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ajuda:arrecadacao:manter_contrato_de_arrecadador
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Manter Contrato de Arrecadador

O objetivo desta funcionalidade é manter os dados do contrato do agente arrecadador. Ela pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Arrecadação > Arrecadador > Manter Contrato de Arrecadador.

Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Inicialmente, o sistema visualiza a tela de filtro acima, onde devem ser informados os parâmetros necessários à seleção dos contratos para manutenção. Informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão .

Em seguida, o sistema acessa a tela a seguir:

Acima, temos a tela contendo os dados dos contratos. O sistema possibilita a impressão do relatório dos contratos dos arrecadadores clicando no ícone , conforme modelo abaixo.

Para excluir um item cadastrado, marque o checkbox correspondente, ou para remover todos os itens clique no hiperlink Todos, e, em seguida, clique no botão .

É mediante os links do campo Número do Contrato que os contratos de arrecadadores podem ser atualizados. Clicando sobre qualquer um deles, o sistema visualiza a tela de atualizações:

Faça as modificações que julgar necessárias para atualizar o registro (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique no botão , o sistema registra a transação de alteração do contrato de arrecadador.

Antes de concluir o procedimento, conforme modelo de tela visualizado AQUI, o sistema executa algumas validações. São elas:

  • Bloquear tamanho máximo para identificação do imóvel:
    • Caso o usuário não possua permissão especial ALTERAR TAMANHO MÁXIMO PARA IDENTIFICAÇÃO DO IMÓVEL, o campo tamanho máximo para identificação do imóvel fica bloqueado.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização do contrato de arrecadador, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido».
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar um contrato de arrecadador e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Contrato de arrecadador possui vínculos no sistema:
    • Caso o usuário tenha selecionado um contrato de arrecadador que possua outros vínculos no sistema, o sistema exibe a mensagem Não é possível excluir o(s) contrato de arrecadador (es) selecionado(s) devido a vínculos com outras informações.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno.
  • Verificar se pessoa física:
    • Caso o cliente informado não seja uma pessoa física, será exibida a mensagem Cliente responsável pelo contrato de arrecadador deve ser do tipo PESSOA FÍSICA.
  • Validar Data:
    • Caso a Data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem Data Inválida.
  • Data Fim anterior a Data Início:
    • Caso a Data Início do Contrato seja superior à Data Fim do Contrato informada, será exibida a mensagem Data Início do Contrato deve ser anterior ou igual à Data Fim do Contrato.
  • Verificar existência do contrato de arrecadador:
    • Caso o código do contrato já exista no sistema, será exibida a mensagem Contrato de Arrecadador já existe no cadastro.
    • Caso exista no sistema um contrato arrecadador vigente, será exibida a mensagem Já existe no cadastro um Contrato de Arrecadador vigente.
  • Validar informação de Data de Encerramento e Motivo de Cancelamento:
    • Caso seja informado o campo Data de Encerramento e não seja informado o campo Motivo de Cancelamento, será exibida a mensagem Informe Motivo de Cancelamento.
    • Caso seja informado o campo Motivo de Cancelamento e não seja informado o campo Data de Encerramento, será exibida a mensagem Informe Data de Encerramento.
  • Verificar existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  • Data Encerramento anterior a Data Início:
    • Caso a Data de Encerramento do Contrato informada seja anterior à Data de Início do Contrato, será exibida a mensagem Data de Encerramento do Contrato deve ser igual ou superior à Data de Início do Contrato.
  • Validar tarifa:
    • Caso o valor informado seja igual o menor que zero, será exibida a mensagem Valor da Tarifa Inválido.
    • Caso o valor monetário e o percentual não sejam informados, será exibida a mensagem Informar valor monetário da tarifa ou percentual para tarifa.
    • Caso o percentual informado seja maior que 100,0 ou igual a 0,0, será exibida a mensagem Percentual informado para cálculo da tarifa inválido.
  • Validar dias de FLOAT.
    • Caso a quantidade de dias de FLOAT informado seja igual ou menor que zero, será exibida a mensagem Quantidade de Dias de FLOAT inválido.
  • Validar forma de arrecadação:
    • Caso a forma de arrecadação já tenha sido informada, será exibida a mensagem Forma de Arrecadação para o contrato já informada.
    • Caso não tenha sido informada nenhuma forma de arrecadação, será exibida a mensagem Informe pelo menos uma forma de arrecadação.
  • Validar Data de Vigência da tarifa:
    • Caso a Data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem Data Inválida.
    • Caso a Data informada não faça parte do intervalo da data de vigência do contrato (data informada > Data Fim do Contrato ou data informada < Data Início do Contrato), será exibida a mensagem Data de início de vigência deverá fazer parte do intervalo da data de vigência do contrato.
    • Caso exista tarifa cadastrada para a mesma forma de arrecadação:◦Seleciona a data de inicio de vigência da ultima tarifa incluída anteriormente, e se essa data for maior ou igual a data de inicio de vigência da tarifa a ser incluída, será exibida a mensagem Data de início de vigência deverá ser superior a data de início de vigência da tarifa anteriormente cadastrada.
  • Validar Contrato Arrecadador Existente:
    • O sistema verifica se já existe contrato arrecadador para o mesmo arrecadador informado, caso exista resultado, o sistema exibe a mensagem Contrato Arrecadador já cadastrado para o Arrecadador informado.

