A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta opção do sistema permite a atualização de um Tipo de Solicitação e suas respectivas Especificações, utilizadas para caracterizar os registros de atendimento. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizado via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Manter Tipo de Solicitação com Especificações. |
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Acima, o sistema apresenta os dados do Tipo de Solicitação, preenchidos com as informações existentes no banco de dados. O campo Código do Tipo de Solicitação não pode ser alterado, porque representa a chave de identificação do tipo de solicitação. Atenção: para a MANAM, as especificações que estejam inativas são visualizadas no quadro Especificação do Tipo da Solicitação em vermelho. Atenção: o campo Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente controla a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione Não, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação. Para a SAAE-Sorocaba, e para outras empresas, como a DESO, a tela é visualizada com um campo obrigatório a mais - o campo Uso Sistema (logo abaixo), onde é possível selecionar o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando, obrigatoriamente, uma e somente uma opção (SIM ou NÃO). Esse campo é desabilitado, caso o usuário não tenha permissão especial para utilizá-lo. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar registro de atendimento pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a SIM, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades. Atualizando SIM no campo Emitir Documento, o campo Anexar Documento (PDF) é habilitado. Nele, é possível anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em link ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação LIGAÇÃO e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação, com documento associado. Depois disso, o documento para exibição em formato PDF é disponibilizado na tela de sucesso da funcionalidade Inserir Registro de Atendimento e nas consultas de registros de atendimento, conforme exemplo AQUI e AQUI. Atualizar SIM no campo Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente, indica que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade, deve ser criado na situação de Encerrado, no caso de já existir outro RA na situação Pendente e com a mesma especificação. Clicando no link correspondente à Descrição da Especificação, o sistema acessa a tela de atualização da especificação, AQUI. No caso da MANAM, a tela é visualizada com campos distintos, conforme modelo AQUI. Para a SAAE-Sorocaba a tela é visualizada conforme o modelo AQUI. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão para solicitar ao sistema a atualização do tipo de solicitação e suas respectivas especificações na base de dados. Nas funcionalidades inserir / manter tipo de solicitação com especificação, foi criado o Indicador Instalação de Hidrômetro, para dizer se aquele tipo de especificação precisa verificar se o hidrômetro continua instalado no imóvel, ou não, com as opções: Sim e Não, sendo default a opção Não. Nas opções Inserir Tipo de Solicitação com Especificações e Manter Tipo de Solicitação com Especificações, para cada tipo de especificação (popup aberto ao clicar no botão ), foi criado o indicador Incluir as Coordenadas do PROGIS no RA, que torna obrigatória a inclusão das coordenadas geográficas do PROGIS na abertura do registro de atendimento com esse tipo de especificação. O indicador é inicializado com NÃO. Por solicitação da CAEMA, na tela Consultar Imóvel, foi incluído um popup com dois grupos de informações: um grupo sobre registros de Atendimento do imóvel do tipo REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO JUDICIAL; e outro grupo sobre contas em revisão por motivo de ação judicial, necessitando dos seguintes procedimentos:
Para tornar possível informar o prazo do atendimento para agência reguladora (ARPE), foi incluído um campo Prazo Atendimento Agência Reguladora (ARPE), para aguardar o prazo em dias para atendimento da solicitação. Caso não exista a parametrização da especificação deste período definido, o sistema não exibe a mensagem. |
Para conhecer o detalhamento dos campos acima, clique no link Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação. |
Para a MANAM, o campo Exige Motivo de Abertura de RA? deve ser selecionado entre Sim ou Não caso o campo Motivo Abertura tenha sido selecionado na funcionalidade Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais a partir de uma lista de valores definidos previamente. Nesse caso, o campo é de preenchimento obrigatório, dependendo do Tipo de Solicitação e Especificação informados, sendo visualizado se a especificação exigir que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado. |
Para a SAAE-Sorocaba, a tela acima é a responsável por manter o cadastro de solicitações da empresa. Caso tenha selecionado o campo Tipo de Débito clicando na e acessado a tela conforme exemplo AQUI, é preciso informar também o Valor do Débito, desta vez manualmente. Ao selecionar Sim no campo Gera Ordem de Serviço?, o sistema permite a emissão automática da ordem de serviço. Feito isso, a tela de sucesso final trará um link para que a ordem de serviço seja impressa. Dito isso, atualize as especificações das solicitações do tipo de solicitação inserido. Veja abaixo as regras associadas a cada especificação:
