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Atualizar Tipo de Solicitação com Especificações
Esta opção do sistema permite a atualização de um Tipo de Solicitação e suas respectivas Especificações, utilizadas para caracterizar os registros de atendimento. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizado via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Manter Tipo de Solicitação com Especificações. |
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
Observação
Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Acima, o sistema apresenta os dados do Tipo de Solicitação, preenchidos com as informações existentes no banco de dados. O campo Código do Tipo de Solicitação não pode ser alterado, porque representa a chave de identificação do tipo de solicitação. Atenção: para a MANAM, as especificações que estejam inativas são visualizadas no quadro Especificação do Tipo da Solicitação em vermelho. Atenção: o campo Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente controla a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione Não, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação. Para a SAAE-Sorocaba, e para outras empresas, como a DESO, a tela é visualizada com um campo obrigatório a mais - o campo Uso Sistema (logo abaixo), onde é possível selecionar o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando, obrigatoriamente, uma e somente uma opção (SIM ou NÃO). Esse campo é desabilitado, caso o usuário não tenha permissão especial para utilizá-lo. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar registro de atendimento pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a SIM, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades. Atualizando SIM no campo Emitir Documento, o campo Anexar Documento (PDF) é habilitado. Nele, é possível anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em link ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação LIGAÇÃO e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação, com documento associado. Depois disso, o documento para exibição em formato PDF é disponibilizado na tela de sucesso da funcionalidade Inserir Registro de Atendimento e nas consultas de registros de atendimento, conforme exemplo AQUI e AQUI. Atualizar SIM no campo Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente, indica que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade, deve ser criado na situação de Encerrado, no caso de já existir outro RA na situação Pendente e com a mesma especificação. Clicando no link correspondente à Descrição da Especificação, o sistema acessa a tela de atualização da especificação, AQUI. No caso da MANAM, a tela é visualizada com campos distintos, conforme modelo AQUI. Para a SAAE-Sorocaba a tela é visualizada conforme o modelo AQUI.
Efetue as alterações que desejar, e clique no botão Nas funcionalidades inserir / manter tipo de solicitação com especificação, foi criado o Indicador Instalação de Hidrômetro, para dizer se aquele tipo de especificação precisa verificar se o hidrômetro continua instalado no imóvel, ou não, com as opções: Sim e Não, sendo default a opção Não.
Nas opções Inserir Tipo de Solicitação com Especificações e Manter Tipo de Solicitação com Especificações, para cada tipo de especificação (popup aberto ao clicar no botão Por solicitação da CAEMA, na tela Consultar Imóvel, foi incluído um popup com dois grupos de informações: um grupo sobre registros de Atendimento do imóvel do tipo REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO JUDICIAL; e outro grupo sobre contas em revisão por motivo de ação judicial, necessitando dos seguintes procedimentos:
Para tornar possível informar o prazo do atendimento para agência reguladora (ARPE), foi incluído um campo Prazo Atendimento Agência Reguladora (ARPE), para aguardar o prazo em dias para atendimento da solicitação. Caso não exista a parametrização da especificação deste período definido, o sistema não exibe a mensagem. |
Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação
Para conhecer o detalhamento dos campos acima, clique no link Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação. |
Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação - MANAM
Para a MANAM, o campo Exige Motivo de Abertura de RA? deve ser selecionado entre Sim ou Não caso o campo Motivo Abertura tenha sido selecionado na funcionalidade Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais a partir de uma lista de valores definidos previamente. Nesse caso, o campo é de preenchimento obrigatório, dependendo do Tipo de Solicitação e Especificação informados, sendo visualizado se a especificação exigir que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado. |
Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação - SAAE-SOROCABA
