Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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ajuda:arrecadacao:inserir_devolucoes

Inserir Devoluções

O objetivo desta funcionalidade é inserir as devoluções nas bases de dados do GSAN. Ela pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho GSAN > Arrecadação > Devolução > Inserir Devoluções.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas e nos relatórios a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.

Informe os campos necessários à inclusão da guia de devolução e clique no botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.

Antes de inserir nova devolução, o sistema efetua algumas validações:

  • Validar data da devolução:
    • Caso a data da devolução esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: Data da Devolução inválida.
    • Caso a data da devolução seja posterior à data corrente, o sistema exibe a mensagem: Data da Devolução posterior à data corrente «data corrente».
  • Verificar existência da guia de devolução:
    • Caso a guia de devolução não exista, o sistema exibe a mensagem: Guia de Devolução inexistente.
  • Verificar preenchimento da guia de devolução:
    • Caso a guia de devolução esteja preenchida, não permite alteração.
  • Verificar existência da localidade:
    • Caso o código da localidade não exista, o sistema exibe a mensagem: Localidade inexistente.
  • Verificar existência da matrícula do imóvel:
    • Caso a matrícula do imóvel informada não exista, o sistema exibe a mensagem: Matrícula inexistente.
  • Verificar localidade da matrícula do imóvel:
    • Caso tenha informado a Localidade e esta seja diferente da localidade da matrícula do imóvel, o sistema exibe a mensagem: Localidade «Código da Localidade do Imóvel» da Matrícula do Imóvel é diferente da Localidade informada «Localidade informada»; caso contrário, atribui a localidade da matrícula do imóvel ao campo Localidade.
  • Verificar preenchimento do imóvel e do cliente:
    • Caso informe a matrícula do imóvel, desabilita o Código do Cliente; caso contrário, habilita o Código do Cliente.
    • Caso informe o Código do Cliente, desabilita a matrícula do imóvel; caso contrário, habilita a matrícula do imóvel.
  • Verificar existência do código do cliente:
    • Caso o código do cliente informado não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Cliente inexistente.
  • Validar referência da devolução:
    • Caso a referência da devolução esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: Referência da Devolução inválida.
    • Caso a referência da devolução seja posterior ao mês e ano correntes, o sistema exibe a mensagem: Referência da Devolução posterior ao Mês e Ano correntes «mês e ano correntes».
  • Verificar existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem Devolução de código « Código da Devolução » inserida com sucesso.
  • Verificar preenchimento da localidade:
    • Caso tenha informado o cliente e não tenha sido informada a Localidade, o sistema exibe a mensagem: O preenchimento do código da Localidade é obrigatório caso o Código do Cliente seja informado.
  • Verificar preenchimento da Guia de Devolução e dos Dados da Guia de Devolução:
    • Caso a Guia de Devolução esteja preenchida, desabilita os Dados da Guia de Devolução; caso contrário, habilita os Dados da Guia de Devolução.
    • Caso algum campo dos Dados da Guia de Devolução esteja preenchido, desabilita a Guia de Devolução; caso contrário, habilita a Guia de Devolução.
  • Validar valor da devolução:
    • Caso tenha sido informada a guia de devolução e o valor da devolução seja maior que o valor da devolução obtido a partir da Guia de Devolução, o sistema exibe a mensagem: Valor da Devolução superior ao valor da Guia de Devolução «valor da guia de devolução». Confirma ou Cancela.
  • Verificar existência do tipo de débito:
  • Caso o tipo de débito não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Débito inexistente.

Tela de Sucesso

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Aviso BancárioCampo obrigatório - Clique no botão para selecionar o Aviso Bancário desejado. Os dados do aviso serão exibidos no campo ao lado.
Para consultar detalhes da seleção do aviso bancário, clique no link Pesquisar Aviso Bancário.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Guia de DevoluçãoInforme o número da guia de devolução, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão para selecionar a guia de devolução desejada. O nome é exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LocalidadeInforme o número da Localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome é exibido no campo ao lado.
Para consultar detalhes da seleção da localidade, clique no link Pesquisar Localidade.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Matrícula do ImóvelInforme a matrícula do imóvel, ou clique no botão para selecionar a matrícula desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo Matrícula do Imóvel, clique no link Pesquisar Imóvel.
Código do ClienteInforme o código do cliente, ou clique no botão para selecionar o cliente desejado. O nome é exibido no campo ao lado.
Para consultar detalhes da seleção da localidade, clique no link Pesquisar Cliente.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Referência da DevoluçãoInforme a referência da devolução, no formado mm/aaaa (mês, ano).
Tipo de DébitoInforme o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado. O nome do tipo de débito é exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para consultar detalhes da seleção do tipo de débito, clique no link Pesquisar Tipo de Débito.
Valor da DevoluçãoCampo obrigatório - Informe o valor da devolução com duas casas decimais.
Data da DevoluçãoCampo obrigatório - Informe a data da devolução, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano) ou clique no botão para selecionar a data desejada.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados nas bases de dados do sistema.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Inserir Devolução


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ajuda/arrecadacao/inserir_devolucoes.txt · Última modificação: 21/03/2019 20:36 por tadeu.sarmento