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Atualizar Tipo de Solicitação com Especificações

Esta opção do sistema permite a atualização de um Tipo de Solicitação e suas respectivas Especificações, utilizadas para caracterizar os registros de atendimento. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizado via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Manter Tipo de Solicitação com Especificações.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, o sistema apresenta os dados do Tipo de Solicitação, preenchidos com as informações existentes no banco de dados. O campo Código do Tipo de Solicitação não pode ser alterado, porque representa a chave de identificação do tipo de solicitação.

Atenção: para a MANAM, as especificações que estejam inativas são visualizadas no quadro Especificação do Tipo da Solicitação em vermelho.

Atenção: o campo Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente controla a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione Não, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação.

Para a SAAE-Sorocaba, e para outras empresas, como a DESO, a tela é visualizada com um campo obrigatório a mais - o campo Uso Sistema (logo abaixo), onde é possível selecionar o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando, obrigatoriamente, uma e somente uma opção (SIM ou NÃO). Esse campo é desabilitado, caso o usuário não tenha permissão especial para utilizá-lo. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar registro de atendimento pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a SIM, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades.

Atualizando SIM no campo Emitir Documento, o campo Anexar Documento (PDF) é habilitado. Nele, é possível anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em link ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação LIGAÇÃO e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação, com documento associado. Depois disso, o documento para exibição em formato PDF é disponibilizado na tela de sucesso da funcionalidade Inserir Registro de Atendimento e nas consultas de registros de atendimento, conforme exemplo AQUI e AQUI.

Atualizar SIM no campo Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente, indica que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade, deve ser criado na situação de Encerrado, no caso de já existir outro RA na situação Pendente e com a mesma especificação.

Clicando no link correspondente à Descrição da Especificação, o sistema acessa a tela de atualização da especificação, AQUI. No caso da MANAM, a tela é visualizada com campos distintos, conforme modelo AQUI.

Para a SAAE-Sorocaba a tela é visualizada conforme o modelo AQUI.

Efetue as alterações que desejar, e clique no botão para solicitar ao sistema a atualização do tipo de solicitação e suas respectivas especificações na base de dados.

Nas funcionalidades inserir / manter tipo de solicitação com especificação, foi criado o Indicador Instalação de Hidrômetro, para dizer se aquele tipo de especificação precisa verificar se o hidrômetro continua instalado no imóvel, ou não, com as opções: Sim e Não, sendo default a opção Não.

Nas opções Inserir Tipo de Solicitação com Especificações e Manter Tipo de Solicitação com Especificações, para cada tipo de especificação (popup aberto ao clicar no botão ), foi criado o indicador Incluir as Coordenadas do PROGIS no RA, que torna obrigatória a inclusão das coordenadas geográficas do PROGIS na abertura do registro de atendimento com esse tipo de especificação. O indicador é inicializado com NÃO.

Por solicitação da CAEMA, na tela Consultar Imóvel, foi incluído um popup com dois grupos de informações: um grupo sobre registros de Atendimento do imóvel do tipo REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO JUDICIAL; e outro grupo sobre contas em revisão por motivo de ação judicial, necessitando dos seguintes procedimentos:

  • O Indicador Indica se tipo de especificação será listado no popup da tela Consultar Imóvel, quando usado, marca os tipos de especificações dos RAs que serão listados no popup a ser exibido na tela Consultar Imóvel, na aba Débitos Imóvel;
  • O Indicador Indica se o motivo de revisão da conta será listado no popup da tela Consultar Imóvel, quando usado, marca os motivos de revisão que serão listados no popup a ser exibido na tela Consultar Imóvel, aba Débitos Imóvel;
  • Nas funcionalidades Inserir Tipo de Solicitação com Especificações / Manter Tipo de Solicitação com Especificações, foi incluído o Indicador que o RA será listado no popup da tela Consultar Imóvel;
  • A funcionalidade Consultar Imóvel exibe a tela de popup, na aba Débitos Imóvel, com os dois grupos de informações:
    • Lista de todos os Registros de Atendimento, para o imóvel consultado, cujo Indicador que o RA será listado no popup da tela Consultar Imóvel, estando marcado com Sim, classificados por ordem crescente de data de atendimento dos RAs, que serão exibidos na tela de popup, no quadro RAs do Tipo Registro de Movimentação Judicial, conforme:
      • Exibe uma linha para cada um dos Registros de Atendimento com mesmo tipo de especificação com as seguintes informações:
        • Número do RA;
        • Data de atendimento;
        • Observação: Lista o campo Observação do RA. Para os RAs com datas mais antigas, lista o campo Observação, truncando o texto até preencher uma linha. Para o RA com data mais recente, lista o campo completo, mesmo que ocupe mais de uma linha.
      • Na quebra de RAs com mesmo tipo de especificação, totaliza e lista a quantidade de RAs;
      • Caso não exista nenhum registro de atendimento para ser listado, é exibida no detalhe da tela do quadro RAs do Tipo Registro de Movimentação Judicial a mensagem: Não existe nenhum RA do tipo Registro de Movimentação Judicial.
  • Lista de todas as contas do imóvel consultado, cujo indicador que o motivo de revisão da conta será listado no popup da tela Consultar Imóvel esteja marcado com Sim a serem exibidas na tela de popup, no quadro Contas em revisão por Ação Judicial:
    • Exibe uma linha para cada uma das contas em revisão por motivo de ação judicial com as seguintes informações:
      • Referência;
      • Data de Vencimento;
      • Valor;
      • Motivo da Revisão.
  • Ao final da lista de contas, totaliza e lista a quantidade de contas em revisão por motivo de ação judicial;
  • Caso não exista nenhuma conta em revisão por motivo de ação judicial para ser listada, é exibida no detalhe da tela do quadro Contas em revisão por Ação Judicial a seguinte mensagem: Não existe nenhuma conta em revisão por motivo de ação judicial.

