A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta opção do sistema faz parte do processo Manter Imóvel e permite que você atualize as informações do imóvel na base de dados. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Imóvel > Manter Imóvel. |
O sistema apresenta os campos do imóvel preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o imóvel correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o imóvel errado, volte para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o imóvel correto. Se você selecionou o imóvel correto, efetue as alterações que desejar, e clique no botão , para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. |
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em seis abas:
As telas do tipo Aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada. Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Conclusão”. |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Atenção: para a DESO, os campos Envio da Conta e Envio para o E-mail do Cliente permitem que se possa selecionar o email de qualquer cliente cadastrado no imóvel para envio das contas, independente do tipo de relação do cliente com o imóvel. Nesse sentido:
Dependendo da empresa, na aba Conclusão é possível ao usuário incluir ou excluir fotos do imóvel. Nesse caso, não será possível fazer alguma alteração em foto já incluída. Caso seja necessário fazer alguma modificação, deve-se remover e depois incluir uma nova foto. Para outras empresas, a inserção de fotos é feita na aba Inserir Imóvel - Aba Característica. Ao clicar no botão , o sistema visualiza a imagem do mapa associado ao setor comercial do imóvel, a partir do qual é possível obter as coordenadas X e Y: |
Para algumas empresas, caso a opção no campo Envio da Conta da tela de atualização tenha sido enviar para outro endereço, o sistema visualiza os campos para o preenchimento dos dados do endereço de correspondência: |
Agora, no quadro Endereço para Envio de Conta por Correio, informe obrigatoriamente os campos referentes ao novo endereço. A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Manter Imóvel. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do imóvel tiver sido realizada com sucesso. Imóvel de matrícula (matrícula do imóvel) atualizado com sucesso. O sistema apresentará duas opções após a atualização do imóvel. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
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Para concluir o cadastramento do imóvel forneça as informações relacionadas abaixo:
Campo | Orientações para Preenchimento |
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Número de Pontos | Informe o número de pontos de abastecimento de água existentes no imóvel. |
Número de Moradores | Informe o número de moradores que residem no imóvel. |
Número de IPTU | Informe o número de inscrição do imóvel na Prefeitura. O objetivo é viabilizar a integração e troca de informações com o município. |
Contrato Companhia de Energia | Informe o número do contrato de fornecimento de energia elétrica que o imóvel tem com a companhia distribuidora de energia elétrica. |
Medidor de Energia | Informe o número do medidor de energia elétrica. |
Data Visita Comercial | Informe a data da visita comercial ao imóvel, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano) ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar uma data. |
Envio da Conta | Campo obrigatório. Selecione o tipo de envio da conta, da lista disponibilizada pelo sistema. Dependendo da opção selecionada, os nomes dos clientes são visualizados para seleção no campo Envio para o E-mail do Cliente, ou o campo fica desabilitado, para que o sistema envie o email das contas para os emails cadastrados para o cliente responsável. |
Envio para o E-mail do Cliente | Selecione o cliente, conforme opção escolhida no campo Envio da Conta. |
Extrato para Responsável | Selecione se deseja emitir ou não o extrato de débitos para o cliente responsável. Caso tenha sido informado cliente responsável para o imóvel, campo obrigatório. |
Quadra de Entrega | Informe os quatro dígitos da quadra de entrega. |
Código da Rota de Entrega | Informe o código da rota de entrega a ser seguida para realização de leitura, entrega de correspondência, e entrega de conta do consumo de água, ou clique no botão para selecionar a rota desejada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Sequencial da Rota de Entrega | Informe o código de sequência da rota para se chegar ao imóvel (servirá como roteiro para a entrega de correspondências e leitura do hidrômetro). |
Coordenada X (Leste) | Este campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM X para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Os casos em que a coordenada UTM X é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS. Este campo comporta até 12 (doze) posições. |
Coordenada Y (Norte) | Este campo é bloqueado para entrada manual de coordenada UTM Y para que seja realizado o georreferenciamento do imóvel. Os casos em que a coordenada UTM Y é obrigatória, a carga será feita através do PROGIS. Este campo comporta até 12 (doze) posições. |
Imóvel Principal | Informe o código de um imóvel que esteja na mesma quadra, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa de imóveis. Após a informação do código de um imóvel existente, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema apresentará o endereço do imóvel principal no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade clique em Pesquisar Imóvel. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Funcionário | Informe a matrícula do funcionário quando se tratar de empregado da empresa para desconto em folha, ou clique no botão para selecionar a matrícula desejada, que fica ao lado do campo em exibição. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Informações Compl.: | Campo livre para preenchimento de informações complementares. |
Tipo de Foto | Campo visualizado dependendo da empresa. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. |
Arquivo | Campo visualizado dependendo da empresa. Serão aceitos arquivos para anexar no formato JPG ou JPEG. |
Observações | Campo visualizado dependendo da empresa. Campo livre para preenchimento de informações complementares. |