ajuda:alterar_situacao_da_ligacao
Esta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.
Esta versão (09/01/2017 18:39) é um Rascunho.
Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (09/01/2017 18:25) está disponível.

Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (09/01/2017 18:25) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Alterar Situação de Ligação
O objetivo desta funcionalidade é alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto, de acordo com o indicador de rede na quadra e ordem de serviço gerada. A opção pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação > Alterar Situacao de Ligacao.
Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço e demais dados para alteração. Ao clicar no botão , o sistema:
- Atualiza a situação da ligação do imóvel;
- Verifica Existência de Débitos;
- Verifica Existência de Hidrômetro;
- Atualiza Situação do Imóvel;
- Atualiza Ordem de Serviço;
- Verifica o preenchimento dos campos;
- Verifica o sucesso da transação;
- Verifica se atualização está sendo realizada por outro usuário e,
- Registra a transação de alteração da situação da ligação.
Antes de concluir a alteração da situação da ligação, o sistema executa algumas validações:
- Atualizar Situação do Imóvel:
- Caso o usuário tenha selecionado a opção ÁGUA, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada;
- Caso o usuário tenha selecionado a opção ESGOTO, o sistema atualiza o registro do imóvel selecionado;
- Caso o usuário tenha selecionado a opção AMBOS, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada e o registro do imóvel selecionado;
- O sistema atualiza o campo a data da última alteração com data e hora correntes.
- Atualizar Ordem de Serviço:
- É executado o encerramento da Ordem de Serviço, passando o número da Ordem de Serviço Gerada, a data e hora correntes, e o motivo de conclusão do serviço: Conclusão do Serviço.
- Validar Ordem de Serviço:
- Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente;
- Caso a constante do serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto, é exibida a mensagem: Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Alterar Situação da Ligação de Água/Esgoto;
- Caso a Ordem de Serviço esteja com a situação Encerrada, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está Encerrada.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da situação da ligação, é exibida a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o sistema não tenha retornado nenhum erro, é exibida a mensagem: A Alteração da Situação da Ligação do Imóvel «xxx» efetuada com sucesso.
- Verificar situação do imóvel:
- Caso a situação do imóvel não seja ativa, é exibida a mensagem: Imóvel «xxx» associado a ordem de serviço não está ativo.
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem: Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
- Verificar existência de hidrômetro:
- Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de água do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado na ligação de água, não é possível alterar a situação da ligação de água. A execução é cancelada;
- Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de esgoto do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado para medição de poço, não é possível alterar a situação da ligação de esgoto. A execução é cancelada.
- Verificar disponibilidade para situação de água:
- Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE AGUA, será exibida a mensagem: Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de água.
- Verificar disponibilidade para situação de esgoto:
- Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE ESGOTO, é exibida a mensagem: Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de esgoto.
- Verificar existência de débitos:
- o sistema verifica se existe débito vencido ou a vencer para o imóvel, passando os seguintes parâmetros:
- Indicador de débito do imóvel ou cliente;
- Matrícula do Imóvel;
- Código do cliente;
- Tipo de relação do cliente com o imóvel;
- Período de referência do débito (referência inicial=190101 e referência final=999912);
- Período de vencimento do débito (data de vencimento inicial=01/01/1901 e data de vencimento final=31/12/9999);
- Indicador de pagamento;
- Indicador de conta em revisão;
- Indicador de débito a cobrar;
- Indicador de crédito a realizar;
- Indicador de notas promissórias;
- Indicador de guias de pagamento;
- Indicador de calcular acréscimos por impontualidade;
- Caso haja retorno não nulo, será exibida a mensagem “Não é possível alterar a situação da ligação devido a existência de débito”. A execução é cancelada.
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe o número da ordem de serviço ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Dados do Imóvel: | |
Matrícula do Imóvel | O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. |
Cliente Usuário | O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. A inscrição do Imóvel composta por: Localidade; Setor Comercial; Quadra; Lote; Sublote. |
CPF ou CNPJ | O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. |
Ligação a Ser Alterada | Campo obrigatório - Marque a opção da Ligação a ser alterada: Caso deseje alterar a situação da ligação de água, marque a opção Água; Caso deseje alterar a situação da ligação de esgoto, marque a opção Esgoto; Caso deseje alterar as situações da ligação de água e de esgoto, marque a opção Ambos. |
Ligação de Água: | |
Situação Atual | Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado. |
Nova Situação | Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo Ligação a Ser Alterada for igual a Água ou Ambos, e torna o preenchimento deste campo obrigatório. |
Ligação de Esgoto: | |
Situação Atual | Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado. |
Nova Situação | Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo Ligação a Ser Alterada for igual a Esgoto ou Ambos, e torna o preenchimento deste campo obrigatório. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados, link Pesquisar Ordem de Serviço. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel. |
Referências
Termos Principais
ajuda/alterar_situacao_da_ligacao.1483987170.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)