Para tornar possível informar o prazo do atendimento para agência reguladora (ARPE), foi incluído um campo Prazo Atendimento Agência Reguladora (ARPE), para aguardar o prazo em dias para atendimento da solicitação. Caso não exista a parametrização da especificação deste período definido, o sistema não exibe a mensagem.

Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação

Para conhecer o detalhamento dos campos acima, clique no link Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação.


Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação - MANAM

Para a MANAM, o campo Exige Motivo de Abertura de RA? deve ser selecionado entre Sim ou Não caso o campo Motivo Abertura tenha sido selecionado na funcionalidade Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais a partir de uma lista de valores definidos previamente. Nesse caso, o campo é de preenchimento obrigatório, dependendo do Tipo de Solicitação e Especificação informados, sendo visualizado se a especificação exigir que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado.

Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação - SAAE-SOROCABA

Para a SAAE-Sorocaba, a tela acima é a responsável por manter o cadastro de solicitações da empresa. Caso tenha selecionado o campo Tipo de Débito clicando na e acessado a tela conforme exemplo AQUI, é preciso informar também o Valor do Débito, desta vez manualmente.

Ao selecionar Sim no campo Gera Ordem de Serviço?, o sistema permite a emissão automática da ordem de serviço. Feito isso, a tela de sucesso final trará um link para que a ordem de serviço seja impressa.

Dito isso, atualize as especificações das solicitações do tipo de solicitação inserido. Veja abaixo as regras associadas a cada especificação:

