar a situação da ligação de água”. A execução é cancelada;
  • Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de esgoto do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, será exibida a mensagem “O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado para medição de poço, não é possível alterar a situação da ligação de esgoto”. A execução é cancelada.

Verifica disponibilidade para situação de água

  • Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE AGUA, será exibida a mensagem “Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de água”.

Verifica disponibilidade para situação de esgoto

  • Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE ESGOTO, será exibida a mensagem “Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de esgoto”.

Verifica existência de débitos

  • o sistema verifica se existe débito vencido ou a vencer para o imóvel, passando os seguintes parâmetros:
    • Indicador de débito do imóvel ou cliente;
    • Matrícula do Imóvel;
    • Código do cliente;
    • Tipo de relação do cliente com o imóvel;
    • Período de referência do débito (referência inicial=190101 e referência final=999912);
    • Período de vencimento do débito (data de vencimento inicial=01/01/1901 e data de vencimento final=31/12/9999);
    • Indicador de pagamento;
    • Indicador de conta em revisão;
    • Indicador de débito a cobrar;
    • Indicador de crédito a realizar;
  • Indicador de notas promissórias;
  • Indicador de guias de pagamento;
  • Indicador de calcular acréscimos por impontualidade;
  • Caso haja retorno não nulo, será exibida a mensagem “Não é possível alterar a situação da ligação devido a existência de débito”. A execução é cancelada.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de Serviço(*)Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a O.S. desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.
Cliente UsuárioO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. A inscrição do Imóvel composta por:
* Localidade;
* Setor Comercial;
* Quadra;
* Lote;
* Sublote.
CPF ou CNPJO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.
Ligação a Ser Alterada(*)Campo obrigatório - Marque a opção da Ligação a ser alterada:
* Caso deseje alterar a situação da ligação de água, marque a opção “Água”;
* Caso deseje alterar a situação da ligação de esgoto, marque a opção “Esgoto”;
* Caso deseje alterar as situações da ligação de água e de esgoto, marque a opção “Ambos”.
Ligação de Água:
Situação AtualEste campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.
Nova SituaçãoSelecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo “Ligação a Ser Alterada” for igual a “Água” ou “Ambos”, e torna o preenchimento deste campo obrigatório.
Ligação de Esgoto:
Situação AtualEste campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.
Nova SituaçãoSelecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo “Ligação a Ser Alterada” for igual a “Esgoto” ou “Ambos”, e torna o preenchimento deste campo obrigatório.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados, link Pesquisar Ordem de Serviço.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exbição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/alterar_situacao_da_ligacao.1427725178.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)