A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração ou exclusão) de clientes já existentes na base de dados, podendo ser acessada no caminho GSAN > Cadastro > Cliente > Manter Cliente.
Esta funcionalidade não permite atualizar dados do cliente parametrizado como“Cliente Usuário Desconhecido”.
Além da alteração e exclusão de clientes, esta opção também permite a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado.
Há restrição quanto as alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial “Alterar Dados Cliente Corporativo”.
Criada permissão especial “Alterar dados Cliente Corporativo”. A funcionalidade foi alterada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritas aos usuários que tenham a permissão especial “Alterar Dados Cliente Corporativo”. Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados será exibida a mensagem de permissão negada.
O “Manter Cliente” é constituído por três links:
Inicialmente, o sistema apresenta a tela Filtrar Cliente para que seja efetuado o filtro do(s) clientes(s) que se deseja efetuar a manutenção.
Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela Manter Cliente, com a relação dos clientes pesquisados; ou irá, direto, para a tela Atualizar Cliente.
O sistema irá para a tela Manter Cliente, com a relação dos clientes pesquisados, quando o campo (check-box) “Atualizar” estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1.
O sistema irá, direto, para a tela Atualizar Cliente, quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo “Atualizar” estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1.
Portanto, caso você deseje alterar as informações de um cliente já existente na base de dados, então mantenha o campo “Atualizar” marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, se evitará a apresentação de uma tela intermediária.
Caso a sua opção seja pela exclusão de clientes já existentes, então o campo “Atualizar” deverá ser desmarcado, pois, obrigará que o sistema apresente a tela “Manter Cliente”, independentemente da quantidade de registros selecionados.
Alterada a funcionalidade para não gerar débito oriundo de entrega postal para outro endereço, para imóveis que estejam associados a determinados clientes. No Gerar Taxa de Entrega em Conta em outro Endereço, os imóveis que tenham suas contas entregues em outro endereço e que estejam associados a cliente especificado para não pagar despesas postais, não serão gerados débitos referentes às despesas postais.
Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que não terão suas despesas de envio postal cobradas.
Foram alteradas as funcionalidades “inserir” e “atualizar cliente” para a colocação do indicador de bloquear débito oriundo de entrega postal. Caso o indicador esteja marcado como “Sim”, não será cobrada a taxa a nenhum imóvel ligado a este cliente. Este indicador terá o valor default “NÃO”, e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial 'alterar indicador de débito oriundo de entrega postal do cliente'.
Alterada a funcionalidade para restringir as alterações cadastrais nos imóveis associados a clientes específicos como: usuário, proprietário ou responsável, apenas para usuários com permissão especial.
Criada a permissão especial “Atualizar Dados de Imóveis Associados a Clientes Específicos”.
Na funcionalidade “Alterar Imóvel”, caso o imóvel se enquadre na situação supracitada e o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, será exibida a mensagem de permissão negada, padrão do sistema.
Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que só poderão ter os imóveis alterados pelos usuários com permissão especial.
Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial, caso o indicador esteja marcado como “Sim”, não será possível atualizar os imóveis ligados a este cliente, sem que o usuário tenha permissão especial. Este indicador terá o valor default “NÃO”, e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial 'alterar indicado atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial'.
O sistema não permite a conclusão do processo Manter Cliente, sem um CPF/CNPJ válido. No sistema parâmetro, o indicador “Documento Principal Obrigatório”, caso seja “Sim”, deverá ser informado um valor válido no campo CPF/CNPJ. Caso contrário, a obrigatoriedade não será requisitada nesta funcionalidade.
Esta regra já está na funcionalidade Inserir cliente. Existe uma permissão especial que permite um determinado usuário incluir o Cliente sem CPF (a permissão especial é “INCLUIR CLIENTE SEM CPF”), a permissão especial também será utilizada na funcionalidade Manter Cliente.