  1. Descrição da Especificação, com no máximo 50 caracteres, obrigatório.
  2. No Prazo Previsão de Atendimento (em dias), informe a quantidade em dias para o prazo de conclusão do Registro de Atendimento com a especificação, com no máximo 03 dígitos, obrigatório.
  3. Pavimento de Calçada Obrigatório, informe se o Registro Atendimento com a especificação tem que selecionar o pavimento de calçada do local da ocorrência (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção, SIM ou NÂO).
  4. Pavimento de Rua Obrigatório, informe se o Registro Atendimento com a especificação tem que selecionar o pavimento da rua do local da ocorrência (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção, SIM ou NÂO).
  5. Refere a Ligação de Água (obrigatório), informe se a especificação refere-se à ligação de água ou não (só pode ser marcado Sim, caso Refere a Poço e Refere a Ligação de Esgoto estejam marcados como Não).
  6. Refere a Poço (obrigatório), informe se a especificação refere-se a poço ou não (só pode ser marcado Sim, caso Refere a Ligação de Água e Refere a Ligação de Esgoto estejam marcados como Não).
  7. Refere a Ligação de Esgoto (obrigatório), informe se a especificação refere-se à ligação de esgoto ou não (só pode ser marcado Sim, caso Refere a Ligação de Água e Refere a Poço estejam marcados como Não).
  8. Cobrança de Material, informe se o Registro Atendimento com a especificação terá cobrança de material utilizado em possível ordem de serviço (seleciona, obrigatoriamente uma e somente uma opção, SIM ou NÂO).
  9. Parecer de Encerramento Obrigatório: informe se o Registro Atendimento com a especificação terá parecer de encerramento (seleciona, obrigatoriamente somente uma opção, SIM ou NÂO).
  10. Gera Débito: informe se o Registro Atendimento com a especificação tem a possível geração de débito (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção, SIM ou NÂO).
  11. Gera Crédito: caso você tenha selecionado o indicador de geração do débito igual a Sim, o sistema atualiza o indicador Gera Crédito com Não. Caso contrário, informe se o Registro Atendimento com a especificação terá possível geração de crédito (seleciona, obrigatoriamente somente uma opção, SIM ou NÃO).
  12. Cliente Obrigatório: informe se o Registro Atendimento com a especificação terá obrigatoriamente, a informação de cliente (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção, SIM ou NÃO).
  13. Alterar Valor do Débito: informe se o Registro Atendimento com a especificação pode alterar o valor débito (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção SIM ou NÃO).
  14. Cobrar Juros: informe se o Registro Atendimento com a especificação pode cobrar juros (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção SIM ou NÃO).
  15. Matrícula do Imóvel Obrigatória: informe se o Registro Atendimento com a especificação terá obrigatoriamente a informação de matrícula do imóvel (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção (SIM ou NÃO). Caso a matrícula do imóvel seja obrigatória, você pode opcionalmente selecionar uma Situação do Imóvel.
  16. Tipo com urgência: informe se o Registro Atendimento com a especificação é um tipo com urgência (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção, SIM ou NÃO). Caso a Matrícula do Imóvel seja obrigatória, selecione opcionalmente uma Situação do Imóvel.
  17. Tipo de Débito: você pode selecionar clicando no botão . Feito isso, o nome é exibido no campo abaixo. Ou informe, opcionalmente, um tipo de débito que será gerado na execução da ordem de serviço com o tipo de serviço associado. O sistema faz a validação do Tipo de Débito. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Caso tenha informado um Tipo de Débito, informe também o valor do Serviço.
  18. Valor de Débito: você pode informar o valor para ser exibido no encerramento do Registro Atendimento.
  19. Encerramento Automático você deve informar se o Registro Atendimento deverá ser encerrado automaticamente, e deverá exigir observação na inclusão. (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção, SIM ou NÂO).
  20. Indicativo de cancelamento de débito a cobrar: informe se o tipo de solicitação pode ser usado para cancelamento de Registro Atendimento (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção, SIM ou NÃO).
  21. Indica se tipo especificação será listado no popup Consultar Imóvel (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção (SIM ou NÃO).
  22. Especificação para novo RA: selecione/informe, opcionalmente, uma nova especificação para abrir um novo RA no encerramento do RA:
    1. Tipo de Solicitação (opcional).
    2. Especificação (obrigatório).
  23. Unidade Inicial Tramitação, selecione clicando no botão . O nome é exibido no campo abaixo, para informar, opcionalmente, uma unidade que servirá como unidade obrigatória na primeira tramitação. O sistema faz a validação da Unidade Inicial Tramitação:
    1. Informa o código da unidade inicial de tramitação com, no máximo, 4 (quatro) dígitos.
    2. Ou Pesquisa Unidade Organizacional.
    3. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
  24. Gera Ordem de Serviço: informe se o Registro Atendimento com a especificação poderá gerar ordens de serviço (seleciona, obrigatoriamente, somente uma opção, SIM ou NÂO).
    1. Caso Gera Ordem de Serviço? igual a Sim:
      1. Tipo do Serviço Ordem de Serviço obrigatória: você pode selecionar clicando no botão , o nome será exibido no campo abaixo, opcionalmente, um tipo de serviço para geração automática de uma Ordem de Serviço. O sistema faz a validação do Tipo de Serviço.
        Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
        1. Informa o código do tipo de serviço com, no máximo, 4 (quatro) dígitos
        2. Ou Pesquisa o Tipo de Serviço.
      2. Tipo do Serviço OS Possíveis, você pode, opcionalmente, informar tipos de serviço para geração de ordens de serviço e desta forma evitar que possam ser abertas ordens de serviço com serviços que não tenham relação com a solicitação, clicando no botão .
      3. Para Cada Tipo de Serviço:
        1. Tipo do Serviço, selecione/informe opcionalmente, um tipo de serviço para associar à especificação. O sistema faz a validação do Tipo de Serviço;
          1. Informa o código do tipo de serviço com, no máximo, 4 (quatro) dígitos.
          2. Ou Pesquisa o Tipo de Serviço.
  25. Ordem de Execução: informe a ordem de execução do serviço, com no máximo 02 (dois) dígitos, opcional. O sistema faz a validação do Valor Ordem de Execução. Caso informe valores repetidos, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso informe um valor não sequencialmente maior que o maior último valor informado, o sistema exibe mensagem de crítica, alertando que a ordem de execução está fora da sequência.
  26. Informar conta no Registro Atendimento: informe se no Registro Atendimento deverá ser informado as contas referendadas.
  27. Informar Pagamento em Duplicidade no Registro Atendimento (obrigatório): informe se no Registro Atendimento devem ser exibidos os pagamentos em duplicidade, exibindo com o valor default (Não).
  28. Alterar Vencimento Alternativo (obrigatório): informe se o Registro Atendimento validará o intervalo do requerimento de vencimento alternativo, exibindo o valor default (Não).
  29. Adicionar procedimento operacional padrão (POP): você pode informar um arquivo que será salvo na base de dados. Ao selecionar o botão para escolha do arquivo, o sistema abre uma janela para que você possa escolher o arquivo a ser gravado.
    1. Para cada novo arquivo informador:
      1. Adiciona em uma lista de arquivos.
        1. Caso deseje excluir um arquivo, seleciona o arquivo da lista disponível e clica no botão .