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Arrecadador(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Número do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe o número do Contrato com, no máximo, 10 (dez) caracteres.
Conta Depósito ArrecadaçãoCampo obrigatório - A Conta Depósito Arrecadação com, no máximo, 10 (dez) dígitos.
Este campo é bloqueado para alteração.
Conta Depósito Tarifa(*)Campo obrigatório - A Conta Depósito tarifa com, no máximo, 10 (dez) dígitos.
Este campo é bloqueado para alteração.
Cliente(*)Campo obrigatório - Informe o código do cliente com, no máximo, 10 (dez) dígitos, ou clique no botão para selecionar o cliente desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo “Código do Cliente”, clique no hiperlink Pesquisar Cliente.
E-mail Informe um e-mail válido com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Código do Convênio(*)Campo obrigatório - Informe o código do Convênio com no máximo 20 (vinte) caracteres.
Indicador de Cobrança ISSInforme o Indicador de Cobrança de ISS, selecionando:
“Cobra ISS”; ou
“Não Cobra ISS”.
Data Inicio do ContratoInforme a Data de Início do Contrato, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar a data desejada.
Ao informar a “Data Início do Contrato”, o sistema replica o conteúdo da mesma para a “Data Fim do Contrato”, assim como, quando se limpa a “Data Início do Contrato”, limpa também o conteúdo da “Data Fim do Contrato”.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Data Fim do Contrato Informe a Data de Fim do Contrato, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar a data desejada. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Data de Encerramento do Contrato Informe a Data de Encerramento do Contrato, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar a data desejada. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Motivo do Cancelamento Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
Tamanho Máximo para Identificação do ImóvelCampo obrigatório - Número do tamanho máximo para identificação do imóvel com, no máximo, 2 (dois) dígitos.
Criada a permissão especial “Alterar Tamanho Máximo para Identificação do Imóvel no Contrato de Arrecadador”, e só permite a alteração deste campo caso o usuário possua a respectiva permissão especial cadastrada.
Forma(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Para cada forma de arrecadação, obrigatório pelo menos 1 (uma) forma, o usuário deverá informar:
Valor da tarifa;
Valor Monetário (moeda corrente); OU
Percentual para cálculo da tarifa. Quantidade de dias de “FLOAT”;
e Data de Inicio da Vigência.
Em seguida, clique no botão para adicionar novos formas.
Valor da Tarifa(*)Campo obrigatório - Informe o valor da tarifa em moeda corrente.
Percentual da Tarifa(*)Campo obrigatório - Informe o percentual da tarifa.
Quantidade de Dias de Float(*)Campo obrigatório - Informe a quantidade de dias de “float” bancário.
Data Inicio da Vigência (*) Informe a Data de Inicio da Vigência da Tarifa, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar a data desejada.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Tarifas ContratoNeste quadro são apresentadas as condições contratuais.
Para adicionar novas condições de arrecadação, informe os dados e clique no botão . Esta operação pode ser repetida várias vezes.
Para remover uma condição de arrecadação, clique no botão do item desejado.


MODELO DE RELATÓRIO

Tela de Sucesso

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda geração do relatório dos arrecadadores cadastrados, conforme modelo.
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar novas formas de arrecadação para o contrato/arrecadador.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) arrecadador(es) selecionado(s) das bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.



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