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Consultar Relação Cliente e Imóvel

Esta opção do sistema permite a consulta da relação existente entre cliente e imóvel, podendo ser acessada no caminho Gsan > Cadastro > Imóvel > Consultar Relação Cliente e Imóvel.

Ou seja, dado um cliente, saber que imóveis ele possui. E vice-versa, dado um imóvel, saber os clientes associados ao imóvel.

O resultado da consulta será apresentado de acordo com o tipo de pesquisa realizado:

  • Por imóvel;
  • Por cliente


Preenchimento dos campos

A tela é apresentada em três blocos, separados por uma linha horizontal. Os blocos são os relacionados abaixo:

  • Dados do Imóvel;
  • Dados do Cliente;
  • Dados da Relação Ciente e Imóvel.

Os blocos de “Imóvel” e “Cliente” são exclusivos. Ou seja, os dois não podem ser informados ao mesmo tempo.

Ao informar o imóvel, o bloco de cliente fica desabilitado, e vice-versa.

É obrigatório que se informe um dos blocos exclusivos: “imóvel”, ou “cliente”.

Segue, abaixo, as instruções para o preenchimento dos campos da tela para a construção dos argumentos de pesquisa:

CampoOrientações para Preenchimento
Matrícula do ImóvelInforme a matrícula de um imóvel existente e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , link Pesquisar Imóvel, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de imóveis no cadastro.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema apresentará a inscrição de localização do imóvel no campo correspondente.
Para limpar o campo, clique no botão “Apagar” .
ClienteInforme o código de um cliente e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , link Pesquisar Cliente, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de clientes no cadastro.
Após a informação do código do cliente, ou da seleção do cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente.
Para limpar o campo, clique no botão “Apagar” .
Tipo da RelaçãoCaso deseje efetuar um filtro pelo tipo da relação do cliente com o imóvel, selecione-o entre as opções apresentadas pelo sistema na lista ao lado do campo.
Período de Início da RelaçãoCaso deseje efetuar um filtro pelo período de início da relação, informe a data inicial e final do período.
Ao informar a data inicial, o sistema, automaticamente, atualiza a data final. Mas você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial.
Você tem duas opções para informar a data:
Digitando-a no campo - Neste caso não precisa se preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
A data deve ser informada no formato DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Pesquisando-a num calendário - Neste caso, clique no botão “Calendário” , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela “Calendário”.
Situação da RelaçãoCaso deseje efetuar um filtro pela situação da relação entre o cliente e o imóvel, selecione-a entre as opções apresentadas.
Vigente - Para selecionar apenas as relações vigentes;
Encerrada - Para selecionar apenas as relações encerradas;
Todos - Para selecionar todas as relações que já existiram, independente de estar vigente, ou encerrada.
Período Fim da RelaçãoCaso deseje efetuar um filtro pelo período de término da relação, informe a data inicial e final do período.
Ao informar a data inicial, o sistema, automaticamente, atualiza a data final. Mas você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial.
Você tem duas opções para informar a data:
Digitando-a no campo - Neste caso não precisa se preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
A data deve ser informada no formato DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano.
O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Pesquisando-a num calendário - Neste caso, clique no botão “Calendário” , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela “Calendário”.
Motivo do Fim da RelaçãoVocê poderá, também, efetuar um filtro, caso deseje, pelo motivo do fim da relação do cliente com o imóvel. Neste caso, selecione-o entre as opções apresentadas pelo sistema na lista ao lado do campo.


Após informar, por exemplo, a matrícula do imóvel (tela acima), o sistema exibe a tela “Consulta Clientes Relacionados com o Imóvel”, conforme tela abaixo.

Ao clicar no botão na tela abaixo, o sistema exibe o “Relatório de Clientes Relacionados com o Imóvel”, conforme modelo 1.


Ao clicar no botão na tela abaixo, o sistema exibe o “Relatório de Imóveis Relacionados com o Cliente”, conforme modelo 2.

No hiperlink do campo “Código do Cliente” (tela acima), o sistema exibe a tela “Consulta Imóveis Relacionados com o Cliente”, conforme tela abaixo.

No hiperlink do campo “Matrícula do Imóvel” (tela abaixo), o sistema exibe a tela “Consulta Clientes Relacionados com o Imóvel”, conforme tela acima. 


MOVELO 1: Relatório de Clientes Relacionados com o Imóvel


MODELO 2: Relatório de Imóveis Relacionados com o Cliente


Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada de acordo com o argumento de pesquisa que você informou na tela de filtro.

  • Se por imóvel, o sistema apresentará os dados do imóvel no início da tela e, logo abaixo, uma tabela com a relação dos clientes associados ao imóvel.
    • Neste caso, o código do cliente é apresentado com um “hiperlink”, onde você poderá inverter a pesquisa, fixando o cliente.
    • Após a tabela com a relação dos clientes relacionados com o imóvel, o sistema apresenta uma outra tabela com os dados das economias do imóvel.
  • Se por cliente, o sistema apresentará os dados do cliente no início da tela e, logo abaixo, uma tabela com a relação dos imóveis associados ao cliente.
    • Neste caso, a matrícula do imóvel é apresentada com um “hiperlink”, onde você poderá inverter a pesquisa, fixando o imóvel.
    • Após a tabela com a relação dos imóveis relacionados com o cliente, o sistema apresenta uma outra tabela com a relação das economias relacionadas com o cliente.

Clique no botão “Voltar Filtro” para retornar à tela de filtro “Consultar Relação Cliente e Imóvel” e informar um novo conjunto de parâmetros.

Clique no botão “Cancelar” para voltar à tela inicial do sistema.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar as funcionalidades de pesquisa de um imóvel, ou de um cliente.
Deve ser utilizado quando não se conhece o código da informação que deseja inserir.
Fica localizado ao lado do campo correspondente.
Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa.
Utilize este botão para limpar as informações existentes num determinado campo da tela.
Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir do calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário.
Utilize este botão para comanda a impressão dos relatórios.
Utilize este botão para retornar à tela de filtro.
Utilize este botão para cancelar a operação e retornar à tela principal.
Utilize este botão para efetuar a limpeza dos campos da tela.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a execução da consulta formatada.
Caso exista algum erro no preenchimento dos campos o sistema emitirá uma mensagem de alerta, comunicando o erro cometido.




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