Tela de Sucesso

A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a atualização do Tipo de Solicitação tiver sido realizada com sucesso.

Tipo de Solicitação de código (código do Tipo de Solicitação atualizado) atualizado com sucesso.

O sistema apresenta duas opções após a atualização do Tipo de Solicitação. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:

Preenchimento dos campos

Código do Tipo de SolicitaçãoEste campo é apenas informativo, e apresenta o código do Tipo de Solicitação que está sendo alterado.
Descrição do Tipo de SolicitaçãoCampo obrigatório - Informe a descrição do Tipo de Solicitação.
Grupo de Solicitação do TipoCampo obrigatório - Selecione o Grupo de Solicitação ao qual o Tipo de Solicitação está associado, na lista apresentada ao lado do campo.
Falta D'águaCampo obrigatório - Informe se o Tipo de Solicitação é referente à falta de água, ou não.
Tarifa SocialCampo obrigatório - Informe se o Tipo de Solicitação é referente à tarifa social, ou não.
Indicador de UsoUtilize este campo para modificar a situação do Tipo de Solicitação de Ativo para Inativo, e vice-versa.
Uso SistemaCampo Obrigatório. Selecione o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando, obrigatoriamente, uma e somente uma opção (SIM ou NÃO).
Regra associada: campo desabilitado caso o usuário não tenha permissão especial. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar registro de atendimento pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a SIM, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades.
Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendenteCampo Obrigatório. Selecione SIM ou NÃO, controlando a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione NÃO, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação.
Emitir DocumentoCampo Obrigatório. Selecione SIM no campo Emitir Documento, para o campo Anexar Documento (PDF) ser habilitado. Caso não queira que o tipo de solicitação emita documento, selecione NÃO.
Anexar Documento (PDF)Clique em para anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em link ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação LIGAÇÃO e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação.
Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA PendenteCampo Obrigatório. Marque SIM, caso queira indicar que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade deve ser criado na situação de Encerrado, no caso de já existir outro RA na situação Pendente e com a mesma especificação. Caso contrário, marque NÃO.
Especificação do Tipo de SolicitaçãoCampo obrigatório - Este campo é composto por uma tabela com a relação das Especificações associadas ao Tipo de Solicitação que está sendo atualizado.
O sistema apresenta uma tabela contendo os dados das Especificações preenchidos com as informações existentes no banco de dados, de modo a que se possa inserir novas Especificações, alterar ou remover Especificações, antes da confirmação da atualização do Tipo de Solicitação.
Seguem, abaixo, as operações que você pode realizar:
Adicionar uma nova Especificação
Para efetuar esta operação clique no botão , que o sistema ativa a tela de popup Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação, onde você deve informar os diversos dados referentes à Especificação.
Após a confirmação da inserção da Especificação na tela acima referenciada, o sistema efetua sua inclusão na tabela.
Alterar uma Especificação
Para efetuar esta operação você clica no link sobre a descrição da especificação desejada na tabela, que o sistema ativa a tela de popup Atualizar Especificação do Tipo de Solicitação, a partir da qual você pode alterar qualquer um dos diversos dados referentes à Especificação.
Após a confirmação da atualização da Especificação na tela acima referenciada, o sistema efetua sua atualização na tabela.
Remover uma “Especificação
Para remover uma Especificação, basta clicar no botão , que fica ao lado da Especificação, na primeira coluna da tabela.
O sistema abre uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deve confirmar ou desistir da remoção.

Funcionalidade dos botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição.
Este botão deve ser utilizado para adicionar uma Especificação na tabela. Ativa a tela Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação.
Este botão aparece ao lado de cada Especificação na tabela Especificação do Tipo de Solicitação. Deve ser utilizado para remover a Especificação da tabela.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo Procedimento Operacional Padrão - POP.
Ao clicar neste botão, o sistema insere os dados do popup nas bases de dados.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do Tipo de Solicitação na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.
Caso exista alguma inconsistência, o sistema emite a mensagem de crítica correspondente.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Manter Tipo de Solicitação com Especificações


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ajuda/atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes.txt · Última modificação: 05/04/2019 12:27 por tadeu.sarmento