|
A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a atualização do Tipo de Solicitação tiver sido realizada com sucesso. Tipo de Solicitação de código (código do Tipo de Solicitação atualizado) atualizado com sucesso. O sistema apresenta duas opções após a atualização do Tipo de Solicitação. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
|
Código do Tipo de Solicitação | Este campo é apenas informativo, e apresenta o código do Tipo de Solicitação que está sendo alterado. |
Descrição do Tipo de Solicitação | Campo obrigatório - Informe a descrição do Tipo de Solicitação. |
Grupo de Solicitação do Tipo | Campo obrigatório - Selecione o Grupo de Solicitação ao qual o Tipo de Solicitação está associado, na lista apresentada ao lado do campo. |
Falta D'água | Campo obrigatório - Informe se o Tipo de Solicitação é referente à falta de água, ou não. |
Tarifa Social | Campo obrigatório - Informe se o Tipo de Solicitação é referente à tarifa social, ou não. |
Indicador de Uso | Utilize este campo para modificar a situação do Tipo de Solicitação de Ativo para Inativo, e vice-versa. |
Uso Sistema | Campo Obrigatório. Selecione o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando, obrigatoriamente, uma e somente uma opção (SIM ou NÃO). Regra associada: campo desabilitado caso o usuário não tenha permissão especial. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar registro de atendimento pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a SIM, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades. |
Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente | Campo Obrigatório. Selecione SIM ou NÃO, controlando a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione NÃO, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação. |
Emitir Documento | Campo Obrigatório. Selecione SIM no campo Emitir Documento, para o campo Anexar Documento (PDF) ser habilitado. Caso não queira que o tipo de solicitação emita documento, selecione NÃO. |
Anexar Documento (PDF) | Clique em para anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em link ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação LIGAÇÃO e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação. |
Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente | Campo Obrigatório. Marque SIM, caso queira indicar que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade deve ser criado na situação de Encerrado, no caso de já existir outro RA na situação Pendente e com a mesma especificação. Caso contrário, marque NÃO. |
Especificação do Tipo de Solicitação | Campo obrigatório - Este campo é composto por uma tabela com a relação das Especificações associadas ao Tipo de Solicitação que está sendo atualizado. O sistema apresenta uma tabela contendo os dados das Especificações preenchidos com as informações existentes no banco de dados, de modo a que se possa inserir novas Especificações, alterar ou remover Especificações, antes da confirmação da atualização do Tipo de Solicitação. Seguem, abaixo, as operações que você pode realizar: Adicionar uma nova Especificação Para efetuar esta operação clique no botão , que o sistema ativa a tela de popup Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação, onde você deve informar os diversos dados referentes à Especificação. Após a confirmação da inserção da Especificação na tela acima referenciada, o sistema efetua sua inclusão na tabela. Alterar uma Especificação Para efetuar esta operação você clica no link sobre a descrição da especificação desejada na tabela, que o sistema ativa a tela de popup Atualizar Especificação do Tipo de Solicitação, a partir da qual você pode alterar qualquer um dos diversos dados referentes à Especificação. Após a confirmação da atualização da Especificação na tela acima referenciada, o sistema efetua sua atualização na tabela. Remover uma “Especificação Para remover uma Especificação, basta clicar no botão , que fica ao lado da Especificação, na primeira coluna da tabela. O sistema abre uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deve confirmar ou desistir da remoção. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. | |
Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição. | |
Este botão deve ser utilizado para adicionar uma Especificação na tabela. Ativa a tela Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação. | |
Este botão aparece ao lado de cada Especificação na tabela Especificação do Tipo de Solicitação. Deve ser utilizado para remover a Especificação da tabela. | |
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior. | |
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. | |
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo Procedimento Operacional Padrão - POP. | |
Ao clicar neste botão, o sistema insere os dados do popup nas bases de dados. | |
Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do Tipo de Solicitação na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emite a mensagem de crítica correspondente. |