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Cancelar Débito a Cobrar
O objetivo desta funcionalidade é permitir cancelar um ou mais débitos a cobrar de um determinado imóvel. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho: GSAN > Faturamento > Débito a Cobrar > Cancelar Débito a Cobrar.
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
Inicialmente, você deve informar, obrigatoriamente, a Matrícula do Imóvel para o qual deseja cancelar os débitos a cobrar. O campo Número do RA, também obrigatório, só é visualizado quando existe registro de atendimento para cancelamento de débito e o usuário tenha autorização para acessá-lo. Nesse caso, o sistema disponibiliza para o usuário a opção de consultar os dados pelo registro de atendimento.
Após informar a matrícula do imóvel e/ou o número do RA, o sistema apresenta as seguintes informações:
- Dados do Imóvel:
- Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel;
- Nome do Cliente Usuário;
- Descrição da Situação da Ligação de Água;
- Descrição da Situação da Ligação de Esgoto;
- Tabela com a relação dos Débitos a Cobrar do Imóvel, que estiverem na situação Normal.
- Mês e Ano de Referência;
- Tipo do Débito (descrição);
- Grupo Contábil (código);
- Tipo de Finaciamento (código);
- Valor do Débito;
- Número de Prestações;
- Prestações Cobradas;
- Valor dos Juros.
Neste momento, para cancelar o(s) Débitos(s) a Cobrar, você deve selecioná-los no check-box que fica ao lado do débito e clicar no botão .
O sistema irá apresentar uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação do cancelamento do(s) débitos(s) a cobrar:
- OK - Confirma o Cancelamento.
- Cancelar - Desiste do Cancelamento.
O sistema não efetuará o cancelamento do débito a cobrar, quando o usuário conectado não possuir senha especial, ou ocorrerem uma das situações relacionadas abaixo:
- Imóvel com débito em cobrança administrativa.
- O valor total do serviço for superior ao valor limite para o tipo de débito.
Antes de cancelar os débitos a cobrar selecionados, o sistema realiza algumas validações dos parâmetros informados:
- Verificar existência da matrícula do imóvel:
- Caso a matrícula do imóvel não conste na tabela, o sistema exibe a mensagem Matrícula inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso o imóvel esteja excluído, o sistema exibe a mensagem Imóvel excluído e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar existência de débito a cobrar:
- Caso não exista nenhum débito a cobrar para o imóvel, o sistema exibe a mensagem O imóvel de matrícula «matrícula do imóvel» não possui nenhum débito a cobrar para ser cancelado e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar usuário com débito em cobrança administrativa:
- Caso o usuário esteja com débito em cobrança administrativa e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem Imóvel com débito em cobrança administrativa e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Validar valor total do serviço:
- Caso o valor total do serviço seja superior ao valor limite para o tipo de débito e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem Valor Total do Serviço é superior ao valor limite para o tipo de débito (valor limite). Cancelamento só pode ser realizado com senha especial e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno e encerra o caso de uso.
- Validar senha especial:
- Caso o usuário não possua senha especial , o sistema exibe a mensagem Tipo de financiamento do Débito a Cobrar não permite cancelamento.
- Verificar existência de auto de infração associado:
- Caso exista auto de infração associado a algum dos débitos a cobrar selecionados para cancelamento, o sistema exibe a mensagem Existe Auto de Infração associado a algum Débito a Cobrar selecionado. Confirma Cancelamento? OK ou Cancelar:
- Caso o usuário confirme, o sistema prossegue na execução do fluxo principal;
- Caso contrário, o sistema retorna para o passo anterior do fluxo principal.
- Verificar existência do registro de atendimento:
- Caso não exista registro de atendimento com o número informado:
- O sistema exibe a mensagem Registro de atendimento inexistente.
- Caso O tipo de solicitação do registro de atendimento não possa cancelar débitos, o sistema apresenta a mensagem O tipo de solicitação do registro de atendimento «numero do registro de atendimento» não permite cancelamento de débito.
- Verificar obrigatoriedade do registro de atendimento:
- Caso o usuário possua permissão especial para cancelamento de débitos, o preenchimento do RA será opcional.
- Caso contrário o usuário é obrigado a informar o RA, segundo mensagem do sistema: É obrigatório o preenchimento do RA para o cancelamento do débito.
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
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Número do RA | Campo obrigatório - Informe o número do RA, ou clique no botão “Pesquisar” ![]() Caso o indicador de exigência de solicitar RA para “Cancelar Débito a Cobrar” seja “SIM”, e o usuário NÃO POSSUA PERMISSÃO ESPECIAL, a funcionalidade de cancelar débito a cobrar, obrigatoriamente, solicita um RA e a informação do imóvel deve ser preenchido com RA correspondente. Caso contrário, a funcionalidade permanece inalterada. Para limpar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Matrícula do Imóvel | Campo obrigatório - Informe a matrícula de um imóvel e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” ![]() Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela: Inscrição do Imóvel; Nome do Cliente Usuário; Situação de Água; Situação de Esgoto; Relação dos Débitos a Cobrar do Imóvel. Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão “Limpar Campo” ![]() |
Tabela de Débitos a Cobrar do Imóvel | Campos obrigatórios - Após informar o imóvel, o sistema irá atualizar esta tabela com os “Débitos a Cobrar” do imóvel que estejam com a situação igual a “Normal”: Mês e Ano de Referência; Tipo do Débito (descrição); Grupo Contábil (código); Tipo de Finaciamento (código); Valor do Débito; Número de Prestações; Prestações Cobradas; Valor dos Juros. Você deverá selecionar os “Débitos a Cobrar” que deseja cancelar e clicar no botão ![]() |
Tela de Sucesso
A tela de sucesso é visualizada após clicar no botão , não havendo inconsistência no conteúdo dos campos da tela e confirmação do cancelamento, na caixa de diálogo. O sistema apresenta a seguinte mensagem, quando o cancelamento do(s) débitos(s) a cobrar tiver sido realizado com sucesso: (quantidade dos débitos a cobrar cancelados) Débitos(s) a Cobrar do Imóvel (matrícula do imóvel) cancelado(s) com sucesso.
O sistema apresenta duas opções, após o cancelamento dos débitos a cobrar. Escolha a opção desejada clicando em algum dos hyperlinks existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal - Para voltar à tela principal do sistema.
- Realizar outro Cancelamento de Débito a Cobrar - Para ativar, novamente, a opção “Cancelar Débito a Cobrar”.
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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![]() | Utilize este botão para ativar as funcionalidades: “Pesquisar Registro de Atendimento”; e Pesquisar Imóvel. Deve ser utilizado quando você não souber qual é a matrícula do imóvel, para o qual, você deseja cancelar débitos a cobrar; ou o número do Registro de Atendimento. |
![]() | Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo “Matrícula do Imóvel”, e nos demais campos relacionados. |
![]() | Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. |
![]() | Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre a tela sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. |
![]() | Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação do cancelamento dos “Débitos a Cobrar” selecionados. Após o clique neste botão, o sistema irá solicitar a confirmação do cancelamento através da apresentação de uma caixa de diálogo. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.
~~NOSIDEBAR~~