Para a SAAE-Sorocaba, a tela acima é a responsável por manter o cadastro de solicitações da empresa. Caso tenha selecionado o campo Tipo de Débito clicando na Ao selecionar Sim no campo Gera Ordem de Serviço?, o sistema permite a emissão automática da ordem de serviço. Feito isso, a tela de sucesso final trará um link para que a ordem de serviço seja impressa. Dito isso, atualize as especificações das solicitações do tipo de solicitação inserido. Veja abaixo as regras associadas a cada especificação:
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Tela de Sucesso
A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão Tipo de Solicitação de código (código do Tipo de Solicitação atualizado) atualizado com sucesso. O sistema apresenta duas opções após a atualização do Tipo de Solicitação. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
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Preenchimento dos campos
Código do Tipo de Solicitação | Este campo é apenas informativo, e apresenta o código do Tipo de Solicitação que está sendo alterado. |
Descrição do Tipo de Solicitação | Campo obrigatório - Informe a descrição do Tipo de Solicitação. |
Grupo de Solicitação do Tipo | Campo obrigatório - Selecione o Grupo de Solicitação ao qual o Tipo de Solicitação está associado, na lista apresentada ao lado do campo. |
Falta D'água | Campo obrigatório - Informe se o Tipo de Solicitação é referente à falta de água, ou não. |
Tarifa Social | Campo obrigatório - Informe se o Tipo de Solicitação é referente à tarifa social, ou não. |
Indicador de Uso | Utilize este campo para modificar a situação do Tipo de Solicitação de Ativo para Inativo, e vice-versa. |
Uso Sistema | Campo Obrigatório. Selecione o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando, obrigatoriamente, uma e somente uma opção (SIM ou NÃO). Regra associada: campo desabilitado caso o usuário não tenha permissão especial. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar registro de atendimento pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a SIM, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades. |
Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente | Campo Obrigatório. Selecione SIM ou NÃO, controlando a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione NÃO, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação. |
Emitir Documento | Campo Obrigatório. Selecione SIM no campo Emitir Documento, para o campo Anexar Documento (PDF) ser habilitado. Caso não queira que o tipo de solicitação emita documento, selecione NÃO. |
Anexar Documento (PDF) | Clique em ![]() |
Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente | Campo Obrigatório. Marque SIM, caso queira indicar que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade deve ser criado na situação de Encerrado, no caso de já existir outro RA na situação Pendente e com a mesma especificação. Caso contrário, marque NÃO. |
Especificação do Tipo de Solicitação | Campo obrigatório - Este campo é composto por uma tabela com a relação das Especificações associadas ao Tipo de Solicitação que está sendo atualizado. O sistema apresenta uma tabela contendo os dados das Especificações preenchidos com as informações existentes no banco de dados, de modo a que se possa inserir novas Especificações, alterar ou remover Especificações, antes da confirmação da atualização do Tipo de Solicitação. Seguem, abaixo, as operações que você pode realizar: Adicionar uma nova Especificação Para efetuar esta operação clique no botão ![]() Após a confirmação da inserção da Especificação na tela acima referenciada, o sistema efetua sua inclusão na tabela. Alterar uma Especificação Para efetuar esta operação você clica no link sobre a descrição da especificação desejada na tabela, que o sistema ativa a tela de popup Atualizar Especificação do Tipo de Solicitação, a partir da qual você pode alterar qualquer um dos diversos dados referentes à Especificação. Após a confirmação da atualização da Especificação na tela acima referenciada, o sistema efetua sua atualização na tabela. Remover uma “Especificação Para remover uma Especificação, basta clicar no botão ![]() O sistema abre uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deve confirmar ou desistir da remoção. |
Funcionalidade dos botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição. |
![]() | Este botão deve ser utilizado para adicionar uma Especificação na tabela. Ativa a tela Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação. |
![]() | Este botão aparece ao lado de cada Especificação na tabela Especificação do Tipo de Solicitação. Deve ser utilizado para remover a Especificação da tabela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior. |
![]() | Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. |
![]() | Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo Procedimento Operacional Padrão - POP. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema insere os dados do popup nas bases de dados. |
![]() | Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do Tipo de Solicitação na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emite a mensagem de crítica correspondente. |