Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:alterar_situacao_da_ligacao

Alterar Situação de Ligação

O objetivo desta funcionalidade é alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto, de acordo com o indicador de rede na quadra e ordem de serviço gerada. Porém, para a CAERN, é possível alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto informando apenas a matrícula do imóvel, desde que você tenha permissão especial

A opção pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação > Alterar Situação de Ligação. Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço e demais dados para alteração (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI). Caso seja usuário da CAERN com permissão especial, preencha o campo obrigatório Matrícula do Imóvel:


Ao clicar no botão , o sistema:

  1. Atualiza a situação da ligação do imóvel;
  2. Verifica a existência de débitos;
  3. Verifica a existência de hidrômetro;
  4. Atualiza a situação do imóvel;
  5. Atualiza a ordem de serviço;
  6. Verifica o preenchimento dos campos;
  7. Verifica o sucesso da transação;
  8. Verifica se atualização está sendo realizada por outro usuário e,
  9. Registra a transação de alteração da situação da ligação.
  10. Apresenta a tela de sucesso AQUI.


Antes de concluir a alteração da situação da ligação, o sistema executa algumas validações:

  1. Atualizar Situação do Imóvel:
    1. Caso o usuário tenha selecionado a opção ÁGUA, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada;
    2. Caso o usuário tenha selecionado a opção ESGOTO, o sistema atualiza o registro do imóvel selecionado;
    3. Caso o usuário tenha selecionado a opção AMBOS, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada e o registro do imóvel selecionado;
    4. O sistema atualiza o campo a data da última alteração com data e hora correntes.
  2. Atualizar Ordem de Serviço:
    1. É executado o encerramento da Ordem de Serviço, passando o número da Ordem de Serviço Gerada, a data e hora correntes, e o motivo de conclusão do serviço: Conclusão do Serviço.
  3. Validar Ordem de Serviço:
    1. Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente; menos para usuário da CAERN com permissão especial que informou a matrícula do imóvel;
    2. Caso a constante do serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto, é exibida a mensagem: Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Alterar Situação da Ligação de Água/Esgoto;
    3. Caso a Ordem de Serviço esteja com a situação Encerrada, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está Encerrada.
  4. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da situação da ligação, é exibida a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  5. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o sistema não tenha retornado nenhum erro, é exibida a mensagem: A Alteração da Situação da Ligação do Imóvel «xxx» efetuada com sucesso.
  6. Verificar situação do imóvel:
    1. Caso a situação do imóvel não seja ativa, é exibida a mensagem: Imóvel «xxx» associado a ordem de serviço não está ativo.
  7. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem: Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  8. Verificar existência de hidrômetro:
    1. Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de água do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado na ligação de água, não é possível alterar a situação da ligação de água. A execução é cancelada;
    2. Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de esgoto do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado para medição de poço, não é possível alterar a situação da ligação de esgoto. A execução é cancelada.
  9. Verificar disponibilidade para situação de água:
    1. Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE AGUA, será exibida a mensagem: Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de água.
  10. Verificar disponibilidade para situação de esgoto:
    1. Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE ESGOTO, é exibida a mensagem: Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de esgoto.
  11. Verificar existência de débitos:
    1. O sistema verifica se existe débito vencido ou a vencer para o imóvel, passando os seguintes parâmetros:
      1. Indicador de débito do imóvel ou cliente;
      2. Matrícula do Imóvel;
      3. Código do cliente;
      4. Tipo de relação do cliente com o imóvel;
      5. Período de referência do débito (referência inicial=190101 e referência final=999912);
      6. Período de vencimento do débito (data de vencimento inicial=01/01/1901 e data de vencimento final=31/12/9999);
      7. Indicador de pagamento;
      8. Indicador de conta em revisão;
      9. Indicador de débito a cobrar;
      10. Indicador de crédito a realizar;
      11. Indicador de notas promissórias;
      12. Indicador de guias de pagamento;
      13. Indicador de calcular acréscimos por impontualidade;
  12. Caso haja retorno não nulo, é exibida a mensagem: Não é possível alterar a situação da ligação devido a existência de débito. A execução é cancelada.


Tela de Sucesso

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório. Informe o número da ordem de serviço ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a O.S desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Regra associada: Caso não exista ordem de serviço associada, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o serviço associado à ordem não corresponda a Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem esteja com a situação Encerrada, o sistema exibe uma mensagem de crítica.
Matrícula do ImóvelCampo obrigatório. Informe o número da matrícula do imóvel ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Regra associada: campo passível de preenchimento para usuários da CAERN com permissão especial para alterar situação da ligação sem ordem de serviço.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.
Cliente UsuárioO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. A inscrição do Imóvel composta por:
Localidade;
Setor Comercial;
Quadra;
Lote;
Sublote.
CPF ou CNPJO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.
Ligação a Ser AlteradaCampo obrigatório - Marque a opção da Ligação a ser alterada:
Caso deseje alterar a situação da ligação de água, marque a opção Água;
Caso deseje alterar a situação da ligação de esgoto, marque a opção Esgoto;
Caso deseje alterar as situações da ligação de água e de esgoto, marque a opção Ambos.
Ligação de Água:
Situação AtualEste campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.
Nova SituaçãoSelecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo Ligação a Ser Alterada for igual a Água ou Ambos, o que torna o preenchimento deste campo obrigatório.
Ligação de Esgoto:
Situação AtualEste campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.
Nova SituaçãoSelecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo Ligação a Ser Alterada for igual a Esgoto ou Ambos, o que torna o preenchimento deste campo obrigatório.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados, link Pesquisar Ordem de Serviço.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel.

Referências

Termos Principais

Ligação


Export page to Open Document format

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/alterar_situacao_da_ligacao.txt · Última modificação: 30/04/2020 12:53 por tadeu.sarmento