Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Alterar Situação de Ligação
O objetivo desta funcionalidade é alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto, de acordo com o indicador de rede na quadra e Ordem de Serviço gerada, podendo ser acessada no caminho GSAN > Atendimento ao Público > Ligação > Alterar Situacao de Ligacao.
Informe o número da Ordem de Serviço, obrigatoriamente, e demais dados para alteração. Ao clicar no botão , o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel; Verifica Existência de Débitos; Verifica Existência de Hidrômetro; Atualiza Situação do Imóvel; Atualiza Ordem de Serviço; Verifica o preenchimento dos campos; Verifica o sucesso da transação; Verifica se Atualização está sendo realizada por outro usuário; e Registra a transação de alteração da situação da ligação.
Atualiza Situação do Imóvel
- Caso o usuário tenha selecionado a opção ÁGUA, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada;
- Caso o usuário tenha selecionado a opção ESGOTO, o sistema atualiza o registro do imóvel selecionado;
- Caso o usuário tenha selecionado a opção AMBOS, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada e o registro do imóvel selecionado;
- O sistema atualiza o campo a data da última alteração com data e hora correntes.
Atualiza Ordem de Serviço
- É executado o encerramento da Ordem de Serviço, passando o número da Ordem de Serviço Gerada, a data e hora correntes, e o motivo de conclusão do serviço “Conclusão do Serviço“.
Valida Ordem de Serviço
- Caso não exista a Ordem de Serviço, será exibida a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”;
- Caso a constante do serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a “Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto”, será exibida a mensagem “Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Alterar Situação da Ligação de Água/Esgoto”;
- Caso a Ordem de Serviço esteja com a situação “Encerrada”, será exibida a mensagem “Esta Ordem de Serviço está Encerrada”.
Verifica preenchimento dos campos
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da situação da ligação, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»”.
Verifica sucesso da transação
- Caso o sistema não tenha retornado nenhum erro, será exibida a mensagem “A Alteração da Situação da Ligação do Imóvel «xxx» efetuada com sucesso”.
Verifica situação do imóvel
- Caso a situação do imóvel não seja ativa, será exibida a mensagem “Imóvel «xxx» associado a ordem de serviço não está ativo”.
Atualização realizada por outro usuário
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.
Verifica existência de hidrômetro
- Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de água do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, será exibida a mensagem “O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado na ligação de água, não é possível alterar a situação da ligação de água”. A execução é cancelada;
- Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de esgoto do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, será exibida a mensagem “O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado para medição de poço, não é possível alterar a situação da ligação de esgoto”. A execução é cancelada.
Verifica disponibilidade para situação de água
- Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE AGUA, será exibida a mensagem “Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de água”.
Verifica disponibilidade para situação de esgoto
- Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE ESGOTO, será exibida a mensagem “Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de esgoto”.
Verifica existência de débitos
- o sistema verifica se existe débito vencido ou a vencer para o imóvel, passando os seguintes parâmetros:
- Indicador de débito do imóvel ou cliente;
- Matrícula do Imóvel;
- Código do cliente;
- Tipo de relação do cliente com o imóvel;
- Período de referência do débito (referência inicial=190101 e referência final=999912);
- Período de vencimento do débito (data de vencimento inicial=01/01/1901 e data de vencimento final=31/12/9999);
- Indicador de pagamento;
- Indicador de conta em revisão;
- Indicador de débito a cobrar;
- Indicador de crédito a realizar;
- Indicador de notas promissórias;
- Indicador de guias de pagamento;
- Indicador de calcular acréscimos por impontualidade;
- Caso haja retorno não nulo, será exibida a mensagem “Não é possível alterar a situação da ligação devido a existência de débito”. A execução é cancelada.
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Ordem de Serviço(*) | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Dados do Imóvel: | |
Matrícula do Imóvel | O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. |
Cliente Usuário | O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. A inscrição do Imóvel composta por: * Localidade; * Setor Comercial; * Quadra; * Lote; * Sublote. |
CPF ou CNPJ | O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. |
Ligação a Ser Alterada(*) | Campo obrigatório - Marque a opção da Ligação a ser alterada: * Caso deseje alterar a situação da ligação de água, marque a opção “Água”; * Caso deseje alterar a situação da ligação de esgoto, marque a opção “Esgoto”; * Caso deseje alterar as situações da ligação de água e de esgoto, marque a opção “Ambos”. |
Ligação de Água: | |
Situação Atual | Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado. |
Nova Situação | Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo “Ligação a Ser Alterada” for igual a “Água” ou “Ambos”, e torna o preenchimento deste campo obrigatório. |
Ligação de Esgoto: | |
Situação Atual | Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado. |
Nova Situação | Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo “Ligação a Ser Alterada” for igual a “Esgoto” ou “Ambos”, e torna o preenchimento deste campo obrigatório. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados, link Pesquisar Ordem de Serviço. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exbição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN